i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Candidato democrata

Como Bolsonaro e ministros organizaram a reação após ameaças de Biden sobre Amazônia

  • Brasília
  • 30/09/2020 22:26
O candidato Joe Biden fala durante o primeiro debate presidencial da campanha de 2020: ameaça de sanções ao Brasil em nome da proteção da Amazônia.
O candidato Joe Biden fala durante o primeiro debate presidencial da campanha de 2020: ameaça de sanções ao Brasil em nome da proteção da Amazônia.| Foto: Saul Loeb/AFP

O governo federal ficou possesso com a ameaça de sanção econômica ao Brasil pelo candidato norte-americano democrata Joe Biden. Desde antes da campanha eleitoral nos Estados Unidos, a ordem foi sempre manter distância do pleito. Mas a sugestão do adversário eleitoral do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em oferecer US$ 20 bilhões para o Brasil preservar o meio ambiente — e aplicar “consequências econômicas significativas” caso o país não faça sua parte — foi mal recebida no Palácio do Planalto.

Já na noite de terça-feira (29) foi discutido internamente como e se o governo deveria responder. Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro conversou com alguns ministros e assessores para bater o martelo e assim foi feito. Ficou acertado que a ideia seria deixar o próprio presidente responder Biden, nominalmente, inclusive. Como mostrou Gazeta do Povo, o governo tentou manter até o fim sua neutralidade., apesar do alinhamento natural do bolsonarismo com Trump. Mas como há o receio de o democrata vencer a disputa, o Planalto se convenceu de que um recado preventivo deveria ser feito após o debate.

O presidente adotou, em nota, um discurso duro contra Biden. Mas necessário, pontuou um interlocutor. “Não podíamos deixar barato. Para toda ação há uma reação. Um chefe de Estado e, tampouco um candidato presidencial, pode ameaçar como ele fez e ficar sem uma resposta”, rebateu. Em sua resposta, Bolsonaro classificou como "suborno" os US$ 20 bilhões sinalizados por Biden para o Brasil não “destruir” a Amazônia. E não admitiu isso. “Nossa soberania é inegociável”, pontuou.

A defesa à soberania sobre a Amazônia foi precedida pelo tradicional posicionamento de ter posto fim a uma tradição de governos brasileiros que, para ele, foram submissos à comunidade internacional. “O que alguns ainda não entenderam é que o Brasil mudou. Hoje, seu presidente, diferentemente da esquerda, não mais aceita os subornos, criminosas demarcações ou infundadas ameaças”, destacou.

Em resposta a Biden, Bolsonaro destacou que o governo realiza ações “sem precedentes” para proteger a Amazônia. Deixou claro que a cooperação dos EUA é bem-vinda, “inclusive para projetos de investimento sustentável” que possibilitem a criação de “emprego digno” para a população amazônica. “Tal como tenho conversado com o presidente [norte-americano] Donald Trump”, declarou, em aceno ao seu aliado e favorito na corrida eleitoral.

O posicionamento de Bolsonaro foi construído com amplo apoio de conselheiros, sobretudo militares. Os ministros e seus assessores mais próximos oriundos das Forças Armadas sugeriram destacar que não é de hoje que o mundo tem olhos no Brasil. “A cobiça de alguns países sobre a Amazônia é uma realidade. Contudo, a externação por alguém que disputa o comando de seu país sinaliza claramente abrir mão de uma convivência cordial e profícua”, declarou.

Ao fim da nota, Bolsonaro diz que não entende o motivo do ataque de Biden, alegando ser um presidente que reabriu o comércio com os EUA. “Custo entender, como chefe de Estado que reabriu plenamente a sua diplomacia com os Estados Unidos, depois de décadas de governos hostis, tão desastrosa e gratuita declaração. Lamentável, sr. Joe Biden, sob todos os aspectos, lamentável”, afirmou.

Assessor de Bolsonaro critica “ambientalismo hipócrita”

A única exceção dentro do governo em se posicionar além de Bolsonaro foi o chefe da assessoria especial para assuntos internacionais da Presidência, Filipe Martins. Sem citar Biden nominalmente, respondeu ainda na terça-feira, após o debate, em rede social, que nenhum dinheiro do mundo pode comprar “nossa liberdade e nossa soberania”. O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), endossou. “As narrativas fantasiosas são compradas não por quem acredita nelas, mas por quem acha que pode tirar proveito delas.

Na manhã desta quarta, Martins destacou que o Brasil cuida não apenas da preservação da região amazônica, mas, também, de seus habitantes. Destacou que a preservação do bioma é indissociável das 25 milhões de pessoas que moram na região amazônica. “Por isso, nosso compromisso com a preservação do meio ambiente, em benefício do Brasil e do mundo, é indissociável do cuidado com essas pessoas e jamais permitirá que elas sejam sacrificadas no altar do ambientalismo hipócrita dos que falam muito e não fazem absolutamente nada”, declarou.

Resposta de Bolsonaro tira imparcialidade do Brasil no debate

A resposta de Bolsonaro a Biden pode ter tido sua estratégia aos olhos do governo, mas pode gerar mais problemas do que soluções. O analista político Lucas Fernandes, da BMJ Consultores, considera que o posicionamento do governo deixa aparente a conotação pró-Trump do governo. “Não precisava dessa resposta tão direcionada. Poderia ter dito essa menção e apresentar dados como uma contra-narrativa, mas foi muito marcado por essa predileção anti-Biden”, analisa.

O ataque de Biden e o contra-ataque de Bolsonaro foram duas surpresas para Fernandes. “A gente não previa isso. Imaginávamos que a agenda ambiental fosse entrar na pauta, mas não a Amazônia sendo nominalmente citada. E não contávamos com a resposta da forma como veio”, disse. De toda forma, o especialista em relações internacionais entende que é o Brasil quem sai mais prejudicado desse embate.

“O presidente tem razão quando fala de alguns pontos da legislação ambiental serem muito burocráticos e prejudicarem o produtor, mas existe pouca ação concreta para reformar o Brasil e dar mais dinamicidade e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Quando não se tem ação concreta e a gente entra nessa disputa, o país fica enfraquecido”, analisa.

Por esse motivo, Fernandes avalia que um dos impactos que a resposta de Bolsonaro pode trazer ao Brasil são em relações comerciais. “Abre-se brecha para comprometer acordos comerciais e, assim, sofrermos mais sanções comerciais por países que usarão de uma verniz ambientalista para emplacar seus interesses protecionistas”, justifica.

Ainda nesta sexta-feira, o presidente da França, Emmanuel Macron, criticou o desmatamento na Amazônia e a proteção agrícola. Em discurso na Organização das Nações Unidas, disse que a “soja transgênica nutre o desmatamento”, mas ressaltou que seu posicionamento não viola a soberania do Brasil, ressaltando ter parceiros na região.

41 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 41 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Adhemar Ricardo Harada Ferreira

    ± 0 minutos

    Onde estavam esses especialistas, como esse consultor Lucas Fernandes, na época da entrega criminosa da nossa soberania, à milhares de ONGs, que se situam nas regiões mais ricas da Amazônia? Agora vem se mostrar preocupado com o Biden, que nos Estados Unidos é visto como um beócio, que os Democratas ficam o tempo inteiro tentando esconder, porque é a versão masculina da Dilma. Ora, tenha vergonha na cara e aja como um bom brasileiro e não como um cachorro vira-lata, que abana o rabinho para qualquer petisco. Ouvindo esses especialistas, que o Brasil chegou onde chegou, com grande parte da Amazônia, na mão de piratas internacionais, travestidos de ONGs. Brasil para os brasileiros!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plínio

