- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre as declarações e posicionamentos de Lula sobre a guerra no Oriente Médio
*) O mundo acompanha com apreensão o acirramento da crise no Oriente Médio. Até onde vai essa nova fase da guerra, um conflito direto envolvendo potências como Israel e Irã?
Com essa escalada de tensão no Oriente Médio nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem intensificado as críticas contra Israel.
"Eu lamento profundamente é o comportamento do governo de Israel. Sinceramente, é inexplicável que o Conselho de Segurança da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com que Israel sente numa mesa para conversar, em vez de só saber matar", disse Lula em entrevista nesta terça-feira (1º) durante viagem ao México.
As declarações de Lula sobre a guerra, assim como os comunicados do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, são as evidências mais recentes de que o governo estaria abandonando a tradição de neutralidade da diplomacia brasileira, segundo analistas ouvidos pela reportagem da Gazeta do Povo.
Quem assina essa reportagem é a Carinne Souza, da equipe de República. Ela é a convidada deste episódio do podcast 15 Minutos.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; sonorização: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião