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EPL

Estatal do trem-bala escapa da extinção e quer ser eixo das concessões de Bolsonaro

  • PorJéssica Sant'Ana
  • Brasília
  • 16/06/2019 22:13
EPL faz estudos de concessão de infraestrutura, principalmente de rodovias. Foto: Divulgação
EPL faz estudos de concessão de infraestrutura, principalmente de rodovias. Foto: Divulgação| Foto:

Criada durante o primeiro governo de Dilma Rousseff (PT) para elaborar estudos sobre o projeto do Trem de Alta-Velocidade, a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) ganhou sobrevida no governo Bolsonaro e quer deixar de ser conhecida como a estatal do trem-bala. A empresa foi mantida para ajudar nos estudos e projetos de concessões de infraestrutura e na construção do Plano Nacional de Logística. Ela, porém, depende de dinheiro da União para funcionar e não tem perspectiva de atingir sua independência financeira.

O presidente Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral, disse que a “estatal do trem-bala” seria uma das “50” empresas criadas pelos governos petistas que seriam extintas ou privatizadas se eleito. A ideia tem o apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do secretário especial de Desestatização e Desinvestimento, Salim Mattar. Mas Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, pasta responsável pela EPL, resolveu manter a empresa.

Freitas, inclusive, não gosta que a EPL seja chamada de estatal do trem-bala. “A EPL já abandonou esse projeto há tempo (...) não sei porque insistem em chamá-la assim”, disse em coletiva do Programa de Parceiras e Investimentos (PPI), ao ser questionado sobre a não privatização ou liquidação da companhia. A ideia do ministro é desconstruir essa imagem negativa da EPL e mostrar que ela é útil na modelagem das novas concessões de infraestrutura.

A missão está a cargo de Arthur Luis Pinho de Lima, nomeado diretor-presidente da estatal. Lima, ao contrário do ministro, diz que a EPL se “orgulha muito” de ter sido criada para fazer os estudos de viabilidade econômico-financeira do trem de alta velocidade (TAV), nome técnico para o projeto do trem-bala.

“Naquele momento se entendia necessário estudar a viabilidade de um trem de alta velocidade que ligasse São Paulo ao Rio de Janeiro. Mas nós vimos nos estudos que seria inviável economicamente [tirar o projeto o papel]. A tarifa poderia ser demasiadamente cara, o que inviabilizaria o projeto. Aí fomos caminhando e mudando o foco da empresa”, explicou Lima, que recebeu à reportagem em seu escritório.

O que faz a EPL

A EPL é uma prestadora de serviço para o governo. Ela faz os estudos para as concessões de rodovias e presta apoio técnico nas concessões de ferrovias e terminais portuários. Também é responsável pelo Plano Nacional de Logística (PNL), que traz um diagnóstico da logística brasileira e prevê os empreendimentos necessários para melhorar a malha de infraestrutura.

O governo federal, assim que uma concessão de infraestrutura é aprovada no Conselho do Programa de Parcerias e Investimento (PPI), pode contratar a EPL para realizar os estudos de viabilidade econômico-financeira do empreendimento. A contratação é feita via dispensa de licitação.

Os estudos de concessão feitos pela EPL compreendem 19 etapas, dividas, principalmente, na caracterização de demanda; no mapeamento e levantamento das condições do ativo a ser concedido; nas soluções de engenharia; na orçamentação dos investimentos que serão necessários; e na precificação. Essas etapas incluem analisar desde o volume de tráfego local e de onde vem e para onde vai a carga até gargalos logísticos e entrevistas com a população que será afetada.

Concluído os estudos, a EPL envia os documentos para o Ministério de Infraestrutura e para a agência reguladora, que vão analisar os resultados e, posteriormente, fazer a publicação do edital para leilão daquele ativo.

Já sobre o Plano Nacional de Logística (PNL), a EPL atua em todas as etapas, identificando desde o cenário atual e os problemas da nossa infraestrutura até propondo soluções.

A estatal tem uma carteira de concessões que, se de fato leiloadas, preveem investimentos na ordem de R$ 203 bilhões ao longo do tempo. São 21 terminais portuários, dois portos, 16,5 mil quilômetros de rodovia, incluindo a Dutra e a CRT, e 1,4 mil quilômetros de novas ferrovias.

