• Carregando...

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

# Gás para evitar a greve dos caminhoneiros; hacker de Paulo Guedes; e o rumo da 'bolsa-ditadura'

Sinopse - 24 de julho

*** 1) O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas se reuniu com representantes dos caminhoneiros e outros integrantes do governo em seu gabinete, em Brasília. A meta do encontro foi sepultar em definitivo a possibilidade de que a categoria faça uma greve e repita os impactos da paralisação de 2018, que teve efeitos em todo o país. Apesar do otimismo por parte do governo, porém, o entendimento dos profissionais é que uma eventual interrupção dos serviços ainda pode ocorrer nas próximas semanas. Pesa o fato de que algumas medidas que o governo anunciou para beneficiar a categoria tenham efeito apenas no longo prazo, e não sirvam para aplacar as críticas momentâneas. Um exemplo dessas propostas de longo prazo foi apresentada recentemente pelo ministério, que é a de incentivar a troca do combustível dos caminhões, do diesel pelo gás natural. Fernando Martins, editor de República, analisa o tema.

*** 2) O repórter Renan Barbosa, da Gazeta do Povo, em Brasília, conta como descobriu e informou o ministro Paulo Guedes, da Economia, a invasão do telefone por hackers. Nessa segunda-feira (22), vários jornalistas receberam mensagens e ligações em nome do ministro por meio do aplicativo Telegram. O Ministério da Economia informou que o ministro nunca teve conta nesse serviço e pede para que desconsiderem qualquer mensagem recebida do número antigo do ministro, que já será desativado.

*** 3) "Ministra Damares cancela pagamento de 2000 anistiados, entre eles FHC, Lula, Chico Buarque, Gilberto Gil. A farra acabou!". Uma mensagem com a frase acima, acompanhada de uma foto da ministra e dos dizeres "Tchau, queridos", circulou pelas redes sociais em meados de fevereiro. A "notícia" fez sucesso entre bolsonaristas, que celebravam o fato de que, com a medida, os cofres públicos passariam a ter menos despesas. A postagem, entretanto, era falsa. O Ministério dos Direitos Humanos não chegou a cancelar o pagamento de benefícios que já estão sendo concedidos. Por outro lado, ao longo deste semestre uma série de pedidos de indenização foram negados. O repórter Olavo Soares, de Brasília, relata o andamento da 'bolsa-ditadura'.

***Ficha técnica

>>> O ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]