• Carregando...
Governador do Pará, Helder Barbalho testa positivo para Covid-19
Governador do Pará, Helder Barbalho.| Foto:

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou em vídeo, na tarde deste domingo (10), que o Tribunal de Justiça paraense bloqueou os bens dos sócios da SKN do Brasil Importação e Exportação Eletroeletrônicos LTDA, empresa que vendeu os respiradores com problemas técnicos para o estado, além da retenção dos passaportes para que eles não possam sair do Brasil. Os Ministérios Público Federal e Estadual e a Polícia Federal investigam a compra de 400 equipamentos, que foi feita sem licitação, para o tratamento de pacientes com o estado mais grave do novo coronavírus.

O primeiro lote com 152 respiradores apresentou falhas técnicas durante o processo de instalação e ainda não pode ser usado. A remessa dos aparelhos chegou na última segunda-feira (4), junto com mais 1.580 bombas de infusão. Cada respirador custou R$126 mil aos cofres do governo estadual.

Barbalho garante que já entrou em contato com a fornecedora chinesa, para que o problema seja solucionado.

"Só há dois caminhos: ou [os sócios] nos entregam os respiradores como nós compramos, funcionando com qualidade para salvar a vida das pessoas ou irão ter que ressarcir o estado do prejuízo causado. Aqui estamos tratando com seriedade e transparência", declarou Helder Barbalho. "Se lesarem o estado, irão sofrer as devidas repreensões e ações judiciais. Quero agradecer a justiça do estado do Pará, que, em plantão, neste domingo, decidiu a favor do Estado", disse.

Segundo boletim divulgado neste domingo pela Secretaria de Estado de Saúde Pública, são 652 mortes e 7.256 casos confirmados de Covid-19 no Pará.

Lockdown

Com objetivo de frear a pandemia, desde a última quinta-feira (7) começou a valer o 'lockdown' em Belém e outros nove municípios do Pará.

O decreto, anunciado pelo governador Helder Barbalho, determina somente a circulação de pessoas que estejam se dirigindo a algum dos serviços essenciais, com a limitação de apenas uma pessoa por veículo.

Dentre os serviços essenciais está aquisição de gêneros alimentícios e medicamentos; o comparecimento, próprio ou de uma pessoa como acompanhante, a consultas ou realização de exames médico-hospitalares, nos casos de problemas de saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]