i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Meio ambiente

Qual foi a avaliação de embaixadores estrangeiros sobre a visita à Amazônia com Mourão

  • Brasília
  • 11/11/2020 09:33
O que os embaixadores estrangeiros disseram da visita à Amazônia com Hamilton Mourão
O vice-presidente Hamilton Mourão cumprimenta indígena durante visita ao 5.º Pelotão Especial de Fronteira, na Amazônia, na qual esteve acompanhado de embaixadores e diplomatas de dez países.| Foto: Bruno Batista/Vice-Presidência

O governo federal comemora os resultados da viagem do vice-presidente Hamilton Mourão à Amazônia acompanhado de embaixadores e diplomatas de dez países estrangeiros, realizada na semana passada. A análise interna no Palácio do Planalto é de que foi um importante passo para melhorar relações com os países convidados e, assim, frear o que considera ser uma pressão internacional indevida sobre a região amazônica. Os diplomatas, por sua vez, também celebram a aproximação, mas cada um com reservas e ressalvas. Alguns ainda não se sentem plenamente convencidos dos esforços do governo brasileiro em controlar os incêndios e o desmatamento ilegal.

Entre mensagens públicas – sobretudo em redes sociais – e em entrevistas à Gazeta do Povo, a percepção de embaixadores e diplomatas estrangeiros é de que a viagem abriu as portas para um diálogo, apesar de destacarem a falta de metas e medidas concretas para conter a devastação na Amazônia da parte das autoridades brasileiras. “Algo que não vimos foi um plano real para diminuir o desmatamento e conter os incêndios. Precisamos ver medidas concretas e objetivos claros em termos de números”, disse um embaixador que pediu para não ser identificado.

Embaixadores de quais países participaram da visita à Amazônia

O governo brasileiro levou à Amazônia uma comitiva composta por embaixadores e diplomatas da África do Sul, Alemanha, Canadá, Colômbia, Espanha, França, Suécia, Peru, Reino Unido e Portugal.

Além de diplomatas dos dez países, também foram convidados o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, e representantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Embaixadores e diplomatas elogiaram o itinerário escolhido pelo governo e dizem ter sido positiva a ideia em levá-los a áreas intactas da Amazônia protegidas de atividades ilegais – o que os permitiu conhecer de perto a parte preservada da floresta. A comitiva não levou os diplomatas estrangeiros, por exemplo, a áreas com focos de incêndio, por exemplo.

Mas isso não impediu que o governo brasileiro fosse alvo de críticas. Alguns diplomatas dizem que, além da falta de um planejamento estrutural para o enfrentamento dos problemas na região, o Brasil subestima o conhecimento de outros países sobre a região amazônica – que poderia contribuir para a solução dos problemas. Muitas dessas nações trabalham há décadas em parcerias com outros governos e julgam ter boa experiência sobre a cooperação internacional para o enfrentamento de problemas.

“Nós acreditamos que entendemos bem sobre a Amazônia. Respeitamos a decisão de o governo nos mostrar, entre outras coisas, que não tem fogo em todos os lugares e, também, como atua na proteção de áreas intactas. Mas essa é uma parte da história”, disse um embaixador. “Nós sabemos onde os focos de fogo estão”, afirmou outro.

Além disso, embaixadores e diplomatas cobraram do governo novas visitas e sobrevoos que incluam alguns dos municípios mais impactados pelos problemas da Amazônia. Citam como exemplo Apuí (AM), Lábrea (AM), Boca do Acre (AM) e algumas áreas do Pará.

Mourão se prontificou a convidá-los para uma segunda viagem. A promessa é de ir a “áreas tradicionais do Pará”. A expectativa é de que, para essa segunda visita à região amazônica, o governo possa, enfim, apresentar propostas mais robustas e concretas sobre ações contra o desmatamento e os incêndios florestais.

Quais países fizeram pronunciamentos públicos e o que disseram

A encarregada de negócios do Reino Unido no Brasil, Liz Davidson, foi uma das que se posicionou pelas redes sociais sobre a visita à região amazônica. Ela disse que busca um “diálogo colaborativo”, reconheceu ter sido oportuno “conhecer ações de combate à extração ilegal de madeira” e destacou ter com o governo brasileiro “fortes compromissos em rastreabilidade e controle de cadeias relacionadas à ilegalidade”. Mas mostrou preocupação com o aumento, segundo ela, de 34% no desmatamento na comparação com 2019. E lamentou não ter ido a “áreas mais afetadas pelo desmatamento”.

Outra cobrança enfática da representante do Reino Unido diz respeito a medidas mais perceptíveis na região amazônica. “Aguardamos os próximos passos descritos pelo general Mourão no sentido de implantar um plano transparente, com metas quantitativas – incluindo a de zerar o desmatamento líquido até 2030 – para vermos uma redução significativa e permanente no desmatamento da região”, disse Liz Davidson pelo Twitter. 

O embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, adotou postura semelhante. Disse que a viagem foi uma “oportunidade única para trocar opiniões sobre os complexos desafios da região (...) para os quais não há soluções fáceis”.

Afirmou ainda que, além do Exército, “agências ambientais experientes” também podem “dar uma contribuição decisiva” para enfrentar os problemas da Amazônia. “Boas intenções, experiência e instrumentos são importantes, mas não são suficientes por si só. O que é importante agora é ter um plano de ação para reduzir o desmatamento, com metas concretas, prazos fixos e resultados mensuráveis”, ponderou.

O embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, disse que a ida à região amazônica é um ponto de inflexão que estabelece uma comunicação imprescindível e o início de uma agenda importante com a participação de empresas, da sociedade civil e do governo.

Garcia Casas enalteceu o convite e avaliou que a viagem conferiu a ele um conhecimento mais profundo sobre a região. “Não tinha uma ideia global, como tenho agora, dos sucessos, desafios e problemas da Amazônia”, disse.

O embaixador espanhol também valorizou o esforço logístico e político de Mourão e dos ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; da Agricultura, Tereza Cristina; e do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Para ele, esse esforço vai construir pontes para a cooperação internacional. “Com diálogo, conhecemos melhor os problemas e desafios, inclusive para a Espanha e União Europeia. Por meio do trabalho conjunto, podemos atuar na proteção, preservação e no desenvolvimento sustentável pensando nas gerações futuras”, disse Garcia Casas.

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, também destacou que a viagem à Amazônia contribui para “fortalecer o diálogo”. Mas disse esperar que a “vontade política se traduza em resultados”.

A embaixadora do Canadá, Jennifer May, foi outra a afirmar que seu país apoia os esforços para combater o desmatamento e as atividades ilegais na Amazônia. "É fundamental mantermos um diálogo genuinamente engajado e franco com os governos federal, estaduais e municipais, setor privado, povos indígenas e organizações da sociedade civil atuantes na bacia amazônica", declarou.

" Em todos os casos, e ao nos reunirmos com um grupo diversificado de interlocutores com diversos pontos de vista e experiência, nossa compreensão dos desafios que cercam a preservação da Amazônia se torna maior, dando-nos uma noção melhor sobre os esforços e interesse do Canadá em colaborar", acrescentou, em nota, a embaixadora canadense à Gazeta do Povo.

38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 38 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Ricardo

    11/11/2020 21:50:05

    Europeus, aqueles que escravizaram, destruíram, dividiram o mundo entre si, lançaram o mundo em duas guerras mundiais, apenas no século 20, não ficaram satisfeitos em ver o que está sendo preservado. Nos cartões postais de seus países exibem toda a verdade de seus países. Hipócritas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      elaine santos frança d'albuquerque teixe

      11/11/2020 21:01:48

      Que bom que os diplomatas ficaram meio felizes, em contra partida parabéns ao embaixador espanhol que foi o único pelo jeito a reconhcer que a Amazonia é muito maior do que eles podem imaginar, nas palavras dele, " Nâo tinha uma idéia global, como tenho agora, dos sucessos, desafios e problemas da Amazonia", principalmente porque o governo brasileiro não pode jamais permitir novamente que as famosas ONG's se infiltrem em nosso território para levar e explorar nossas riquezas, o Brasil foi sim uma colônia para exploração não é mais, e para quem conhece a região sabe que as intenções de algumas nações não são tão nobres assim, os brasileiros deveriam conhecer a Amazônia e lutar por ela.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • N

