• Carregando...
Plataforma SineSaúde, para facilitar a contratação de profissionais da saúde
Plataforma SineSaúde| Foto: Reprodução/SineSaúde

O governo lançou um portal para facilitar a contratação de profissionais da saúde durante a pandemia do coronavírus. O objetivo é conectar os especialistas dispostos a trabalhar no combate à Covid-19 com hospitais, clínicas, laboratórios e secretarias estaduais e municipais que estão precisando reforçar seu corpo clínico.

A plataforma é chamada SineSaúde e já está no ar. Ela foi criada pelos ministérios da Economia e da Saúde em parceria com as empresas Microsoft e Bizapp. Seu funcionamento é todo on-line.

Segundo Fernando de Holanda, secretário de Políticas Públicas para o Emprego da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, a plataforma apenas conecta profissionais com unidades de saúde. Ela não faz a contratação. Os contratos de trabalhos são firmados posteriormente entre o profissional e a empresa sem a intermediação do governo.

"É importante ressaltar que ela não contrata, ela faz a intermediação entre aquele que quer contratar e quem está disposto a trabalhar na crise", ressaltou. "O nosso trabalho é facilitar esse encontro entre o profissional e a vaga disponível", completou.

Holanda afirmou que o governo teve a ideia de criar a ferramente porque, além da demanda crescente por profissionais para atuar no combate ao coronavírus, muitos médicos e enfermeiros que estão na linha de frente estão adoecendo, tornando ainda mais necessária a reposição rápida dessas vagas.

Como funciona a intermediação de vagas na saúde

Os profissionais de saúde que querem e podem atuar no combate ao coronavírus devem cadastrar seu currículo no portal. Eles devem informar qual área da medicina atuam ou se são enfermeiros, técnicos de enfermagem ou fisioterapeutas. Também devem preencher qual a carga horária semanal têm disponível e em qual cidade podem prestar o serviço.

Os gestores de hospitais, clínicas, laboratórios e de secretárias de saúde devem cadastrar sua instituição no portal para ter acesso ao banco de currículos. Os gestores vão poder consultar quais profissionais estão disponíveis e entrar em contato para fazer a oferta de emprego. É possível, ainda, anunciar vagas.

A plataforma também vai permitir o cadastro de profissionais que prestam serviços de infraestrutura aos hospitais. É o caso, por exemplo, de eletricistas e de profissionais de serviços hidráulicos. A área de cadastro de currículo vai ser liberada em breve dentro do SineSaúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]