• Carregando...

Pesquisas recentes mostram um aumento da popularidade do Presidente Jair Bolsonaro em diversos locais do país. O Nordeste, onde o PT teve apoio por muito tempo, é uma dessas regiões em que Bolsonaro tem crescido em aprovação.

Entenda os motivos que levaram ao aumento da popularidade de Bolsonaro no Nordeste:

>> Especial: Quem terá a primeira vacina confiável contra a Covid-19?

A pesquisa do Datafolha, realizada no mês de agosto trouxe a maior aprovação ao presidente desde que foi eleito: 37% dos entrevistados consideram seu governo ótimo ou bom. No nordeste, esse índice é de 33%, seis pontos acima da pesquisa anterior.

Essa aprovação é significativa, já que em 2018, o Nordeste foi a única região em que Bolsonaro perdeu para o PT nas eleições.

Vários motivos explicam esse crescimento da aprovação entre os nordestinos.

O auxílio emergencial, distribuído pelo governo durante a pandemia do coronavírus, e a criação do Renda Brasil são alguns deles, além da entrega de obras importantes para a região, como o trecho da transposição do rio São Francisco.

Porém, isso não indica que o Nordeste está passando por uma guinada conservadora. Ao menos, de acordo com o deputado Daniel Coelho, do Cidadania-PE, que afirma que a região tem uma tendência a ser governista. Foi assim nos governos FHC, Lula e Dilma, por exemplo.

Segundo Coelho, o Nordeste é mais carente de intervenção estatal, por conta dos maus indicadores sociais, presentes em grande parte da região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]