        Nm

        11/11/2020 20:23:58

        o próximo voo deveria ser sobre o sétimo continente, formado por plasticos descartados por todo mundo. Os Europeus são os que mais poluem o planeta, com suas termo eletricas a carvão mineral e nada fazem para mudar a matriz energética. O terceiro voo deveria ser aqui, na cabeceira do rio iguaçu, o segundo mais poluido do país, e convidar o pessoal da esquerda, que tambem, joga garrafas pet nos esgotos, convidar o pessoal do centro cívico que joga o esgoto no rio belem, o pessoal do jardim social que joga o esgoto no córrego que passa pelo bosque de Portugal, etc... MEIO AMBIENTE NÃO É SÓ AMAZÔNIA, É MUITO MAIS ONDE SE VIVE.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          CLEUSA

          11/11/2020 19:45:09

          Parabéns ao embaixador espanhol, pois reconheceu a grandeza da Amazônia, o sucesso, os desafios e os problemas! Lembrando que na Amazônia Brasileira caberiam juntos Espanha, França e México e ainda sobraria um bom pedaço de terra! Imaginem a riqueza dessa área! Querem que fique intocada para que ONGs e afins continuem atuando na surdina?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Manoel Cesar Romero

            11/11/2020 19:17:07

            No Brasil existem muitas pessoas ligadas à imprensa que querem ver o circo pegar fogo literalmente, mentem, inventam, sacaneiam etc. Não estou dizendo que não existem problemas, mas ser a favor dos estrangeiros é muito, logo os estrangeiros vão querer ser donos do pedaço.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Manoel Cesar Romero

              11/11/2020 19:17:07

              No Brasil existem muitas pessoas ligadas à imprensa que querem ver o circo pegar fogo literalmente, mentem, inventam, sacaneiam etc. Não estou dizendo que não existem problemas, mas ser a favor dos estrangeiros é muito, logo os estrangeiros vão querer ser donos do pedaço.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • W

                WesFig

                11/11/2020 19:14:53

                O poto crítico é justamente o "ato falho" de um embaixador ao dizer que "o Brasil subestima o conhecimento de outros países sobre a região". Pode ter passado batido por muitos, mas a fala deveria ter desencadeado uma série de protestos de nosso país, da mídia, etc. Afinal, o fato é que se esses países, em caráter oficial, detêm esses dados, os obtiveram de forma que será necessário explicar a nós - e mais, como é que julgam ter mais dados do que nós, sobre nosso solo? Se isso for verdade, fica claro que têm interesses muito mais escusos na Amazônia do que confessam...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

                  11/11/2020 20:08:30

                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Maria Fatima de Moura

                    11/11/2020 18:50:18

                    Ainda não entendi essa permissão de tanta interferência no Brasil. Esses países que se acham o supra sumo da inteligência, deveriam cuidar do próprio quintal e reflorestar tudo que destruiram nas suas próprias casas. Ah! E devolver tudo que nos roubaram e continuam roubando com essas ONG's safadas! Eles não conseguem administrar seus próprios quintais e vêm meter o bedelho aqui. Queria ver a cara deles nesse turismo pela Amazônia. Que deve ter sido de espanto por não terem nenhum conhecimento sobre o local e só têm olho gordo no nosso subsolo. Se o Brasil for atacado por esses mesmos, não fica uma árvore em pé. Vão cavar a terra e roubar o que temos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Maria Ilda

                      11/11/2020 18:43:10

                      Preservar a natureza em todas as regiões brasileiras incluindo Amazônia é uma necessidade vital. Achei interessante o artigo mas desconheço os motivos que levam os países a se intrometerem em relação a Amazônia. Ela é moeda de troca? Tem algum acordo com esses países?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        José Roberto Cortopassi de Oliveira

                        11/11/2020 18:18:06

                        Um comentário apenas: a Europa devia se comprometer com a política ambiental deles e recuperar tudo o que destruíram e nos roubaram. É muita cara de pau dessa turma querer meter o bedelho onde não são chamados. Resolvam seus problemas e depois quem sabe, vocês podem ser convidados a nos ensinar alguma coisa!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eden Lopes Feldman

                          11/11/2020 17:40:23

                          Este é um esforço do governo federal que não trará resultados políticos. A pressão europeia e em breve o retorno da pressão americana com Biden refletem o desejo de controle da Amazônia. E só sobre o Brasil. Por que não pressionam a Venezuela, Peru e outros? Fácil de entender, a logística brasileira favorece aos interesses.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Eden Lopes Feldman

                            11/11/2020 17:40:23

                            Este é um esforço do governo federal que não trará resultados políticos. A pressão europeia e em breve o retorno da pressão americana com Biden refletem o desejo de controle da Amazônia. E só sobre o Brasil. Por que não pressionam a Venezuela, Peru e outros? Fácil de entender, a logística brasileira favorece aos interesses.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              sandra regina

                              11/11/2020 17:20:34

                              O que esses embaixadores que mataram duas riquezas querem com o nosso país!! Ñ cuidarM do seu jardim .. agora cobiçam o nosso quintal.. vã se ferrar nao precisamos de embaixadores nenhum.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Emerson

                                11/11/2020 16:19:14

                                Por certo levaram tais embaixadores para o "País de Alice" e mostraram uma floresta belíssima, sem fogueiras, sem desmatamento e sem problemas ambientais. Não estranho mais nada!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Felipe Fujii

                                  11/11/2020 16:12:12

                                  Reza o ditado que “a grama do vizinho é sempre mais verde” onde nasce a discórdia. Brasileiros que se cuidem com os interesses da vizinhança de olho nosso quintal. Aquela história... Somos bons anfitriões e demonstramos que cuidamos da casa, mas os convidados chegam e colocam defeitos na casa dos outros e omitem que não cuidaram bem da sua.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    Joaquim

                                    11/11/2020 16:10:09

                                    Esses embaixadores fuleragens nunca vieram quando o Lula, e sua corja corruptos estavam devastando todo território nacional. Em especial a Amazônia em que existia centenas de ONGs pra ajudar na roubalheira. Sempre há incêndios e queimadas em diversas florestas do mundo inteiro, e somente agora esses frescos após nosso país eleger um presidente honesto estão vindo nos encher o **** . Essa cambada de picaretas deveriam ser expulsos imediatamente do território nacional. Já chega a corja de bandidos disfarçados de democratas "esqurdistas" para nos prejudicar. Já temos inimigos internos demais em nosso glorioso Brasil.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Edivaldo S

                                      11/11/2020 16:06:50

                                      Esses embaixadores poderiam criar um plano para reflorestar os países deles...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • Z

                                        Zyss

                                        11/11/2020 16:01:15

                                        Esse mourão não cansa de fazer papel de ridículo.... O exército brasileiro é uma fanfarronice pura.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        2 Respostas
                                        • L

                                          LUIMAR SZCZEPANSKI

                                          11/11/2020 20:23:08

                                          Baseado em que voce afirma isso?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          ewz

                                          11/11/2020 20:07:21

                                          O exército se tivesse dignidade desembarcaria desse governo e voltaria aos quartéis de onde não deviam ter saído.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • K

                                        Kátia Fraga

                                        11/11/2020 15:45:24

                                        Engraçado a esquerda condenar tanto o imperialismo, mas não enxergar que ele só mudou de roupa: agora se veste com o verde das florestas que os europeus ainda não desmataram e sua moeda se chama créditos de carbono.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • N

                                          Nico Gavelick

                                          11/11/2020 15:28:09

                                          Na minha época, essa tipo de intromissão se chamava imperialismo. Mas hoje a esquerda e a imprensa (ops, mesma coisa) acham bonito.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Marco Polo

                                            11/11/2020 15:17:11

                                            Destruíram suas florestas, exauriram suas riquezas, tomaram territórios com os recursos provenientes dessas devastações, se enriqueceram, se encontram na ponta da tecnologia, ..., e pretendem nos manter fornecedores de oxigênio e matéria prima para seus avanços! Só na cabeça de corruptos e alienados que aceitaremos uma imposição desonesta dessa em relação ao povo brasileiro, que tem todo direito de também buscar seu lugar ao sol com aquilo que é seu!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • H

                                              Heinz Egon Landgraf

                                              11/11/2020 15:07:23

                                              A arrogância desses embaixadores estrangeiros é ultrajante. Antes de cobrar "medidas concretas", porque não oferecem apoio concreto? O Canadá, por exemplo, fabrica os melhores aviões de combate a incêndios florestais - porque não doa uma frota delas para a FAB?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • W

