i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ambiente de incertezas

Como a crise política pode afetar os investimentos e a retomada da economia

  • 23/06/2020 20:42
Instabilidade política tende a afastar investidores do Brasil
Crise política aumenta o risco para investimentos no Brasil.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A pandemia do novo coronavírus tornou o ambiente de investimentos mais incerto em todo o mundo. Dúvidas sobre quando a sociedade poderá voltar ao "normal", com a reabertura plena das atividades econômicas sem riscos à saúde, ainda rondam até países que, aparentemente, já passaram pela pior fase da Covid-19.

No Brasil, porém, o risco não se limita aos efeitos do coronavírus. Por aqui, a crise política também assusta investidores, e não é de hoje: em setembro do ano passado, o economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC), já afirmava que a queda na confiança, por conta da incerteza política, vinha minando investimentos privados no país.

De lá para cá, a situação se agravou. Um dos principais nomes do governo de Jair Bolsonaro, o ex-juiz Sergio Moro, deixou o Ministério da Justiça e Segurança Pública acusando o presidente de tentar interferir politicamente na Polícia Federal (PF). O episódio deu origem a um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), que segue em curso.

O STF também conduz uma apuração a respeito da disseminação de fake news contra a Corte e seus ministros. Aliados e apoiadores do presidente já foram atingidos pelo inquérito, pela suspeita de disseminarem ou financiarem a rede de notícias falsas contra o STF.

Na semana passada, uma nova fase das investigações envolvendo o senador Flávio Bolsonaro, um dos filhos do presidente, se iniciou: a prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz, ocorrida na casa do advogado de Flávio e do presidente, Frederick Wassef. Em relatório divulgado no domingo (21), o banco norte-americano JP Morgan classificou o episódio como "um novo capítulo da saga política" no país, já que aproxima a crise do Palácio do Planalto.

A animosidade entre os Poderes também cresceu nos últimos meses, com ataques públicos de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do STF; e a troca de farpas com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

E, como se não bastassem as rusgas institucionais, o governo passou a ter de lidar, ainda, com a reprovação da conduta do presidente na pandemia do coronavírus e a realização de manifestações contra o governo.

Investidores mais conservadores tendem a fugir do Brasil

Tudo isso parece alheio à economia mas, na prática, esses fatores entram no cálculo feito pelos investidores na hora de decidir onde vão (ou não) aplicar seu dinheiro.

Roberta Muramatsu, professora da Universidade Mackenzie e pesquisadora do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, explica que os mais conservadores tendem a preferir ganhos certos, mesmo que menores. Esse grupo, segundo ela, tende a tirar seus investimentos do país. "Por outro lado, alguns investidores mais alavancados vão precificar as perdas e tentar lidar com elas", afirma.

Na visão da professora, é este segundo perfil que vem fazendo com que a Bolsa de Valores de São Paulo apresente resultados positivos nos últimos dias – mesmo que, aparentemente, não tenham ocorrido melhoras significativas no cenário.

"Alguns analistas avaliam que houve uma diminuição no temor dos investidores, mas eu não compartilho dessa visão. O ambiente político continua conturbado. A alta, na minha opinião, tem a ver com os investidores (tanto domésticos quanto estrangeiros) que estão cientes do risco e, dadas as suas preferências, escolhem encarar essas incertezas e manter suas carteiras no Brasil", avalia.

Ana Paula Cherobim, professora de Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por outro lado, acredita que a percepção dos investidores melhorou significativamente nos últimos dias. Segundo ela, há uma "conotação política muito grande na realidade econômica do país".

"Há uma turma torcendo para que a coisa melhore, para que a atividade econômica se recupere rapidamente. Mas tem do outro lado a turma do 'quanto pior, melhor'. É público que, em situações de fragilidade econômica, as pessoas tendem a não votar no atual governo. No fim, o que era um problema de saúde, se transformou em um problema econômico que está sendo agravado por questões políticas", avalia.

