i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Anuário Brasileiro de Segurança

Após 2 anos de queda, homicídios voltam a subir, e país tem 1 assassinato a cada 10 minutos

  • Brasília
  • 19/10/2020 10:59
Número de homicídios volta a subir no Brasil no primeiro semestre de 2020
Armas de fogo são a principal causa de homicídios no país.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Uma pessoa foi assassinada no Brasil a cada 10 minutos no primeiro semestre deste ano. Em comparação com os seis primeiros meses de 2019, houve um aumento de 7% no número de homicídios. No total, foram 25.712 assassinatos entre janeiro e junho de 2020. Os números voltaram a crescer depois de dois anos seguidos de queda.

Os dados de homicídios no país foram divulgados nesta segunda-feira (19) no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). São considerados no índice as mortes violentas: homicídio doloso (com intenção de matar), latrocínio (roubo seguido de assassinato), lesão corporal seguida de morte e morte por policiais. As informações do anuário são compiladas a partir de dados dos governos estaduais.

O número de morte de policiais também cresceu no primeiro semestre. Entre janeiro e junho, 110 policiais foram assassinados no Brasil. No mesmo período do ano passado, foram 92 – aumento de 19,6%.

Do outro lado, o número de mortes causadas por policiais também cresceu em 2020. No primeiro semestre de 2019, foram 3.002. Já neste ano, até junho, 3.181 pessoas perderam a vida pelas mãos da polícia – um aumento de 6%. Esse número vem em alta desde 2013. Durante todo o ano passado, os policiais brasileiros foram responsáveis por 13,3% das mortes violentas em todo o país.

Os negros são os que mais morrem por causa da polícia. Enquanto a taxa de brancos assassinados por policiais é de 1,5 a cada 100 mil habitantes, na população negra essa taxa é de 4,2.

Ceará puxou índice de homicídios para cima em 2020

Apesar de ter apresentado uma redução expressiva nos homicídios em 2019, o Ceará puxou a taxa média de homicídios no Brasil para cima no primeiro semestre de 2020.  O estado teve um crescimento em 97% dos casos de assassinatos no primeiro semestre de 2020, em comparação com o ano passado.

O Ceará registrou 1.050 mortes a mais nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2019. O estado foi responsável por 68% das mortes a mais no Brasil – 1.700 a mais em relação ao primeiro semestre do ano passado.

Violência contra a mulher aumenta durante a pandemia

A violência contra a mulher cresceu no primeiro semestre de 2020, em meio à pandemia de Covid-19. Os registros de violência doméstica nas delegacias caíram 9,9% em relação aos seis primeiros meses de 2019. Mas isso pode ser explicado pelo temor de sair às ruas por causa do coronavírus. Outro dado indica o aumento de 3,8% dos chamados para o 190 para atender a casos do tipo. Ao todo, foram 147.379 acionamentos da Polícia Militar para casos de violência doméstica entre janeiro e junho. Ou seja, com medo de contrair a Covid-19, as vítimas passaram a acionar mais o atendimento telefônico.

O número de casos de feminicídio também aumentou no primeiro semestre de 2020. Foram 648 vítimas nos primeiros seis meses de 2019 – um aumento de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Redução de outros crimes

Enquanto o número de homicídios e feminicídios cresceu no primeiro semestre de 2020, os crimes de roubo apresentaram redução no período. Os casos de roubos a pedestres caiu 34%. Os roubos de veículo caíram 22,5%. O roubo de cargas também apresentou uma redução de 25,7%.

Também houve redução de 18,8% dos registros de roubos a comércios. Já os registros roubos a residências caíram 16% no primeiro semestre.

2019 foi o com menos mortes da década

O ano de 2019 foi o que registrou o menor número de mortos em nove anos, com 47.773 mortes violentas nos doze meses – uma taxa de 22,7 homicídios a cada 100 mil habitantes. Quando se analisa proporcionalmente a população, 2019 foi o ano com menos mortes na década. Houve uma redução de 17,7% em relação a 2018.

Foram registrados no ano passado 39.561 homicídios, 1.577 latrocínios (roubo seguido de morte) e 172 policiais assassinados. O número de mortos por intervenções policiais foi de 6.357, 13% do total de mortes violentas do ano.

São Paulo foi o estado com a menor taxa de assassinatos no ano passado, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estado fechou o ano com um índice de 8,9 casos a cada 100 mil habitantes.

A taxa mais alta de homicídios foi do Amapá: 49,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Mesmo assim, houve redução – em 2018 essa taxa era de 58,3.

A maior redução na taxa de homicídios de 2018 para 2019 foi no Ceará. O estado passou de uma taxa de 52,8 para cada 100 mil habitantes em 2018 para 26,9 no ano passado.