    ± 7 dias

    Discordo do especialista. O PR não tinha que se justificar depois desta tentativa de interferência. A resposta foi certeira e para encerrar a conversa. Quem manda no Brasil são os brasileiros. Justificar é demonstrar medo e subserviência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVESTRE ANTONIO SCHMITT

    ± 12 dias

    Pois que venham os 20 bi do Biden. Só que será necessário muito, muito, muito mais para convencer EUA, Europa, Ásia e África a reporem as florestas que derrubaram.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 13 dias

    eles organizam assim: "Muralha de escudo!! Bater em retirada!!"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcelo

      ± 13 dias

      mimimimi

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 13 dias

    Engraçado que sempre aparece um “especialista” pra dizer que o Brasil tinha que ficar calado... fala sério! Ainda bem que temos um governo diferente agora! Parabéns Presidente pela resposta a esse desatino do candidato Biden. Acorda Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edney

    ± 13 dias

    Biden errou e, se pretende de fato implementar essa politica de hostilidade com o BR, continuará errando mais ainda ao abri mão de um parceiro estratégico e leal. China e Rússia, ambos de camarote, aguardam por esse erro iminente dos americanos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osmar

    ± 13 dias

    Poxa deixem a gente queimar tudo em paz, somos um país soberano para fazer a caca que quisermos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Tony

      ± 13 dias

      Asno!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stanislau Surek

    ± 13 dias

    Infelizmente não sabemos cuidar do que é nosso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Tony

      ± 13 dias

      Ah inocente.. o EUA sabe? A França sabe? E Europa Sabe? Eles destruiram toda vegetação deles e agora querem apitar aqui... ou faz um favor, fica quietinho....não passa vergonha não.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 13 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    ± 13 dias

    Esta é uma questão para o Chefe de Estado, não para o Chefe de Governo. Então não deve ter esquerda x direita nem governo x oposição aqui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    ± 13 dias

    O engraçado que os países que querem preservar a Amazônia, não querem plantar árvores nos países deles. Poderia ser assim. VCS preservam a Amazônia e nós plantamos X porcentagem no nosso. Fácil dizer o que o vizinho deve fazer...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LAURI MARGRAF

    ± 13 dias

    Os EUA se acham donos do mundo. No ano de 2003 invadiram o Iraque sob a falsa acusação de que desenvolvia armas de destruição em massa. Só conseguiram tornar a região ingovernável diante dos grupos extremistas que surgiram, como o estado islâmico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 13 dias

    É no mínimo curioso observar como esses pseudo-ambientalistas, que dizem estar tão preocupados com a preservação do meio-ambiente, NÃO FALAM ABSOLUTAMENTE NADA e tampouco ameaçam ou realizam sanções à CHINA, simplesmente A MAIOR POLUIDORA DO MUNDO, DISPARADA! Não vejo a adolescente rebelde sem causa, Greta Thunberg, fazer suas atuações patéticas contra a China, tampouco líderes de nações, jornalistas (militantes, na verdade), etc, reagirem com veemência em repúdio. É só mais uma prova da HIPOCRISIA por trás disso tudo e de como o real interesse é PURAMENTE ECONÔMICO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCOS ANTONIO COELHO

    ± 13 dias

    Que não ousem ameaçar a nossa amazônia. Se lá entrarem lá serão enterrados ou jogados para as piranhas. Fica a dica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 13 dias

    Toda vez que PR fala alguma coisa... A midia marrom corre para "opinião" dos esquerdistas! A soberania do nosso pais é vital e resposta imediata também a quem quer que seja! Foi assim com a Merkel da Alemanha e Macron da França! Se com chefes de Estado foi resposta na lata... Imaginem um "candidato" progressista...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 13 dias

    Infelizmente mais uma demonstração do progressismo político mundial, capitaneado por Merkel e Macron e agora com o perigo de Biden tornar-se presidente. Mas se isto acontecer, tenho certeza que o Brasil sairá mais fortalecido pela nossa posição governamental independente. E, além do mais, o mudo precisa da produção agrícola brasileira. Isto não é fakenews. É fato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Tavares Malizia Alves

