• Carregando...
coronavírus eua
pessoas usam máscaras médicas nas ruas de Chinatown| Foto: Spencer Platt/ Getty Images/ AFP

Em nota conjunta divulgada na tarde deste domingo (02), o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa anunciaram que irão resgatar todos os brasileiros que estiverem na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus, e quiserem voltar para o Brasil.

Segundo a nota dos ministérios, serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil. Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos à quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde.

“O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave, possivelmente fretada, que será enviada à China. Os detalhes da operação, que está sendo planejada, serão informados posteriormente”, diz a nota. “A Embaixada do Brasil em Pequim entrará em contato para prestar informações e organizar os procedimentos cabíveis”, acrescenta.

Duas brasileiras, que se encontravam em Wuhan e também possuíam nacionalidade portuguesa, já embarcaram em voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Elas farão quarentena em Portugal.

No sábado (01) o governo havia decidido, naquele momento, não enviar avião à China. Um dos principais entraves era a ausência de legislação para impor a quarentena às pessoas resgatadas (medida recomendada pelos órgãos de saúde internacional para evitar riscos de contaminação da população local). O Planalto estudava a edição de uma Medida Provisória para impor, por lei, a obrigação da quarentena.

Após enviarem uma carta pedindo socorro ao governo, os brasileiros que estão em Wuhan publicaram, neste domingo, um vídeo com o apelo pelo resgate, em que se comprometeram a passar voluntariamente pela quarentena.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]