Roraima, que em 2018 tinha uma taxa de homicídios de 66,6 casos a cada 100 mil habitantes, terminou o ano passado com um índice de 35 para cada 100 mil.

Perfil das vítimas dos homicídios em 2019: negro e jovem

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública também traça um perfil das vítimas dos homicídios no Brasil em 2019. Segundo os dados coletados, 74% dos mortos são negros e 25%, brancos.

A maior parte dos assassinados no ano passado estava na faixa dos 20 aos 29 anos: 36% do total. Jovens entre 15 e 29 anos foram 14% das vítimas e menores de 14 anos correspondem a 2% dos mortos. Outros 24% das vítimas tinham entre 30 e 39 anos; 13% tinha de 40 a 49 anos e 11% tinha 50 anos ou mais.

A maior parte das mortes foi causada com uso de armas de fogo: 73%. Outros 19% dos assassinatos foram cometidos com o uso de armas brancas e 8% com o uso de outros instrumentos.

Mas o perfil muda quando se analisa cada tipo de ocorrência. No caso do latrocínio, a maior parte das vítimas era de homens (89%), negros (55,8%) com mais de 60 anos (25,7%).

No caso das vítimas de intervenções policiais, a maior parte são homens (99,2%), negros (79,1%), com até 29 anos (74,3%).  Já entre os policiais assassinados em 2019, a maioria era homem (99%), negro (65,1%), com idade entre 30 e 49 anos (55,2%).

26 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 26 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Ricardo Sales

    ± 0 minutos

    Senhores, no início da palhaçada eu postei um estudo que relacionava desemprego a homicídios. O Copolla até abordou esse estudo na CNN... https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35110 É hipocrisia defender o Lockdown, como o Moro e a Gazeta o fizeram, e agora querem fingir que não tem relação com o aumento da violência

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    ± 13 horas

    Isso só leva a concluir que a condução das ações de segurança pública por políticos e seus apaniguados é prejudicial ao país. Enquanto havia um técnico como Ministro da Segurança Pública os índices baixaram, e a tendência era de cair ainda mais. No entanto, o sistema reagiu, o mecanismo se adaptou, leis que dificultam o combate à corrupção foram aprovadas, o perfil técnico na condução da segurança pública foi substituído com o retorno dos políticos de sempre, e cá estamos nós, retrocedemos 10 anos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriano Fritz

    ± 13 horas

    Sei que vou chover no molhado mas não tem como não constatar uma justiça laxativa que solta todo e qualquer bandido bem assistido por um advogado, e a saída do Moro do ministério da Justiça. Isso pra ser bem simplista, nada a ver com armas, nunca teve a ver, o estatuto do desarmamento só desarmou pessoas honestas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilson Luiz Przybylowicz

    ± 23 horas

    Na minha opinião, a saída de Sérgio Moro do governo é a causa do aumento de crimes. Bandidos de todas as classes, da periferia até os de Brasília, perderam o medo e estão voltando a atuar cada um a seu modo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo David

    ± 2 dias

    Gazeta do Povo, vocês disseram uma coisa na legenda da foto e outra na matéria. Armas não foram principal causa como está na legenda, foram o principal instrumento como está no texto. São coisas bem diferentes!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Alexandre

      ± 13 horas

      Sim, perfeito, Leonardo. Dizer que armas de fogo são "a causa" dos homicídios equivale a dizer que os carros são a causa dos atropelamentos e a água a causa dos afogamentos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Rocha

    ± 2 dias

    É óbvio, a "justiça" soltou milhares de criminosos por razões pífias. Agora, aguentem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABD58

    ± 2 dias

    Quem mata com arma de fogo hoje em dia no Brasil, ladrão, assaltante, assassino contratado por partido político para matar adversário, e traficante que cobra dívida de viciado, maaaaas para o pessoal do #elenao, todas essas mortes são culpa dos bolsominions que não aceitam o fim do relacionamento e brigas de trânsito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    Se analisarem esses dados por região, e não pelos dados absolutos, verão que na Região Sul é maior o número den mortes de jovens brancos. Sabem por quê? Pelo fato de serem estes a maioria da população nesta porção do País. Ou seja, na verdade, morrem BANDIDOS, não importa a cor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gerson

    ± 2 dias

    Com todos os bandidos que o judiciário soltou queriam o que? Quanto mais bandidos soltos mais crimes, e desarmamento só impede a pessoa de bem de tentar se defender, todos mundo sabe disso, o medo dos jornalistas e das ongs é esse mesmo, que o bandido saia ferido. Vocês não enganam mais ninguém, sabemos de que lado vocês estão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vinicius Lisboa

    ± 2 dias

    Reportagens com essa me da uma vontade enorme de cancelar minha assinatura neste jornal, agora as ARMAS DE FOGO criaram vontade própria para matar ?? quanto mais arma menos crimes !! Joguinho da ONG e de Fundação, o povo não cai mais nessa ..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joaquim Gomes Júnior

