i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Combate à corrupção

O “fim” da Lava Jato e as semelhanças com o desmonte da operação Mãos Limpas na Itália

  • PorAndrea Torrente, especial para a Gazeta do Povo, e Fernando Martins
  • 09/10/2020 16:16
O "fim" da Lava Jato e as semelhanças com o desmonte da operação Mãos Limpas na Itália
Cinegrafista filma viatura da Polícia Federal: Lava Jato perdeu holofotes e passa por ataques.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

O presidente Jair Bolsonaro disse na quarta-feira (16) que tem orgulho de ter "acabado" com a Lava Jato "porque não tem mais corrupção no governo". A declaração repercutiu negativamente. A força-tarefa da Lava Jato no Paraná emitiu nota dizendo que o discurso do presidente demonstra sua incompreensão da necessidade de a operação continuar e de seu descompromisso com a luta anticorrupção. Além disso, a declaração ocorre em meio a uma série de ataques que a operação vem sofrendo nos últimos meses e do receio dos investigadores de que a Lava Jato efetivamente tenha um fim.

Se a Lava Jato de fato acabar no governo Bolsonaro, será mais uma das muitas semelhanças entre a investigação brasileira e a operação anticorrupção Mãos Limpas, da Itália.

A Mani Pulite, nome em italiano da investigação, acabou em 1994, durante o governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Antes de comandar a Itália, ele era apenas um empresário e outsider da política. Mas se aproveitou do vácuo de poder deixado pelos partidos tradicionais e se tornou primeiro-ministro surfando na onda da Mãos Limpas, com um discurso anticorrupção.

Nove meses após a posse de Berlusconi, a operação foi encerrada em meio a ataques de todos os lados e à aprovação de leis que dificultaram a punição de corruptos.

A trajetória de Bolsonaro até o Planalto é parecida com a de Berlusconi. O avanço das investigações da Lava Jato abalou os principais partidos – PT, MDB e PSDB – deixando um vácuo, preenchido por Bolsonaro. Embora não fosse um outsider como Berlusconi, Bolsonaro adotou um contundente discurso contra a corrupção e se apresentava como um ferrenho defensor da Lava Jato.

Em agosto de 2017, ao anunciar sua pré-candidatura para presidente, ele ditou o tom da campanha eleitoral: “Vivemos no país da corrupção (…) Está em jogo o futuro do Brasil”. Os ataques à esquerda se intensificaram ao longo da campanha e o centrão foi definido como “escória política” em julho de 2018.

As 81 páginas do plano de governo do então candidato Bolsonaro demonstram esse posicionamento. A expressão “combate à corrupção” e respectivas variações do termo são mencionadas 20 vezes no documento – uma a cada quatro páginas. Em suas propostas, Bolsonaro também contemplava o compromisso do candidato em resgatar as dez medidas contra a corrupção propostas pela força-tarefa da Lava Jato e assinadas por dois milhões de pessoas. Em 2016, a proposta virou o Projeto de Lei n.º 4.850, que há mais de quatro anos tramita no Congresso.

Já eleito presidente, Bolsonaro deu sua maior demonstração de alinhamento com a Lava Jato ao convidar o então juiz da Lava Jato Sergio Moro para assumir o Ministério da Justiça.

A demissão de Moro e as investidas de Aras contra a Lava Jato

Mas, menos de dois anos depois da eleição presidencial de 2018, o vento em Brasília mudou de direção. Em abril, Moro deixou o governo alegando tentativa de interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal (PF).

Nessa mesma época, integrantes da chamada "velha política" ganharam novamente um lugar ao sol no governo Bolsonaro, e o Centrão passou a apoiar Bolsonaro no Congresso. A lua de mel do presidente com a Lava Jato também foi definhando à medida que foram se intensificando as investigações do Ministério Público do Rio contra Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Paralelamente, o procurador-geral da República Augusto Aras – nomeado por Bolsonaro fora da lista tríplice escolhida em eleição interna do Ministério Público Federal (MPF) – iniciou uma ofensiva contra as forças-tarefas da Lava Jato em Curitiba, São Paulo, Rio e Brasília. Medidas e propostas de Aras foram vistas como tentativas de asfixiar as operações de combate à corrupção.

No início de setembro, as forças-tarefas de Curitiba e São Paulo foram fortemente abaladas por mudanças internas. Os procuradores da capital paulista pediram demissão em massa, após denunciarem "incompatibilidades insolúveis" com a Procuradoria-Geral da República (PGR). No Paraná, o então coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol, alegou motivos pessoais e deixou cargo.

Em suas investidas contra a Lava Jato, Augusto Aras obteve apoio público de ao menos um integrante da família Bolsonaro. "Aras tem feito um trabalho de fazer com que a lei valha para todos. Embora não ache que a Lava Jato seja esse corpo homogêneo, considero que pontualmente algumas pessoas ali têm interesse político ou financeiro. Se tivesse desmonte das investigações no Brasil, não íamos estar presenciando essa quantidade toda de operações", disse o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no começo de agosto, ao defender que os excessos da operação precisam ser investigados.

As ameaças à Lava Jato vindas do Congresso e do STF

Em entrevista à Gazeta do Povo, Deltan denunciou ameaças externas vindas do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso, e traçou um paralelo com o que ocorreu com a operação Mãos Limpas na Itália, em 1994.

Entre as semelhanças citadas por Deltan estão a reação do establishment político, a substituição da pauta anticorrupção por uma pauta contra alegados abusos do Judiciário e do MP, e uma série de projetos do Congresso que, na visão do procurador, têm efeito de dificultar investigações e processos contra a corrupção.

Ainda em 2019, antes da intensificação das investidas contra a Lava Jato, o Congresso aprovou a Lei de Abuso de Autoridade – vista pela força-tarefa como uma tentativa de intimidar policiais, procuradores e juízes que trabalham em operações anticorrupção. Bolsonaro sancionou a lei, com alguns vetos.

Atualmente, estão em tramitação no Congresso uma série de propostas com potencial para dificultar a punição de casos de corrupção. Essas propostas, por exemplo, afrouxam a Lei de Improbidade Administrativa e a Lei de Lavagem de Dinheiro e diminuem a pena para o caixa dois eleitoral.

Chama a atenção o fato de aliados de Bolsonaro estarem à frente de algumas dessas propostas. O projeto que enfraquece Lei de Improbidade, por exemplo, está sendo articulado pelo líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR) juntamente com Carlos Zarattini, parlamentar paulista do PT – o partido mais crítico da Lava Jato.

Paralelamente, projetos da pauta anticorrupção, como o que autoriza a prisão de condenados em segunda instância judicial, estão tramitando em ritmo lento.

Apesar disso, o procurador Deltan Dallagnol afirmou, em entrevista à Gazeta do Povo, que o Brasil ainda não repetiu a Itália nesse ponto – o que representa uma esperança na luta anticorrupção. “Até agora não existiu ainda grandes mudanças na lei que esvaziaram as punições, como aconteceu lá [na Itália]. Lá, por exemplo, se descriminalizaram algumas condutas e mudaram regras de prescrição”, disse Deltan.

O STF é outro poder onde as investidas contra a Lava Jato ocorrem já há alguns anos. O Supremo está dividido entre ministros "lavajatistas" e "anti-lavajatistas". Ora um grupo consegue vitória, ora o outro.

No ano passado, por exemplo, a decisão do STF que vedou a possibilidade de prender condenados em segunda instância judicial foi uma derrota da ala pró-Lava Jato. A medida permitiu a soltura de vários condenados em processos decorrentes da operação – incluindo ex-presidente Lula.

E a balança pode estar pendendo ainda mais para o lado anti-Lava Jato por escolha de Bolsonaro. Indicado pelo presidente para uma vaga no STF, o desembargador Kassio Nunes Marques é visto como um "juiz garantista". O termo define o magistrado que defende as garantias individuais acima de tudo em suas decisões. E, dentro do Supremo, o "garantismo" tem representantes como Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, todos considerados "anti-Lava Jato".

Kassio Nunes Marques, por sinal, já deu declarações públicas indicando estar alinhado a essa posição. Em conversa com senadores na última terça-feira (6), Marques afirmou que "ninguém é contra o combate à corrupção", mas que é preciso "aparar" os excessos de operações como a Lava Jato.

A ascensão de Berlusconi

No início de 1994, recém-empossado primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi também tentou legitimar seu governo surfando na imagem da operação Mãos Limpas.

Ele convidou os então juízes Antonio Di Pietro e Piercamillo Davigo, integrantes da força-tarefa de Milão, para assumirem os cargos, respectivamente, de ministros do Interior e da Justiça. Ambos recusaram. Mas Di Pietro iniciaria uma carreira política posteriormente, em abril de 1996, um ano e meio após deixar a magistratura, quando foi nomeado ministro da Infraestrutura do governo de centro-esquerda comandado pelo primeiro-ministro Romano Prodi.

Quando, em fevereiro de 1992, a força-tarefa italiana deflagrou a operação Mãos Limpas, o então empresário Silvio Berlusconi usou seus veículos de comunicação para apoiar abertamente a operação. Havia respaldo da opinião pública italiana, cansada de décadas de corrupção. Levantamento da Universidade de Cagliari aponta que, durante a operação, as três redes de televisão de Berlusconi dedicaram 40% do tempo às investigações lideradas pelo juiz Antonio Di Pietro.

Antes que fosse abruptamente encerrada em dezembro de 1994, após ataques vindo de todos os lados – do governo, parlamento, parte do Judiciário e da mídia –, a Mãos Limpas havia investigado, prendido e processado centenas de pessoas entre empresários e figurões da política, principalmente do partido de centro Democrazia Cristiana e dos socialistas.

Isso havia aberto o caminho para a ascensão de novas forças políticas, entre elas o partido de centro-direita Forza Italia, de Berlusconi.

Nas eleições de março de 1994, a coalizão liderada por Berlusconi, que englobava também os ex-fascistas de Alleanza Nazionale e os independentistas da Liga Norte, conquistou 43% dos votos, levando o empresário ao cargo de primeiro-ministro pela primeira vez. Era a promessa da nova política, não tão diferente do que aconteceu no Brasil.

As atitudes dúbias de Berlusconi em relação à Mãos Limpas

Apesar da atuação de seus veículos de comunicação em prol da força-tarefa da Mãos Limpas e de se beneficiar eleitoralmente da pauta anticorrupção, Berlusconi mantinha uma atitude volúvel sobre a operação.

No verão de 1993, antes de se candidatar, suas empresas entraram na mira dos investigadores e o empresário ordenou que seu jornal, Il Giornale, iniciasse uma campanha midiática contra os magistrados. O diretor de redação, Indro Montanelli, recusou e tentou resistir às pressões, mas deixou o cargo poucos meses depois.

Berlusconi sempre justificou seu empenho político como uma forma de evitar que a Aliança dos Progressistas, que reunia partidos de esquerda, tomasse o poder “após ter arrebentado a democracia por meio do uso político da Justiça”. Seu braço direito, Marcello Dell’Utri, porém, deu uma versão diferente: “Silvio Berlusconi entrou na política para defender suas empresas”, disse em dezembro de 1994.

Desde 1993, pairavam sobre o Berlusconi-empresário acusações de ter pagado propinas e caixa dois a políticos para ganhar licitações, entre outros crimes. As investigações avançaram durante o seu governo e, várias vezes, o primeiro-ministro ameaçou denunciar a força-tarefa por atentado aos órgãos constitucionais.

Em julho de 1994, o governo Berlusconi enviou ao parlamento um decreto batizado pela oposição de “salvaladri” (salva ladrões), que transformava a prisão preventiva em prisão domiciliar para réus e investigados pelos crimes do colarinho branco. A tentativa de “presentear” os envolvidos na Mãos Limpas acabou sendo barrada no parlamento.

O fim da Mãos Limpas

Paralelamente, os integrantes da força-tarefa de Milão foram vítimas de dossiês secretos com informações falsas e recebiam ameaças anônimas de mortes. Também foram alvo de inquéritos e ações disciplinares para apurar supostos desvios – que lembram as investigações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o procurador do MPF Deltan Dallagnol.

"Sei que no Brasil tem uma tentativa em curso, igual ocorreu na Itália, de fazer acreditar que houve um golpe judiciário com finalidades políticas e não uma investigação sobre os políticos corruptos”, afirmou Di Pietro em entrevista à Gazeta do Povo, em 2019. “Espero que a opinião pública não fique desinformada ao ponto de ficar confusa em relação à realidade dos fatos”, acrescentou.

Na Itália, a deslegitimação do trabalho dos magistrados continuou até o cerco se fechar no dia 6 de dezembro de 1994, quando Di Pietro tirou a toga durante uma audiência decretando o fim da operação e o desmembramento da força-tarefa.

Em janeiro passado, em entrevista ao semanal italiano L’Espresso, o ex-juiz afirmou que deixou a investigação porque temia ser preso por causa das acusações de corrupção passiva e abuso de poder. Nos anos seguintes, ele foi absolvido em todos os processos.

71 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 71 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    carlos

    ± 16 dias

    O mito das milícias tá calminho... Isso é facilmente explicado pelo fato de os 3 milicianinhos estarem a caminho do xilindró! A micheque tá com o ** na mão também!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      LEONARDO BARBASKI

      ± 16 dias

      Quando chega 2022 pra gente virar mais essa página? Mas tenho medo, depois de Lula, Dilma e Bolsonaro, quem será o próximo burro a virar presidente nessa terra de ignorantes? Mais um q não sabe se expressar direito, q nunca sabe de nada (aliás desde FHC né), q "só quer fazer o bem" e "trabalhar" mas é cheio de maracutaia. Quando, quando vamos ter um presidente que não seja um fanfarrão?? Que difícil que é ser brasileiro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • F

        Freitas

        ± 16 dias

        Flavio Teixeira: O problema é que as "pessoas de bem" fogem da Política. A Política é sinônimo de podridão.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • F

        Flavio Teixeira

        ± 16 dias

        A resposta à sua pergunta seria muito fácil: quando o povo soubesse votar. Mas ocorre que além de votarmos errado, na imensa e esmagadora maioria das vezes, os candidatos também não ajudam em nada. É a eterna escolha do menos pior... entre os horrorosos candidatos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • E

      Eden Lopes Feldman

      ± 16 dias

      Entendo que a Gazeta do Povo tem em seu quadro de jornalistas muitos que defendem o progressismo, e desta forma criticam Bolsonaro. Isto é democracia. Mas fico estupefato em verificar que um comentário irônico é literalmente interpretado como afirmação. E aí só me resta uma conclusão: a ideologia sobrepõe a lógica.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • I

        IvoHM

        ± 16 dias

        É triste ver tanta gente que, em suas profissões, têm como pressuposto básico o domínio da língua portuguesa, agir de forma tão amadora, para dizer o mínimo, ou mal intencionada mesmo, a ponto de "não perceber" a ironia da figura de linguagem empregada pelo presidente Bolsonaro.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        7 Respostas
        • F

          Freitas

          ± 16 dias

          IvoHM: E a PF? É omissa? Por que não investiga o tal sumiço das maletas? Ninguém apresentou denúncia formal? rssssss

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • I

          IvoHM

          ± 16 dias

          Freitas: As maletas Guardião, de escuta telefônica. Eram três, não eram? E parece que duas desapareceram da sala da LJ. Quem denunciou foi o site CONJUR. Até agora, o site não desementiu.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • J

          Jonsimar Tadeu Catapan

          ± 16 dias

          Até parece que o Bolsonaro é o único di@b0 neste inferno, e agora todo mundo virou santinho! Ah! Façam-me o favor! E o outro lá diz pra não ser ingênuo!!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • J

          Jonsimar Tadeu Catapan

          ± 16 dias

          Pode até ser que o Aras tenha entrado com esse objetivo, mas, pra variar, todos estão criticando apenas o Bolsonaro, e não estão VENDO que Congresso, Câmara, STJ, Governos e Prefeituras estão contentíssimos com a medida. Será que o Bolsonaro é mesmo o único responsável pelo fim desta Operação?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          ± 16 dias

          IvoHM: Malestas? Que maletas? rsss Mande a PF procurar o que você acha que está perdido. Mande o Aras bisbilhotar. Bolsonaro nomeou AUGUSTO ARAS para desmontar a Lava Jato.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • I

          IvoHM

          ± 16 dias

          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • F

          Freitas

          ± 16 dias

          iVO, não seja ingênuo. Jair Bolsonaro levou o cartão amarelo de muitos leitores não foi pela "ironia", mas, sim, pela soma dos seus atos que vêm colaborando para o fim da Lava Jato.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • M

        Marco Polo

        ± 16 dias

        Muito triste brasileiros sem noção e/ou de má-fé, cuja visão é forçosamente oblíqua. Antes de Bolsonaro, Renan, Gilmar, Dilma, Lula, Zé Dirceu, Lindinho, e tantos outros já vinham tentando reduzir/acabar com a eficácia da Lava-Jato – estancar a sangria -. Se lembram? Logo, nunca foi de agora! Com Bolsonaro, o que esse grupo pretende é bem definido, é pegar cada faceta do mundo político e procurar como pode ser criada alguma narrativa negativa. Assumem a clara desfaçatez de atribuem, a nós que optamos pelas mudanças, o desmonte de tudo de bom que proporcionaram anteriormente: o desenvolvimento, a ética e a moral, a educação, a saúde, o emprego, a probidade, a segurança, a não corrupção, ....

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Magela

          ± 16 dias

          Sempre apoiei este governo, mas está começando a meter os pés pelas mãos , primeiro foi esta indicação para o STF, agora esta declaração cabulosa.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • N

            NH4NO3

            ± 16 dias

            Ah se fosse a Dilma a interferir na LJ. Eita povo do Brasil é bobo mesmo! Eita gado tanso! Par de chifres na cabeça!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Laucimar da Cunha

              ± 16 dias

              No meio do ano passado eu já tinha feito um comentários alertando para isso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                Jr

                ± 16 dias

                É frustrante ver como perdemos uma das maiores operações anticorrupção no Brasil!!! Difícil até de expressar a tristeza que sentimos...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Paulo

                  ± 16 dias

                  A Gazeta, mais uma vez, está de parabéns. Aos apoiadores do Bozo do Pantano um desafio. Se nenhum politico for condemado pelo STF até o final do governo do Bozo do Pantano, vcs anulam o voto? Pode ser?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Pedro Maome Machado

                    ± 16 dias

                    Com a palavra Rodrigo Chemim, o cara que mais entende de operação mãos limpas no Brasil!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • V

                      Veruza Melo

                      ± 16 dias

                      Parabéns a reportagem detalhou tudo o que está acontecendo no cenário atual do Brasil e fez um comparativo ótimo com o que ocorreu na Itália em 1994. Lamentável ver o povo cego aplaudindo o desmonte da lava jato !

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • V

                        Veruza Melo

                        ± 16 dias

                        Parabéns a reportagem detalhou tudo o que está acontecendo no cenário atual do Brasil e fez um comparativo ótimo com o que ocorreu na Itália em 1994. Lamentável ver o povo cego aplaudindo o desmonte da lava jato !

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • W

                          Weber

                          ± 16 dias

                          A Lava Jato continua firme e forte apesar do STF. Quem escreveu esse artigo é um militante político a favor da velha política que está por trás da corrupção.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          4 Respostas
                          • P

                            Paulo

                            ± 16 dias

                            A turma no Bozo tem uma grande dificuldade de raciocinio. A lava jato não é nada sem o STF. O bozo falou que acabou com a LJ não pelo desmonte promovido pelo Aras, mas pela indicação do Kassio. Será que precisa desenhar que tudo vai continuar como antes?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulo

                            ± 16 dias

                            Acho q vc nao ficou sabendo que o Aras mandou bisbilhotar os arquivos da LJ ou que o Deltan saiu e que 40 procuradores de SP também sairam pelo desmonte promovido pelo garotão PGR

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • V

                            Veruza Melo

                            ± 16 dias

                            Acorda garoto vem pro mundo real , o Bolsonaro está fazendo de tudo pra acabar com a lava jato ! Veja a entrevista que o Renan Calheiros deu a CNN falando do grande legado do Bolsonaro !

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 16 dias

                            Augusto Aras é militante político? Ele é que está acabando com a Lava Jato. A mando de quem?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • U

                          Uwe Radloff

                          ± 16 dias

                          Um dia as pessoas entenderão o “humor negro” do nosso Presidente!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • F

                            Freitas

                            ± 16 dias

                            A indicação de Augusto Aras para acabar com a Lava Jato faz parte do tal "humor negro" do Presidente?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 16 dias

                            Sim, JB tem "humor negro" e se reúne com o "ANJO" (Wassef), padrinho do indicado ao STF, Kassio. rssss

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • T

                          Thiago Piedade

                          ± 17 dias

                          Esse artigo causa vergonha alheia. Mas, enquanto isso, a lava-jato segue a todo vapor, atacando tucanos pela primeira vez (com direito à denúncia oferecida por Aras contra Aécio), e combate à corrupção, em especial ao COVIDÃO, igualmente.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          5 Respostas
                          • F

                            Freitas

                            ± 16 dias

                            Thiago Piedade: TEIMOSO, HEIN? TOME >>> Procurador-geral da República pede novamente prisão de Aécio Neves Rodrigo Janot recorreu contra decisão do ministro Marco Aurélio Mello, que havia negado pedido em junho. Em nota, defesa argumentou que PGR não apresentou 'fato novo' para justificar prisão. Por Mariana Oliveira e Renan Ramalho, TV Globo e G1 — Brasília 31/07/2017 18h07 Atualizado há 3 anos

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • T

                            Thiago Piedade

                            ± 16 dias

                            Freitas: kkkk. O que foi falado é que foi a primeira vez que um PGR (Procurador-Geral da República) foi pra cima de político tucano de alta envergadura, como se lê acima. Mas, para quem acha que juiz de direito faz denúncia contra alguém no processo penal ..

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 16 dias

                            Thiago Piedade: Sim, outra denúncia. Aécio já tinha sido denunciado MESMO ANTES DE ARAS SER PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA. PORTANTO, A LAVA JATO NUNCA deixou de denunciar integrantes de outros partidos >>>> "O congressista já é réu em outro caso em que é acusado de receber R$ 2 milhões em propinas da JBS. Ele foi gravado pelo dono da companhia, Joesley Batista, negociando pagamentos de valores." (está na notícia que você colocou). PORTANTO, É MENTIRA QUE TUCANOS FORAM DENUNCIADOS PELA PRIMEIRA VEZ POR INICIATIVA DO ARAS. Diversos outros tucanos são réus graças à Lava Jato anterior a ARAS.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • T

                            Thiago Piedade

                            ± 16 dias

                            Freitas: https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/aras-denuncia-aecio-propinas.html

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 16 dias

                            AÉCIO NEVES foi denunciado por JUIZ DE PRIMEIRA INSTÂNCIA em 05.07.2019 >>> "Uma denúncia contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-SP) no âmbito da Lava Jato foi aceita pela Justiça Federal de São Paulo, nesta sexta-feira (5). O tucano é acusado de receber propina de R$ 2 milhões do empresário Joesley Batista, dono do frigorífico JBS e do grupo J&F, e de tentar obstruir investigações da Lava Jato. Segundo informações do portal G1, o advogado do parlamentar afirmou que “não há fato novo” e que vai “provar que Aécio foi vítima de ação criminosa”. A irmã, um primo e um assessor parlamentar do deputado também respondem ação penal por corrupção passiva."

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • M

                          MAM

                          ± 17 dias

                          BraZil livre da corrupção, exceto da familiciana Bolsonaro!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LAUDI CARLOS VEDANA

                            ± 17 dias

                            Lava Jato só pode acabar quando os ladrões do dinheiro público (nosso dinheiro) for devolvido e os condenados cumprirem suas penas segundo a lei .Aí sim, pode passar a régua

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marco Polo

                              ± 17 dias

                              Na realidade a metáfora de Bolsonaro serviu mais uma vez para alienados se regorjearem e de pretexto para o prezado Andrea Torrente vender seu "peixe"." Fico pensando essa turma se preparando para Medicina, Engenharia ou Ciências Naturais, já que nem a própria língua e linguagem de expressão conseguem entender. Isso é Paulo Freire na cabeça!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              6 Respostas
                              • V

                                Veruza Melo

                                ± 16 dias

                                É só acompanhar os mandos e desmandos : - tirou o coaf do ministério da justiça - sancionou a lei do juiz de garantias - colocou um amigo do PT que deu festa pro pt no comando da PGR ; - Por ultimo ao invés de colocar um conservador no cargo colocou um progressista na cadeira do STF , que até o curriculum dele tem falhas gravíssimas (veja no antagonista ) - e como se não bastasse a m@&$ toda o Renan Calheiros aplaudindo de pé o grande legado que o Bolsonaro está deixando pros POLÍTICOS , pois esta acabando com a lava jato (veja entrevista na CNN)

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 17 dias

                                Marco Polo: Augusto Aras é uma ironia. CENTRÃO é uma ironia. Kassio no STF é uma suprema ironia. Não apoiar a prisão em segunda instância é pura ironia. Calar-se a respeito do privilégio do foro é uma simples ironia. SOME TUDO E VOCÊ VERÁ QUEM O GOVERNA. E o pessoal acha que o "cara" está apenas brincando. Fosse apenas uma frase isolada, tudo bem.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marco Polo

                                ± 17 dias

                                Perfeito Paula, são limitados ao extremo, complexados e além de tudo vaidosos. Os componentes perfeitos para esses amorais saírem falando besteira e infantilidades a torta e a direita. E ficam desesperados, pois que só os iguais é que continuam lhes dando atenção!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 17 dias

                                PAULA ANDRUSKO: Unir-se à NATA DOS CORRUPTOS no Congresso agora é considerado um ato de ARTICULAÇÃO? Nomear um AUGUSTO ARAS para a PGR é articulação (Aras é articulado com quem?)?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • P

                                PAULA ANDRUSKO

                                ± 17 dias

                                Exatamente. Augusto Nunes citou um evento do Millôr na década de 80 que antes de um comentário irônico ele teve que abrir aspas e dizer que faria um comentário irônico. Não adianta explicar pra quem não entende, pois realmente NÃO VAI ENTENDER. E uma observação, quando alguns dos que criticam chegarem ao poder, aprenderão que política é praticar a "arte do possível". Não há possibilidade de governar sem articulação, o que não significa entregar os Ministérios à quem lhe faça favores e conchavos como era feito depois depois do período militar.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                ± 17 dias

                                Augusto Aras na PGR é uma metáfora? Kassio no STF? Ricardo Barros? Ciro Nogueira? CENTRÃO? ACORDÃO? Afagos e confidências com Gilmar Mendes? Para vocês, tudo são meras alegorias.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo

                              ± 17 dias

                              Se o "ser do pantano" fosse tão comprometido com a lava-jato, para começar, ele não teria nomeado Augusto Aras, um canalha que interferiu diretamente na lava-jato.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • W

                                Walter

                                ± 17 dias

                                GP: a serviço da desinformação. Nada como um dia após o outro. Terá que engolir muita coisa ainda.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  Stanislau Surek

                                  ± 17 dias

                                  Bolsonaro é Petista!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • N

                                    Nelson Vidal Gomes

                                    ± 17 dias

                                    O mais grave de tudo a que estamos assistindo nesse episódio da indicação do desembargador kassio Nunes ao STF, é a subserviência de Chefe de Estado ao Ministro Gilmar Mendes, em pedir aos "benções" deste para seu indicado, o que não fosse os objetivos escusos da oposição "esquerdista" que lhe é favorável, seria motivo, por si só, de pedido de impeachment do Presidente da República. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Freitas

                                      ± 17 dias

                                      Augusto Aras é uma ironia. CENTRÃO é uma ironia. Kassio no STF é uma suprema ironia. Não apoiar a prisão em segunda instância é pura ironia. Calar-se a respeito do privilégio do foro é uma simples ironia. SOME TUDO E VOCÊ VERÁ QUEM O GOVERNA. E o pessoal acha que o "cara" está apenas brincando. Fosse apenas uma frase isolada, tudo bem.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • W

                                        Waldemir R T Melo

                                        ± 17 dias

                                        Qualquer semelhança não é mera coincidência, ótima matéria, Bolsonaro outro espertalhão 171, conseguiu enganar boa parte dos eleitores, enganou até o Moro um juiz experiente acostumado a lidar com larápios do naipe do Lula por exemplo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Freitas

                                          ± 17 dias

                                          Se não houver prisão de que adiantam operações do nível da Lava Jato? Muitos, fanatizados ou não, têm que entender que se não apoiarmos políticos que defendam a PRISÃO, de nada adiantarão as diversas reformas que estão na fila. A CORRUPÇÃO acaba com tudo e dizima nossos impostos. No momento em que este governo esqueceu a SEGUNDA INSTÂNCIA, foi o começo do fim da Lava Jato. TODO DIA VEMOS BANDIDOS DE TODA ESPÉCIE SENDO LIBERADOS DA PRISÃO, pois a interpretação da lei os protege.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            JOÃO JERONIMO FLORES DE MIRANDA

                                            ± 17 dias

                                            O jornalista também tem problemas de interpretação, má vontade ou má fé? O que se ouviu do Presidente foi um deboche aos que o atacam e acusam em relação a Lava Jato como fizeram com o Covid. No governo não tem corrupção para atuação da Lava Jato, isso é fato. Quem minou a operação foi o STF e o Congresso que tem poderes absolutos e obstruem o chefe do Executivo, o cara que não conseguiu nem nomear o chefe da PF. Diante desse quadro de limitações ele indignado estampa essa verdade na cara de todos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            3 Respostas
                                            • F

                                              Freitas

                                              ± 17 dias

                                              Marco Polo: Uns 50 da minha família votamos em JB no segundo turno, justamente para não "homologar" o "poste" do Lula. Sabíamos que Jair Bolsonaro não era "lá aquelas coisas". Mas, depois das rachadinhas, dos Queiroz, dos amigos e fantasmas milicianos, depois do Augusto Aras, do Centrão, do Ricardo Barros, do Ciro Nogueira e outros notáveis corruptos... NUNCA MAIS.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Marco Polo

                                              ± 17 dias

                                              Eles sabem disso prezado João, só que perderam também, além das eleições e das boquinhas, a vergonha, passando a ficarem necessitados para extravasar o que têm na cabeça, ...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              Freitas

                                              ± 17 dias

                                              A indicação de AUGUSTO ARAS para a PGR foi um deboche? Foi um deboche a escolha do tal Kassio para o STF? O CENTRÃO é um deboche? Os encontros com Gilmar Mendes são deboches? Os afagos aos notáveis corruptos que hoje compõem a base aliada são deboches?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Doutor07

                                            ± 17 dias

                                            E ha algum lugar, sem ser na Terra do Nunca em que a política é diferente?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Arno Winter

                                              ± 17 dias

                                              E isso aí Roberto R.Passos . Esses "jornalistas", oriundos da escola Freire , não sabem interpretar um texto mínimo. Bolsonaro fez uma ironia , dizendo que alava jato acabou em "seu governo". Prova disso que depois da saída do dito "morno" se ampliaram as operações, mas, todas, referentes a governos anteriores . Precisa desenhar ?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • P

                                                Paulo

                                                ± 17 dias

                                                Qual o problema que vcs tem em entender que pode ter zihoes de operações que não vão dar em nada se o STF estiver aparelhado e não comprometido com a politica anti-corrupção? Essas operações é p enganar idhiotas apenas. A "engavetacao" acontece no STF. Nao na PF. Quantos politicos foram investigados e não deu em phorra nenhuma??? Aecio, Jose Serra, Renan Calheiros, Lula, Beto Richa Ricardo Barros, Jader Barbalho?? Quanto dificil é vcs entenderem isso?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • D

                                              Doutor07

                                              ± 17 dias

                                              Ler o que li partindo de colunistas va lá, agora do Editorial é simplesmente ridículo, pois, presumo que haja, ainda que com esforço, alguma inteligência de quem o cria. É sério que vocês estão levando a sério? Não aprenderam nada ainda com o sarcasmo que o PR se refere a vocês, ou foi exatamente esse o ponto, da mimizisse?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • F

                                                Freitas

                                                ± 17 dias

                                                Augusto Aras é uma ironia. CENTRÃO é uma ironia. Kassio no STF é uma suprema ironia. Não apoiar a prisão em segunda instância é pura ironia. Calar-se a respeito do privilégio do foro é uma simples ironia. SOME TUDO E VOCÊ VERÁ QUEM O GOVERNA. E o pessoal acha que o "cara" está apenas brincando. Fosse apenas uma frase isolada, tudo bem. >>> Doutor07, a soma de tudo é mero SARCASMO? É sarcasmo ter na liderança do governo no Congresso NOTÁVEIS CORRUPTOS?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Roberto Rocha Passos

                                              ± 17 dias

                                              Se fosse verdade, não entendo por que o grupo de vermelho está revoltado!!! Muitos ainda não pagaram pelos seus desvios. E quem ouviu o Presidente ontem, está claro que não "acaba"!! Para revolta dos conspiradores, o que ele afirma que a Lava Jato não chega em seu governo!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • F

                                                Freitas

                                                ± 17 dias

                                                Lula está revoltado com os destinos da Lava Jato? Zé Dirceu está? Ate Renan Calheiros está festejando. Quem se revolta são os cidadãos que querem um Brasil justo, com os bandidos na cadeia.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                              ± 17 dias

                                              Os ladrões, corruptos, no Brasil não tem medo da justiça. Sabem, esses bandidos , que as leis no nosso país foram feitas para pessoas humildes , pobres que por um motivo ou outros caíram no mundo do crime. Entretanto, eles sabem que as leis foram feitas por muitos desses bandidos ( de colarinho branco ) e as brechas para soltá-los são enormes...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • G

                                                Goncalves

                                                ± 17 dias

                                                O Presidente não tem poder para acabar a LAVA JATO...E um inquerito da Justiça.....PESSIMO EXEMPLO DA GAZETA EM FORTALECER NARRATIVAS DA IMPRENSA TENDENCIOSA>>>E DO PRESIDENTE FOI INFELIZ COM AS PALAVRAS>>NAO DA PRA SER IRONICO COM ESTA IMPRENSA QUE FICA SO AGUARDANDO UMA OPORTUNIDADE PARAR DESINFORMAR!!! LAmento pela atitude da Gazeta

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • F

                                                  Freitas

                                                  ± 17 dias

                                                  Não tem poder? Basta nomear - e foi o que fez - uma pessoa na PGR para acabar com a Lava Jato. Basta que essa pessoa corte pessoal e verbas da Lava Jato. Entendeu? Preciso desenhar?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Paulo

                                                ± 17 dias

                                                Após ler o texto é só esperar o gado chamar a gazeta de tendenciosa ou negar a existência DOS FATOS. E mais, quando uma obra publica custar 3x mais do que vale,. Os apoiadores do "ser do pantano" deveriam ser os primeiros a pagar a diferença.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  JORGE TADEO HELENO

                                                  ± 17 dias

                                                  Acho que faltou interpretação de texto e de contexto. Foi uma ironia. Só não vê que é tendencioso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • F

                                                    Freitas

                                                    ± 17 dias

                                                    Augusto Aras é uma ironia. CENTRÃO é uma ironia. Kassio no STF é uma suprema ironia. Não apoiar a prisão em segunda instância é pura ironia. Calar-se a respeito do privilégio do foro é uma simples ironia. SOME TUDO E VOCÊ VERÁ QUEM O GOVERNA.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  Curitibano

                                                  ± 17 dias

                                                  Bolsonaro se referir ao centrão como a "escória da política em sua campanha e depois unir-se a e essa escória (da qual sempre fez parte) resume bem a política brasileira.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • F

                                                    Freitas

                                                    ± 17 dias

                                                    E muitos "cegos e surdos" ainda insistem que se trata de apenas uma frase isolada do Presidente. Mera brincadeira. Puro sarcasmo. Um simples deboche.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.