• Carregando...

A equipe econômica do governo estuda acabar com o desconto padrão de 20% do imposto de renda para ajudar a financiar o programa Renda Cidadã.

Entenda como seria essa mudança e os impactos na sua vida

O dinheiro do nova programa social pode sair do desconto do Imposto de Renda

A tempos a equipe do ministro Paulo Guedes tenta definir de onde virá o dinheiro que vai financiar o substituo do Bolsa Família. A aposta mais recente levantada é acabar com o desconto padrão de 20% da renda tributável do imposto de renda.

Esse desconto faz com que o IR incida sobre uma fatia menor da renda do contribuinte e é concedido às pessoas que usam a declaração simplificada. Em 2020, mais de 17 milhões de declarações foram entregues nessa categoria.

Mudanças no IR: despesas com saúde e educação

A ideia seria então manter as deduções de despesas com saúde e educação, mas acabar com esse desconto de 20% dado a boa parte dos contribuintes.

Isso faria com que boa parte da classe média fosse afetada, principalmente quem tem despesas relativamente menores com a escola dos filhos ou plano de saúde, por exemplo.

Assim, eles perdem os 20% de desconto e não vão ter deduções suficientes para manter o imposto de renda na mesma faixa de anos anteriores. Ou seja, vai acabar pagando mais no fim das contas.

Deduções do IR

A equipe econômica ainda não tomou nenhuma decisão sobre mudanças nas deduções do Imposto de Renda Pessoa Física e na declaração simplificada, disse nesta segunda-feira (5) o secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto. Em audiência na Comissão Mista da Reforma Tributária, ele informou que o Ministério da Economia também não decidiu sobre mudanças nos tributos das empresas e a cobrança de impostos sobre a distribuição de dividendos. Segundo Tostes, o governo até agora só deliberou sobre mudanças nos impostos sobre o consumo, com a unificação de tributos na futura Contribuição sobre a Receita decorrente de Operações com Bens e Serviços (CBS). As informações são da Agência Brasil.

Conteúdo editado por:Jenifer Ribeiro dos Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]