Atividades da EPL não poderiam ser incorporadas pelo governo?

Questionado se as atividades prestadas pela EPL não poderiam ser incorporadas pelo Ministério da Infraestrutura, o presidente da estatal diz que a companhia é mais ágil na prestação dos serviços do que uma pasta ministerial.

“Por sermos empresas, temos característica de sermos mais ágeis. Dentro de uma estrutura do governo federal, existem as amarras como a 8.666 [lei das licitações], que exige uma metodologia de contratação diferente, enquanto nós aqui como empresa nós não temos tanta rigidez para contratar”, diz Arthur Luis Pinho de Lima.

“E como o estudo [de infraestrutura] demanda contratação de empresas capacitadas e especialistas nas áreas que fazem, nós entendemos que essa metodologia do governo ao criar uma empresa possibilita aumentar sua capacidade de entregas para o cidadão”, completa, ao se referir sobre a necessidade de a EPL precisar contratar outras empresas para ajudá-la nos projetos de concessão.

A estatal tem um quadro aprovado de 143 funcionários, entre pessoas cedidas pela administração direta e comissionados. Atualmente, 125 pessoas trabalham na empresa. Ela aluga um escritório na área central de Brasília para manter suas instalações.

Estatal depende de recursos do governo para se manter

A EPL é uma das 18 estatais que dependem de recursos da União para se manter, por isso classificadas como estatais dependentes. Ela não gera receita suficiente para bancar suas despesas e depende de subsídios do Tesouro para funcionar. Isso desde a sua criação.

No ano passado, a União enviou R$ 64,73 milhões à companhia, que tem um grau de dependência (percentual das despesas não cobertas com as receitas geradas pela empresa), de 98%. O secretário Salim Mattar, responsável pelas privatizações, já afirmou ser contra a manutenção de estatais dependentes que prestam serviços que poderiam ser feitos pela iniciativa privada.

O presidente da EPL, por outro lado, não considera ruim o custo que o governo tem para manter a empresa. “Nós consideramos como um investimento. Por exemplo, nós somos a grande empresa que estrutura logística no país. isso não tem preço para o governo federal”, defende-se. “Ouso a dizer que não existe uma empresa no Brasil que entenda tanto de concessões rodoviárias como a EPL.”

Lima admite que não há perspectiva para que a EPL alcance a sustentabilidade econômica financeira e deixe de ser uma empresa dependente de recursos da União. A estatal chegou até dar lucro (o seu primeiro) em 2018, mas o valor (R$ 1,7 milhão no positivo) foi alcançado contando o dinheiro que a empresa recebeu do Tesouro. Sem isso, ela fecharia no vermelho no ano passado em R$ 70,6 milhões.

"Estamos trabalhando fortemente para diminuir dependência do governo, acredito que com aumento dos estudos nós vamos ampliar a lucratividade, mas nós temos um pedaço que tem que ser subvencionado pelo Estado”, diz Lima. Ele completa: “A parte de planejamento não tem como ser precificada. É característica do estado estudar”.

Questionado se há algo na lei de criação da empresa que impede a EPL de prestar serviço para iniciativa privada, com o objetivo de aumentar sua receita, Lima diz que não. Contudo, o presidente afirma que o foco da estatal, segundo seu planejamento estratégico, é prestar serviço para o governo e não há planos para trabalhar com a iniciativa privada.

Ele afirma que a única ampliação será feita no sentido de prestar serviço também aos governos estaduais. Alguns contratos já estariam sendo negociados.

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Comentários [ 34 ]

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  • Í

    Ítalo

    ± 3 minutos

    Ela deveria trabalhar com a inciativa privada para reduzir tanto quanto possível a sua dependência com a União. Mas reconheço que ela é necessário para o estudo de viabilidade de projetos do Governo. Então, é um preço baixo a se pagar.

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    • Í

      Ítalo

      ± 7 minutos

      Ela deveria trabalhar com a inciativa privada para reduzir tanto quanto possível a sua dependência com a União. Mas reconheço que ela é necessário para o estudo de viabilidade de projetos do Governo. Então, é um preço baixo a se pagar.