    ± 13 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Martins Ribeiro

    ± 13 dias

    Será que os ESQUERDALHAS brasileiros vão começar a torcer para a intervenção " imperialista" americana? Deve dar um nó na cabeça desse povo." Ou falo mal dos Brasil e torço para interferência americana ou falo bem do brasil e rechaço o viés imperialista americano."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 13 dias

    A AMAZONIA E NOSSA E NINGUEM TASCA..NOS E QUE DECIDIMOS ..NAO ONG ou ATIVISTAS...PERGUNTO AINDA O BIDEN FALAR EM CAMPANHA SOBRE A AMAZONIA...RIDICULO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 13 dias

    OU VAMOS PRO VAI OU RACHA

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas

    ± 13 dias

    Graças a Deus, que temos um governante louco e patriota, se não isso aqui já estava pior do que a Venezuela, triste ver a Argentina caminhando rumo ao destino da Venezuela, e vai ser pior, porque eles não tem petróleo e cocaína, pra sustentar o funcionalismo público.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 13 dias

    JA PASSOU A HORA DO BRASIL ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE EXPLORAR A AMAZONIA...OS EUROPEUS QUEIMARAM TUDO E AGORA QUER PALPITAR NA AMAZONIA...PAGUE O PRODUTOR DECENTEMENTE QUE ELE VIRA UM GUARDIAO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando

    ± 13 dias

    É só um maconheiro pedófilo preocupado em salvar elefantes e girafas das queimadas na amazônia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOAO BATISTA SILVANO

    ± 13 dias

    que pena nao termos uma bomba atomica, teriamos poucos governantes do mundo, falando mal de nós, e fazendo ameaças....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    ± 13 dias

    "posto fim a uma tradição de governos brasileiros que, para ele, foram submissos à comunidade internacional. Para ele e para todos os que pensam repórter cabeça de bagre. Tem que apoiar o Trump sim , é o melhor presidente da historia do EUA assim como o nosso presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson Bim

    ± 13 dias

    O presidente errou ao responder ao candidato Biden. Deveria colocar um senador ou ministro para tal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elton

    ± 13 dias

    Bolsonaro tem razão!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 13 dias

    que eles primeiro apaguem o fogo na Califórnia, depois venham falar da gente....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago Moreira

    ± 13 dias

    Biden é o tipico americano babaca que acha que tudo se resolve com dinheiro...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 13 dias

    Tomara que perca ....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 13 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 13 dias

      Calma pessoal. O Leão é o Bolsonaro e o Aloprado é o biden.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 13 dias

      Calma pessoal. O Leão é o Bolsonaro e o Aloprado é o biden.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eneida

    ± 13 dias

    Biden ameaça o Brasil, mas certamente vai comer na mão de Xi Jimping. EUA e o mundo estarão em apuros se esse maluco vencer as eleições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stanislau Surek

    ± 13 dias

    Pena não cuidarmos do que é nosso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João B R Lares

    ± 13 dias

    Mais uma matéria fruto do aparelhamento da redação.O governo brasileiro não reagiu “mal” como insinua o autor da matéria, matéria está fundamentada após um bate papo com um obscuro “especialista”. Segundo a narrativa do autor o governo brasileiro deveria mostrar-se submisso às ameaças do débil mental Joe Biden.Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 13 dias

      É o tal do "espiçolista da USP".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Montenegro

    ± 13 dias

    Não existe nações amigas, existem interesses comuns entre os países. O Brasil deve sempre que necessário reafirma sua soberania sobre o território brasileiro. Questões comerciais, ambientais e indivíduos, estão abaixo da integridade de nosso território e independência política. Que se exploda Biden, Mácron e os traidores do Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]