i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Índice de Percepção da Corrupção

Brasil atinge sua pior posição no ranking mundial de percepção da corrupção no 1.º ano de Bolsonaro e Moro

  • Brasília
  • 23/01/2020 02:02
Brasil cai uma posição no Índice de Percepção da Corrupção
Transparência Internacional mostra que Brasil caiu um lugar no ranking de percepção da corrupção em 2019| Foto: Marcos Santos/USP

O Brasil manteve-se em 2019 no pior patamar da série histórica do Índice de Percepção da Corrupção (IPC), o principal indicador de corrupção no setor público do mundo, produzido pela Transparência Internacional desde 1995. O país caiu da 105.ª posição em 2018 para a 106.ª em 2019, ficando ao lado de países como Albânia, Mongólia, Costa do Marfim, Macedônia, Argélia e Egito no ranking mundial.

Os 35 pontos da nota brasileira no ano passado equivalem ao valor mais baixo desde 2012. No relatório anual, a Transparência Internacional destaca retrocessos promovidos pelo Congresso, Judiciário e pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no combate à corrupção.

Segundo o coordenador de pesquisa da Transparência Internacional no Brasil, Guilherme France, o baixo índice no Brasil já era esperado. “Olhando a curva de evolução do Brasil nos últimos anos, o que a gente identifica é que o país já vinha sofrendo uma queda desde 2014, quando começa a operação Lava Jato, pelo motivo de que a operação revela graves esquemas de corrupção, que se encontravam em todos os cantos do governo brasileiro e aumenta a percepção de que há corrupção no Brasil”, explica.

Mas, para o coordenador, só as investigações da Lava Jato não explicam o desempenho ruim do Brasil no IPC de 2019. “O que a gente esperava, no entanto, é que essas investigações com baixa impunidade levassem eventualmente à aprovação de reformas sistêmicas que fossem endereçar às causas da corrupção, às condições que permitiram que aqueles esquemas se estabelecessem. E infelizmente não temos visto isso ao longo dos últimos cinco anos”, lamenta France.

A escala do IPC vai de 0 a 100, na qual 0 significa que o país é percebido como altamente corrupto e 100 significa que o país é percebido como muito íntegro. A nota mais alta alcançada pelo Brasil foi em 2012, quando obteve nota 43, pontuação repetida em 2014.

As principais causas da posição brasileira no ranking

Na avaliação da Transparência Internacional, a corrupção segue como uma das maiores barreiras ao desenvolvimento econômico e social brasileiro. “A corrupção agrava as desigualdades, afeta de forma desproporcional as pessoas mais pobres, as pessoas que dependem mais dos serviços básicos, por exemplo. De forma semelhante, ela prejudica o desenvolvimento econômico porque ela, por exemplo, limita a concorrência entre os atores privados”, diz Guilherme France, da Transparência Internacional no Brasil.

O coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) do Paraná, Deltan Dallagnol, concorda. "É uma questão de empatia, de compaixão e de justiça social. Basta olhar para as filas do SUS, a pobreza de nossa educação retratada em rankings recentes, a desigualdade social, nossa infraestrutura deficitária e por aí vai. O dinheiro desviado poderia ser aplicado para salvar e melhorar vidas. Além disso, a corrupção está atrelada à ineficiência e à baixa confiança na democracia e nas instituições", afirma.

A Transparência Internacional lista uma série de causas que contribuíram para a manutenção da pior nota brasileira na série histórica (que começou a ser medida metodologicamente em 2012), e que levaram o país a cair um patamar no ranking mundial. São elas:

Eleição foi influenciada pela pauta de combate à corrupção, que não se concretizou

A Transparência Internacional destaca que o resultado das eleições de 2018 no Brasil foi claramente influenciado pela pauta do combate à corrupção. “O elevado índice de renovação política se deu com a vitória de diversos candidatos que tinham baseado suas campanhas em agressivos discursos anticorrupção – a começar pelo próprio presidente da República, Jair Bolsonaro. Para completar, o início de 2019 teve a posse no Ministério da Justiça e da Segurança Pública do ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro”, destaca a entidade.

