i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Sucessão de Maia

Cargos, traição e crises: o que pode determinar a vitória do próximo presidente da Câmara

  • Brasília
  • 04/12/2020 20:01
  • Atualizado em 10/12/2020 às 08:42
Rodrigo Maia diz que não será candidato a presidente da Câmara mais uma vez e tenta costurar apoio para eleger um aliado.
Rodrigo Maia diz que não será candidato a presidente da Câmara mais uma vez e tenta costurar apoio para eleger um aliado.| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A eleição que vai apontar o novo presidente da Câmara dos Deputados vai acontecer em fevereiro de 2021. Entretanto, em um ano atípico, as articulações para suceder Rodrigo Maia (DEM-RJ) transcorrem a todo o vapor. Na lista de exigências por apoios nesta disputa, estão pedidos por cargos na Esplanada dos Ministérios, na Mesa Diretora e no comando de comissões. Além disso, outros fatores podem desequilibrar a disputa: traições de aliados e até eventuais crises como a revelação de que o líder do PP na Casa, Arthur Lira (AL), comandou um esquema de rachadinha em Alagoas.

A candidatura de Lira foi a primeira a ser lançada. E é a primeira a sofrer com crises internas. Na quinta-feira (4), o jornal O Estado de São Paulo revelou, com base em investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que o parlamentar do PP teria desviado parte dos salários de funcionários durante seus mandatos como deputado estadual, entre 2001 e 2007, na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Conforme os autos, Lira tinha um rendimento mensal de R$ 500 mil. O parlamentar, de acordo com a PGR, é apontado como líder do esquema de rachadinha, que desviou em torno de R$ 254 milhões dos cofres públicos ao longo de seis anos.

Apesar das evidências, a primeira instância da Justiça de Alagoas absolveu Lira da acusação, anulando as provas colhidas pela Justiça Federal no inquérito que subsidiou a denúncia por peculato (desvio de dinheiro público). O Ministério Público vai recorrer da decisão.

Líderes ouvidos pela Gazeta do Povo afirmam que, neste momento, as revelações sobre o esquema de rachadinha ainda não foram suficientes para minar o apoio que Lira tem em partidos do Centrão, como o próprio PP, o PL, Solidariedade e Avante. O bloco comandado por Lira, que também tem o PSD, hoje possui 135 parlamentares.

Entretanto, isso não significa que o próprio parlamentar ou o Palácio do Planalto não tenham manifestado preocupação nos bastidores. Aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro, têm aconselhado o chefe do Poder Executivo a se afastar da disputa da Câmara justamente com o receio de que Bolsonaro seja acusado de dar suporte a um político investigado por desvio de dinheiro público.

Um importante assessor presidencial resume a “saia justa” envolvendo o presidente: “O filho [o senador Flávio Bolsonaro] responde na Justiça por crime de rachadinha e agora um aliado também é alvo da mesma denúncia. É difícil defender uma situação dessas”.

Para ser eleito presidente da Câmara, Lira sinaliza com cargos no primeiro escalão

Por meio de interlocutores, Lira tem sinalizado que um apoio agora à sua candidatura significa não somente espaço na Mesa Diretora da Câmara, como também cargos de primeiro escalão na Esplanada dos Ministérios.

Integrantes do Palácio do Planalto admitem que uma reforma ministerial em março será fundamental para abrigar deputados que possam dar suporte à candidatura de Lira. Na lista de partidos que podem ser agraciados estão justamente o PSD, PL e PP.

A expectativa é que estes partidos avancem em pastas que hoje são da cota pessoal de Bolsonaro, como o Ministério da Saúde, comandado pelo general Eduardo Pazuello; o Ministério da Cidadania, comandado por Onyx Lorenzoni; e a Secretaria-Geral da Presidência da República, comandada por Jorge Oliveira, que irá para o Tribunal de Contas da União (TCU). Ainda está nesta conta, a possibilidade de recriação dos Ministérios do Esporte e da Segurança Pública.

A conta do Palácio do Planalto é simples: ao dar espaço para Arthur Lira e minar um eventual aliado de Rodrigo Maia, o governo federal teria condições de impor uma pauta legislativa de reformas liberais e até na área de costumes, algo que não ocorreu durante a gestão Maia. “Melhor uma raposa aliada, que uma raposa adversária”, admitiu em caráter reservado, um integrante palaciano da área militar à Gazeta do Povo.

Grupo de Maia conta com traições no PP, votos da esquerda e cargos na Mesa Diretora

Se o grupo de Lira e o governo federal tentam atrair parlamentares por meio de cargos, o grupo de Rodrigo Maia aposta em traições no próprio PP e na oferta de cargos na Mesa Diretora e em comissões temáticas para atrair parlamentares.

Apesar de ter sido indicado pelo partido, Lira não é uma unanimidade dentro do Progressistas. Como a votação é secreta, aliados de Maia acreditam que pelo menos 15, dos 40 votos da bancada do PP, podem ir para um candidato de oposição a Lira.

No bloco pró-Maia deve entrar também partidos como o PSDB, DEM, Cidadania, PV, PSL e Republicanos. Todos estes partidos já são naturalmente alijados da Esplanada dos Ministérios e o cálculo político é que, com o comando da Câmara, eles ganham representatividade na Mesa Diretora e comando de comissões temáticas, que tendem a retomar o ritmo habitual no ano que vem. Estas siglas somam, juntas, 151 votos.

Além disso, esse bloco contra com 130 votos da esquerda. Partidos como PCdoB, PT e PDT sabem que dificilmente conseguirão espaço na Câmara em caso de vitória de Arthur Lira, embora o parlamentar tenha dito exatamente o contrário para os deputados da esquerda.

Apesar de organizado, o bloco de Maia ainda não definiu qual será o seu representante. Na lista de possíveis candidatos, está o líder do MDB, Baleia Rossi (SP); o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP); e Elmar Nascimento (DEM-BA).

23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 23 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Mário Kume

    ± 11 horas

    Se eventualmente um político decente assumir a Camara e o Senado vai enfrentar a avalanche de contras como o Bolsonaro está enfrentando. Mais uma luta eterna contra o mal...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Felipe Bitante

      ± 11 horas

      eles vão continuar roubando nosso dinheiro enquanto o brasileiro pensar somente em futebol , cerveja e carnaval .... o Brasil nunca sairá da **** .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • O

        Omar Dias

        06/12/2020 21:25:23

        Se pelos próximos 10 anos tivéssemos um STF e um Congresso honestos e preocupados com as próximas gerações, ao final do período estaríamos com o PIB atingindo 14%, a exemplo de 1972. Mas sem alguns princípios e valores básicos como o patriotismo e honestidade, estamos condenados à mediocridade do saber jurídico dos ministros e à moral de poleiro de uma significativa parte daqueles que deveriam zelar pelo futuro da nação naqueles dois poderes.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Carlos

          06/12/2020 11:28:45

          Muitas especulações.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            05/12/2020 23:06:36

            5 x 3: Rosa Weber vota contra reeleição de Maia e Alcolumbre.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              CSG

              05/12/2020 22:57:01

              Mais e lira ...sai bandido entra bandido

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • M

                mozart veloso de mendonça

                06/12/2020 14:46:11

                Não tem escolha!!!!só tem Hyaenidae!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • E

              EMILIO BURILLI

              05/12/2020 21:33:24

              Nossa, dá até nojo ver as articulações de políticos para conseguir apoio para ser presidente da câmara federal. É um tal de toma lá da cá que não acaba mais.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                denise de sene

                05/12/2020 17:07:43

                Maia, me engana que eu gostcho!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Celito Medeiros

                  05/12/2020 16:36:00

                  Quando a própria Constituição não é respeitada pelo STF, é isto que já vimos, vemos e ainda veremos, infelizMENTE. Todo Poder emana do Povo e será amparado pelas FFAA, sentinelas da Constituição, mas também objeto de acusação indevida no passado e em atuais fakes. Acorda Povo, precisamos de Ordem e Progresso, mas com o lema da Paz.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Plinio

