i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Inteligência

Dossiê antifascista, interferência na PF, Abin “turbinada”: Bolsonaro quer criar um novo SNI?

  • Brasília
  • 05/08/2020 11:17
Bolsonaro quer criar um novo SNI, o extinto Serviço Nacional de Inteligência da ditadura militar?
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Presidência/divulgação

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia determinou na terça-feira (4) que o Ministério da Justiça preste informações em 48 horas sobre um suposto dossiê elaborado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) contra 579 servidores federais, estaduais e municipais identificados como "antifascistas". Esse e outros episódios recentes levantaram críticas de que o Planalto estaria tentando recriar uma espécie de Sistema Nacional de Informações (SNI), o serviço de inteligência da ditadura militar usado para monitorar e perseguir adversários do regime.

Mas o que há de concreto na suspeita de que o governo estaria montando um aparato estatal para obter informações de opositores?

Além do caso do suposto dossiê do Ministério da Justiça, há outros fatos que alimentam as suspeitas.

O presidente Jair Bolsonaro externou, em abril, sua irritação com as informações que recebia de órgãos de inteligência do governo.

O ex-ministro Sergio Moro afirmou, após deixar o governo, que haveria um plano do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, de montar uma central de inteligência paralela no Planalto. Moro também acusou Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal (PF), num episódio que revelou a vontade do presidente de ter acesso a dados de inteligência policial.

O governo também promoveu recentes mudanças na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que foi reforçada. E há ainda o temor de procuradores de que alguns movimentos recentes do governo tenham como objetivo acessar informações de investigações do Ministério Público Federal (MPF).

Insatisfação de Bolsonaro com a inteligência

Na reunião ministerial do dia 22 de abril, tornada pública por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro reclamou do sistema de inteligência do governo brasileiro e chegou a dizer que seu sistema de informações particular funcionava melhor.

“Sistemas de informações: o meu funciona”, disse Bolsonaro. “O meu particular funciona. Os ofi... que tem oficialmente, desinforma. E voltando ao ... ao tema: prefiro não ter informação do que ser desinformado por sistema de informações que eu tenho”, completou o presidente.

“Eu tenho as ... as inteligências das Forças Armadas que não tenho informações. Abin tem os seus problemas, tenho algumas informações. Só não tenho mais porque tá faltando, realmente, temos problemas, pô! Aparelhamento etc. Mas a gente não pode viver sem informação”, disse, em outro ponto da reunião.

Troca de comando na PF por falta de relatórios de inteligência

O primeiro sinal de insatisfação de Bolsonaro com o sistema de inteligência brasileiro foi a troca no comando da Polícia Federal (PF), que culminou na saída de Sergio Moro, ex-ministro da Justiça. Moro acusou o presidente de tentar interferir politicamente na PF e um inquérito foi aberto no STF para averiguar as acusações. O caso ainda tramita na Corte, em sigilo, e o presidente nega que tenha havido interferência indevida.

No mesmo dia em que Moro anunciou a saída do governo, Bolsonaro veio a público para reclamar da gestão do ex-ministro. Entre as reclamações, o presidente argumentou que não recebia relatórios de inteligência produzidos pela PF. À época, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) informou que repassar informações ao presidente não é uma atribuição legal da PF.

Com a saída de Moro do Ministério da Justiça, Bolsonaro tentou nomear Alexandre Ramagem, diretor-geral da Abin, para o comando da PF. A nomeação foi barrada pelo STF e quem acabou assumindo o cargo foi Rolando de Souza. Já nos primeiros dias à frente da direção-geral, Souza promoveu mudanças no comando da PF no Rio de Janeiro – uma demanda de Bolsonaro.

Acusação de que haveria um plano de montar uma "Abin paralela"

Logo após deixar o governo, o ex-ministro Sergio Moro disse, em uma entrevista à revista Crusoé, sobre um suposto plano do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) de criar um sistema de inteligência particular no Palácio do Planalto, uma espécie de "Abin paralela".

“[Houve] solicitações informais para que nós cedêssemos um número até significativo de policiais federais para atuar diretamente no Palácio do Planalto”, disse Moro. Segundo Moro, eram cinco policiais federais que teriam sido convocados informalmente para atuar no Planalto, nessa suposta Abin paralela. Isso teria ocorrido no início de 2019, ainda durante o começo da atual gestão. Segundo Moro, o plano, contudo, foi abortado.

