i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Sucessão estadual

Eleições 2022 para governador: como está o cenário nos 10 estados mais populosos

  • 24/01/2021 12:16
Como estão os cenários para as eleições 2022 para governador nos dez maiores estados
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), cotado para ser o candidato do grupo de Doria.| Foto: Governo de SP/divulgação

As articulações de pré-candidatos a governador nas eleições de 2022 já estão em andamento. E, em vários estados, alguns cenários de confronto já podem ser antecipados. A Gazeta do Povo mapeou esses cenários nos dez estados mais populosos do país. Confira a seguir:

São Paulo tem articulação estadual de olho nas eleições presidenciais

Em São Paulo, o PSDB comanda a capital e o governo do estado. A vitória do tucano Bruno Covas para a prefeitura da capital, com o apoio do governador João Doria, fez com que esse grupo político saísse fortalecido. E, com certeza, haverá um nome ligado aos tucanos paulistas na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

Doria, que poderia tentar a reeleição a governador, pretende disputar a Presidência da República em 2022. Desse modo, abre-se a possibilidade que o candidato ao governo seja alguém do grupo, mas não necessariamente do PSDB. E o vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), hoje é o favorito para ser candidato. Doria já declarou que apoiará Garcia. O lançamento do vice faz parte de outra jogada do tucano de olho no Planalto: o DEM poderia apoiar Doria em 2022 em troca do governo paulista.

Já o ex-governador Márcio França (PSB) é visto como provável adversário do grupo que comanda atualmente o estado. França perdeu as duas últimas eleições que concorreu. No ano passado, ficou em terceiro lugar nas eleições municipais para a prefeitura de São Paulo. E, em 2018, perdeu o governo para Doria, no segundo turno.

Uma possível candidatura do ex-governador tucano Geraldo Alckmin não é totalmente descartada. Mas hoje Doria controla o PSDB e, para que Alckmin se viabilize, é mais fácil que ele concorra por outro partido

Na direita, os nomes ainda não estão definidos. Mas se especula que o senador Major Olímpio (PSL) poderia entrar na disputa.

Na esquerda, quem conseguiu a maior projeção no último ano foi Guilherme Boulos (Psol). Boulos levou sua candidatura ao segundo turno da eleição municipal na capital, quando conquistou 2.031.477 votos (cerca de 40,55% dos votos válidos). Mas Boulos é visto como um potencial candidato à Presidência da República e pode não concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

Mais ao centro, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (MDB), também se candidatar. Skaf concorreu ao governo de São Paulo em 2010, 2014 e 2018. Em 2018, ficou em terceiro lugar.

Rio terá eleições após 5 (talvez 6) ex-governadores investigados

A população do estado do Rio de Janeiro viu cinco ex-governadores serem investigados e/ou presos recentemente: Moreira Franco, Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, Rosinha Garotinho e Anthony Garotinho. Cabral é o único que atualmente está preso.

Além disso, o governador eleito em 2018, Wilson Witzel (PSC), está afastado do cargo à espera do julgamento do processo de impeachment contra ele – ele também é acusado de participar de um esquema de corrupção, assim com os outros cinco ex-governadores. Enquanto isso, seu vice e agora governador interino, Cláudio Castro (PSC), comanda o estado. Como a tendência é que Witzel seja cassado em definitivo, Castro ganha força para tentar concorrer à reeleição em 2022, embora seja investigado no mesmo processo que o governador afastado.

Outro nome cotado para concorrer ao governo é Washington Reis (MDB), reeleito prefeito em Duque de Caxias. Segundo o jornal O Globo, ele mantém conversas com grupos políticos diferentes – tais como o do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) e o do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

Eduardo Paes (DEM), atual prefeito do Rio, prometeu cumprir os quatro anos de mandato. Mas é um dos nomes mais conhecidos do eleitor fluminense – e, se concorresse, teria chances.

Até mesmo Marcelo Crivella, derrotado por Paes nas eleições de 2020, estaria estudando se lançar ao governo, segundo O Globo.

O deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ), bolsonarista de primeira ordem, também é um nome cotado para o Palácio Guanabara.

Já o partido Novo, que amargou o encolhimento no pleito de 2020, pode tentar emplacar o deputado federal Paulo Ganime.

No outro lado do espectro político, a expectativa é de que o Psol lance o vereador Tarcísio Motta. Motta foi o mais votado para a Câmara do Rio nas últimas eleições.

Já o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves é atualmente o nome mais forte no PDT. Neves pode contar com o apoio do PT na empreitada.

Minas Gerais vê cenário de embate entre governador e prefeito de BH

O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) possivelmente vai concorrer à reeleição. Mas pode enfrentar um adversário de peso: o prefeito de Belo Horizonte, o Alexandre Kalil (PSD).

Kalil conquistou um alto índice de aprovação como prefeito de Belo Horizonte e saiu fortalecido ao conseguir se reeleger no primeiro turno em 2020.

O senador Rodrigo Pacheco (DEM), que hoje é candidato à presidência do Senado, também aparece como um dos cotados. Mas as costuras políticas para ele obter apoio para ganhar a cadeira de Davi Alcolumbre (DEM-AP) teriam envolvido a promessa de que ele apoiaria Kalil em 2022. E, com isso, o PSD lhe dará em troca os votos da sigla da eleição interna no Senado. Desse modo, Pacheco seria carta-fora do baralho de cumprir sua promessa.

Ratinho governa o Paraná sem oposição forte; e adversário dele ainda é incógnita

O governador Ratinho Júnior (PSD) atualmente é visto como favorito para se reeleger em 2022. Ele mantém altos índices de aprovação popular. E não conta com uma oposição forte no estado.

Nas eleições municipais, por exemplo, fez costuras políticas para tirar aliados da disputa de forma a facilitar a eleição de outros aliados – impedindo, dessa forma, a divisão de seu próprio grupo. Foi o caso de Rafael Greca (DEM), reeleito prefeito de Curitiba num primeiro turno marcado pela desistência de outros candidatos do grupo de Ratinho. Greca aparece como um dos possíveis candidatos. Mas já disse que não irá abandonar a prefeitura no meio do mandato. E, se os compromissos de 2020 forem mantidos, dificilmente concorre ao Palácio Iguaçu.

Entre os possíveis concorrentes de Ratinho, também aparecem nomes como os dos deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e Delegado Francischini (PSL). Ambos, porém, são da base de Ratinho na Assembleia Legislativa.

Pelo MDB, o ex-deputado João Arruda pode lançar sua candidatura ao governo pela segunda vez. Pelo Progressistas, a ex-governadora Cida Borghetti ou sua filha, a deputada estadual, Maria Victoria são cotadas. Cida foi a principal adversária de Ratinho na eleição de 2018.

Outros nomes cotados para disputar o governo do Paraná são os do deputado federal e ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) e o do ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT).

Eleições no Rio Grande do Sul podem ter Mourão na disputa

O governador Eduardo Leite (PSDB) é candidato natural à reeleição no Rio Grande do Sul. No entanto, ele já declarou em entrevista ao Estadão, em março de 2020, que sua “disposição” é de não concorrer à reeleição. Elogiado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o tucano gaúcho pode tentar entrar na disputa com João Doria para se tornar o candidato do partido à Presidência. Há outro fator que pode pesar na decisão de Leite não disputar a eleição pelo Palácio Piratini em 2022: nunca um governador gaúcho se reelegeu. O atual governador poderia evitar desgastar sua imagem com uma derrota.

A disputa pelo governo gaúcho também pode ter o vice-presidente, general Hamilton Mourão, como candidato. Aliados de Mourão dizem que ele gostaria de ser governador. Ou de, ao menos, eleger-se senador pelo Rio Grande do Sul – seu estado natal. A possibilidade de Mourão disputar as eleições gaúchas ocorre porque hoje a tendência é que o presidente Jair Bolsonaro não mantenha o atual vice na chapa de reeleição de 2022.