                    05/12/2020 16:01:45

                    Que representam comissoes temáticas perto de ministérios e cargos no primeiro escalão? Kkkk

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Plinio

                      05/12/2020 15:53:41

                      Quando Maia vai colocar em pauta a lei que regula as obras sanitárias para os mais pobres. Quando consegui se re eleger? No RJ nem para verador. O pai caiu de senador a vereador.A câmara não tem lugar para dois Maias.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Plinio

                        05/12/2020 15:51:05

                        Se não me engano, Maia é botafogo da Odebrecht?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Maria das Graças Sousa Guimarães

                          05/12/2020 15:18:26

                          Rodrigo Maia é o Botafogo na planilha da Odebrecht e mais denúncias recentes de dirigente da Qualicorp! E o 5TF ainda vota rasgando a Constituição para esse desqualificado ter o 4º mandato como Presidente da Câmara dos Deputados. São todos ditadores! E não deixam o governo Bolsonaro trabalhar desde 01/01/2019!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • W

                            Walter

                            05/12/2020 13:56:42

                            Congresso acima de todos! E STF acima da CF! E o povo que se exploda... E ainda acham que irão emplacar um Presidente em 2022!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              chico

                              05/12/2020 13:23:37

                              Quando vão deixar os conservadores e a pauta liberal eleita em 2018 e 2020 governar?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • B

                                Benedito Felipe

                                05/12/2020 13:18:16

                                Como assim "apesar das evidências" a Justiça absolveu o deputado. Que evidências, o jornalista conhece o processo? Tem aptidão técnica ara apreciar provas objeto de ação judicial? Não é defesa do político, mas crítica à onipotência do jornalista.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Célio Conde Vespa

                                  05/12/2020 12:58:41

                                  ESTAMOS EM UMA DITADURA DA TOGA, ELES MANIPULAM QUEM ELES QUER EM TODOS OS CARGOS POLÍTICOS, E VÃO DERRUBAR BOLSONARO, O POVO NÃO TÊM IMPORTÂNCIA E NEM VÓS.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcos Ctba

                                    05/12/2020 12:17:57

                                    Nonho Botafogo armando a teia para se garantir, seguindo caminho de cunha e abastecendo a quadrilha. Querem se garantir para não levar ferro nas eleições 2022

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Fernando Lage

                                      05/12/2020 11:58:04

                                      Reportagem chula, do: estão dizendo, disseram, alguém falou. Tudo invenção de "FOCAS". Gazeta do Povo deveria melhorar o conteúdo das reportagens e abandonar este ativismo que nada condiz com imprensa séria.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Ari Borgonovo

                                        05/12/2020 11:43:33

                                        Eu nunca vi um presidente tão ingenuo este , acredita em Papai Noel Coelhinho da Pascoa, na Cegonha. Ele esta mal acessorado e acredita em pollitico. Ë Uma pena coloca ,ministros que nào pensa como ele ai a vaca vai pro brejo. Se por um ministro honesto muitas coisas no governo ele vai discordar. se por um que pensa como ele Vai ser um escandalo só. Os aliados dele e ele próprio contruiram um Cadfalso e colocaram ele lá . Agora esta com a corda no pescoço é só destravar a porta e pronto, um presidente amordaçado amarrado em sua própria plataforma de governo. Cade o gaz a 30 reais? porque quis acabar com a lavajato? Porque bombardeou o SÉRGIO MORO E na hora de depor não foi/

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Cético

                                          05/12/2020 9:52:05

                                          O únicos traídos são os eleitores desses deputados e senadores ao custo do vilipendio da constituição.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            marco Aurelio Bittencourt

                                            05/12/2020 3:17:41

                                            Acho engraçado essa mídia esquisita, inclusive essa. Há omissão completa sobre o aspecto fundamental nesse jogo podre: os deputados e senadores que irão eleger os respectivos chefes. O cacique poderia até querer; mas será que seremos todos índios obedientes (deputados e senadores)?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.