• Carregando...

#162 - Ministros dos governos petistas de Lula e Dilma usaram e abusaram dos jatinhos da FAB; e o protagonismo cada vez maior de Rodrigo Maia

***1) A liderança do PT na Câmara dos Deputados entrou na Justiça pedindo o ressarcimento dos custos da viagem de jatinho feita pelo ex-ministro interino da Casa Civil Vicente Santini da Suíça até a Índia, em janeiro último. Santini acabou exonerado do cargo. Com a ação, o PT atua como fiscal do interesse público, mas se esquece de que num passado recente eram os ministros dos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff que usavam e abusavam dos jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB), assim como Santini. Entre 2010 e 2011, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, por exemplo, fez 97 voos entre Brasília e São Paulo acompanhado da mulher e da filha menor, além de outras autoridades e assessores. Lúcio Vaz conta neste episódio do podcast 15 Minutos como eram feitos esses deslocamentos.

***2) Rodrigo Maia reforçou o seu protagonismo no início do ano e vem sendo o responsável por pautar a agenda econômica do país. O que poderia ser visto como uma concentração excessiva de poder, e é, por vezes, criticado nas redes sociais, não é interpretado como um problema entre os deputados. O presidente da Câmara vem recebendo elogios da direita à esquerda. O correspondente da Gazeta do Povo, em Brasília, Olavo Soares explica o que é o 'Maiamentarismo'.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]