i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Interferência na PF

O que esperar de Alexandre Moraes como relator do inquérito que investiga Bolsonaro no STF

  • Brasília
  • 21/10/2020 20:51
Ministro Alexandre de Moraes foi sorteado no STF como novo relator do inquérito que apura suposta interferência na PF.
Ministro Alexandre de Moraes foi sorteado no STF como novo relator do inquérito que apura suposta interferência na PF.| Foto: Rosinei Coutinho/STF

O sorteio do ministro Alexandre de Moraes para presidir o inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga o presidente Jair Bolsonaro por suposta interferência na PF, a Polícia Federal, causou desconforto no Palácio do Planalto. Isso porque ele era o último entre todos os ministros da Corte que Bolsonaro gostaria de ver à frente do inquérito. Mas o que se pode esperar da relatoria de Alexandre de Moraes?

O ministro vai substituir o decano Celso de Mello, que se aposentou da vida pública no último dia 13. Mello teve uma atuação considerada rígida na condução do inquérito. Como relator, ele determinou que a PF colhesse o depoimento de ministros militares do governo, como Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).

Ao determinar os depoimentos, Celso disse que caso não comparecessem, eles poderiam ser conduzidos pela PF "debaixo de vara" para serem ouvidos. Essa expressão, usada no jargão jurídico para se referir à condução coercitiva de investigados, foi mal recebida pelos militares e no Planalto.

Também foi por decisão de Celso de Mello que o vídeo da polêmica reunião ministerial do dia 22 de abril, em que o ex-ministro Sergio Moro diz ter sido pressionado por Bolsonaro e que serviria de prova sobre a suposta interferência na Polícia Federal, foi divulgada de forma integral. O governo queria que apenas trechos pertinentes à investigação fossem tornados públicos.

A forma de condução do inquérito não deve mudar muito com Alexandre de Moraes. O novo relator tem um perfil parecido com o de Mello. Moraes já foi alvo de críticas do presidente da República em um episódio que tem ligação com o inquérito sobre a suposta interferência na PF.

Foi Alexandre de Moraes quem barrou a indicação do delegado Alexandre Ramagem, chefe da Abin, para a diretoria-geral da PF. Ramagem, amigo da família do presidente, havia sido nomeado para substituir Alexandre Valeixo, aliado de Moro, exonerado no episódio que resultou no pedido de demissão do ex-ministro. O ministro do STF considerou que a nomeação feria o princípio da impessoalidade previsto pela Constituição.

"Agora tirar numa canetada e desautorizar o presidente da República, com uma canetada, dizendo em impessoalidade? Ontem [29 de abril] quase tivemos uma crise institucional, quase. Faltou pouco", disse Bolsonaro na ocasião. "Eu não engoli ainda essa decisão do senhor Alexandre de Moraes." "Não engoli. Não é essa a forma de tratar o chefe do Executivo", completou.

Alexandre de Moraes também é relator de outros dois inquéritos sensíveis em tramitação no STF que atingem aliados e filhos do presidente. Um deles é a investigação aberta para apurar a organização e o financiamento de atos antidemocráticos. O segundo diz respeito à suposta existência de uma rede de disseminação de ataques e ameaças a ministros do STF na internet conhecido como inquérito das fake news.

Em ambos, o novo relator do inquérito da interferência na PF autorizou mandados de busca e apreensão de celulares e computadores contra apoiadores de Bolsonaro. Determinou ainda a coleta de depoimentos de parlamentares bolsonaristas, acusados de financiar a realização de atos que pedem o fechamento do Congresso e do STF. Moraes ordenou ainda que redes sociais tirassem do ar páginas de suspeitos de disseminar discursos de ódio contra membros do Supremo.

Inquérito está travado à espera de decisão de Fux

A investigação sobre a suposta interferência na PF, aberta após acusações do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, está se encaminhando para a fase final. Mas, apesar de agora estar nas mãos de Moraes, ainda depende do presidente do STF, Luiz Fux, para avançar.

Fux determinou a redistribuição do inquérito após a aposentadoria do ministro Celso de Mello, primeiro relator da investigação. O sorteio foi realizado na última terça-feira (20) para evitar que o indicado de Bolsonaro para a vaga, Kassio Nunes Marques, ficasse com o caso, gerando um conflito de interesses.

A continuidade do inquérito depende do depoimento de Bolsonaro à PF. Mas antes de o presidente ser ouvido, os plenário precisa decidir se a oitiva será presencial ou por escrito. O julgamento começou no início de outubro, mas apenas o voto de Celso de Mello foi lido até agora. Por isso, o inquérito ainda depende de Fux. Cabe ao presidente do STF pautar a continuidade do julgamento, o que ainda não tem previsão para acontecer.

