i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Previdência

Fila sem fim, avalanche de processos: por que o INSS está à beira de um “apagão”

  • 01/02/2020 16:00
inss-apagao
| Foto: Ilustração: Felipe Lima

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está à beira de um “apagão” nos serviços prestados: com poucos funcionários para atender à demanda e com os sistemas de tecnologia defasados, a concessão de benefícios está registrando recorde de atrasos, e as aposentadorias sob as novas regras da reforma estão paralisadas. O resultado são milhões de brasileiros desassistidos e uma avalanche de ações judiciais requerendo o pagamento.

Nas últimas semanas, o governo federal vem anunciando medidas para tentar reverter esse quadro, mas com previsão de normalizar a situação no segundo semestre. É um período longo, considerando que os primeiros sinais de colapso no atendimento do órgão apareceram ainda em 2014. Com a troca de comando do INSS na terça-feira (28), quando foi anunciada a demissão de Renato Vieira, substituído por Leonardo Rolim, surgiram mais dúvidas sobre o encaminhamento que será dado ao problema.

EM NÚMEROS: Como o INSS chegou a esse ponto

Rolim, que até então ocupava o cargo de Secretário da Previdência no Ministério da Economia, no passado já manifestou a opinião de que o INSS não precisaria de mais servidores, mas sim de mais tecnologia. A Gazeta do Povo questionou o órgão sobre a situação atual, mas a assessoria de imprensa informou que não poderia comentar assuntos judiciais nem outros por causa da transição.

Entidades sindicais que representam os servidores do INSS, como a Federação Nacional de Trabalhadores da Área de Saúde e Previdência (Fenasps) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) têm uma reunião agendada com os gestores previdenciários do governo em 6 de fevereiro, quando alguns compromissos entre as partes devem ser negociados.

Na terça-feira, após anunciar a troca de presidência do INSS, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, anunciou que o governo pretende contratar servidores aposentados do INSS para ajudar a reduzir a fila de requerimentos de benefícios. A medida atende em parte orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) – que informou ao governo que a contratação exclusiva de militares para a função caracterizaria reserva de mercado e atentaria contra o princípio da impessoalidade no serviço público. O decreto para seleção foi publicado em Diário Oficial em 23 de janeiro. Quem aderir, de forma voluntária, receberá 30% adicional sobre o que recebe como reservista, além de direitos como férias e 13.º salário.

Segundo Marinho, o decreto para contratação de aposentados do INSS deve sair nos próximos dias, com teor semelhante. Em entrevista coletiva, ele explicou que haverá concorrência entre militares inativos e aposentados do INSS para preencher 7 mil vagas para o atendimento à população. “Haverá uma concorrência, com isonomia, entre civis e miliares”, disse Marinho. Também serão selecionadas pessoas para analisar a concessão de benefícios.

Internet lenta e poucos funcionários nas agências do INSS

O advogado Leandro Pereira, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PR, lamenta a falta de iniciativa do governo federal nos últimos anos. “A situação já é de conhecimento do TCU desde 2014. Estava claro que a situação ia piorar 2018, que a sociedade sofreria a partir do ano retrasado e ano passado, e se nada fosse feito chegaríamos ao caos em 2020”, diz.

Para ele, o problema é sistêmico: falta de pessoal e pouco investimento em estrutura. Algumas agências, diz ele, têm rede de internet com velocidade de 512k – o que é muito baixo até para uma residência: 62% dos domicílios têm velocidade a partir de 1 Mega, segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de 2018.

Pereira questiona a iniciativa do governo em contratar pessoal para atender o público do INSS. “Mas 90% dos requerimentos são eletrônicos, então precisamos de mais estrutura e mais pessoas para análise”, pondera.

Moacir Lopes, diretor da secretaria de Administração da Federação Nacional dos Trabalhadores na Previdência e afins (Fenasps), aponta para os mesmos problemas: baixa velocidade na conexão da internet e poucos servidores. “Já tivemos momentos de muita fila para concessão de benefício no INSS, mas não era algo tão visível porque havia servidores na agência para atender a população, que era orientada sobre o que fazer. Na internet não há como tirar dúvidas. A pessoa fica então na espera, muitos contratam advogado e lotam a Justiça”, observa.

Quando o sistema on-line é mais lento que o presencial

Segundo Lopes, a fila do INSS é virtual, então o servidor de um estado pode analisar qualquer processo de qualquer parte do país. “Mas se falta algum documento, é preciso remeter o processo para uma fila de exigências e para uma agência próxima ao interessado. Isso trava o sistema e é muito mais demorado do que ocorria antes, no guichê, um servidor ligar para a pessoa da mesma cidade ou região e pedir para apresentar o que estava faltando”, relata.

Para a Fenasps, outro erro é a fila única, em que demandas urgentes, como auxílio-maternidade e auxílio-doença, são tratadas da mesma forma que concessão de aposentadoria por tempo de serviços. Para ele, o descaso do governo federal é latente, e a situação não muda porque os gestores não são responsabilizados e a conta é dividida por toda a sociedade. “Quando atrasa é preciso pagar retroativo aos 45 dias. Mas o dinheiro sai do bolso de todos nós, que contribuímos com a previdência”, observa.

