i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Empresas públicas

Governo Bolsonaro anuncia lista de estatais que pretende privatizar

  • PorJéssica Sant'Ana
  • Brasília
  • 21/08/2019 18:11
  • Atualizado em 25/08/2019 às 17:23
Agência dos Correios em Curitiba
A privatização dos Correios está no radar do governo, diz Boslonaro| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo Gazeta do Povo

O governo de Jair Bolsonaro divulgou nesta quarta-feira (21) a lista de estatais que pretende privatizar até 2022. A relação inclui pelo menos uma grande companhia considerada “joia da coroa”: os Correios. A Eletrobras não aparece na relação, pois já havia sido dada a autorização para estudos. Ao todo, a União tem 130 estatais, entre subsidiárias e empresas de controle direto.

É a primeira lista divulgada pelo governo de empresas que ele deseja desestatizar. Algumas ainda estão em fase de estudo, pois a modelagem não foi definida. As demais já têm o formato de venda definido, mas não há data.

  • Emgea (Empresa Gestora de Ativos);
  • ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias);
  • Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo);
  • Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada);
  • Telebras (em estudo);
  • Correios (em estudo);
  • Companhia Docas do Estado de São Paulo (Porto de Santos) (em estudo);
  • Serpro (em estudo);
  • Dataprev (em estudo).

Há, ainda, companhias que já tinham tido sua privatização ou estudo para privatização aprovado neste governo ou no governo Temer, e que continuam na lista:

  • Eletrobras;
  • Casa da Moeda;
  • CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos);
  • Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.);
  • Ceasaminas;
  • Codesa ( Companhia Docas do Espírito Santo - Porto do Espírito Santo).

No caso das companhias que estão em estudo, caso por exemplo dos Correios e da Telebras, o BNDES, o ministério responsável pela estatal e o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) ainda vão estudar qual a modelagem mais adequada para privatização. Só depois que elas serão incluídas no Plano Nacional de Desestatização (PND).

A relação foi divulgada após reunião do conselho do PPI. Trata-se de um rito obrigatório: para estudar vender ou fechar uma companhia, o governo precisa da autorização – ou qualificação, nos termos técnicos – do conselho do PPI. Esse conselho é formado pelo presidente da República, ministros e outros integrantes do governo.

A redução do tamanho do Estado e a venda de companhias públicas eram compromissos de campanha que agora começam a ganhar corpo. Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, outras estatais vão entrar na lista no ano que vem.

Estatais dependentes

Das companhias que serão privatizadas, três delas são estatais dependentes, ou seja, dependem que a União envie recursos, pois não geram receita para se manter. São elas: CTBU, Trensurb e Ceitec.

A CTBU é uma operadora de metrô que atua em Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal. Já a Trensurb é responsável pelo metrô de superfície de Porto Alegre. Elas estão vinculadas ao Ministério de Desenvolvimento Regional. Ambas o governo já havia anunciado em maio que privatizaria.

A Ceitec, a novidade, é uma estatal que produz semicondutores, ou seja, chips, ligada ao ministério de Ciência e Tecnologia. O ministro Marcos Pontes não queria privatizá-la, mas foi voto vencido.

EBC de fora, por enquanto

A EBC, conglomerado de mídia, ficou de fora da lista por enquanto. O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que ainda não há definição sobre a estatal.

Eletrobras e Correios precisam passar pelo Congresso

Das estatais que o governo pretende vender, as maiores são a Eletrobras e os Correios. Em ambos os casos, será necessária a aprovação do Congresso. Os Correios possuem o monopólio dos serviços postais garantidos pela Constituição e, caso o governo queira vendê-lo por inteiro, será necessária uma proposta de emenda à Constituição. E a Eletrobras possui uma lei específica que determina a necessidade de autorização legislativa para sua venda. Será necessário um projeto de lei.

No caso da Eletrobras, que já estava na lista de privatização desde o governo Temer, a União vai se desfazer da maior parte das ações que possui da companhia e, com isso, deixará de ser acionista majoritária. A Eletrobras vai virar uma corporation, ou seja, uma companhia de capital privado pulverizado sem acionista controlador.

O governo ainda estuda se vai enviar um projeto de lei novo, para começar a tramitar do zero, ou se vai apresentar uma emenda substitutiva ao projeto que já está em tramitação, enviado pelo governo Temer. A decisão deve sair nos próximos dias.

No caso dos Correios, ainda não há detalhes, pois a modelagem de privatização da companhia está em estudo.

Lotex e ações do BB

Além da lista de estatais que quer privatizar, o governo divulgou também que a Lotex, uma concessão lotérica, continua na lista de ativos que serão vendidos.

