• Carregando...
Guilherme Fiuza e Rodrigo Constantino, colunistas da Gazeta do Povo.
Guilherme Fiuza e Rodrigo Constantino, colunistas da Gazeta do Povo, que vão participar do Fórum Dentro da Lei.| Foto:

Os colunistas da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza estão entre as presenças confirmadas no Fórum #DentroDaLei, que acontece na manhã do dia 30 de julho no anfiteatro da FAE, em Curitiba. Eles se juntam a outros formadores de opinião, especialistas, executivos e gestores públicos para debater temas como o combate ao crime organizado, a redução da criminalidade e a relação de determinados comportamentos da população com a corrupção.

As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa interessada pode participar. Mas as vagas são limitadas.

Clique aqui para se inscrever no Fórum #DentroDaLei

O evento marca o fim do terceiro mês do projeto #DentroDaLei, que discute temas de segurança pública, ilegalidade e contrabando. O projeto, com conteúdos exclusivos produzidos pela Gazeta do Povo, é patrocinados pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco).

A abertura do Fórum será feita pelo secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior. Na sequências, dois painéis vão discutir temas cruciais para a segurança pública no Brasil.

O primeiro painel tem o tema: “Como combater as facções criminosas e reduzir a criminalidade no país?”. O debate será mediado pelo colunista da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino.

Dentre os debatedores, já confirmaram presença o deputado federal Efraim Morais Filho (DEM-PB), que preside a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação; e o analista de políticas públicas e consultor de segurança pública Paulo Storani – que foi instrutor do Bope do Rio de Janeiro e consultor nos dois filmes Tropa de Elite.

O outro painel – “#DentroDaLei: suas atitudes compactuam com a corrupção. Como solucionar esse mal?” – terá a mediação do jornalista Augusto Nunes, colunista da revista Veja, comentarista do Jornal da Manhã e integrante do programa Os Pingos nos Is (ambos da Rádio Jovem Pan). O Fórum será conduzido pela jornalista Cristina Graeml, da Gazeta do Povo.

Para debater o tema do segundo painel, já estão confirmados o jornalista e escritor Guilherme Fiuza, que também é colunista da Gazeta do Povo; o presidente do Etco, Edson Vismona; o superintendente da Receita Federal do Brasil na 9.ª Região Fiscal (que engloba Paraná e Santa Catarina), Luiz Bernardi; e o secretário executivo da prefeitura de São Paulo, Fabio Lepique.

Os efeitos nocivos dos crimes que muita gente acha 'menor'

Para Guilherme Fiuza, o combate a crimes como o contrabando tem que passar por redução de tributos. “O excesso de taxas em certos ambientes onde há menos esclarecimento, menos princípios e menos fiscalização, empurra as pessoas para a ilegalidade. Não adianta imaginar que só na base da polícia vai se combater o mercado ilegal. Precisa também de uma mudança cultural”, afirmou em entrevista de junho ao projeto.

Em um bate-papo transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook no início de julho, Storani também falou sobre o tema: “O criminoso existe porque alguém está consumindo o produto que ele oferta. [São] pessoas que (...) não têm a mínima noção de que a compra daquele produto pirata, daquele cigarro contrabandeado do Paraguai ou falsificado aqui dentro do território nacional, daquela droga vendida pelo traficante está financiando todo um sistema.”

No lançamento da Frente Parlamentar que preside, Efraim Filho também abordou o tema: “O crime de contrabando, num primeiro olhar da população, é um crime inofensivo, tolerável. Mas, ao se quebrar essa casca superficial, identificamos um crime que é muito nocivo ao nosso país. Ele deteriora o mercado de trabalho formal, inibe investimentos, financia o crime organizado, gera evasão de divisas, perda de receita e risco à saúde e à integridade do consumidor”.

Já Vismona alertou para o que chama de “incoerência ética” de parte da população em relação ao uso de produtos ilegais. “O brasileiro critica a corrupção, mas alimenta o crime com o consumo de produtos contrabandeados e falsificados. Mas é o nosso país, os nossos empregos e os nossos investimentos que estão em jogo”, declarou.

O que é o projeto Dentro da Lei

Desde maio, a Gazeta do Povo vem publicando conteúdos exclusivos sobre temas como corrupção, ilegalidade, contrabando e segurança pública. O material, que recebe a etiqueta #DentroDaLei, está reunido em uma seção exclusiva no site da Gazeta do Povo.

Os conteúdos são produzidos por uma equipe de jornalistas qualificados e formadores de opinião e envolvem entrevistas, matérias analíticas, eventos com a presença de autoridades e especialistas e vídeos. Também fazem parte do projeto um manifesto em defesa da legalidade e a sugestão de 10 medidas para combate ao mercado ilegal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]