i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Prazo termina sábado (9)

Justiça cobra provas de Bolsonaro sobre fraude nas eleições de 2018

  • Brasília
  • 07/05/2020 11:14
Bolsonaro disse há dois meses, nos Estados Unidos, que tinha como provar que houve fraude nas urnas eletrônicas.
Bolsonaro disse há dois meses, nos Estados Unidos, que tinha como provar que houve fraude nas urnas eletrônicas.| Foto: Evaristo Sá/AFP

A Justiça determinou que o presidente Jair Bolsonaro apresente as provas que disse ter sobre fraude nas urnas eletrônicas durante a eleição de 2018. A determinação veio na segunda-feira (4), assinada pelo juiz José Vidal Silva Neto, da 4ª Vara Federal do Ceará, em atendimento a ação movida pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE). O magistrado deu cinco dias para o chefe do Executivo se manifestar — o prazo vence no próximo sábado (9).

Bolsonaro falou sobre o tema em mais de uma ocasião. "Eu acredito, pelas provas que tenho nas minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu fui eleito em primeiro turno, mas, no meu entender, houve fraude. Nós temos não apenas uma palavra, nós temos comprovado. Nós temos que aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos", afirmou, em 10 de março, durante viagem aos Estados Unidos.

No entanto, apesar de ter dito que mostraria "brevemente" as provas, Bolsonaro não chegou a formalizar suas acusações em nenhuma ocasião. Ele não responde a perguntas dos jornalistas sobre o tema. Nesta quinta-feira (7), o presidente foi cobrado na saída do Palácio da Alvorada por uma apoiadora. "Quando o senhor vai apresentar as provas da fraude eleitoral", questionou a mulher. "A senhora é jornalista", indagou Bolsonaro, em resposta. Ela disse não ser.

A Gazeta do Povo consultou a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto para verificar se o presidente já havia apresentado as provas às autoridades eleitorais ou mesmo se tinha um plano para fazer isso. A resposta recebida foi: "o Planalto não comentará".

O presidente venceu a disputa de 2018 no segundo turno após derrotar Fernando Haddad (PT), com 55% dos votos válidos, contra 45% do adversário. No primeiro turno, Bolsonaro recebeu 46% dos votos válidos e o petista obteve 29%.

Oposição contestou acusação de fraude nas urnas; PT vê "cortina de fumaça"

A ação de Studart se soma a outras apresentadas ainda em março, à época das falas iniciais de Bolsonaro sobre o tema. Na ocasião, PT e PDT acionaram o Judiciário para pedir esclarecimentos: o partido de Fernando Haddad protocolou representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo apuração sobre um eventual crime de responsabilidade que teria sido cometido por Bolsonaro, em razão do questionamento do sistema eleitoral sem a apresentação de provas.

Já a requisição do PDT solicitou que Bolsonaro explicasse em juízo suas acusações. A ação do partido menciona que Bolsonaro poderia ser acusado de calúnia, se não comprovar as afirmações sobre o processo eleitoral.

Mas a oposição a Bolsonaro retirou o assunto do radar. Segundo o líder do PT na Câmara, deputado federal Enio Verri (PR), a discussão sobre as declarações do presidente da República "não está nas prioridades" do partido.

"Nós queremos discutir o combate à pandemia de coronavírus. E queremos que Bolsonaro seja presidente, que ajude o povo a sobreviver. Essa pauta, ou outras que o Bolsonaro inventa, é feita para desviar o foco. Para desviar a atenção da péssima gestão que ele realiza", disse o petista.

Verri citou que investigações prévias apontaram que não houve fraudes no processo eleitoral e ironizou as críticas de Bolsonaro: "se alguém tivesse que contestar a eleição teria que sermos nós, que perdemos. Isso que Bolsonaro faz é cortina de fumaça".

Assunto não está no radar do Aliança Pelo Brasil

O advogado Luís Felipe Belmonte, segundo vice-presidente do Aliança Pelo Brasil, indicou não ver suspeitas no processo eleitoral. "O TSE fala que [as urnas eletrônicas] são confiáveis. Até prova em contrário devem ser", afirmou.

Belmonte declarou que a denúncia de fraude nas urnas em 2018 não figura entre os tópicos abordados pela futura legenda política. "Nunca vi esse assunto ser tratado pelos integrantes do partido", apontou.

O Aliança Pelo Brasil é o partido que foi idealizado pelo presidente para receber Bolsonaro e seu grupo após o racha entre bolsonaristas e a direção do PSL, legenda pela qual o chefe do Executivo foi eleito em 2018. Bolsonaro se desfiliou do PSL em novembro do ano passado e, no mesmo mês, promoveu o lançamento do Aliança Pelo Brasil.