Dossiê contra os "antifascistas" do Ministério da Justiça

No Ministério da Justiça, comandado pelo ministro André Mendonça após a demissão de Sergio Moro, a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) teria elaborado um dossiê com nomes – e em alguns casos fotografias e perfis nas redes sociais – de 579 servidores federais e estaduais da área de segurança( como policiais civis e militares, bombeiros e guardas municipais), além de três professores universitário. Eles estariam identificados, nesse relatório, como integrantes do "movimento antifascismo" – crítico de Bolsonaro.

Alvo do suposto dossiê, o antropólogo Luiz Eduardo Soares foi um dos que comparou a suposta ofensiva do governo de obter dados de cidadãos que vê como adversários como uma tentativa de recriar o SNI. “A recriação do velho SNI deixou de ser o sonho de Bolsonaro para se tornar o pesadelo da sociedade brasileira”, disse Soares em entrevista ao jornal El País.

A informação da existência do suposto dossiê foi divulgada inicialmente pelo portal UOL. Na ocasião, o Ministério da Justiça informou que o relatório não configura investigação e se concentra exclusivamente na "prevenção da prática de ilícitos e à preservação da segurança das pessoas e do patrimônio público". Algumas manifestações recentes contra o governo promovidas por grupos que se intitulavam "antifascistas" terminaram em violência e vandalismo nas ruas.

Já em entrevista à Globonews no último fim de semana, o ministro André Mendonça disse que não poderia negar nem confirmar a existência do dossiê. Ainda assim, ele abriu a possibilidade de que, havendo um dossiê, se trata de uma atividade de inteligência do ministério.

“A lei prevê que relatórios e dados de inteligência não podem ser divulgados de forma indistinta. Isso seria um crime da minha parte se eu o fizesse. Então eu não posso nem confirmar, nem negar a existência não só de um, como de qualquer relatório de inteligência”, disse Mendonça à Globonews.

Após a repercussão negativa de suas declarações e diante da ameaça de ser convocado a prestar esclarecimentos no Congresso, Mendonça afirmou na última segunda-feira (3) que substituiu o chefe da Diretoria de Inteligência da Seopi, Gilson Libório, e que a Corregedoria do Ministério da Justiça instaurou uma sindicância para investigar o caso. O ministro também se colocou à disposição para prestar esclarecimentos à Comissão Mista de Investigação da Atividade de Inteligência do Congresso.

Em entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura) na última segunda-feira (03), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que a situação de Mendonça fica “pior a cada dia”.

"O governo pode fazer esse tipo de pesquisa? Estamos diante de uma violação de direitos fundamentais?", perguntou a Maia uma jornalista da bancada. "Se ele [ministro da Justiça] demitiu um assessor hoje, é porque não pode. E, se não pode, cabe ao ministro uma explicação à sociedade. Se eu fosse o ministro, eu iria ao Congresso, em uma sessão das duas Casas. Me parece muito grave esse tipo de atitude”, disse Maia.

O caso também foi parar no STF. E, na terça (4), a ministra Cármen Lúcia pediu explicações formais a Mendonça. Em sua decisão, ela afirma que, se o dossiê do Ministério da Justiça for mesmo real, é incompatível com o Estado Democrático de Direito.

"A gravidade do quadro descrito, que – a se comprovar verdadeiro – escancara comportamento incompatível com os mais basilares princípios democráticos do Estado de Direito e que põem em risco a rigorosa e intransponível observância dos preceitos fundamentais da Constituição da República", escreveu Cármen Lúcia em seu despacho.

Reforço e mudanças na estrutura da Abin

Na semana passada, o presidente assinou um decreto que aumenta o número de cargos na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), altera a organização da instituição, cria um novo órgão dentro de sua estrutura e permite o treinamento em inteligência de pessoas não concursadas – tais como funcionários comissionados do governo, que são de indicação política.

As alterações dão ao diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, um poder maior de investigação. O texto cria o Centro de Inteligência Nacional, que tem como atribuição “planejar e executar atividades de inteligência destinadas ao enfrentamento de ameaças à segurança e à estabilidade do Estado e da sociedade; e ao assessoramento dos órgãos competentes no que se que refere a atividades e políticas de segurança pública e à identificação de ameaças decorrentes de atividades criminosas”.

O decreto também abre uma brecha para que a Escola de Inteligência da Abin treine funcionários sem concurso público, o que era proibido a partir de um decreto assinado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), em 2016.

O governo não se manifestou publicamente sobre as alterações na Abin.

Acesso a dados de investigações do MPF

O governo federal também negocia outra medida que pode dar acesso ao governo Bolsonaro a informações de investigações sigilosas do Ministério Público Federal (MPF). O STF, o governo federal, a PGR e o Tribunal de Contas da União (TCU) estão negociando, em conjunto, uma resolução para tirar do MPF a possibilidade de o órgão, individualmente, negociar e firmar acordos de leniência com empresas envolvidas em casos de corrupção. 

Pela minuta da proposta, a condução das negociações dos acordos e a sua assinatura final passariam a ser de responsabilidade de dois órgãos do governo federal: a Controladoria-Geral da União (CGU) e na Advocacia-Geral da União (AGU).

Oficialmente, a proposta é apresentada como uma iniciativa para dar segurança jurídica, pois atualmente haveria muitos órgãos concorrendo nas negociações dos acordos de leniência – uma espécie de delação premiada das empresas.

Mas o anteprojeto permite ao governo federal ter acesso a investigações. Segundo o texto da resolução, se o MPF ou Polícia Federal (PF) verificarem o envolvimento de uma empresa em casos de corrupção, isso tem de ser informado à CGU e à AGU.

Haveria uma exceção: quando isso pudesse colocar as investigações em risco. Mas investigadores do MPF avaliam que, ainda com essa exceção, haverá brecha para que o governo tenha informações de diversas investigações sigilosas em andamento pelo país.

Em paralelo a essa iniciativa, procuradores da Lava Jato também levantaram a suspeita de que a recente ofensiva do procurador-geral da República, Augusto Aras, em obter dados sigilosos da operação tenha como objetivo favorecer o presidente Jair Bolsonaro. Investigadores da força-tarefa temem que as informações coletadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) possam ser usadas para perseguição política de adversários de Bolsonaro.

Aras foi indicado por Bolsonaro ao cargo mesmo não estando na lista tríplice elaborada após eleição interna no MPF. Legalmente, o presidente não é obrigado a indicar um nome da lista para a Procuradoria-Geral da República (PGR), mas Bolsonaro quebrou uma tradição interna do MPF e virou alvo de críticas de que agiu de forma política na escolha de Aras.

O que foi o SNI e quando foi extinto

O Serviço Nacional de Informações (SNI) nasceu dois meses após o golpe que culminou na ditadura militar. Em 13 de junho de 1964, o general-presidente Castelo Branco assinou a Lei n. 4.341, que criou o SNI. Subordinado diretamente ao presidente da República, o serviço tinha a missão de coordenar, em todo o território nacional e no exterior, as atividades de informação e contrainformação.

O SNI se tornou o principal órgão de espionagem da ditadura e peça-chave do Sistema Nacional de Informações (Sisni). Além de se articular com os serviços de informação da Marinha, Exército e Aeronáutica, o SNI também trocava informações com a PF, os Dops estaduais e os serviços secretos das polícias militares.

Em ministérios civis, empresas públicas e estatais foram instaladas as Assessorias de Segurança e Informação (ASIs), que eram um braço do serviço secreto de inteligência, usadas para vigilância política de funcionários e ministros.

No início dos anos 1980, o general Golbery do Couto e Silva (1911-1987), um dos idealizadores do SNI, reconheceu que tinha “criado um monstro”. Atualmente, o acervo de informações produzidas pelo SNI está sob a guarda do Arquivo Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

Segundo um levantamento dos pesquisadores da coordenação regional do Arquivo Nacional Vivien Ishaq e Pablo Franco, foram produzidos pelo SNI menos 308 mil prontuários de pessoas e instituições, registrados em 220 mil microfichas e 74 caixas-arquivo. Além do acervo conservado, há arquivos que foram destruídos nos anos finais da ditadura.

Com o fim da ditadura, o ex-presidente Fernando Collor de Mello extinguiu o SNI em 1990, atribuindo à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República a responsabilidade de assumir as funções que não foram transferidas para a Polícia Federal.

38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 38 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Flávia Bárbara Marques Florio

    ± 1 dias

    Li outros artigos dessa Kelli Kadanus. Muito ruim. Militante. Seu maior objetivo é atacar o governo. Não se conforma que a esquerda perdeu as eleições e agora quer derrubar no tapetão. Que feio Gazeta do Povo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • G

      Greber

      ± 1 dias

      Bolsonaro deveria ser uma religião , seita ou sei lá, é inacreditável como qualquer um que questione os absurdos que ele faz automaticamente passa a ser atacado por MAVs. Só para avisar vocês, chamar de esquerdista não é argumento, só mostra como é patética a base eleitoral da família Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        JORGE SANTOS

        ± 1 dias

        ESTA "Kelli Kadanus", MILITANTE ESQUERDISTA DISFARÇADA DE JORNALISTA, SÓ INSINUA BABAQUICES:PÉ NA BUNDA DELA!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • G

          Galileu Pizarro Marin Filho

          ± 1 dias

          Kelli Kadanus não consegue esconder seu viés ideológico. Suas matérias apoiam-se em suposições que são dispostas no texto como se fatos o fossem. É lamentável que a Gazeta do Povo, casa de brilhantes colunistas, apresente reportagens que são amontoados de opiniões disfarçadas de fatos. Será um vício dos jornalistas formados na nova escola globalista?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            Carbonatto

            ± 1 dias

            Funcionários públicos agindo como ANTIFAS e fazendo baderna não podem ser investigados, apenas cidadãos que trabalham na iniciativa privada e defendendo o governo do Presidente da República é que devem ser perseguidos. Isso é o que defendem o Botafogo (Maia), STF e a grande mídia. Absurdo

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              André

              ± 2 dias

              O que mais me impressiona é esse duplo padrão: quer dizer que os movimentos do governo para identificar opositores possivelmente baderneiros “...é contra os mais basilares princípios democráticos”, e o governo é coagido a dar explicações; já quanto ao inquérito do STF que persegue simpatizantes do governo e já fez vítimas, e no qual é questionado a legalidade (inquérito do fim do mundo segundo o Marco Aurélio), ninguém eleva o tom, com honrosas exceções.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Paulo Santos

                ± 2 dias

                A impressão que passa é que Bolsonaro é o único e primeiro presidente do Brasil a se preocupa com a Inteligência. Essa é a maior preocupação na China e EUA. Necessita dizer mais ? E não tem quem possa estar fora da "bisbilhotagem". Os locais "ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA", por diversas vezes, são os mais sensíveis e que dão trabalho por terem dificuldade em fazerem seus trabalhos. Não é brincadeira, tem que ser um trabalho sério. O próprio Lula sentiu necessidade e solicitou melhorias em seus mandatos.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Felipe Martinelli

                  ± 2 dias

                  Que conversinha mole hein! Quer dizer que identificar terroristas extremistas antifas dentro do governo virou "perseguir opositores" pra Gazeta?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marco Polo

                    ± 2 dias

                    No mundo dos lunáticos as fantasias constroem a realidade, o que estraga é que são tantas ilações, narrativas e expectativas que perdem um tempo enorme só consumindo energia, nada produzindo a não ser a alimentação de suas próprias alienações. O jornalista necessita escrever, o jornal necessita publicar; essas são as únicas verdades a serem extraídas de tantas hipóteses sob hipóteses!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      carlos

                      ± 2 dias

                      bolsonaro rato delinquente incompetente e mal intencionado

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Sr. Walker

                        ± 2 dias

                        Assim fica difícil ser um ditador nesse paiseco (pensou o psicopata genocida e perturbado mental).

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rogério R

                          ± 2 dias

                          FAKE-NEWS!!! globozeta cada vez mais fora da realidade! O texto só tem fofoca!!! Nada de fatos!!! E ainda por cima parte do princípio que o Presidente precisa governar e garantir a segurança do país e da população sem investigar e sem informação!!! Tanta besteira só cabe na mente dos mesmos esquerdopatas que aprovam o inquérito inconstitucional para perseguir apoiadores do governo. A ABIN foi aparelhada pelo PT por 20 anos e querem que o Presidente fique parado sem fazer nada; pois foi para isso que o elegemos, para mudar tudo!!! Gazeta do moro cada vez mais esquerdopata!!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • T

                            Taiguara

                            ± 2 dias

                            Enquanto na vida real brasileira cidadãos são presos, investigados em inquéritos ilegais e censurados mundialmente, simplesmente por serem simpatizantes do governo, a mídia, o congresso e o STF, que talvez vivam em um outro país, estão preocupados e indignados porque a agência de inteligência do governo está acompanhando ações de grupos terroristas financiados por interesses internacionais. A que nível de cara de pau chegou o establishment no Brasil? A notícia só traz uma narrativa com diversas ilações e nenhum fato ou dado concreto. Até o momento, o que vemos é que o Executivo é vítima da ditadura, e não ao contrário como a matéria sugere!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eden Lopes Feldman

                              ± 2 dias

                              Qualquer Presidente de um país democrático deve ter a sua disposição um serviço de inteligência. Mas, sinceramente, esta reportagem está tendenciosa, com insinuações sem comprovação. Cita um presidente de congresso em um programa "socialista" criticando um Ministro da Justiça e um ministro do STF insinuando autoritarismo depois que outro ministro decretou uma censura sob o pretexto de fakenews? Mas que eles fiquem tranquilos, não serão retirados a força, como pretendem induzir na opinião pública, mas pelo voto nas próximas eleições. Graças a Bolsonaro, entendemos hoje o que é a cúpula política e jurídica do país. Pois até agora só conhecíamos a corrupção. Estancada no atual governo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • N

                                Nm

                                ± 2 dias

                                Admira que ainda não tenha um serviço de inteligência, fundamental para a segurança do país.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  MAURO JOSE KUMMER

                                  ± 2 dias

                                  eu nada devo, pode investigar, mas aqueles eu estão esperneando, estes sim não querem ser investigados, continuem a chorar mimimimimimi

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    AMAURI

                                    ± 2 dias

                                    Bozo com certeza, precisa de informações. já que não sabe, nem entende de nada de coisa nenhuma.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      FRANCISCO

                                      ± 2 dias

                                      Todo País, que se preza deve ter um serviços de Informações, diretamente ligado e submisso ao Presidente.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Ren Wysocki

                                        ± 2 dias

                                        Então o dossiê do Luciano Ayan contra apoiadores do presidente é permitido, inclusive levou gente para a cadeia. Agora investigar terro-ristas Antifas, que formam um possível organização criminosa, daí não pode? Dois pesos duas medidas.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Ren Wysocki

                                          ± 2 dias

                                          Então o dossiê do Luciano Ayan contra apoiadores do presidente é permitido, inclusive levou gente para a cadeia. Agora investigar terro-ristas Antifas, que formam um possível organização criminosa, daí não pode? Dois pesos duas medidas.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Austríaco-PR

                                            ± 2 dias

                                            Fazer trabalho de inteligência para detectar pessoas que se organizam para trazer o caos ao seio da sociedade, destruindo patrimônio publico e privado , bem como ateando fogo na bandeira, me parece salutar e importante. Haja visto que se essa galera entrasse em ação, o governo seria cobrado por não ter se precavido.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            2 Respostas
                                            • J

                                              joavila

                                              ± 2 dias

                                              Austríaco-PR: Sistems de inteligência é uma necessidade de Estado. O que ninguém precisa é de um serviço de inteligência onde v entra por concurso público, tem seu nome e lotação publicados no Diário Oficial, só falta ter que trabalhar de uniforme e com carro oficial "uso exclusivo em serviço". O pior desempenho do governo atual tem sido na área de inteligência. Todas, todas as modificações propostas são muito necessárias e benvindas. Nossos maiores parceiros comerciais têm serviços de inteligência muito ativos, basta isso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Austríaco-PR

                                              ± 2 dias

                                              Quanto a reestruturar para ter um sistema de inteligência maior que o atual, eu sou contra. Não acredito que o mito ficará muito tempo no poder e tenho medo de pessoas como doriana, nine fingers e traíra usarão essa rede de informação.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • W

                                            WesFig

                                            ± 2 dias

                                            Quem dera tivéssemos, a exemplo de qualquer país que presta, um serviço de informações e contraespionagem que prestasse... se recriar o SNI seria pouco pra nossa necessidade - tem que criar um equivalente ao MI5 (ou FBI) e um MI6 (NSA ou CIA). Um país como o nosso não pode andar às cegas...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • N

                                              Nitrato

                                              ± 2 dias

                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • R

                                                Ren Wysocki

                                                ± 2 dias

                                                Petista usando perfil falso, por vergonha de defender bandido.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              Gilberto Hey

                                              ± 2 dias

                                              Tem mais é que recriar o SNI. O STF não quer competição?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                JHGL

                                                ± 2 dias

                                                Digo Kelli KADANUS

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  JHGL

                                                  ± 2 dias

                                                  Kelli Kad ****, você está viajando....

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • W

                                                    Walter

                                                    ± 2 dias

                                                    Tentaram assassinar Bolsonaro. De sua posse como presidente para cá, uma enxurrada de mentiras deslavadas lhe foram impostas - morte de Marielle, por exemplo. Depois de 24 anos de esquerda no poder, as instituições estão tomadas por pessoas que agem ideologicamente e não como funcionários públicos a serviço do País. Investigação sim, para enfrentar esses derrotados da esquerda!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • E

                                                      Eduardo Sobrosa Cordeiro

                                                      ± 2 dias

                                                      Realmente, ficou fácil. Os partidos de esquerda entram com ações no STF por qualquer motivo contra o Presidente. Lá, encontram um terreno fértil. Tudo é aceito. O Governo está manietado. E a Gazeta embarca também nesse trem. Tô fora!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • E

                                                        Eduardo Sobrosa Cordeiro

                                                        ± 2 dias

                                                        Realmente, ficou fácil. Os partidos de esquerda entram com ações no STF por qualquer motivo contra o Presidente. Lá, encontram um terreno fértil. Tudo é aceito. O Governo está manietado. E a Gazeta embarca também nesse trem. Tô fora!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Eduardo Prestes

                                                          ± 2 dias

                                                          A esquerda é uma grave ameaça à democracia brasileira, basta ver o que fizeram na Venezuela, em Cuba e na Nicarágua. Possui articulação internacional e recebe financiamento de governos estrangeiros. A esquerda possui sólidos vínculos com o narcotráfico (FARC colombiana, governo Maduro) e facções criminosas. E há setores importantes da esquerda que acreditam em revoluções armadas e soluções violentas. O próprio presidente foi alvo de atentado por militante do PSOL, sobreviveu por sorte. É fundamental que o governo entenda as articulações da esquerda, que conspiram contra a democracia, em favor de seu projeto de poder continental, expresso no Foro de SP.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          2 Respostas
                                                          • E

                                                            Eduardo Prestes

                                                            ± 2 dias

                                                            Alguma mentira ? Democracia precisa de uma base comum de valores e respeito mútuo, coisas que se perderam no Brasil. Vamos rumo a um enfrentamento, com ruptura institucional. Não tenho mais dúvidas sobre isso e sei de que lado estarei, sempre contra a esquerda. O que fizeram na Venezuela não vão fazer aqui.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • S

                                                            Sartan

                                                            ± 2 dias

                                                            mimimi, mas quem defende o AI5 são os bozoides , que querem colocar sua culpa nas costas dos outros

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          FRANCISCO SCARPARI NETO

                                                          ± 2 dias

                                                          Devemos ter um serviço de inteligência de verdade. Todo país tem. O Brasil tem que ter melhor serviço!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            FRANCISCO SCARPARI NETO

                                                            ± 2 dias

                                                            Devemos ter um serviço de inteligência de verdade. Todo país tem. O Brasil tem que ter melhor serviço!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • Z

                                                              Zyss

                                                              ± 2 dias

                                                              Se algum “servidor público” autodeclarado “antifa” de um país chamado banânia praticar infração funcional, administrativa e criminal contra a administração pública, estará isento de qualquer investigação?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              Fim dos comentários.