Desde então, porém, a Transparência Internacional afirma que o que se viu foram retrocessos na pauta anticorrupção de todos os lados. “Infelizmente, além de não termos visto reformas significativas, nós tivemos vários retrocessos ao longo do ano no combate à corrupção”, diz France. “Tivemos em quase todos os setores do governo e dos poderes constituídos retrocessos e grandes disputas para manter o nível que nós tínhamos dos órgãos públicos de controle. Foi um ano bastante difícil”, completa o coordenador.

Na Justiça, a entidade critica a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que em julho do ano passado paralisou todas as investigações de lavagem de dinheiro do país com base em dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), com base em um pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (sem partido) – filho do presidente. As investigações ficaram suspensas até o plenário deliberar sobre o tema, em novembro.

“Situações que pareciam absolutamente pacíficas, como compartilhamento de informações do Coaf e da inteligência financeira foram questionadas e por conta disso ao longo do segundo semestre de 2019 diversas investigações ficaram paralisadas”, destaca France.

No Congresso, a Transparência Internacional critica a aprovação de “leis na contramão do combate à corrupção”, como a que enfraqueceu a transparência de partidos políticos e o controle do uso de recursos públicos em campanhas eleitorais.

Transparência Internacional critica governo Bolsonaro

O governo Bolsonaro também não é poupado pela Transparência Internacional na análise da colocação brasileira no ranking mundial. A entidade destaca o aumento das tentativas de interferência política do Palácio do Planalto nos órgãos de controle, com substituições polêmicas na Polícia Federal e Receita Federal e nomeação de um Procurador-Geral da República fora da lista tríplice.

“Na esfera do Poder Executivo, a gente teve no começo do ano uma tentativa de ampliar as hipóteses de atribuição de sigilo a informações públicas, tivemos diversos escândalos de corrupção de ministros e pessoas próximas ao centro de poder”, acrescenta France. “Além disso a gente também teve no Poder Executivo interferências em diversos órgãos que exercem papel importante no combate à corrupção, como Coaf, Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público. Uma série de medidas que testemunhamos ao longo de 2019 que também justificam esse resultado”, completa o coordenador da Transparência Internacional no país.

Os ataques de Bolsonaro e seus ministros à imprensa e à sociedade civil organizada também foram criticados pela Transparência Internacional no relatório. “A imprensa exerce papel fundamental no combate à corrupção. Ela é responsável, muitas vezes, por trazer à luz esquemas de corrupção que existem, trazer informações sobre propostas de mudanças e reformas legislativas e administrativas que afetam funcionamento do Estado e essas informações, muitas vezes, são capazes de gerar mobilização social para eventualmente contê-las”, explica France. “Do outro lado, a sociedade civil exerce um papel fundamental. São diversas organizações pelo Brasil que realizam trabalhos importantes de monitoramento e fiscalização do poder público”, completa.

A Transparência Internacional também destacou casos de corrupção no governo federal ao longo do ano passado. “Em 2019, houve casos de denúncias de corrupção que atingiram, inclusive, o ex-partido e familiares do presidente Jair Bolsonaro, como um sinal de que a corrupção ainda acontece no país a despeito de haver um novo governo e em oposição ao discurso oficial.

Entre as maiores denúncias e escândalos de corrupção de 2019 estão as suspeitas das candidaturas laranja do PSL, inclusive, com suposto envolvimento do Ministro do Turismo, e as movimentações financeiras suspeitas de Fabrício Queiroz, ex-assessor do então deputado estadual Flávio Bolsonaro”, diz a entidade no relatório anual.

O procurador do MPF Deltan Dallagnol avalia que "a presidência não é a arena das grandes mudanças nessa área", mas "tem sua influência". "O presidente por exemplo não vetou pontos que seria importante vetar do projeto anticrime e da lei de abuso de autoridade. Além disso, poderia encaminhar ao Congresso uma reforma anticorrupção mais abrangente, estabelecendo-a como prioridade do governo", disse.

Dallagnol destaca também outros fatos que, segundo ele, são retrocessos no combate à corrupção: o fim da prisão em segunda instância e a aprovação da lei de abuso de autoridade, por exemplo.

"O principal foi a proibição da prisão em segunda instância, mas houve vários outros: mudança na lei da colaboração premiada, a lei de abuso de autoridade, a mudança das regras de prisão, a ampliação do fundo eleitoral, a lei que enfraqueceu a transparência dos partidos e o controle das verbas federais, a decisão que determinou que casos de corrupção tramitem na Justiça Eleitoral quando envolvem dinheiro para campanha, a suspensão por quase seis meses de investigações com informações da Receita e do Coaf e a decisão que criou risco de anulação de casos ao determinar que réus delatados falem depois sem dispor simultaneamente que isso só valeria para o futuro", lista.

Lava Jato rompeu com governo em 2019

Os retrocessos no combate à corrupção já eram visíveis antes mesmo do relatório da Transparência Internacional. Poucos meses depois do governo Bolsonaro ter início, a Lava Jato em Curitiba já alertava para possíveis passos atrás nos esforços de combater a corrupção.

Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo em agosto do ano passado, o coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, elencou uma série de medidas tomadas pelo presidente, pelo Congresso e pelo Judiciário consideradas por ele preocupantes para a pauta anticorrupção no país.

“O que a gente vê no Brasil? A gente vê um movimento amplo [de enfraquecimento do combate à corrupção]. Não é um movimento restrito; não é uma pessoa ou duas. A gente vê um movimento que engloba o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”, disse Deltan à época.

Desde meados de 2019, a Lava Jato enfrenta ainda outro obstáculo: a divulgação, pelo site The Intercept Brasil, de diálogos atribuídos a membros da força tarefa, que colocaram a credibilidade da investigação à prova.

“O que entendemos é que Vaza Jato trouxe à luz informações importantes e levantou preocupações justas sobre o sistema de Justiça brasileiro, mas as informações levantadas foram também utilizadas ao longo de 2019 por agentes políticos para atacar operações de investigação e combate à corrupção”, pontua Guilherme France. “A Vaza Jato, de alguma forma, acabou agravando essa polarização e acirrando os ânimos em torno de uma pauta que não deveria ser de um lado ou de outro do espectro político”, acrescenta.

"Informações são distorcidas para atacar a operação e o próprio combate à corrupção como meio para salvação de líderes ou das causas que estes carregam. Contudo, nosso trabalho apenas aplica a lei a quem as investigações demonstram que cometeu crimes", defende Dallagnol, chefe da Lava Jato.

Retrocessos barrados

A Transparência Internacional também cita retrocessos significativos ao combate à corrupção no Brasil que foram barrados pelas instituições e pela sociedade civil organizada, como a decisão do plenário do STF de destravar as investigações e permitir o compartilhamento de dados do Coaf com órgãos de investigação, como Ministério Público, sem prévia autorização judicial.

O Congresso também é elogiado pela entidade por ter derrubado um decreto presidencial que facilitava a classificação de sigilo sobre informações públicas. O decreto havia sido assinado pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) enquanto ocupava a presidência interinamente.

A aprovação do pacote anticrime também foi elogiada pela instituição por ter propiciado medidas que podem ter impacto positivo, como confisco alargado, reformas pontuais do sistema prescricional e melhorias na proteção de informantes. O pacote anticrime entra em vigor nesta quinta-feira (23).

A Transparência Internacional também destaca a ampliação do efetivo da Polícia Federal com 1,2 mil novos agentes e recomposição das equipes dedicadas à Lava Jato em Curitiba, Rio e Brasília; e a criação de 29 delegacias especializadas em combate à corrupção nos estados brasileiros.

Deltan Dallagnol também destaca alguns avanços ao longo de 2019 no combate à corrupção. "Houve pequenos avanços que são mínimos diante dos retrocessos, como a ampliação da possibilidade do confisco do dinheiro desviado, a criação de proteção ao cidadão que relata crimes e uma melhoria tímida nas regras de prescrição", exemplificou o procurador.

Outros candidatos à OCDE tiveram resultados melhor que o do Brasil na percepção da corrupção

O Brasil tenta ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) há alguns anos, e fazer parte deste "clube dos países desenvolvidos" é prioridade para a gestão Bolsonaro. Para atingir o objetivo, segundo a OCDE, o país vai precisar fazer a lição de casa no combate à corrupção.

Dentre os 36 membros atuais da OCDE, o Brasil só é melhor que o México no que se refere ao combate à corrupção, que, com 29 pontos, ficou na 130ª posição. Outros dois países da região que também são candidatos à OCDE tiveram resultados melhores que o Brasil: a Colômbia ficou com 37 pontos, ficando na 96ª posição, e a Costa Rica obteve 56 pontos, figurando no 44º lugar.