Uma novidade anunciada foi a venda de ações do Banco do Brasil. Atualmente, a União possui o controle majoritário do BB, com 1,54 bilhão de ações do BB, e vai vender até 20.785.200 ações ordinárias, que excedem o controle acionário, sem prejuízo à sua condição de controladora.

O que não vai precisar passar pelo Congresso

Técnicos do governo consideram que as estatais Emgea (Empresa Gestora de Ativos), ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias), Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), Ceitec e Casa da Moeda não precisam passar pelo Congresso, pois o decreto presidencial que autoriza a desestatização, incluindo essas estatais no Programa Nacional de Desestatização, já é suficiente para vendê-las.

Todas essas estatais tiveram sua inclusão no Programa Nacional de Desestatização autorizada nesta quarta-feira (21) e o decreto deve sair em breve. Já sobre as estatais que estão em estudo de privatização, eles não quiseram se pronunciar.

Por outro lado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em junho que a alienação do controle acionário das empresas públicas de controle direto da União precisa autorização legislativa. A avaliação do governo, porém, é que essa autorização é conseguida ao incluir a estatal no Programa Nacional de Desestatização, instituído por lei em 1997 para autorizar o governo a privatizar e vigente até hoje. A exceção, diz o governo, fica para estatais em que há vedação para venda em lei específica ou na Constituição. Nesses casos, é preciso passar pelo Congresso.

48 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 48 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • Z

    zoraide maria romanholi de oliveira

    ± 7 horas

    Tem de****s e senadores que se elegem por amor ao Brasil e outros com finalidades como esta mostrada. Triste,né?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Junior

      ± 5 dias

      "GOVERNO FEDERAL DANDO EXCELENTE EXEMPLO PARA O NOSSO ESTADO. TEM QUE TER CULHÃO."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        Junior

        ± 5 dias

        E AQUI NO PARANÁ???ATÉ AGORA NADA????CADE O RATINHO JR????TEM QUE IR NA MESMA LINHA. TÁ MUITO MOLE.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Ana

          ± 5 dias

          Depois segue com as privatizações como: ANVISA, ANAC, ETC.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Luiz Schuwinski

            ± 5 dias

            Esperemos que na 'próxima leva', Guedes privatize o Banco do Brasil; Caixa Econômica e Petrobras! Estatais só servem de cabides de empregos para asseclas de políticos corruptos. Tudo o que o Estado faz, a INICIATIVA PRIVADA faz melhor! Vamos desmontar o Estado mastodôntico criado pelo facinoroso lulopetismo e seus tentáculos. PSDB incluso.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

              ± 5 dias

              Estas Privatizações só são promessas e rol de intenções. Na prática o resultado é zero. Não se privatizou nada, uma vergonha. Não há plano de como e nem quando privatizar. É só muito barulho pra animar a torcida, que vibra, mas nada se faz, a marca deste desgoverno. Os liberais terão de aguardar, sentados, as privatizações. Muito papo e promessa, e zero atitude.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • W

                Wilbur Archibald III

                ± 5 dias

                Aproveita e privatiza as universidades!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Elias Quadros

                  ± 5 dias

                  Nós, nossos pais, avós, e gerações anteriores com nossos impostos pagamos e muito caro para construir este patrimônio público que agora os laranjas e patos amarelos querem entregar aos abutres.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  8 Respostas
                  • E

                    Elias Quadros

                    ± 5 dias

                    Araucária : pois é agora com o laranjal tudo mudou e a corrupção foi extinta.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Araucária

                    ± 5 dias

                    Elias Quadros: A diferença é que as contas da minha casa eu pago com o meu dinheiro que eu ganho com o meu trabalho, já essas estatais usam o dinheiro do Estado, fruto dos altíssimos impostos ( que eu pago), para benesses de um monte de Aspones em cargos comissionados mamarem e não produzirem nada...tua esquerdopatia não permitirá entender a diferença...o governo PT tinha mais de 20.000 comissionados só em Brasília...teta estatal é com vcs mesmo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luiz Schuwinski

                    ± 5 dias

                    Willian, Elias é mais um analfabeto funcional egresso das escolas paulofreirianas! Perda de tempo. Brain washed total!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • W

                    Willian Cardoso de Souza Jesus

                    ± 5 dias

                    Elias Quadros: Vc tem alguma ideia do q está falando??? Ctz q não! Sabe qts estatais os EUA têm? 20. Sabe qts temos??? Mais de 100!! Salvo engano, 135. Só a China COMUNISTA tem mais ( aproximadamente 200). Dê uma olhada na lista dos países q mais têm estatais e veja aonde estão em rankings de desenvolvimento e compare com os q tem Estado enxuto. Dps q vc estudar o tema, aí podemos conversar de igual pra igual...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Elias Quadros

                    ± 5 dias

                    Willian Cardoso de Souza Jesus: esqueceu de mencionar Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França etc. Eles não vendem suas empresas públicas. Não são trouxas. Mas aceitam que o terceiro mundo entregue seu patrimônio lucrativo para eles.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Elias Quadros

                    ± 5 dias

                    Araucária : se tua casa tem despesas por exemplo água, luz, telefone a solução é vendê-la?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • W

                    Willian Cardoso de Souza Jesus

                    ± 5 dias

                    Vc é mais uma vítima da lavagem cerebral q a esquerda fez, durante décadas. Pode ser por ingenuidade ou pura ignorância, fato é q vc deveria estudar sobre o pq governos de esquerda defendem tanto estatizações. Estude ao menos um pouco de Mises e Hayek, q vc NUNCA MAIS defenderá aparelhamento estatal e entenderá q estatais não passam de cabides eleitorais e instrumentos de esquemas de corrupção, q centralizam o poder nas mãos do Estado e afastam um país da democracia. Vide China, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Araucária

                    ± 5 dias

                    Entendí, então vamos continuar pagando os marajás do Estado e todas as suas benesses pelos próximos 1.000 anos....Sem contar um monte de empresa que não produz nada, não cria nada e só serve para distribuir carguinhos, mortadela adora uma teta estatal....

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • L

                  luiz

                  ± 5 dias

                  Você esqueceu de citar o militar Floriano Peixoto que em 1663 criou o correio, mas o que é o correio? É um monopólio estatal de entrega de correspondências e bens. Uma grande transportadora que não paga impostos pelo que faz e concorre com esse privilégio com as demais. Só tem um problema, quem comprar será da iniciativa privada e TERÁ que pagar impostos, logo essa privatização só será para liquidar os ativos do Correio, tipo vender os prédios, os caminhões pela metade do preço, Porque não é lógico vender o monopólio!!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    joao cesar reinert

                    ± 5 dias

                    NÃO pode a Petrobras é do povo brasileiro e o lucro é do PT !

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • E

                      Elias Quadros

                      ± 5 dias

                      discurso de quem acreditou nas manipulações da farsa.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Emerson

                    ± 5 dias

                    Depois de patrocinar eventos frustrados esportivos como copa e olimpíadas, os Correios nunca mais foram o mesmo, largado a própria sorte e com serviços precários. Vai começar a temporada de salve-se quem realmente puder em território verde e amarelo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • W

                      Willian Cardoso de Souza Jesus

                      ± 5 dias

                      Parabéns ao governo Bolsonaro, em especial ao Ministro Paulo Guedes, q, com sua formação liberal de Chicago, vai nos ajudar, e muito, a desaparelharmos o Estado brasileiro, acabando com essa farra, tão amada pela esquerda, por ajudar a concentrar o poder na mão do Estado e facilitar os esquemas de corrupção. Se quisermos prosperar como nação, privatizar é uma das principais medidas a ser adotadas. Finalmente, estamos entrando no rumo certo pra isso. Mais Mises e menos Marx!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        RMSL

                        ± 5 dias

                        Governo tem que se preocupar com Educação, Saúde e Segurança. O resto deixa o mercado cuidar que são muito mais competentes e econômicos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo Leivas Bastos

                          ± 5 dias

                          Magro. Tem que privatizar mais. Chega de Estado dono de empresas. Foi para isso que Bolsonaro foi eleito. Tem que acelerar.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • R

                            RMSL

                            ± 5 dias

                            É um bom começo mas tem que ter mais mesmo. Só que se mandar 50 empresas de uma vez a Mídia e os De****dos vão reclamar demais, então melhor ir com calma.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.

                          ± 5 dias

                          PRIVATIZEM TUDO! SERÁ ÓTIMO PARA O BRASIL.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • G

                            GUSTAVO_RJ_70

                            ± 5 dias

                            Ótimo, privatizem tudo mesmo! Aos que dirão que não pode privatizar a Petrossauro, porque é estratégia, digo o que PG diz sempre: tem uma PetroUSA? Não, tem 15 empresas privadas que competem. Ahh, os EUA tem a maior força armada do mundo, como é que pode? , ainda mais se tiver guerra. Ué... eles fazem reserva , aí sim, estratégica! Tanques e mais tanques de combustível. Devem poder encampar as refinarias durante o conflito caso a cia privada não quiser fornecer. Simples. Privatiza a bagaça toda !!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              FCM

                              ± 5 dias

                              Vamos lá, a lista é a cara do Bolsonaro , fraco e engabelador!! O Brasil precisa de dinheiro a curto prazo para diminuir déficit e ao mesmo tempo enxugar os “cabides de emprego”! Me mandam uma listinha de nanicas até 2022?? Ok já é um começo, mas miudinho.. muito miudinho!! E para os entusiastas de plantão, se vcs se contentaram com isso, a régua está muito baixa!! #privatizatudo

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                                ± 6 dias

                                Pelo visto, bolsa subindo, dolar caindo e outras boas notícias, parece que apenas a esquerda chapa-branca não quer perder os seus cabides de emprego.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marcos

                                  ± 6 dias

                                  Eu quero minha parte na venda, haja vista que nunca vi 1 centavo destas empresas mas ajudei a pagar a conta. Quero minha parte e não abro mão. E desde já aviso que não tenho contrato de fidelidade com nenhum político. O bobo aqui já caiu na real de como funciona a democracia, o Estado e o governo brasileiro. Quero minha parte.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • A

                                    Araucária

                                    ± 5 dias

                                    E eu quero parar se sustentar carguinho de marajá.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luigi Tenco

                                    ± 5 dias

                                    Marcos só fala bobagem, kkkk Nice and easy. Peça a sua parte ao Lullarápio.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  João Viggiani

                                  ± 6 dias

                                  O interessante é ver depois como aquilo que dava prejuízo, passa a dar lucro...A Embraer deu um prejuízo de 321 milhões de dólares em 94, quando foi privatizada, Menos de 10 anos depois dava um lucro de 600 milhões de dólares e quase dobrara o número de funcionários.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • D

                                    Diogo

                                    ± 5 dias

                                    O governo nunca vai funcionar! Gente incompetente e preguiçosa para trabalhar! Estabilidade é o câncer

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcos

                                    ± 6 dias

                                    O lance é que o Estado brasileiro administra mal mesmo. É só ver as ruas, os postos de saúde, as delegacias de polícia. Para o cidadão qualquer como nós (bois), tanto faz o governo administrar bem o país, mas quando se trata de lucro, prejuízo e satisfação para os acionistas, aí o bicho pega. É a coisa mais normal no Brasil, dentro de um estabelecimento público, pia sem torneira, bacia sanitária sem tampa, porta sem fechadura. É desta forma que o governo administra tudo. à moda bangu, como dizem os cariocas expertos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Paulista

                                  ± 6 dias

                                  Está passando da hora. PETROBRÁS e BANCO DO BRASIL deveriam ser as primeiras.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    Guajuvira

                                    ± 6 dias

                                    Onde eu voto de novo??? EXCELENTEEE!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      J A Schmidt

                                      ± 6 dias

                                      #privatizatudo

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Rafa

                                        ± 6 dias

                                        Privatiza tudo

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Ricardo

                                          ± 6 dias

                                          Governo não tem que fazer filme, distribuir cartas, abrir contas, fabricar químicos, entre muitas outras coisas. Privatiza mesmo.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Decio mango

                                            ± 6 dias

                                            Tem como privatizar o congresso e o STF

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            3 Respostas
                                            • W

                                              WILSON

                                              ± 5 dias

                                              Paulo: Boa !!!! Kkkkkkk....

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Carlana Roberta Silva dos Santos

                                              ± 6 dias

                                              Kkkk

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Paulo

                                              ± 6 dias

                                              Penso que não, pois só conseguem privatizar o que é útil.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            LIVIO MOZARTH MENDES MARCAL

                                            ± 6 dias

                                            É só chegar e vender ou tem que passar pelo crivo do Maia e do Frota ?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • N

                                              NELSON UMEDA

                                              ± 6 dias

                                              Não tem como manter todos estes cabides de emprego.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Donizetti José da Costa

                                                ± 6 dias

                                                Venda tudo

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • G

                                                  Gustavo de Aquino

                                                  ± 6 dias

                                                  tomare que A amazon compre os correrios

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • W

                                                    Willian Cardoso de Souza Jesus

                                                    ± 5 dias

                                                    Dei dislike no seu comentário por jm motivo mto simples: a Amazon faz parte das grandes corporações q estão nas mãos de bilionários globalistas, q defendem a agenda progressista, financiando campanhas e governos de esquerda ao redor do mundo. Google, Microsoft, Facebook são alguns outros exemplos de empresas globalistas, q têm seus acionistas em sintonia com o progressismo. Portanto, dar mais poder ainda a qualquer uma delas seria um erro gravíssimo!!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.