No campo da esquerda, a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) é um dos nomes fortes para o governo do Rio Grande do Sul. Ela chegou ao segundo pela prefeitura da capital, Porto Alegre, mas perdeu para Sebastião Melo (MDB). Manuela foi candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT) em 2018.

Correndo por fora na disputa pelo Palácio do Piratini, ainda podem aparecer Romildo Bolzan, que contaria com o apoio do PDT, de acordo com o jornal Gaúcha ZH. Já o senador Luiz Carlos Heinze pode ser o nome do PP a concorrer em 2022.

Santa Catarina tende a ter tentativa de reeleição após período turbulento

Em Santa Catarina, o atual governador, Carlos Moisés (PSL), pode tentar a reeleição. No ano passado, ele se livrou de um processo de impeachment. Ainda responde a um segundo processo de afastamento, que deve ser julgado em breve. Mas a tendência é que ele se mantenha mais uma vez no cargo, pois passou a negociar com a Assembleia – um dos fatores que levaram a seu pedido de cassação.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), reeleito no primeiro turno na última eleição, também pode entrar na disputa pelo governo, segundoo jornal Valor.  Napoleão Bernardes (PSD), ex-prefeito de Blumenau, afirmou que pretende concorrer em 2022, de acordo com o NSC Total.

Eleições na Bahia podem ter dois pesos pesados da política

A disputa pelo governo da Bahia em 2022 pode ter frente a frente dois pesos pesados da política no estado: o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) e o senador e ex-governador Jaques Wagner (PT).

Wagner tende a ser o candidato do atual governador, Ru Costa (PT), que não pode concorrer à reeleição. Já ACM Neto disse ser um nome “gabaritado” para concorrer ao governo, apesar de não se colocar como candidato, segundo o jornal A Tarde.

Outros nomes cotados são os dos deputados federais Pastor Sargento Isidório (Avante) e Lídice da Mata (PSB).  Isidório foi candidato a prefeito de Salvador. Mais experiente no cenário político, Lídice já foi vereadora, deputada federal e estadual e prefeita da capital baiana e já concorreu ao governo.

Já o PSD pode lançar o senador Otto Alencar, presidente do partido na Bahia, ou apoiar um nome de partidos aliados – como o do atual vice-governador, João Leão (PP).

Pernambuco e a tentativa de tirar o PSB do poder

Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) não pode tentar a reeleição. Uma das opções para dar continuidade ao comando do partido no estado seria lançar Geraldo Júlio como candidato. Júlio foi prefeito de Recife por dois mandatos e fez seu sucessor: João Campos, também do PSB, venceu as eleições de 2020.

O líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), deve apresentar uma candidatura de oposição no estado. Uma das possibilidades é lançar Miguel Coelho (MDB), filho do senador. Ele foi reeleito prefeito de Petrolina em 2020.

Outro nome forte no estado é o da deputada federal Marília Arraes (PT), que foi ao segundo turno na disputa pela prefeitura do Recife em 2020.

Ceará pode repetir em 2022 o embate dos Gomes com bolsonaristas

O Ceará pode repetir em 2022 o antagonismo político entre candidatos bolsonaristas e representantes da família Ferreira Gomes, dos irmãos Ciro e Cid Gomes, que ocorreu nas eleições municipais do ano passado. Sarto conquistou a prefeitura de Fortaleza, apoiado por Ciro e Cid Gomes; e derrotou Capitão Wagner (Pros), candidato apoiado por Jair Bolsonaro.

Capitão Wagner agora pode ser a opção do Pros ao governo cearense. Do lado dos Ferreira Gomes ainda não há um nome escolhido – embora dificilmente o grupo político vai deixar de ter candidato ou apoiar alguém. Aliás, esse nome tende a também ser o candidato oficial do atual governador, Camilo Santana (PT), que não pode concorrer e é aliado da família Gomes.

Deputada federal, Luiziane Lins (PT) é vista como uma alternativa na esquerda. Mas, mesmo sendo do mesmo partido de Camilo Santana, não contou com o apoio dele no pleito. Santana apoiou o candidato do PDT, Sarto. Assim, dificilmente ela será o nome dos Ferreira Gomes.