No ranking internacional, o Brasil está de países como Tanzânia (96.º lugar), Vietnã (96º), Colômbia (96º), África do Sul (70º), Argentina (66º) e Cuba (60º), por exemplo.

Sobre o IPC

O IPC é a mais longeva e abrangente ferramenta de medição da corrupção no mundo. Trata-se de um índice composto, isto é, uma combinação de 13 pesquisas e avaliações de percepção de corrupção realizadas por várias instituições reconhecidas. É também a referência para o nível relativo de corrupção nacional mais utilizada no planeta por tomadores de decisão dos setores público e privado para avaliação de riscos e planejamento de suas ações

Recomendações da TI para melhorar o combate à corrupção no Brasil

A Transparência Internacional lista no relatório do IPC 2019 uma série de recomendações para melhorar o combate à corrupção no Brasil. “Nós precisamos pensar em quais são as medidas que podem produzir resultados mais significativos no longo prazo”, defende Guilherme France.

“Nesse sentido, me parece que a análise e apreciação das novas medidas contra a corrupção pelo Congresso Nacional, a partir de uma priorização dada pela presidência da República, seria uma medida importante para garantir que essas reformas andassem e o Brasil de fato mudasse de patamar no Índice de Percepção da Corrupção”, afirma o porta-voz da entidade.

Veja outras recomendações para o combate à corrupção: 

  • O Congresso Nacional deve deliberar e aprovar reformas estruturais anticorrupção baseadas no pacote de medidas elaboradas por especialistas brasileiros: as Novas Medidas contra a Corrupção. 
  • O Poder Judiciário e o Ministério Público devem agir frente à sua ineficiência administrativa; à falta de responsabilização de seus membros por mau desempenho e corrupção; e aos privilégios, como férias abusivas e remunerações exorbitantes, que resultam na prestação jurisdicional ineficiente, morosa e seletiva;
  • A Justiça Eleitoral e os órgãos de controle devem atuar em coordenação nas eleições municipais de 2020 contra o financiamento ilícito de campanhas e o desvio de fundos públicos sob controle dos partidos, incluindo a utilização de candidatas laranjas e novas modalidades de manipulação virtual, como uso de robôs e disseminação de fake news;
  • O governo federal deve afastar seus membros investigados por corrupção, além de propor e defender a aprovação junto ao Congresso Nacional de reformas estruturais anticorrupção. Deve respeitar integralmente as liberdades constitucionais de expressão e associativismo, abstendo-se de hostilizar profissionais da imprensa e de organizações da sociedade civil;
  • Os governos estaduais e municipais devem aprimorar sua engenharia institucional de controle, atualizar seus marcos legais anticorrupção e promover Programas de Integridade que fortaleçam o enfrentamento da corrupção nos níveis subnacionais; 
  • O setor privado deve promover ações coletivas para o estabelecimento de códigos de conduta setoriais, pactos de integridade, inserção de valores éticos nos processos de capacitação de mão-de-obra e fomento ao compliance nas cadeias de suprimento, incluindo pequenas e médias empresas. Deve também exercer a liderança das federações de indústria e comércio e outras associações empresariais para a promoção de melhores práticas de integridade pública e privada;
  • A sociedade brasileira deve exercer conscientemente seu direito de voto nas eleições municipais de 2020 para eleger candidatos com passado limpo, compromisso com a pauta anticorrupção e respeito aos valores democráticos, pressionando também os partidos para que incrementem sua transparência, governança e democracia interna..


55 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 55 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • F

    Felício Turrão

    ± 0 minutos

    Para quem leu o começo da reportagem fica claro que a percepção aumentou porque o NOVE DEDOS e sua turma saiu das sobras. Não há percepção sem descoberta e é isso que os PTistas usaram e usam como justificativa: "Se não tivesse a Lava Jato ninguém teria sabido e a roubalheira não seria problema para os mortos nos hospitais, para a economia, para os empresários que nos pagavam propina!"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Morales

    ± 5 dias

    A Transparência Internacional deve ser sustentada pelo George Soros ....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE FRANCISCO TOLEDO MELARA

    ± 5 dias

    Observamos que este levantamento é frágil e irreal, pois na época que ocorreu a maior corrupção da civilização ocidental com o lulopetismo tivemos a melhor pontuação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE FRANCISCO TOLEDO MELARA