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      • C

        Celio Azevedo

        ± 225 dias

        Trem bala já, mas com dinheiro privado!

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        • F

          Flavio Teixeira

          ± 230 dias

          Para criar uma estatal nesse fim de mundo, só precisa de uma canetada. Mas para acabar com uma, depois de algum político ter colocado lá, um assecla seu... esqueça

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          • W

            WILSON

            ± 236 dias

            Uma empresa de planejamento , estatal , é feita para dar apoio técnico especializado ao governo .Não é para dar lucro ,é um investimento super necessário que facilmente se paga ao dar soluções técnicas otimizadas para problemas de engenharia e correlatos . Quem já trabalhou em governo sabe da falta que faz ter uma consultoria deste tipo ,de qualidade , nas decisões para segurar besteiras técnicas propostas por políticos populistas...como foi o caso do trem-bala !!!!

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            • ██

              ± 236 dias

              SP/ Rio.....umas das 4 rotas aéreas mais rentáveis do mundo.....será que as companhias aéreas vão deixar construir o trem bala;

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              • F

                Francisco Krupa

                ± 236 dias

                Brasil não muda mesmo. Estatal inútil. Cabide de empregos. Estatal que não deveria nem ter sido criada. Que o Bolsonaro cumpra as promessas de campanha.

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                • Í

                  Ítalo

                  ± 5 minutos

                  Inútil ter uma empresa que busca otimizar o gasto público pesquisando a viabilidade de projetos? Quer um Estado sem gasto, muda para o Ancapistão.

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                Neto

                ± 236 dias

                Quanto ao trem-bala, não viabilizou porque o governo federal nunca viabilizou uma demanda mínima. Como calcular a demanda do trem para assim calcular o lance? Se ficar tudo como risco do empreendedor não sai.

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                • N

                  Neto

                  ± 236 dias

                  O governo federal nunca GARANTIU uma demanda mínima.

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                joao cesar reinert

                ± 236 dias

                CARAMBA ! CADÊ A REPORTAGEM SOBRE O PAVÃO ???

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                • N

                  Neto

                  ± 236 dias

                  Planejamento é função de governo mesmo. Se depender do mercado não sai, como já vimos no passado. Restava saber se precisa ser estatal mas a matéria explica que sim. Contudo, parte ou toda sua receita deveria vir de encargos a serem pagos pelas empresas vencedoras das licitações.

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                  • M

                    Marcelo Roberto Fernandes

                    ± 236 dias

                    Governinho mais do mesmo!

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                    • R

                      Ren Wysocki

                      ± 236 dias

                      Kkk. Chora mais petista. Mais do diferente. Se a empresa é importante não pode ser extinta. Cadê você quando o Lula criou 60 estatais, apenas para pindurar os apadrinhados políticos?

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                  • R

                    RMSL

                    ± 236 dias

                    Se der resultado agora mantém senão PRIVATIZA. Dá uns 2 anos para a estatal mostrar bons resultados, que ajudem o país em tecnologia.

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                    • A

                      ADERVAL C FORSTER

                      ± 236 dias

                      M´ingana, qu´eu gostcho. A EPL (trem do lula) foi formada pela corja lulaláu/dilmente e está queimando verba desde sua invenção, já tem outros tantos departamentos federais para gerir, projetar, consrtruir e manter concessões de estradas, aeroportos, ferrovias, e portos, Não insistam nesta enrolação, A EPL tem que acabar, fechar, ser extinta, e petralhada despejada. Temos governo novo ou só enganação ? fala aí, Presidente

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                      • M

                        Marcelo Martins

                        ± 236 dias

                        Não temos que ter empresa de trem. Estado minimo!!!

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                        • Í

                          Ítalo

                          ± 3 minutos

                          Estado Mínimo não é Estado Nulo, inteligente. Nem tudo a inciativa privada cobre.