Privatização da Dataprev põe servidores em alerta

A decisão do governo federal de privatizar a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), o que deve ocorrer em 2021, colocou mais uma vez servidores em alerta. Como medida de enxugamento da estrutura, a estatal colocou em andamento um plano de reestruturação, que iniciou com a proposta de demissão de 14% de seus funcionários. A medida será acompanhada de fechamento de agências pelo Brasil.

Em protesto, trabalhadores iniciaram uma greve na quinta-feira (30). A medida de privatização é vista com cautela por especialistas na área de direito previdenciário, já que o órgão mantém um grande banco de dados com informações pessoais de todos os contribuintes.

34 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 34 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MARCO ANTONIO MENDONÇA FARIAS

    ± 7 horas

    Os governos tem interesse que o INSS não funcione na hora de conceder qualquer beneficio, porque sera' saída de recursos, despesa, por isto não investe em tecnologia nem em contratação de funcionários. Por outro lado, para arrecadar, tem a maior tecnologia e pessoal disponivel.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

      ± 1 dias

      Sobram servidores em Brasília nas assembléias e câmaras aos montes e falta aos montes no INSS e onde tem serviço , é o Brasil de ontem hoje e parece que de sempre.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        Joao grandao

        ± 4 dias

        Muito bem Governo bolsonaro, agora que descobrimos que o problema da devastação ecológica é o pobre, podemos chegar a conclusão que o problema do INSS é o povo, em sua maioria pobre. Solução: ... (sem mais comentários, afinal foi o pobre povo que elegeu o Mito)...Só pode ser culpa do PT...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • R

          Ronald Santos

          ± 3 dias

          Esse problema é antigo, mané bobão! Se liga!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • M

        Mário

        ± 4 dias

        Não é culpa do governo Bolsonaro, porem este governo tem que aprender que aqui no Brasil só tenta consertar o pneu furado quando acontece. A grande prova é o rompimento da barragem de Brumadinho...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Mário

          ± 4 dias

          A situação do INSS nunca foi menos burocrática do que é hoje. Quando começou a capengar nos idos de 2013 o governo ignorou totalmente a demanda e não investiu nem em informática e muito menos em servidores treinados para esta demanda que iria ocorrer. Meus pêsames.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • B

            Beto

            ± 4 dias

            Privatizar a Dataprev seria a mesma coisa que querer privatizar o Serpro, nas duas há informações sigilosas dos contribuintes. Não vejo com bons olhos esta privatização.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              CLEUSA

              ± 4 dias

              Alguém lembra que a turma do INSS esteve em greve durante 80 dias(não lembro se 2015, ou depois)? Dá pra imaginar o acumulo de trabalho a partir dai!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Celito Medeiros

                ± 4 dias

                O Sistema de Saúde, que recebe as maiores verbas governamentais, sejam municipais, estaduais e federais, tem sido um caos há muitos anos. As Reformas criaram mal entendidos e os entendidos deixam vagas tantas explicações necessárias. Não é fácil colocar tudo isto em dia, é como perceber o trabalho de uma diarista em nossas casas, fazendo uma confusão danada de água e sabão com cadeiras sobre a mesa e termos que nos cuidar para não escorregar, até que finalmente tudo é colocado em ordem, casa limpa, cheirosa e satisfazendo a todos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Pruda

                  ± 4 dias

                  Sabendo que essa nova lei iria causar uma enxurrada de pedidos de aposentadorias, sabendo que o pior serviço que existe é o público, alguém ainda esta surpreso? Relaxem.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Decio mango

                    ± 4 dias

                    A maioria dos funcionários do INSS se aposentaram correndo com medo da reforma...muita gente com 45 anos de idade, o bom e velho xunxo de se aposentar por idade sem te idade....

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • J

                      Joao grandao

                      ± 4 dias

                      No país inteiro quem teve condições correu para se aposentar, com ou sem prejuízo, diante do calote anunciado, cujas reformas não apresentaram nenhuma solação para o déficit já instalado, e que vai continuar por pelo menos 10 anos...se fizerem alguma reforma de verdade pos-mortem do INSS nos servidores públicos e militares

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • W

                    Weber

                    ± 4 dias

                    Pelo gráfico apresentado no artigo, desde 2005 que o INSS tem perdido servidores, sem reposição. E o PT contratou milhares de servidores para o MEC a fim de promover sua ideologia. Além da falta de servidores, faltou também investimentos em tecnologia e em 2016 houve a "revisão de auxílio-doença e aposentadorias por invalidez" que sobrecarregou os servidores. Agora tem que contratar temporários e investir em tecnologia para sair do buraco.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Paulo Rocha

                      ± 4 dias

                      P....a, terceiriza, tanta gente sem trampo, contrata pela CLT e/ou carteira verde amarela, faça como o poupa tempo...substitua todos os concursados, servem para nada mesmo (greves e corpo mole, não podem ser demitidos esses ***), o serviço pode ser realizado por qualquer um que tenha segundo grau completo...BARALHOOO