                                                WILLIAM MARCELO BONFIM DE OLIVEIRA

                                                11/11/2020 15:05:31

                                                A mídia progressista não cita o assunto, para continuar com a narrativa de que o governo brasileiro incentiva o desmatamento e coloca fogo na Amazônia, por isso tais "jornalistas" tem como resultado do seu trabalho o desprezo do povo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  EDN

                                                  11/11/2020 14:53:54

                                                  Conclusão: Foi um belo passeio turístico com dinheiro público.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    Giba12

                                                    11/11/2020 14:50:51

                                                    Querem a Amazônia , paguem uns 500 trilhões de dólares e enfiem.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • G

                                                      Giba12

                                                      11/11/2020 14:50:51

                                                      Querem a Amazônia , paguem uns 500 trilhões de dólares e enfiem.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • D

                                                        Denis

                                                        11/11/2020 14:39:49

                                                        Só mesmo a Gazeta para noticiar os resultados da viagem. Parabéns, trata-se de assunto muito importante. A mídia de oposição ao governo federal simplesmente ignorou o assunto

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          CANISIO DE SOUZA

                                                          11/11/2020 14:39:28

                                                          O que o Brasil deveria fazer é não dar ouvidos a estes estrangeiros e fornecer sementes de arvores para que estes países de governantes hipócritas possam reflorestar seus territórios, estes sim totalmente desmatados.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • S

                                                            Sérgio Guerra

                                                            11/11/2020 14:29:32

                                                            Trata-se de um jogo político, mas não sei se temos ou não temos um plano objetivo de controle da Amazônia. Não se divulga isto com veemência...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              ROBERTO DAVID ARBEX

                                                              11/11/2020 14:16:24

                                                              Realmente o Brasil subestima a experiência dos estrangeiros sobre o tema, pois, eles já queimaram tudo por lá! Pior ainda, subestima o conhecimento que os estrangeiros tem da Amazônia, pois, com as tais ongs estavam com tudo quase dominado, se ainda não está. O que falta é um Judiciário que mantenha na cadeia quem atua contra o País e seus biomas, que não "perdoe" multas ambientais através de processos infindáveis, etc. Que o legislativo, ao que nos quer parecer pelo que se vê na imprensa com frequência, principalmente os locais, que parem de acobertar, etc. a ação de **** que lá atuam. Que paremos de tratar índios como "coitadinhos" e todos sabem a razão, e por ai vai.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • U

                                                                Ubiratan

                                                                11/11/2020 14:05:37

                                                                Um ultraje para o Brasil ter que negociar, submeter-se as exigências estrangeiras de como gerir seu território.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • E

                                                                  Edu Souza

                                                                  11/11/2020 13:56:02

                                                                  Quem muito se abaixa, mostra a B... Gostaria de saber qual sria a legitimidade da "preocupação" desses Países com a Amazônia. A Amazônia é deles? Não pode se curvar a essas exigências! Caso queiram uma Floresta intacta, então PAGUEM !! BILHÕES DE DÓLARES POR MÊS!! QUE **** É ESSA DE EXIGIR UM PLANO DE CONSERVAÇÃO SEM TER NENHUMA CONTRAPARTIDA???

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • P

                                                                    Paulo Roberto Pinheiro

                                                                    11/11/2020 14:12:24

                                                                    Bem observado Edu. Aliás, é a postura típica dos militares brasileiros. Acham que serão admirados e respeitados lavando banheiro de estação rodoviária

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • Y

                                                                  Yuri Pimenta Caon

                                                                  11/11/2020 13:46:45

                                                                  Nem mesmo os caras vendo eles acreditam. Esses embaixadores são tolos como grande parte da intelectualidade atual. Acreditam no que falam e não na realidade visível. E o mais assustador é achar que sabem o que fazer para enfrentar os problemas da região. Desconhecem a complexidade da área e ainda fazem cobranças como se pudessem exigir qualquer coisa. O que o governo tem que fazer é deixar cada vez mais claro que a soberania é inegociável.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • L

                                                                    Luiz

                                                                    11/11/2020 13:42:16

                                                                    Os caras que já destruíram as suas florestas dizem que "sabem muito bem o que fazer pra proteger a floresta amazônica" ... que tal falar com o pessoal lá da Califórnia pra elaborar "um plano real pra conter o desmatamento e reduzir os incêndios" ?

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    Fim dos comentários.