O partido, entretanto, não conseguiu se formalizar a tempo de estar apto para disputar as eleições municipais de outubro de 2020. Parte de seus integrantes foi para outras legendas — como o Republicanos, que abrigou dois filhos de Bolsonaro, o senador Flávio e o vereador Carlos.

Órgãos descartam fraude nas urnas

As declarações de Bolsonaro em março motivaram respostas em defesa da urna eletrônica por parte do TSE e da PGR. Sem citar presidente, o tribunal eleitoral emitiu nota na ocasião dizendo que as urnas eletrônicas estavam em utilização havia mais de 20 anos e nenhuma fraude tinha sido constatada até o momento.

Já o pronunciamento da Procuradoria foi: "O MP Eleitoral confia na urna eletrônica. Trata-se de um sistema auditável. Durante todo o tempo de utilização do modelo — mais de três décadas — não foram apresentadas provas ou indícios consistentes de que possa ser fraudado. Se chegarem documentos ou materiais com indícios de fraude, será devidamente apurado".

Não há, atualmente, processos em curso nas duas instituições que tenham sido motivados pelas denúncias de Bolsonaro. O TSE chegou a redirecionar à PGR uma representação protocolada pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), por indicar que a apuração não estava na alçada do tribunal.

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 24 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • pradojoseeduardo@gmail.com

    ± 3 dias

    Então explica como a anta ganhou a eleição do cheira neve em apenas cinco minutos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sebastião orlando machado

    ± 3 dias

    KKKKK.....E precisa apresentar provas? pra que.? pros idiotas esquerdistas dizerem que são provas inventadas como falam até agora sobre as que condenaram o Luladrão? Todos sabemos que houve muita fraude nas eleições, e ele só foi eleito porque a diferença foi absurda. Um JUIZECO lá do Ceara reduto da escoria esquerdista exigindo provas. É pracaba mesmo.Manda este militante disfarçado de juiz catar coquinho e procurar fazer alguma coisa realmente relevante pra sociedade e assim fazer juz ao gordo salário que deve receber

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    A palavra PSICOPATA está proibida aqui na Gazeta. Como vou qualificar esse louco?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    Já que deletaram, vou escrever outra vez: Nunca vi um cara tão despreparado como esse Bolsonaro. Já está devendo um monte à Justiça, fruto de suas intemperanças (exames do coronavírus, vídeo da reunião do dia 22.04 e agora a tal fraude nas eleições). Não é a postura adequada de um Chefe de Nação como o Brasil. Nem em conversa de bar aceitam-se essas falas despropositadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      pradojoseeduardo@gmail.com : Nervozinha, dona Eduarda?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • pradojoseeduardo@gmail.com

      ± 3 dias

      Fica calado que vais sair lucrando Zé Biróba.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MS

    ± 3 dias

    Que mostre as provas. Está mais é para Pinóquio. Cada hora fala uma coisa. Fala, reitera, fala de novo, reitera, pede desculpas, grita, xinga, esperneia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 3 dias

    É o judiciário contra o bolsonaro. Estão esticando muito a corda. Ele já disse q vai apresentar em momento oportuno. Acalmem-se.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Zyss: Desista, Zyss. Bolsonaro é muito burro. É motivo de piada no mundo todo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 3 dias

      Ninguém está acima da lei. Bolsonaro está cheio de dívidas eleitorais: provas de fraude nas urnas, não negociar cargos como o centrão, combate à corrupção (COAF amestrado), retomada da economia (depois do covid, esquece). Ninguém merece nem o PT e seus métodos, nem Bolsonaro e seus métodos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 3 dias

      Mas ele não falou que ia revelar as provas? mas isso o gabinete do filhão mandou você empurrar para debaixo do tapete e falou pra ficar chorando e culpando o STF.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 3 dias

    E tem outra Bozo, pedir desculpas não vai adiantar nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sartan

    ± 3 dias

    Nessas reportagens os minions somem

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    6 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 3 dias

      hahahhaha verdade

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo Milani

      ± 3 dias

      CSG: Eu acho que ele n tem provas pq n tem como apresentar provas, talvez alguns casos de falha..... a fala dele foi um erro

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CSG

      ± 3 dias

      Rodrigo Milani: Então pq falou que tinha provas... Agora que apresente , ou cassem o mandato dele por calúnia contra o TSE

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 3 dias

      Mas seu mito não disse que tinha provas? juntar tico e teco é coisa que seu ídolo nunca fez!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo Milani

      ± 3 dias

      Amigo, as urnas são feitas para n ter conferencia ou recontagem dos votos, é uma armação já pronta para evitar quaisquer provas...... mas é só vc juntar o tico e teco pra saber q tem coisa errada

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.