• Carregando...

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

#20 - Moro x Glenn e o papel do hacker na Vaza Jato; Itamaraty de Ernesto; as medalhas de celular velho da Olimpíada de 2020

Sinopse - 26 de julho

*** 1) A informação de que Walter Delgatti Neto, um dos quatro presos por suspeita de hackear os celulares do ministro Sergio Moro, teria confirmado aos investigadores que entregou dados do Telegram de autoridades ao jornalista Glenn Greenwald suscitou dúvidas sobre as consequências jurídicas que o caso pode ter para o repórter e ao site The Intercept Brasil. Mas o que pode acontecer com Greenwald se for provado que sua fonte é o hacker de Moro? O repórter Renan Barbosa, de Brasília, apurou essa resposta.

*** 2) Ao anunciar a escolha do diplomata Ernesto Araújo para o posto de ministro das Relações Exteriores, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, em sua conta de Twitter: “A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje”. O primeiro semestre do governo foi marcado, de fato, por uma série de mudanças na política internacional do país. Mas algumas alterações sofreram recuos. O repórter Thiago Cordeiro comenta os rumos do Itamaraty.

*** 3) As 5 mil medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues aos atletas vencedores das Olimpíadas de Tóquio, em 2020, serão feitas de lixo eletrônico. A iniciativa começou em 2017, quando o comitê de organização lançou um projeto para tornar o evento mais sustentável e, desde então, 47 mil toneladas de dispositivos eletrônicos foram coletados, entre câmeras digitais, notebooks e videogames jogados no lixo. Deste montante, foram separados mais de 6 milhões de aparelhos de celular antigos. O editor Luan Galani, da Haus, conta essa história.

***Ficha técnica

>>> O ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]