Investimentos de longo prazo também são afetados

De qualquer modo, é consenso que a instabilidade política afeta o humor dos investidores e pode, inclusive, contaminar as expectativas do mercado para o futuro. Raphael Cordeiro, consultor de investimentos e sócio da Inva Capital, afirma que os setores que dependem de uma maior regulamentação do governo, como o bancário e o de energia elétrica, podem sofrer mais pela deterioração das perspectivas.

"A crise está fazendo a arrecadação cair drasticamente, e há o temor de que o governo decida aumentar as alíquotas de impostos para compensar parte das perdas", explica.

Cordeiro aponta, ainda, que a expectativa sofre a influência do grau de endividamento público: quanto maior a dívida, maior a preocupação sobre a solvência e a capacidade de pagamento do governo. No caso do Brasil, o governo deve ter uma avalanche de números negativos em 2020, com retração do Produto Interno Bruto (PIB) aliada ao aumento do endividamento e do déficit das contas públicas.

Para Roberta Muramatsu, da Universidade Mackenzie, os efeitos da deterioração dos indicadores das contas públicas sobre o humor dos investidores podem ser minimizados se houver algumas sinalizações claras do governo. Entre elas está o compromisso com as reformas e o ajuste fiscal quando a pandemia passar.

"A gente vai poder caminhar em um terreno um pouco menos pantanoso se o governo criar estratégias de compromisso críveis. Se mostrar para as pessoas que, por um lado, esses gastos são extraordinários e provisórios; e, por outro, que não estão servindo para satisfazer interesses comezinhos", afirma.

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 24 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • F

    Freitas

    ± 4 dias

    https://www.gazetadopovo.com.br/economia/breves/fmi-recuo-pib-do-brasil-em-2020/#comments

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wander Leite

    ± 4 dias

    Aos que só enxergam maravilhas do Bozo, olhem o site do BANCO CENTRAL e deixem de ser míopes...tem o razão o FREITAS!!! Alguém que nega uma pandemia , vai trazer segurança pra quem?? É lógico que não vão depositar um real....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 4 dias

      O valor do dólar revela o grau da "nossa confiança".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 4 dias

    Brasil volta a figurar entre os 25 países mais seguros para investimento, aponta Kearney. Noticia do valor, que por sinal é mais canhoto que a GP. Quando você cita armínio praga, como analista da situação econômica atual, você perde boa parte do pouco respeito que o artigo poderia vir a ter. Tenho uma pergunta para a giulia, você acha o soros behito?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 4 dias

      BANCO CENTRAL DO BRASIL >>>"Os investidores retiraram US$ 50,9 bilhões de aplicações financeiras no Brasil nos últimos doze meses. Segundo o Banco Central, os valores englobam aplicações em ações, em fundos de investimento e em títulos de renda fixa. Essa retirada de recursos é a maior da série histórica, que começa em 1995. Só em maio, US$ 2,2 bilhões saíram dos fundos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 4 dias

    BANCO CENTRAL DO BRASIL >>>"Os investidores retiraram US$ 50,9 bilhões de aplicações financeiras no Brasil nos últimos doze meses. Segundo o Banco Central, os valores englobam aplicações em ações, em fundos de investimento e em títulos de renda fixa. Essa retirada de recursos é a maior da série histórica, que começa em 1995. Só em maio, US$ 2,2 bilhões saíram dos fundos."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      Wander Leite

      ± 4 dias

      Boa FREITAS!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz H. Enderle

    ± 4 dias

    Não é a primeira reportagem tendenciosa que essa moça escreve. Entro no perfil dela: ''Cientista Política''. Ahhhhh, está explicado! O que mais me impressiona é essas pessoas ainda insistirem em escrever sobre economia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      Wander Leite

      ± 4 dias

      VEJA O SITE DO BACEN ANTES DE FALAR ABOBRINHAS...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 4 dias

    Reportagem tão parcial quanto o STF e o Congresso Nacional. Essas são as causas, como de sempre, a afastar investidores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 4 dias

      >>>> https://www.gazetadopovo.com.br/economia/breves/fmi-recuo-pib-do-brasil-em-2020/#comments

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Omar Magalhães Dias

    ± 4 dias

    Os motivos ESTRUTURAIS, são: INSTABILIDADE/INSEGURANÇA JURÍDICA (a Justiça é lenta, ineficaz e, muitas vezes, corrupta), BAIXA PRODUTIVIDADE E ALTO CUSTO DA MÃO-DE-OBRA (custos trabalhistas absurdos, como, por exemplo, a multa de 50% sobre o FGTS para a demissão de funcionários), INFRAESTRUTURA PRECÁRIA/OBSOLETA COM ALTOS CUSTOS OU BARREIRAS OPERACIONAIS IMPOSTAS POR LEGISLAÇÕES ARCAICAS (altos custos logísticos, impostos na produção e competitividade de produtos, governos municipais que dificultam o ambiente de negócios - burocracia). Além disso A ESTRUTURA DO ESTADO BRASILEIRO (impunidade e corrupção sistêmica) e a VIOLÊNCIA URBANA. O governo Bolsonaro é parte da solução, não o problema.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      Wander Leite

      ± 4 dias

      Se o Bozo fosse solução, não estaríamos nessa crise institucional, ambiental, internacional, de saúde e de justiça. Vc é igual aos petistas achando um sucesso o governo da Dilma.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 4 dias

    Ei Gazeta do Povo onde estão as matérias sobre o preço do gás natural vendido pela estatal Compagás? Já é mais caro que dos estados vizinhos, inclusive o RS, e muitos outros. É segundo mais caro do Brasil, e aumentando. Querem cobrir o rombo nas constas ou formar caixa para as duas próximas eleições? Aliás costume já arraigado aqui no estado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Palmieri de Souza

    ± 4 dias

    Faltou falar sobre a verdade dos fatos. Esta crise tem nome e endereço, STF. Os deuses de toga criaram esta guerra ao conceder aos estados e municípios poder maior que a União sobre as ações contra o COVID-19. Faltou falar dos demais envolvidos na rachadinha carioca. E o principal, A AGENDA COVARDE de vocês da mídia contra o Bolsonaro! Vocês criam toneladas de terror e perseguem de maneira covarde o governo. A AGENDA de vocês é o CAOS e dele sobrevivem. Tudo isso é pouco, o Brasil vai pagar pelo povo que tem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      Wander Leite

      ± 4 dias

      A verdade está no site do BANCO CENTRAL...largue mão de ser ignorante...míope pelo Bozo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio

    ± 4 dias

    Crise política de país pobre envolve dinheiro. Pagou levou. Nos países ricos é mais poder.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 4 dias

    EUROPA: As bolsas europeias abriram em queda nesta quarta-feira, com o aumento dos casos de coronavírus nos EUA e surtos regionais na Alemanha, assustando os investidores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Graziela Gomes

    ± 4 dias

    Texto muito direcionado. Parece até escrito pela oposição. Se fosse imparcial, teria lembrado do que causou e tem causado a crise política, ou seja, as interferências dos outros poderes, no poder executivo. O povo não é besta. Está vendo tudo. Não adianta tentar manipular.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André R Santos

    ± 4 dias

    Se olhar para os Estados Unidos você muda seu pensamento. É uma baixaria igual aqui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nilson Macan

    ± 4 dias

    A " crise política" só existe porque a ESQUERDA não reconheceu a derrota e não em compromisso com o país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CSG

      ± 4 dias

      O que a esquerda tem a ver com as lambanças de Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco Krupa

    ± 4 dias

    O Brasil deve ser o único país do mundo que conseguiu criar crise política junto com a pandemia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anderson

    ± 4 dias

    O país está desgovernado, na mão de milicianos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]