Outros possíveis candidatos são Eunício de Oliveira (MDB), o senador e ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos). Mas, segundo o jornal O Povo, Girão declarou em novembro que não pretende concorrer ao governo.

Pará tem cenário de indefinição para as eleições 2022

As movimentações para as eleições 2022 no Pará ainda não estão fortes.

Mas o governador Helder Barbalho (MDB) tende a tentar a reeleição no Pará. Mas, em 2020, Barbalho foi investigado por supostas fraudes na compra de respiradores em meio à pandemia do coronavírus. Caso Barbalho tenha problemas para viabilizar um novo mandato, o MDB tem outro cotado para o cargo: o deputado federal José Priante (MDB). Com o apoio de Barbalho, ele ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Belém em 2020, e fortaleceu seu nome.

As eleições de 2020 também colocaram em evidência para 2022 o bolsonarista Delegado Federal Eguchi (Patriota). Eguchi chegou ao segundo turno da eleição em Belém.

Correção

O deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ) não é mais o líder do partido Novo na Câmara dos Deputados, como afirmava a primeira versão desta matéria. O novo líder do partido é o deputado Vinicius Poit (Novo-SP).

Corrigido em 25/01/2021 às 14:14
38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 38 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Regis Almeida

    26/01/2021 12:15:51

    No Paraná, Ratinho não fez nada e continua não fazendo, mas não tem competição alguma, .Mária loca nem pensar, kkk até Álvaro Dias é melhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando Cavalcante

      25/01/2021 20:59:45

      Um artigo como esse poderia ser relevante em junho de 2022: hoje, em 2021, é ridículo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Sr. Walker

        25/01/2021 16:40:40

        Aqui no estadinho anão da federação tanto fez como tanto faz. Será mais dos mesmos. Até pode mudar o cachorro mas a coleira e o arame forte continuam sempre os mesmos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Alvaro

          25/01/2021 14:08:07

          Escrevi c r a p u l a e me censuraram.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Alvaro

            25/01/2021 14:03:47

            Em 2022, serão 6 anos sem qq reposição salarial prevista na constituição. Não votei porque sabia quem ele era e não voto mesmo nesse **** .

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Paulo César de Castro Silveira

              25/01/2021 13:16:03

              O perfil ai é do Dória. Ou seja, vários que acabaram de ser eleitos prefeitos de capital e já largam a prefeitura para candidatar a governador. Os outros candidatos são derrotados bem votados para prefeito em 2020 eternos candidatos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                elisangela alves laranjeira

                25/01/2021 12:38:16

                A reportagem ignorou um movimento muito forte pela recondução de Roberto Requião ao governo do Paraná. Polêmico, mas com competência acima da média. Quanto aos outros, mais do mesmo. Requião tem só seu favor a inteligência e a austeridade fiscal, sem sufocar empresários. Faz a roda da economia girar. Os liberais são previsíveis e ineficazes. Sanem aumentar impostos e achatar salários. Acham que propor a diminuição do próprio salário lhes darão credibilidade, quando sabemos o que fazem por detrás das cortinas. Com Requião, o Paraná voltará a ser feliz de novo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                4 Respostas
                • R

                  Ricardo Amaral

                  31/01/2021 21:00:40

                  Mas já tem perfil robô apitando ?!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • M

                  Mirtão

                  25/01/2021 16:14:22

                  KKKKKKKKKKKKKKKKKKK não me faça rir que me dói os dentes. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • P

                  Paulo César de Castro Silveira

                  25/01/2021 13:13:41

                  piada. requião e´comunista.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • A

                  Afonso Celso Frega Beraldi

                  25/01/2021 13:11:53

                  Desculpe Elisangela. Mas Requião é verborrágico e não tem a competência alegada por você. Sequer construiu um metro de estrada, ficou brigando com o governo federal por causa do Porto de Paranaguá (o porto é nosso! o melhor porto do BR! dizia ele) onde a corrupção se manteve acesa com o primeiro irmão como presidente, ficou na briga para não embarcar soja transgênica (usada no mundo inteiro) em Paranaguá beneficiando os portos de SC, ficou na lenga lenga contra o pedágio e não resolveu absolutamente nada. Eh apenas um falastrao. E senil!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • E

                Edson

                25/01/2021 12:16:44

                Acho muito cedo para iniciar essa análise / discussão. Dois anos antes da frau, ups, eleição norte-americana, ninguém imaginava a derrota do Trump e fazendo alusão ao Brasil, idem a vitória do Bolsonaro. O Dória é, com razão, odiado em São Paulo, portanto um candidato apoiado por ele terá desvantagem. Ele foi eleito prefeito, não fez nada, não terminou o mandato e se candidatou a governador. Seguirá o mesmo caminho e por isso perderá a eleição para presidente. Há rumores do Abraham Weintraub ser o candidato da direita, o que seria ótimo. Esqueceram de mencionar os potenciais comédias, como Joice Halsemman, Mamãe Falei, e os PTs e PSOLs.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  José Luiz Almeida Costa

                  25/01/2021 12:01:47

                  Nos cenários estaduais e federais, o cacife dos políticos tornou-se efêmero. É preciso considerar o aparecimento repentino de offsiders que melhor atendam aos clamores nacionais, pois esses, darão o tom das campanhas estaduais e nacionais. Assim, como a população adotou o "não-político" como o preferido.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Mauricio Nadolny

                    25/01/2021 2:53:26

                    Grega só é ótimo prefeito. Ruim como deputado e inimaginável como governador. Maria Louca, nem pensar, nem com Gardenal extra plus. Richa, tá morto para política, só quer desfrutar carrões, lanchas e garotas de programa. Dr. Little Rose é uma piada (de mau gosto). Romanelli-fura-pedágio, outra piada. Francischini não tem desenvoltura nem para prefeito. Conclusão: Ratinho tem tudo para reeleição, ainda mais com o apoio financeiro e midiático do Ratão.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • N

                      Neanderthal

                      24/01/2021 23:49:25

                      O Rio de Janeiro como sempre destaque negativo só elegem corruptos e porque querem! Chega de achar que os cariocas são coitados.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • N

                        Neanderthal

                        25/01/2021 14:57:34

                        Certíssimo ! Ou como dizem os cariocas vai uma caipirinha aí meu irmão, ou um sambinha , aqui nós somos o Brasil!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Mauricio Nadolny

                        25/01/2021 2:38:40

                        No Rio, os governadores literalmente representam a população. 99% dos fluminenses são malandros, "ixpértos", passam os outros para trás e praticam a Lei de Gérson, "onde o negócio é levar vantagem em tudo, certo?"

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • N

                      Neanderthal

                      24/01/2021 23:47:16

                      No Paraná o Ratinho massacrou os funcionários do executivo! Já era!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Rafael Garcia

                        24/01/2021 23:08:35

                        Poderiam fazer uma matéria do Romeu Zema e seu governo, um dos poucos governadores q merece respeito.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Plinio

                          24/01/2021 23:02:33

                          Aviso a Eduardo Paes e Sr freixo .Não venham com polarização que vai dar outra zebra.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • V

                            Valter Luiz Demenech

                            24/01/2021 22:51:39

                            Vocês não tem mais o que fazer??? Vão carpi um lote!!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              José Airton Gernano da Silva

                              24/01/2021 22:50:02

                              Roberto Requião, o futuro governador do Paraná. Escrevam isso. É a melhor e única opção que temos para darmos novos rumos para a política paranaense. Dá-lhe requião!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • S

                                SIDNEI MAURICIO

                                25/01/2021 12:28:46

                                Esse comentário foi removido pelo usuário

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • N

                                Neanderthal

                                24/01/2021 23:47:48

                                Requião excelente opção

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • E

                                EDGAR BOSCHETTI

                                24/01/2021 23:32:34

                                Requião é o pior dos candidatos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • C

                              C. L.

                              24/01/2021 22:09:35

                              "O Novo amargou a diminuição de sua base". Embora tenha nomes importantes como Van Hatten, o Novo se revelou um partido de "liberais de oportunidade" e, apesar da proposta, já nasceu partido velho: partido com dono e com alianças questionáveis. Para quem acompanhou 2018, ficou claro que o Amoedo manda e o resto obedece. Além disso, em diversas ocasiões, vários ícones do Novo foram mais progressistas (sic) que o PT, sendo uma mistura de PSDB laranja com PSOL da direita.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Renata de Paula Xavier Moro

                                24/01/2021 20:32:18

                                Sempre os mesmos...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Freitas

                                  24/01/2021 19:59:41

                                  >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> O impeachment de Jair Bolsonaro tem o apoio de 53,6% dos brasileiros, segundo o Atlas Político. Só 41,5% são contrários. É o exato oposto do que disse o Datafolha. O Atlas Político, no ano passado, deu uma surra no Datafolha (e em todos os outros institutos de pesquisa). Na disputa pela prefeitura de São Paulo, por exemplo, o Atlas Político errou por uma margem de apenas 1,4%; o Datafolha, por 4,5%. Em Porto Alegre, o Atlas Político errou por 1,9%; o Ibope, por 5,6%. Em matéria de impeachment, esses são os números que valem a partir de agora: 53,6% a favor X 41,5% contra. <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    J. Neto

                                    24/01/2021 19:29:52

                                    O Mourão será o senador mais votado do país! Com cacife para ser eleito presidente de Senado! Escrevam! Esse Senado precisa realmente de mudanças. Das 27 vagas, apenas uns 3 ali, no máximo, realmente merecem reeleição.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • C

                                      CSG

                                      25/01/2021 0:25:06

                                      Ou não, até 2022 tem muita coisa para acontecer, acredito que Mourão tente a reeleição para o Planalto, para ter um mandato de 4 anos.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Cidadão Brasileiro

                                    24/01/2021 18:27:34

                                    Em 2022, Rodrigo Maia fará Bolsonaro ser sua escada, assim como Lula/Haddad foram feitos de escada por Bolsonaro em 2018.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • T

                                      Tereza Coutinho

                                      24/01/2021 18:22:54

                                      Como paulista e com esses candidatos só posso dizer: Pobre São Paulo!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Alessandra Regina da Silva

                                        24/01/2021 17:42:33

                                        Se Deus quiser SP não será mais governado pelo PSDB. O Dória foi uma fraude eleitoral. Pior governador q o estado de SP já teve.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Fabiano

                                          24/01/2021 17:05:55

                                          É incrível como o Joãozinho Calça Apertada não tem simancol. Teria que suar a camisa para com muita sorte se reeleger governador. Quem anda pela periferia e pelo comércio de São Paulo sabe bem que a massa silenciosa prefere qualquer um no governo do que o messias da seita da Terra fechada.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • C

                                            CSG

                                            25/01/2021 0:23:27

                                            Assim como o Jairzinho calça bor rada tambem esta na mesma situação.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • T

                                          TIAGO

                                          24/01/2021 15:55:07

                                          Gente vcs esqueceram de colocar o Mamãefalei que com toda propaganda na internet e ajuda da milícia virtual do PSOLkids não passou o fraquíssimo Russomano na prefeitura de SP.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Celito Medeiros

                                            24/01/2021 15:54:15

                                            2022 será mesmo de três patinhos na lagoa, como diria o locutor de um bingo. Desde a Presidência da República aos Governadores de Estado, será uma trama complicada de se entender, onde o objetivo do Poder emana alianças nem imaginadas. Aqui no Paraná será difícil um oponente para o Ratinho Jr , mas por certo o Ratão já trama algo mais alto para seu filho e, poderá ter esta oportunidade em ser Candidato ou no mínimo Vice de importância real, até para o Bolsonaro, por que não? Então abriria a oportunidade para o Greca ao Governo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • T

                                              TIAGO

                                              24/01/2021 15:51:44

                                              Major Olímpio KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              Fim dos comentários.