    ± 5 dias

    Observamos que este levantamento é frágil e irreal, pois na época que ocorreu a maior corrupção da civilização ocidental com o lulopetismo tivemos a melhor pontuação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 6 dias

    Vai melhorar? >>>> A queda vertiginosa no número de assassinatos aliviou os brasileiros, mas assustou todos aqueles que temem a popularidade de Sergio Moro: Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia, metade do STF, os governadores e, claro, a ORCRIM de esquerda. Por isso querem esvaziar seu ministério.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS EDUARDO PAULINO SOARES CARVALHO

    ± 6 dias

    2012 melhor resultado da série histórica: precisa falar mais nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Baulé

    ± 6 dias

    esquecem que estes estudos se baseiam em dados passados, de um ou mais anos atrás, ou seja, é uma foto antiga!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Jr Hecke

    ± 6 dias

    Que lixo de matéria e principalmente de chamada!!!! Colocar na conta do Bolsonaro e Moro é coisa de cana lha!!! Isso mesmo Kelli!!!! E a percepção diminuiu graças a esse congresso corrupto e o STF que trabalha a serviço de criminosos!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JOSE FRANCISCO TOLEDO MELARA

      ± 5 dias

      "Observamos que este levantamento é frágil e irreal, pois na época que ocorreu a maior corrupção da civilização ocidental com o lulopetismo tivemos a melhor pontuação." Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/indice-percepcao-corrupcao-brasil/?ref=veja-tambem?ref=veja-tambem Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSEMAR RIBAS DE MELO

    ± 6 dias

    Este país é uma vergonha, sempre foi. O Estado é podre, totalmente corrompido, a população não respeita as leis, enfim, é uma país muito mais próximo dos países pobres da África e Ásia do que dos ricos. E quer fazer parte de OCDE, ONU, etc. Fala sério!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 6 dias

    A corrupção começa quando nos deixamos corromper, principalmente por mentiras. Quando nos deixamos manipular. Quando delegamos a falsos salvadores, o que é nosso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    A.C.T.

    ± 6 dias

    Alguém já falou que levará "anos" para limpar a sujeira que um "carniça" fez.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      BS.

      ± 6 dias

      E outro continua.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eneida

    ± 6 dias

    De fato é apenas percepção. Considerar que a corrupção aumentou após a saída do PT, o partido que patrocinou o maior esquema de corrupção da história?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André PC

    ± 6 dias

    Matéria bem *********....totalmente enviezada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NELSON UMEDA

    ± 6 dias

    Não tivemos nenhum caso de corrupção no ano de 2019, diferentemente dos anos anteriores. Basta ver o montante de dinheiro recuperado junto aos corruptos e corruptores (mas para a mída este dinheiro não existe, surgiu do nada - todos são inocentes). Mesmo assim o Brasil atinge a sua pior posição no ranking mundial? Dá para entender? A força da esquerda no mundo todo é muito poderosa, não dá para levar em consideração estes organismos internacionais. O que dizer dos Direitos Humanos da ONU? comandada pela Bachalet e que faz vista grossa às atrocidades cometidas na Venezuela, Cuba, Africa, Oriente Médio? Mas ataca o Brasil? ONU e estas entidades não são sérias, infelizmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • D

      Daniel Jr Hecke

      ± 6 dias

      Bem por aí Nelson!!! Alem dessa matéria a exemplo de uma péssima colunista que dá o foco tendencioso, colocar na conta do Bolsonaro e Moro, enquanto o congresso e o STF que avacalham...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RODRIGO

      ± 6 dias

      E o mais engraçado, "A nota mais alta alcancada pelo Brasil foi em 2012" Oi??? No auge das faucatruas e esquemas de corrupcao, segundo os "JENIOS" ai do estudo, o Brasil era muito confiavel, baixa corrupcao, pode confiar! HAhahHAHhAHAhAhahAhAHAH Belissima credibilidade esse IPC, bu rro é quem leva em consideração uma porcaria dessas....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LAUDI CARLOS VEDANA

