• Carregando...
João Doria, governador de São Paulo, determina multa para quem não usar máscara
João Doria, governador de São Paulo, determina multa para quem não usar máscara| Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (11) uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech para a produção de uma vacina contra o novo coronavírus.

Em coletiva de imprensa, Doria afirmou que a droga contra a Covid-19 já estaria na terceira fase de testes, o último estágio antes da distribuição, e poderia estar disponível para a população até junho de 2021. A vacina já estava sendo produzida pelo Sinovac Biotech antes da parceria com o Butantan.

O acordo de transferência de tecnologia assinado prevê a participação de São Paulo na realização de testes clínicos da vacina, com o acompanhamento de 9 mil voluntários brasileiros, a partir de julho.

“É um dia histórico para São Paulo e para o Brasil, assim como para a ciência mundial”, afirmou Doria. “O mundo contabiliza hoje mais de cem vacinas em desenvolvimento, vacinas contra o coronavírus, mas apenas dez atingiram a fase final de testes em humanos. A vacina do Instituto Butantan é das mais avançadas contra o coronavírus, e os estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre de 2021, ou seja, até junho do próximo ano."

Segundo Doria, se a eficácia e a segurança da vacina forem comprovadas, “o Instituto Butantan terá o domínio da tecnologia, e a vacina poderá ser produzida em larga escala no Brasil pelo próprio Butantan, para fornecimento ao SUS, de forma gratuita, até junho de 2021”.

Temos que superar desavenças com a China, diz Doria

Em aparente alfinetada ao governo federal, Doria criticou a posição de conflito com os chineses e a politização da pandemia.

Temos que superar desavenças do Brasil com relação a China ou com qualquer outro país e, também, com organismos de cooperação internacional como a OMS. Dividir, brigar, separar não contribui para a ciência, não contribui para resultados. É melhor somar, compreender, dialogar, empreender, para salvar", afirmou o governador.

Doria também disse que "a politização do vírus não salvou nenhuma vida, nem no Brasil nem fora dele" e que o governo paulista é contrário a essa politização. "Nós queremos soluções, essa é a busca. E, em São Paulo, volto a repetir o que tenho dito desde 26 de fevereiro: respeitamos e obedecemos a ciência", afirmou.

Vacina será testada em outros estados

A parceria da Sinovac com o Butatan visa a realização da terceira e última fase da pesquisa da vacina, que é a fase de estudo clínico. Em entrevista após a coletiva para a rede CNN, Dimas Covas afirmou que o teste se dará "não só em São Paulo, mas em outras regiões do Brasil”.

Os testes, segundo Covas, devem ser realizados “o mais rápido possível, para permitir, se demonstrada a eficiência da vacina, o seu registro e a sua produção”. "É uma das vacinas mais promissoras do mundo neste momento. Esperamos que essa efetividade se demonstre na fase três", afirmou o diretor do Butantan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]