Celso de Mello defendeu sua decisão monocrática, que havia determinado um depoimento presencial. A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu, para que Bolsonaro possa prestar esclarecimentos por escrito e o caso acabou indo parar no plenário, para uma decisão colegiada. Para Celso de Mello, Bolsonaro não tem a prerrogativa de prestar depoimento por escrito por figurar como investigado, não como vítima ou testemunha na investigação.

“Entendo não assistir razão ao senhor chefe do poder executivo da União, uma vez que a decisão agravada ajusta-se à legislação processual penal vigente, à ampla orientação doutrinária sobre o tema e à vários julgados do STF sobre a aplicabilidade em geral do artigo 221 do CPP [Código de Processo Penal] apenas quando as autoridades públicas nele descritas ostentarem a condição de testemunhas”, votou Celso de Mello. “Ninguém, nem mesmo o chefe do Poder Executivo da União, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República”, completou o ministro, agora aposentado.

Próximos passos do inquérito sobre a interferência na PF

O inquérito no STF sobre a suposta interferência na PF investiga oito possíveis crimes: falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra. Os crimes podem ter sido cometidos por Bolsonaro ou por Moro, caso a denúncia do ex-ministro não fique comprovada.

Depois de ouvir o presidente, a PF ainda pode pedir a produção de outras provas no inquérito. Caberá ao ministro Alexandre de Moraes decidir sobre a pertinência ou não do pedido.

Depois de concluir a investigação, a PF decide se indicia ou não o presidente e outros investigados no inquérito. Em seguida a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve decidir se oferece ou não denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF), ou seja, um pedido de abertura de ação penal. Se o procurador-geral da República, Augusto Aras, denunciar o presidente, há um ritual a ser cumprido que envolve a autorização da Câmara dos Deputados e o afastamento de Bolsonaro.

Veja como funciona:

  • Se a PGR oferecer denúncia contra o presidente, o STF envia a denúncia para a Câmara;
  • O presidente da Câmara envia uma notificação ao Palácio do Planalto e envia a denúncia para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ);
  • Na CCJ, o presidente tem dez sessões do plenário para apresentar uma defesa prévia;
  • A CCJ tem o prazo de cinco dias para votar um relatório;
  • O parecer é encaminhado ao plenário e o presidente da Câmara tem que marcar a votação para a próxima sessão;
  • São necessários os votos de dois terços dos deputados (342) para autorizar a abertura de uma ação penal contra o presidente;
  • Se os deputados não autorizarem, a denúncia fica em stand by até o fim do mandato do presidente;
  • Se a Câmara autorizar a ação penal, o STF vota em plenário se aceita ou não a denúncia da PGR;
  • Se o STF aceitar a denúncia, Bolsonaro é afastado do cargo até o processo ser concluído, pelo prazo máximo de 6 meses. Nesse caso, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) assume a presidência do país;
  • Se Bolsonaro for absolvido, volta a ocupar o cargo de presidente. Se for condenado, perde o cargo definitivamente e os direitos políticos.

Caso não sejam encontradas provas suficientes para indiciar ou denunciar Bolsonaro, Moro pode entrar na mira da PGR. O ex-ministro pode ser denunciado por denunciação caluniosa ou crime contra a honra, por exemplo.

Nesse caso, Moro responderia a um processo na Justiça comum, em primeira instância, já que não tem foro privilegiado.

30 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 30 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 7 minutos

    Terá direito a 50% da remuneração vitalícia. Também já havia me referido a isso em outras oportunidades. Voltarei a fazê-lo. Obrigado. Namastê!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Ghislene Elizabeth Wheeler

    ± 3 horas

    Temos já as perguntas. Curiosidade. Já podem digitá-las para responder. Nosso presidente é um homem muito ocupado cuidando de um grande país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E.NETO

    ± 3 horas

    Espero que se declare impedido!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CLEUSA

    ± 5 horas

    Essa foto lembra alguém da familia Addams! Dá medo!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João B R Lares

    ± 7 horas

    1- O tal inquérito já é uma FAKE, urdida pelo tucano Sérgio Moro para tumultuar a gestão Bolsonaro.Assim, sensato, justo e correto, seria “arquiva-lo”.Em outras palavras, mandar para a lixeira. 2-Se o suposto “sorteio” foi para evitar que um ministro indicado pelo PR Bolsonaro tornar-se o natural relator, portanto “suspeito”, os demais ministros também são suspeitos quando julgam ou relatam inquéritos envolvendo os respectivos “padrinhos”, não é?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João B R Lares

    ± 7 horas

    1- O tal inquérito já é uma FAKE, urdida pelo tucano Sérgio Moro para tumultuar a gestão Bolsonaro.Assim, sensato, justo e correto, seria “arquiva-lo”.Em outras palavras, mandar para a lixeira. 2-Se o suposto “sorteio” foi para evitar que um ministro indicado pelo PR Bolsonaro tornar-se o natural relator, portanto “suspeito”, os demais ministros também são suspeitos quando julgam ou relatam inquéritos envolvendo os respectivos “padrinhos”.Não é?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 8 horas