    ± 6 dias

    A corrupção no Brasil é histórica e o PT institucionalizou a propina, a maior vertente da roubalheira do dinheiro público. Realmente o Congresso e o Judiciário são os maiores responsáveis em proteger corruptos e o mundo todo sabe disso. Um terço do Congresso está envolvido. No governo Bolsonaro, a corrupção foi herdada e só com boas intenções não se eliminam corruptos.Sem punição exemplar, o crime compensa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valter Munareto

    ± 6 dias

    O relatório deixou claro que a causa foi o comportamento do Legislativo e do Judiciário (STF), fato que a população tem conhecimento e criticado veementemente esses dois poderes. Lamentável que o STF em especial, esteja na contra mão desse momento em que o Executivo pretende que o Brasil seja passado a limpo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ADALBERTO PALTE

    ± 6 dias

    Socorro!!!!! Só Deus na causa. Adalberto Palte

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme

    ± 6 dias

    hummm tá. Ong comunista com informação da desinformação colocando o nome Bolsonaro pra fazer referência e ligação. Ninguém é bobo mais...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 6 dias

      Tudo que não exalta seu grande líder vira comunista

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    helio

    ± 6 dias

    Não se acaba com a corrupcao sem eliminar os corruptos da vida publica. E o Congresso e o Judiciario estao infestados de corruptos. So a Lava Jato não é suficiente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 6 dias

    Não sou bolsominions, mas dizer que em 2012, quando os petralhas governavam o país, existia menos corrupção no Brasil, só mesmo para uma organização esquerdistinha!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    ± 6 dias

    Cartão corporativo auxílio moradia auxílio isso auxílio àquilo, audiência de Custódia, furar filas, " carteiradas" sonegação de impostos, fotocópias particular na empresa ou serviço público, reportagem tendenciosa ou mentirosa, jogar lixo em local alheio, não devolver o troco, aceitar ou oferecer qualquer tipo de propina, não denunciar corruptos, vender sentença, pagar propina ao policial para não ser multado, pedir ou fazer o jeitinho brasileiro.... tudo corrupção.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      BS.

      ± 6 dias

      Carteiradas agora são crime de acordo com a lei de abuso de autoridade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Everaldo Basso

    ± 6 dias

    Onde estava esse "ranking" nos últimos 16 anos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    David de Carvalho

    ± 6 dias

    Mentira na certa!!! A Gazeta disse que melhorou!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    dr. Faufenefene

    ± 6 dias

    Quelle surprise!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Injustus

    ± 6 dias

    Essa matéria cheira a gozação. Panfletagem pura. Achava que a Gazeta não embarcaria nisso. Que *****!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO C.P.

    ± 6 dias

    há há há há.....................

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      PAULO C.P.

      ± 6 dias

      Maquiavel: Sim, da Michelle Eleninha Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 6 dias

      Elenão é o marido da Eleninha??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro Pires

    ± 6 dias

    Que o país teve retrocessos, teve com certeza, muitos não exatamente por parte do Executivo, mas do Judiciário e do Legislativo. Mas dizer que o Brasil está hoje pior do que em 2012 é pura piada. Agora, a credibilidade é perdida mesmo quando se dá credibilidade a um veículo como o The Intercept. Utilizar também casos isolados como se fossem regra, é outro artifício. Realmente ridícula essa tal de "transparência internacional".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 6 dias

    E, por incrível que pareça, Bolsonaro quer tirar a "Segurança" do Ministério da Justiça, ou seja, tirar a Polícia Federal do comando do Sérgio Moro. E ainda teve a cara de pau de afirmar que o "Botafogo" é favorável ao fatiamento do Ministério da Justiça. Bolsonaro está muito bem no ACORDÃO, sempre se aconselhando com o Maia e com o "Amigo do amigo do meu pai".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 6 dias

    Transparência de ONGs ? É piada de ********.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro Marcondes de Oliveira

    ± 6 dias

    Quer dizer que é melhor deixar tudo embaixo do tapete?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Gabellini

    ± 6 dias

    Pura narrativa encomendada! Desespera-se a turma do quanto pior melhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata

    ± 6 dias

    Petistas e bolsonaristas possuem uma "cegueira seletiva", tudo o que não convém, só pode estar errado. Já que não temos motivos para acreditar que a corrupção piorou. Pois o presidente não está movendo mundos e fundos para livrar sua família de investigação, não sancionou o juiz de garantias, não vem fazendo troca de cargos por apoio, não foi divulgado um áudio de suposta compra de apoio para a votação da previdência, isso para falar em alguns casos. Afinal, esses fatos só podem ser mentira, já que está tudo certo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • D

      dr. Faufenefene

      ± 6 dias

      gostei do "cegueira coletiva"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 6 dias

      E vem agora uma tentativa de fatias o Ministério da Justiça.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nilson Macan

    ± 6 dias

    A machete não corresponde aos fatos: a grande parte das ações que frustraram o combate a corrupção partiu do STF com decisões como o FIM DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTANCIA e do CONGRESSO NACIONAL, com a criação do FUNDÃO ELEITORAL e restrição a fiscalização dos PARTIDOS POLITICOS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP

    ± 6 dias

    O Moro foi traído, mas como é um homem de caráter, suporta tudo e permanece no governo porque sabe que, se sair, a coisa piora ainda mais. Os sinais de corrupção estão cada vez mais fortes e evidentes. Se materializam nos parentes do presidente que só deseja que permaneçam impunes, dane-se o Brasil! Bolsonaro tem sabotado tudo o que pode a implantação das medidas do Moro e do segmento honesto da sociedade. Se esconde atrás de religião para simular que tem algum caráter, mas não consegue esconder totalmente o rabo de raposa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • H

      helio

      ± 6 dias

      Concordo c vc. Moro sabe que se sair piora. Ate onde vai aguentar, Não sei.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 6 dias

    Parei de ler quando cheguei nos motivos pelos quais o Brasil atingiu pontuação tão baixa: "divulgação, pelo Intercept, de mensagens atribuídas a membros da Lava Jato" e "ataques de Bolsonaro e seus ministros à imprensa e à sociedade civil organizada." Esse relatório aí não passa de propaganda comunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano Baggioto Pires

    ± 6 dias

    O Rubinho Barrichello que fez?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Roberto Fernandes

    ± 6 dias

    Hahaha!!! e tem brasileiro querendo dar "pitaco" na corrupção da Argentina!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Piarini

    ± 6 dias

    Quem tiver um pouco de capacidade de analise, antes de ler esse folhetim de propaganda da esquerda, pesquisem o perfil no facebook do tal "coordenador" da ONG. Parece ate um perfil do PSOL! Lá tem tudo o que reza a cartilha da esquerda, sem falar que muitos dos artigos que o tal publica tem quem como fonte? The IntercePTBrasil! Detalhe, não tem uma linha, uma virgula criticando a esquerda ou o PT. Por um tipo assim, como crer em uma pesquisa dessa? Ai qdo o povo não acredita na midia e especialmente nas tais ONGs, os mesmos reclamam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 6 dias

      Se não exalta seu grade líder vira folhetim de esquerda

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabrício Fernandes Fontana

    ± 6 dias

    Mais uma pesquisa ridícula e mentirosa. Quais foram as acusações de corrupção envolvendo Ministros do Executivo cometendo corrupção em 2019? Essas ONGS ativistas de esquerda inventam narrativas mentirosas descaradamente...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salissa Mendonça Souto

    ± 6 dias

    Entendo que o IPC faz exatamente o trabalho que se propõe: eles avaliam a percepção da corrupção. Veja que mesmo a Lava Jato avançando, o esquema de corrupção na Petrobrás e congresso com o Executivo terminando, ainda assim o sentimento permanece. É como Abraham Linconl disse: o seu carater é como uma árvore e sua reputação como a sombra dela. A sombra é o que pensamos dela, a árvore é a coisa em si.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 6 dias

    Matéria maldosa e desvirtuada. A corrupção dos anos petistas apuradas agora nao podem ser atribuídas a Bolsonaro. Sugiro que seja revista o título e matéria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Luiz

    ± 6 dias

    Quem sabe desta coisas somos no Brasil, eu não acredito nestas pesquisas, muitas vezes compradas ou manipladas como as do IBOP E DATA FOLHA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RGB

    ± 6 dias

    Titulo desta matéria é no minimo estapafúrdio, se ouve percepçao da corrupçao no Brasil foi graças a lava-jato e ela aconteceu efetivamente em governos anteriores. Materia no minimo suspeita e dirigida, a meu ver buscando dar uma forcinha ao candidato da Globo o Luciano Huck. A continuar com matérias assim acabarao por me convencer a interromper minha assinatura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]