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • J

                        Joao grandao

                        ± 4 dias

                        terceirizados com aquela qualidade peculiar de quem é jogado no fogo sem nenhuma ferramenta ou treinamento...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Francisco Krupa

                      ± 4 dias

                      Os sistemas do INSS estao defasados mas os do TSE não. Ali tem dinheiro pra investir em novas urnas eletrônicas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • X

                        Xicote

                        ± 4 dias

                        Ano passado foi aprovada a reforma da Previdência....e tudo no Brasil é muito enrolado....até os funcionários do INSS se adequarem aos novos procedimentos ...isso demora... O Bolsonaro acha que vai resolver o problema com quantidade...não tem noção do problema.....pura burrice....

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Sérgio Valério Escobar

                          ± 4 dias

                          Em verdade todos os setores do governo federal estão entrando em colapso, vejam o ministério da educação. A explicação é que houve dispensa imensa de quadros técnicos que tocavam o serviço. A desculpa é que eram petistas. No lugar deles colocaram gente sem nenhuma qualificação a não ser que são olavetes ou amigos dos Bolsonaros. O que vemos é o início do apagão. Um governo, nãofaz isso impunemente.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Ricardo Pereira

                            ± 5 dias

                            Inss tinha que acabar,cada um cuida do seu futuro! Inss é coisa de governo ditador, esquerdalha!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • B

                              Beto

                              ± 4 dias

                              NÃO É de esquerda.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • B

                              Beto

                              ± 4 dias

                              Até nos EUA há previdência oficial estatal. E lá que eu saiba não de esquerda.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Anderson

                            ± 5 dias

                            Faz arminha agora governo incompetente e irresponsável!!! Não tem nem aí com as necessidades sociais

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            5 Respostas
                            • R

                              Ronald Santos

                              ± 3 dias

                              O problema é antigo mané JUMENTO!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • B

                              Beto

                              ± 4 dias

                              A incompetência no INSS começou com o FHC, passou pelo Lula , Dilma e Temer. Agora o atual governo quer desarmar a bomba que os governos anteriores não tiveram testículos(não é o caso da Dilma) para desarmar.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • W

                              WILSON ZETI

                              ± 4 dias

                              Ricardo e Fernando vocês têm razão, este buraco foi cavado em governos anteriores mas o governo do Jair está sendo incompetente para resolver, primeiro acha um bode expiatório depois toma medidas sem fundamento (militares) por fim acaba acertando com a contratação de funcionários aposentadoria.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              FERNANDO LUIZ POZZOBON

                              ± 5 dias

                              Governo atual não tem nada de incompetente. Pelo contrário. Veja o volume de pedidos de aposentadoria dos últimos anos que aculou em poucos anos. A Dilma com a fórmula 85/95 piorou a situação. Este governo está fazendo o possível.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Ricardo Pereira

                              ± 5 dias

                              Primeiramente, incompetente é você que depende de um governo, segundo: o atual governo pegou uma bomba explodindo,simples assim!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • D

                            DUDU

                            ± 5 dias

                            A parte administrativa é má gestão, fazer reforma sem planejamento ,criou a fila, é incompetencia. E o novo presidente diz que tem funcionario sobrando, não necessita dos 7 mil do exercito!! Isso se resume a uma coisa só ,ANARQUIA!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            5 Respostas
                            • J

                              Joao grandao

                              ± 4 dias

                              É ironia da triste realidade...mas o mundo esta mudando, isto não podemos negar, e o Governo logo irá perceber que esta matano a galinha dos ovos de ouro, pois o trabalhador assalariado é o único que realmente paga imposto neste país, que é usado para financiar o paquiderme público, e aí estou me referindo especialmente a maquina legislativa e judiciária.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • R

                              R.Ferro

                              ± 4 dias

                              Acaba com INSS!!! O empresário não tem que se preocupar com recolhimento para esses funcionários desocupados. Essa gente alega doença e velhice, mas só quer ficar encostada. O que importa é o meu trabalho, como empresário, que move esse país. Tem que acabar com FGTS, INSS, multas trabalhistas, e todos os direitos do trabalhador. Só assim para o bom empresário de bem poder comer e dormir quentinho em Miami.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              ALLAN

                              ± 5 dias

                              O sistema funciona para quem entende o entende stricto e latu senso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              FERNANDO LUIZ POZZOBON

                              ± 5 dias

                              Não é nada de má gestão. Qualquer empresa com acúmulo de serviços e que ainda tem tido um sistema para alterar pois as regras mudaram é claro que tem dificuldades. A reforma e as regras só foi possível de saber como seriam a partir de novembtro PP.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo César

                              ± 5 dias

                              Não é funcionários que vai resolver o problema. São necessárias inovações na análise, sistemas modernos e eficientes, e uma boa gestão. Chega de inchar a máquina pública com excessos de funcionários

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.