• Carregando...

# Primeiro episódio da série especial sobre a história da Lava Jato relembra as primeiras prisões e o início da maior operação de combate à corrupção da história do país

***) Poderia ter sido só mais uma operação da Polícia Federal, de combate à lavagem de dinheiro. Mas não foi. É claro que não foi.

De uma investigação que apurava inicialmente a atuação de doleiros, a Operação Lava Jato viria a descobrir, por exemplo, que as maiores empreiteiras do país se uniam em uma espécie de clube para combinar resultados de licitações.

A investigação, claro, não parou na prisão de alguns dos maiores empreiteiros do Brasil. Ela descobriu bem mais. Desvendou um intrincado esquema de corrupção na maior estatal do país.

Além disso, a Lava Jato alcançou o patamar de maior operação da história de combate à corrupção ao chegar no coração do poder.

Ascensão e queda na história da Operação Lava Jato

As investigações comandadas pelo Ministério Público Federal, com a sua força tarefa em Curitiba, tiveram papel decisivo na definição dos rumos da política do país.

Depois de vários avanços nas investigações ao longo dos anos, a Lava Jato começou a experimentar uma série de reveses. Principalmente a partir de 2018. As derrotas à Operação foram impostas pelo Congresso, em alguns momentos, pelo próprio Executivo, em outros.

Dentro do próprio Ministério Público Federal, a Lava Jato chegou a sofrer com o fogo amigo, que culminou com a decisão que acabou com a força tarefa de Curitiba, em 2021.

A partir deste episódio, o podcast 15 Minutos inicia uma série especial de 5 programas sobre um pouco da história de 7 anos da Operação Lava Jato, do início, passando pelo auge e chegando ao declínio e às derrotas.

Para começar, este primeiro episódio relembra os primeiros passos da Operação, com as prisões de algumas figuras-chave para tudo o que viria pela frente.

Próximos episódios na história da Lava Jato

Os próximos episódios desta série especial do podcast 15 Minutos trazem mais detalhes sobre o desenrolar do fio que descobriu o maior esquema de corrupção da história do país.

Falaremos sobre a prisão de "peixes grandes" durante as ações. De alguns dos maiores empreiteiros do país, a um ex-presidente da Câmara dos Deputados. Do ex-governador de um dos maiores estados do país, a um ex-presidente da República.

Nós também iremos falar sobre as reações à Operação, que virou alvo do Congresso, do Executivo, do Judiciário e do próprio MPF.

Por fim, faremos uma análise sobre as trajetórias da Lava Jato e de outra grande operação de combate à corrupção: a Mãos Limpas, realizada na Itália, nos anos 1990.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]