• Carregando...

#252 - O Brasil supera um milhão de infectados e perto de 60 mil mortos e a distância para uma possível imunidade coletiva, ou imunidade de rebanho, ainda é longa, como apontam pesquisas e análises de médicos.

***1) A imunidade de rebanho ocorre quando um determinado número de pessoas dentro de uma comunidade já foi infectado e desenvolveu anticorpos (proteínas de defesa) para determinada doença. Com isso, a taxa de transmissão cai acentuadamente, evitando que se tenha uma epidemia.

Essa porcentagem de infecções, no entanto, ainda é uma incógnita para a Covid-19, que é uma doença nova e da qual se conhece pouco. Matemáticos de duas universidades europeias – Universidade de Nottingham, da Inglaterra, e de Estocolmo, na Suécia – sustentam que se terá a imunidade coletiva ao Sars-Cov-2, vírus causador da Covid, quando 43% da população apresentar anticorpos. Em pesquisas anteriores, cientistas indicavam que o número mágico estaria entre 60% e 65% da população imunizada.

Apesar dessa nova perspectiva, ter 43% da população com anticorpos significaria, no Brasil, mais de 90 milhões de doentes. Um número muito distante dos atuais 1,3 milhão de infectados.

Neste episódio do podcast 15 Minutos, o editor de República da Gazeta do Povo, Carlos Coelho, explica o quão longe o Brasil está da chamada "imunidade de rebanho" e detalha por quê não é uma boa ideia contar com a imunidade coletiva, se não houver vacina, contra a Covid-19.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]