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                      • L

                        Luciano Cezar Marca

                        ± 236 dias

                        Eu ainda me surpreendo com as respostas dadas pelos nossos gestores públicos. Dizer que o trem bala entre SP e RJ era, ou é, economicamente inviável? Não vou usar o termo “mentira”, mas os estudos da época comprovaram que era sim viável. O projeto só não foi adiante porque nossos queridos deputados federais e senadores resolveram extender o trajeto do projeto inicial. Inicialmente ele partiria de SP, e depois de muito choro político, decidiram iniciar por Campinas, o que inviabilizaria o custo das passagens. Esse é só um dos motivos. É só consultar a empresa contratada pelo projeto construtivo da obra, a Italiana Italplan (matéria publicada na revista Veja alguns anos atrás).

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                        • G

                          Giordano Bruno

                          ± 236 dias

                          Ainda falta no Brasil o direcionamento estratégico para o transporte ferroviário ao menos de cargas pesadas. Mesmo países de menores dimensõs territoriais, como Alemanha e França, transportam a maior parte de sua produção por ferrovia, ficando o transporte rodoviário mais para distribuição em trajetos menores. É quase impossível a manutenção da atual malha rodoviária com tão grande fluxo de caminhões pesados. O ministro de infraestrutura certamente tem essa visão, mas há tanto trabalho que não foi feito nos últimos 20 anos...

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                          • R

                            Ruan Tarlis Mendes de Oliveira

                            ± 236 dias

                            A materia foi clara, a decisão é do ministro da infraestrutura e acima de promessas de campanha, Bolsonaro disse que os ministros tem independência. Fiquei surpreso com o tamanho do ativo da empresa em possíveis concessões. Ainda sou a favor da extinção da mesma, mas realmente há algum sentido na existência dela, pois qual a grande diferença entre ela existir ou que essa equipe seja integrada diretamente ao ministério? Afinal, o trabalho que ela presta é necessário e alguém precisa prestar. A iniciativa privada conseguiria atender a demanda do ministério? É um trabalho grande, que dá margens para fraldes em licitações, etc. Enfim, fiquei surpreso com a realidade da estatal.

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                            • A

                              antonov225

                              ± 236 dias

                              Não entendi porque colocaram a foto do conjunto "Carreta furacão". na materia. Este pais tá mais pra circo.

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                              • R

                                Rgluck

                                ± 236 dias

                                Exatamente, achei a foto perfeita para o assunto!

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                            • G

                              Gabriel Alves Pereira Junior

                              ± 236 dias

                              Tudo que ela diz “fazer”, pode ser feito por empresas privadas, de forma mais rápida e eficiente, a um custo menor e sem custos fixos (por projeto ou por conjunto de projetos) . Ele diz que não tem interesse em prestar serviços para a iniciativa privada. Não tem capacidade técnica, nem agilidade e muito menos preço.

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                              • N

                                Neto

                                ± 236 dias

                                Não. Empresa privada não faz planejamento setorial. É função de governo mesmo. A questão é se precisava ser uma estatal que, segundo o texto, se justifica.

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                            • J

                              Jacinto Sorato

                              ± 236 dias

                              deveria ser extinta numa canetada

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                              • U

                                Um brasileiro

                                ± 236 dias

                                Interessante a matéria. Mas como o Bronco não liga para estudos e a última palavra é a dele, resta saber quando ele vai canetear a extinção da empresa.

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                                  Wilbur Archibald III

                                  ± 236 dias

                                  Trem bala no Brasil só se for de fuzil.

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                                    Jorge Dias

                                    ± 236 dias

                                    Esse trem bala tá mais para trem fantasma.

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                                      Renata

                                      ± 236 dias

                                      O governo vai manter uma empresa para prestar serviços apenas para ele, inacreditável.

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                                      • Í

                                        Ítalo

                                        ± 0 minutos

                                        Só ele anda de trem, metrô, caminhão, carro, moto etc né? Kkk

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                                      Renata

                                      ± 236 dias

                                      Muito interessante, uma empresa para cuidar algo que não existe. Eu sei que não foi o Bolsonaro que criou, mas deveria tê-la extinto. Deve ser uma empresa só com diretores, imagina o custo mensal.

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                                        Vanessa

                                        ± 236 dias

                                        Se no final houver a privatização é oque importa.

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                                        • J

                                          JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                          ± 236 dias

                                          Independente de qualquer coisa deve ser privatizada.

                                          Denunciar abuso

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