    ATÉ AGORA O ALEXANDRE DE MORAIS NÃO MILITOU PRESTANDO BONS SERVIÇOS PARA PARTIDOS POLITICOS? ISSO VAI MUDAR?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Julio Lemos

    ± 8 horas

    "Celso de Mello citou o artigo 221 CPP, artigo esse que não corrobora o "entendimento" que Celso tem sobre tema. De onde Celso de Mello tirou esse tal "entendimento" que, sem dúvida, não foi do art 221 ? Aliás, o §1º do art 221, é muito claro quando diz que PR, Vice-PR,... (e outros)... poderão optar pela prestação de depoimento por escrito, caso em que as perguntas, formuladas pelas partes e deferidas pelo juiz, Ihes serão transmitidas por ofício.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EHJ

    ± 9 horas

    Como assim o que esperar? Esperar o de sempre, tudo em pizza.... Ou alguem acha que vai dar em alguma coisa isso aí.??? Fala sério ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 9 horas

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PastorRosevaldo

    ± 9 horas

    Não dá pra esperar nada de ninguém desse antro... ali faz-se muita onda, muita pose e lero-lero e no fim tudo é negociável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCO ANTONIO BRECKENFELD RICARTE CUNHA

    ± 10 horas

    A expressão do ministreco na foto bem tirada e muito bem escolhida diz tudo. A caixa de maldade está trabalhando a mil por hora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 10 horas

    Esperar que o mesmo não fique colocando maquiagem bonita em "defuntos do poder". A Lei deveria ser igual para todos e todas sem distinção de poltronas ou cadeiras de palha cupinzada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 10 horas

    Alexandre Moraes, não dê moleza para esse parasita criminoso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Everaldo Basso

    ± 10 horas

    Foi sorteado? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 11 horas

    O que esperar do cabeça de ovo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 11 horas

    Torci para isso! Menos mal. Nos dá um fio de esperança. Vamos ver!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 11 horas

    Espero que ele mande internar o PSICOPATA JIM JONES.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson Adam

    ± 11 horas

    Espera-se de Moraes o que se espera de criminosos: chantagem, coação, sabotagem, ilegalidades de todos os tipos e ordens.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago

    ± 11 horas

    Quem diria que um Ministro indicado por Temer seria uma das luzes no fim do túnel.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    ± 11 horas

    Todas as sacanagens possíveis.Mefistofelis vai escancarar o veneno

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reinaldo de Oliveira

    ± 11 horas

    Se espera mais fisiologismo ! A célula tronco da política em Brasília.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Maia

    ± 12 horas

    Nada de bom!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 12 horas

    Pelas mesmas razões do artigo publicado na Folha de São Paulo, pelo eminente articulista Professor André Ramos Tavares, tenho sugerido reiteradas vezes, inclusive aqui neste prestigioso jornal GAZETA DO POVO, Emenda Constitucional, com engajamento da imprensa e uma cruzada nacional, para alterar a composição e os critérios de acesso do STF para 27 membros, um por cada Unidade Federativa, eleitos por Colégio Eleitoral, abrangendo a OAB, o MP Estadual e Federal e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Federal e Estadual, para mandato de 10 anos. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • N

      Nelson Vidal Gomes

      ± 0 minutos

      Freitas: "Terá direito a 50% da remuneração vitalícia. Também já havia me referido a isso em outras oportunidades. Voltarei a fazê-lo. Obrigado. Namastê!"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 11 horas

      Ok. Mandato de 10 anos. Vamos supor que o mandato vença quando o ministro tiver uns 55 anos de idade. Aposenta-se? Fica sem emprego? Qual a sua sugestão, já que você repete esse texto há uma semana?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 12 horas

    NUM STF QUE CADA MINISTRO SE ACHA , FAZ MONOCRATICAMENTE O QUE QUEREM , E NÃO DEFEDEM A CONSTITUIÇÃO, JULGAM POR CONVENIÊNCIA TEMPORAL , VONTADE E INTERESSE PESSOAL. PIOR QUADRO DO STF .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 17 horas

    Tic tac, tic tac...... Quem nao deve, nao teme

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arno Winter

    ± 20 horas

    A colunista já prevê a ouvida do presidente, seu indiciamento pela PF, sua denuncia pelo MPF, recebimento da denúncia pela Justiça e finalmente a condenação,. Por que digo isto ? Por causa do roteiro que ela apresentou no seu texto Enfim, o possivel desejo externado no texto, não vai acontecer já que inteligentemente o presidente já tem uma bancada e ao que parece, fiel e que lhe dá sustentação. É isso .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clodoaldo

    ± 21 horas

    Pena que as forças armadas estão dormindo em berço esplendido, e ainda permitem que os bandalheiros do STF e do Congresso permaneçam em meio a tantas barbaridades praticadas em favor de criminosos, impedindo o avanço do país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]