De acordo com o Painel de Viagens do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Gabinete Pessoal do Presidente da República gastou R$ 83.470,78 com passagens aéreas para a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, ir à Olimpíada de Paris, na França.
Janja desembarcou em Paris no dia 25 de julho e retornou ao Brasil no dia 29.
A Gazeta do Povo realizou uma cotação de preços de passagens aéreas para Paris e encontrou passagens de ida e volta na primeira classe com valores semelhantes ao que foi gasto por Janja.
Apesar de não ocupar cargo eletivo ou ter sido nomeada oficialmente para qualquer função dentro do governo, Janja participou de agendas como chefe de Estado durante sua estadia na capital francesa.
Janja foi recebida pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e pela primeira-dama francesa, Brigitte Macron.
Além disso, Janja se encontrou com ministros brasileiros, representantes de bancos, empresários e prefeitos de cidades de diversos países.
Procurada pela Gazeta do Povo, nesta terça-feira (6), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) disse que Janja "viajou de classe executiva, conforme autoriza a legislação vigente".
"As passagens foram adquiridas em aviação comercial (sem uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira), seguindo os preços de mercado, que estavam elevados em razão dos Jogos Olímpicos", diz a nota enviada pela Secom.
A classe executiva apresenta níveis de conforto de qualidade superior, situando-se entre a classe econômica e a primeira classe.
Além do gasto com as passagens, a Gazeta questionou a Secom sobre a escolha da primeira-dama para representar oficialmente o governo no lugar do vice-presidente, Geraldo Alckmin, ou de outro membro do governo que tenha sido eleito ou nomeado para cargo público.
A Secretaria não respondeu diretamente a pergunta e disse apenas que "os servidores do Gabinete Pessoal que viajaram no mesmo período atuaram no âmbito de suas competências, em apoio a Comitiva Oficial".
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião