• Carregando...

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

12 de agosto

#31 - Imposto de renda vai ficar melhor sem dedução com saúde e escola? E a CPMF volta? Tem ainda a aposentadoria dos militares

*** 1) O governo federal deve tornar públicas suas ideias para uma ampla reforma tributária. A mudança que parece ser mais consensual entre especialistas está no Imposto de Renda, para que ele se torne de fato progressivo, ou seja, com tributação maior sobre quem ganha mais. São duas frentes nas quais a equipe econômica deve trabalhar. A tabela do IR pessoa física deve ser corrigida e atrelada à inflação. Em troca, o governo quer retirar parte das deduções, em especial os gastos com saúde e educação. Também se fala em cobrar IR de dividendos, o que permitiria uma redução do imposto cobrado das empresas. O jornalista Guido Orgis projta essa ideia do governo, além do risco do retorno da CPMF.

*** 2) Excluídos da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência sob o argumento de que a carreira nas Forças Armadas têm características específicas, os militares ganharam um projeto de lei próprio para tratar de sua aposentadoria, o PL 1.645/2019. Agora que a Câmara dos Deputados concluiu a votação das mudanças nas aposentadorias dos civis, a próxima etapa é justamente mudar a Previdência das Forças Armadas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prometeu instalar a comissão especial que vai começar a discutir o assunto. A repórter Monica Guglian comenta a diferença da proposta em relação aos civis.

***Ficha técnica: O ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]