Frente às suspeitas de fraude nas eleições da Venezuela, o programa Assunto Capital desta terça-feira (30) examina os desdobramentos dessa crise política e suas consequências internacionais, especialmente no Brasil. Os convidados para debater o assunto são os analistas políticos Ricardo Fernandes e Carlos Dias.
O programa discute a similaridade do episódio com a desconfiança dos processos eleitorais ao redor do mundo e o papel da oposição, liderada por Maria Corina Machado, contra as narrativas do governo ditatorial de Nicolás Maduro.
Fernandes analisa as recentes acusações da oposição, que afirma que o candidato Edmundo González seria o verdadeiro vencedor com 70% dos votos, e a falta de transparência na divulgação dos resultados.
Já Carlos Dias apresenta as causas que levaram o país a tal crise, bem como os desafios atuais enfrentados pelos venezuelanos. Além disso, o programa discute o papel da diplomacia brasileira, a posição do governo Lula sobre o reconhecimento da eleição e as estratégias que o Brasil deve adotar para evitar repetir os mesmos erros do país vizinho.
Eleições na Venezuela e as reações no Brasil
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou a vitória de Nicolás Maduro sobre Edmundo González após as eleições de domingo (28) sem divulgar as atas de votação para referendar ou não o resultado do pleito. O órgão eleitoral é controlado pelo regime chavista.
Enquanto isso, a Plataforma Unitária Democrática (PUD), principal bloco de oposição ao chavismo, informou que teve acesso a 73% das atas de votação, que comprovariam que González venceu Maduro, contrariando o CNE.
A eleição foi marcada por denúncias de perseguição a opositores do ditador e cerceamento da imprensa pelo regime chavista. Em nota, a legenda do presidente Lula (PT) classificou o processo eleitoral no país vizinho como uma “jornada pacífica, democrática e soberana”. Os parlamentares da oposição brasileira reagiram, afirmando que o posicionamento do PT é a “legitimação de um processo eleitoral marcado por indícios de fraude e manipulação, além de uma afronta aos princípios democráticos”.
Assista ao Assunto Capital todas as terças
Assunto Capital é um videocast transmitido ao vivo de Brasília, com uma conversa franca entre jornalistas da Gazeta do Povo, parlamentares e analistas sobre temas quentes da política. Apresentado por Luis Kawaguti e Desirée Peñalba, vai ao ar todas as terças-feiras, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião