i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
"Rachadinhas"

MP denuncia Flávio Bolsonaro e Queiroz por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa

  • PorEstadão Conteúdo
  • 04/11/2020 09:30
flavio-bolsonaro
Senador Flávio Bolsonaro| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador e ex-deputado estadual Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia ocorre após mais de dois anos de investigação no âmbito do Caso Queiroz, como ficou conhecido o processo das "rachadinhas" supostamente praticadas na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Além de Flávio, foi denunciado o ex-assessor Fabrício Queiroz, apontado como operador do esquema, e outros 15 ex-assessores. O MP fala ainda em apropriação indébita.

A Promotoria ajuizou a denúncia no dia 19 de outubro, mas, como o desembargador relator estava de férias, a peça só chegou a ele nesta terça-feira (3). Na denúncia apresentada à Justiça, o MP amarra uma série de informações que já haviam sido oferecidas ao longo da investigação. Tudo gira em torno de Flávio Bolsonaro ter supostamente se apropriado do dinheiro público da remuneração de seus assessores e, depois, praticado a lavagem desses recursos por meio da organização criminosa.

Denúncia

Desde o início do ano surgiam rumores de que a denúncia estava prestes a ser apresentada, dado o nível de embasamento das provas que o MP elencou ao longo da investigação. No entanto, uma série de imbróglios judiciais, envolvendo principalmente o foro do senador, prorrogaram o andamento do caso.

Antes da denúncia, o processo estava nas mãos do subprocurador-geral de Justiça e Direitos Humanos, Ricardo Ribeiro Martins. Quem tocou quase toda a investigação, contudo, foi o Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc).

O MP apura, desde 2018, o suposto esquema de "rachadinha" no gabinete de Flávio. Assessores repassariam seus salários ao chefe por meio de Queiroz, o operador. Ao longo das apurações, a Promotoria revelou ainda uma série de indícios de que o senador e ex-deputado teria "lavado" dinheiro por meio de imóveis e de uma franquia da rede Kopenhagen.

Queiroz

O ex-assessor Fabrício Queiroz está atualmente em prisão domiciliar. Ele chegou a passar menos de um mês detido em Bangu, na zona oeste do Rio, mas conseguiu ir para casa por meio de habeas corpus. O ex-assessor foi encontrado numa casa de Frederick Wassef, ex-advogado de Flávio, em Atibaia, São Paulo - o que foi considerado, junto com mensagens obtidas pelo MP, provas de que o grupo buscava se esconder das investigações.

Peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Três crimes foram apontados pelo Ministério Público na denúncia contra Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz: peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O peculato é o desvio de dinheiro público. Ou seja, seria a essência da "rachadinha": ao repassarem seus salários, os assessores estariam praticando o crime, assim como seus chefes. Ao longo da investigação, o MP mostrou uma série de dados das quebras de sigilo bancário e fiscal que apontaram saques em dinheiro e transferências bancárias dos funcionários para Queiroz.

Já a lavagem de dinheiro deve ser imputada a alguns assessores. Flávio e Queiroz, porém, tem na lavagem um ponto-chave. Como seriam o "autor intelectual" e o operador do esquema, respectivamente, eles teriam agido para lavar o dinheiro supostamente desviado dos cofres públicos. Isso supostamente se deu por diferentes formas, no caso do senador: transações imobiliárias com dinheiro vivo e supostas fraudes em declarações da sua franquia da rede Kopenhagen, por exemplo. Queiroz também teria colaborado para isso ao pagar contas da família de Flávio, como mensalidades da escola de suas filhas e plano de saúde.

Outro crime denunciado é a organização criminosa. Para o MP, ao participarem todos do suposto esquema de "rachadinha", Flávio, Queiroz, os ex-assessores e demais aliados se enquadram em uma organização criminosa. Em casos como esse, costuma-se apontar uma pessoa (Flávio, no caso) como "autor intelectual" dos crimes praticados pelo grupo, além de um operador (Queiroz).

O que diz Flávio Bolsonaro

Em nota, o senador Flávio Bolsonaro se manifestou nesta quarta-feira (4) sobre a denúncia apresentada contra ele e ex-assessores. Veja na íntegra:

"O MP do Rio comete série de erros bizarros em sua “denúncia”, às vésperas da eleições municipais: quebra ilegal de sigilos e sem nenhum fundamento (pessoa que trabalhou 3 meses teve sigilo quebrado por 12 anos), “fishing expedition”, uso do COAF como órgão investigador, informalidade nas trocas de informações entre órgãos públicos, cálculo errado de evolução patrimonial, acusações mentirosas contra pessoas que trabalhavam, suspeita de uso de “senhas invisíveis” por criminosos dentro da Receita Federal para distorcer informações fiscais, sem falar no juízo incompetentemente que promoveu todas essas atrocidades e mais algumas. Para ilustrar o conluio, até o Chefe do MP do Rio foi flagrado passando informações sigilosas a um repórter da Globo. Acredito que a denúncia sequer será aceita pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro."

18 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 18 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MARTINI

    07/11/2020 14:14:38

    Por que a omissão do nome dos 15 cúmplices? Falta de espaço na longa reportagem? Está seguindo a MíDIA DAS MEIAS VERDADES...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • P

      paulo presley

      04/11/2020 22:30:48

      E os outros deputados?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • M

        MARTINI

        07/11/2020 14:21:40

        Compartilho sua indagação.  Quanto a Flávio, se não compactuasse com “rachadinhas” - que proliferam mais acentuadamente em todas as CASAS LEGISLATIVAS do país – certamente teria proposto PROJETO DE LEI que “funcionário trabalhando exclusivamente para determinado LEGISLADOR (vereador, deputado estadual ou federal e senador) ” respectivos estipêndios seriam de responsabilidade do bolso desse político – com o é em PAÍSES SÉRIOS!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • C

      CLEUSA

      04/11/2020 19:59:25

      Se ele deve que pague conforme a lei! Mas é muito triste saber que está sendo investigado apenas por revanche, pq o pai chegou a presidência, caso contrário continuaria navegando(roubando)em mar de brigadeiro por décadas a fio! Como tantos outros....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • I

        IvoHM

        04/11/2020 19:34:15

        Estava demorando. Já fazia uns dois meses que não requentavam essa história. Mais uma vez, vai dar em nada.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • P

          PAULO 1950

          04/11/2020 19:48:49

          Não vai dar em nada porque a familicia comanda o judiciário.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • A

        ALINE LANGE DE GODOY

        04/11/2020 19:10:33

        Eis aí um dos motivos de interferência do seu Jair na Polícia Federal e o repúdio a Lava Jato!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Ricardo

          04/11/2020 18:54:33

          Esse daí levou poucas chineladas quando era criança.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • F

            Freitas

            04/11/2020 21:47:27

            Esse aí aprendeu bem com o pai como se desvia dinheiro público.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • E

          Emerson

          04/11/2020 16:14:38

          Puxa vida mais uma notícia que traz tristeza justamente agora que estávamos vivendo no país de Alice com o "fim da corrupção" propalada dias atrás pelo mito dos mitos. Tá difícil minha gente. Vamos aprendendo com os Estados Unidos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

            04/11/2020 15:44:38

            Quanto ao Senador , deve ser investigado. Entretanto , causa estranheza que ninguém (MP, AGU,COAF e outros) nunca ter tido vontade de investigar o Lulinha , que de cuidador de zoo virou bilionário enquanto o pai governava ao país. Eu , como pagador de mal gastos impostos , quero saber a receita deste fenômeno financeiro.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • P

              PAULO 1950

              04/11/2020 19:49:33

              simples, porque no caso do senador existem provas concretas.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • F

            Francisco Neto

            04/11/2020 14:25:59

            Do senador a gente já sabe. E os outros 19 nomes da Assembléia que constavam no mesmo relatório do COAF, na qual o Flavio é o 17º lugar em ordem do maior para o menor valor suspeito? 1ºAndré Ceciliano (PT) 2ºPaulo Ramos (PDT) 3ºMárcio Pacheco (PSC) 4ºLuiz Martins (PDT) 5ºDr. Deodalto (DEM) 6ºCarlos Minc (PSB) 7ºCoronel Jairo (SD) 8ºMarcos Müller (PHS) 9ºLuiz Paulo (PSDB) 10ºTio Carlos (SD) 11ºPedro Augusto (MDB) 12ºÁtila Nunes (MDB) 13ºIranildo Campos (SD) 14ºMárcia Jeovani (DEM) 15ºJorge Picciani (MDB) 16ºEliomar Coelho (PSOL) 17ºFlávio Bolsonaro (ainda no PSL) 18ºWaldeck Carneiro (PT) 19ºBenedito Alves (PRB) 20ºMarcos Abrahão (Avante)

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • F

              Freitas

              04/11/2020 21:48:37

              Pesquise um pouco. Assim, você nem precisará perguntar, pois descobrirá que todos estão sendo investigados.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            AMAURI

            04/11/2020 13:49:58

            É tão inocente quanto Bozo, o INOCENTÃO.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marco Polo

              04/11/2020 13:29:37

              Vamos aguardar, se for o caso que isso sirva para o encerramento dessa prática desonesta em todos os órgãos públicos onde ocorrerem.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • G

                GUSTAVO

                04/11/2020 13:46:15

                olha o pano sendo passado ai, geeeeeente

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcelo

              04/11/2020 13:05:04

              O fruto nunca cai longe do pé!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.