    ± 2 dias

    É tanta gente inibindo "CGDs, MPs, imprensa pessimistas, ONGs" o trabalho da polícia, que eis o resultado do aumento do homicídios, muitos outros crimes. A polícia está praticamente sem liberdade para trabalhar. O policial fica inibido de tanta perseguição, que fica difícil até mesmo de proteger a si próprio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sansão

    ± 2 dias

    periodo do goveno bolsonaro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Mário

    ± 2 dias

    Bom dia a todos, vou postar um artigo que escrevi em 2017/18, onde apontava para a suspeição do FBSP. O que mudou? simples: DÓRIA se aliou ao PCC (Partido Comunista Chinês), e assim SP passa a ser enfim elogiado pelo FBSP. Entenderam que tem método?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • J

      José Mário

      ± 2 dias

      Parte 2 Assim sendo, chamamos a atenção dos diletos cidadãos brasileiros para o FORUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA – FBSP, responsável pela grande maioria dos trabalhos de pesquisas na área de segurança pública, e que sim, como outros segmentos, tem em seus princípios, o norteamento do MENTALIDADE SOCIALISTA, o que além de deturpar os dados através de péssimos diagnósticos, ainda indicam soluções dúbias, as quais na grande maioria, apenas atraso ou desviam das soluções mais plausíveis.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      José Mário

      ± 2 dias

      Parte 2 Assim sendo, chamamos a atenção dos diletos cidadãos brasileiros para o FORUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA – FBSP, responsável pela grande maioria dos trabalhos de pesquisas na área de segurança pública, e que sim, como outros segmentos, tem em seus princípios, o norteamento do MENTALIDADE SOCIALISTA, o que além de deturpar os dados através de péssimos diagnósticos, ainda indicam soluções dúbias, as quais na grande maioria, apenas atraso ou desviam das soluções mais plausíveis.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      José Mário

      ± 2 dias

      Parte 2 Assim sendo, chamamos a atenção dos diletos cidadãos brasileiros para o FORUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA – FBSP, responsável pela grande maioria dos trabalhos de pesquisas na área de segurança pública, e que sim, como outros segmentos, tem em seus princípios, o norteamento do MENTALIDADE SOCIALISTA, o que além de deturpar os dados através de péssimos diagnósticos, ainda indicam soluções dúbias, as quais na grande maioria, apenas atraso ou desviam das soluções mais plausíveis.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 2 dias

    Moro !!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cássio

    ± 2 dias

    Já sei!!! Dirão que foi porque o Moro saiu e ele desempenhava um excelente trabalho. Mas, são apenas frases soltas, superficiais, nada concreto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    ± 2 dias

    Mortes por combates entre gangues deveriam ser expurgadas. O que interesse mesmo é quantas pessoas inocentes foram mortas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Armando

      ± 2 dias

      Tem mulheres que aforam um zé droguinha....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jose roberto jordao

    ± 2 dias

    Dos assassinatos existentes no Brasil, ao que se sabe pelas estastísticas, não chega a 0,1% os que foram praticados com armas de fogo legalizadas! É direito de qualquer cidadão, dentro do que determina a lei do desarmamento, de possuir arma de fogo , dentro da sua residencia ou do trabalho, para a sua defesa! Não se pode esquercer, dos casos de balas perdidas que ocorrem principlamente no Rio de Janeiro, são provenientes de tiroteios entre traficantes , e ou traficantes e milianos, ou contra à Polícia, que hoje está proibida de fazer operações policiais nos morros do Rio de Janeiro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    wilmar scoz

    ± 2 dias

    Os negros morrem mais por conta do ingresso destes na criminalidade e não por causa da cor da pele, como se sugere ideologicamente. A busca da vida fácil geralmente trás consequências sérias. Que lastimável que se usa dados para defender ideologias. Uma aberração.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henri Moreno Fernandes

    ± 2 dias

    Graças a este artigo descobri que as armas atiram por vontade própria. Muito triste quando os jornalistas deixam de analisar os números dentro de um contexto maior para analisar conforme a sua crença ideológica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vinicius Lisboa

      ± 2 dias

      Pensei a mesma coisa, reportagem totalmente tendenciosa...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Moreira Filho

    ± 2 dias

    "Armas de fogo são a principal causa de homicídios no país". Errado. Armas de fogo são o principal "instrumento" utilizado para homicídios no país. Armas não têm vida nem vontade própria. Num país com estatuto do desarmamento há quase 2 décadas, já era de se esperar que uma jornalista soubesse que o instrumento preferencial para assassinato, dos criminosos, continua amplamente disponível via contrabando, porém ainda vida e vontade própria. Talvez com a inteligência artificial, um dia a frase da jornalista fique correta. Quem sabe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]