• Carregando...
Bolsonaro na chegada ao japão
Jair Bolsonaro durante chegada ao Japão, para participar da cúpula do G20. Ele comentou o investigação de militar preso com drogas.| Foto: Alan Santos / PR

Porta-voz da Força Aérea Brasileira (FAB), o major aviador Daniel Rodrigues Oliveira afirmou, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27), que existem protocolos para revistas de tripulantes que utilizam aviões das forças armadas. Contudo, segundo ele, não é possível dar mais informações sobre a investigação do militar preso com drogas na Espanha (segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues), nesta quarta (26), porque "o fato em si é objeto da investigação e corre sob sigilo".

O militar foi detido no aeroporto de Sevilha ao chegar ao país com 39 quilos de cocaína em sua bagagem pessoal, em um avião da FAB que acompanhava a comitiva presidencial que seguiu para a viagem de Bolsonaro no Japão. Segundo o porta-voz, a Força Aérea não está dando suporte ao militar preso, mas sim o Consulado-Geral do Brasil em Madri.

Jair Bolsonaro comenta o investigação de militar preso com drogas

Durante a tradicional live de quintas-feiras no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro comentou o assunto. Já em Osaka, no Japão, onde participa de reunião da cúpula do G20, ele disse que a investigação está aberta e que o governo brasileiro está colaborando com a polícia espanhola. "Quero agradecer ao governo espanhol que deteve o elemento e não deteve a tripulação", afirmou o presidente.

O presidente disse ainda que no avião presidencial todos são revistados. "Esse outro militar que foi detido é do avião que leva a tripulação para fazer a substituição de pessoas. Mesmo que estivesse no meu avião, seria falha nossa. No nosso avião, todos são revistados, inclusive a minha bagagem é revistada", informou.

"Nunca me perguntaram se é poderiam revistar minha bagagem: é para revistar e ponto final. Não tem problema, tem que revistar. E nós confiamos entre nós nessa missão. Lamento que esse elemento aí que, ao que tudo parece, está envolvido há algum tempo, porque ninguém em uma primeira viagem vai colocar 39 kg de entorpecentes [na mala]", concluiu o presidente.

Controle de tripulantes e bagagem

Perguntado reiteradas vezes por jornalistas sobre quais são os procedimentos adotados frequentemente pela Força Aérea, o major o porta-voz da FAB afirmou apenas apenas que a praxe é que tripulantes passem por revista.

"Existe um controle dos tripulantes e das bagagens", afirmou, acrescentando que procedimentos de segurança incluem a adoção de medidas "que sejam raio-x e tudo aquilo que seja necessário". Ele, no entanto, não especificou que medidas são essas.

"Nos voos da FAB, em geral, de certa forma, existem procedimentos. Vai depender da infraestrutura de cada aeroporto onde vai ser essa operação. Os voos da FAB são submetidos, seja tripulação ou bagagem, a revistas, a tipo de inspeção que possa a vir a ser comprovado. Vai depender da infraestrutura de cada aeroporto", disse.

De acordo com o porta-voz, os procedimentos adotados só serão conhecidos com a conclusão do inquérito policial militar instaurado ontem. "Para que a gente consiga ter a resposta, precisamos esperar o inquérito. Quando for concluído o inquérito que tem a data de 40 dias mais 20 dias, vai ter a conclusão deste processo."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]