O deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, se reuniu com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, em São Paulo, para discutir uma estratégia contra a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB).
Motta entrou na disputa pela sucessão do presidente Arthur Lira (PP-AL), após a desistência do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP). Ele disputará a preferência dos deputados com Elmar Nascimento, Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) e Antônio Brito (PSD-BA), aliado de Kassab.
Faltando apenas 5 meses para definir o novo presidente da Câmara, os candidatos intensificarão a busca por apoio e alianças nos próximos dias. A disputa também colocará, lado a lado, o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro, já que tanto o PT como o PL tem uma proximidade com o Republicanos.
Informações de bastidores apontam que Motta recebeu sinalizações de apoio do PL e do PP. Porém, alguns deputados do PL adiantaram que não cogitam votar em Motta porque ele só vota com o governo.
Elmar vinha sendo apontado como o preferido de Lira para a sucessão por não poder se reeleger para a próxima legislatura. No entanto, após identificar algumas resistências ao nome, especialmente por parte do governo, Lira não oficializou o seu apoio e até o momento, não chegou a uma definição da sua preferência.
Enquanto Elmar segue em busca de apoio, o Antonio Brito - candidato de Kassab - segue sendo apontado como um forte candidato diante da proximidade com o governo e e aliados do ex-presidente Bolsonaro. Porém, a bancada do PL segue dividida.
Ambos candidatos já declararam que não pretendem abrir mão da candidatura única e por isso a disputa ficará mais acirrada, o que pode abrir a chance de novas candidaturas surgirem até a eleição em fevereiro de 2025.
PP, PL e Republicanos têm, juntos, 186 parlamentares. Elmar e Kassab reúnem importantes partidos como União Brasil, PSD, MDB, PSDB/Cidadania, Avante, PDT e PSB.
Nesta quinta-feira (5), Lula afirmou que não possui um nome de preferência para ocupar o posto. "O presidente Lula, presidente do Brasil, não tem candidato a presidente da Câmara. A Presidência da Câmara é da responsabilidade dos partidos políticos e dos deputados federais", disse o petista em entrevista à Rádio Vitória, de Uberlândia (MG).
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião