• Carregando...

#52- Será o fim das estatais: o projeto liberal de Paulo Guedes e Bolsonaro é privatizar tudo

*** 1) O Brasil tem, de acordo com o relatório do ministério da economia, 133 estatais federais. E a previsão é que elas custem aos cofres públicos 21,6 bilhões em 2019. Uma conta salgada para você, contribuinte… As empresas etatais são divididas entre controle direto e indireto. No caso das estatais de controle direto, 46 no total, 18 são dependentes do tesouro nacional. Ou seja: ficam no vermelho. Precisam de aportes do tesouro para pagar salários de seus funcionários e as despesas corriqueiras de custeio. Já os grupos de empresas de controle indireto, 87 ao todo, não dependem do dinheiro da união para se manter e são as jóias da coroa do estado. A lista tem petrobras, eletrobras, banco do brasil, bndes, caixa e correios. Juntas, as companhias que geram receitas ou prejuízo, impõem um desafio à gestão pública. Indicação política, má governança e falta de metas claras destas empresas reforçam a tese das privatizações. O tema é polêmico, não? O editor Fernando Jasper explica os planos do governo.

***

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De
segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]