i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrevista

“Há conspiração dos Três Poderes para fragilizar a Lava Jato”, diz Alvaro Dias

  • Brasília
  • 29/08/2020 21:35
Senador Alvaro Dias
Alvaro Dias diz que há conspiração dos três poderes para fragilizar a Lava Jato| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado/Waldemir Barreto/Agência Senado

Senador paranaense e integrante do grupo Muda Senado, Alvaro Dias (Podemos) disse em entrevista à Gazeta do Povo que enxerga uma conspiração dos Três Poderes para fragilizar a operação Lava Jato. A força-tarefa em Curitiba passa por um momento crucial, em que o procurador-geral da República, Augusto Aras, deve decidir nos próximos dias se prorroga ou dissolve o grupo. Os ataques à investigação têm se intensificado desde junho e partem de todos os lados, inclusive de dentro do próprio Ministério Público Federal (MPF).

“Acho que o que tem ocorrido é uma conspiração envolvendo os Três Poderes, agentes públicos dos Três Poderes, para fragilizar a operação Lava Jato. Há interessados no Congresso, há interessados no Executivo e na Justiça. É por essa razão que começamos a caminhar para trás, começamos a comemorar retrocessos ao invés de avanços”, disse Alvaro Dias, em entrevista exclusiva por telefone.

Para ele, a não renovação da autorização para a força-tarefa funcionar representaria um desejo de que o combate à corrupção não tivesse continuidade no país. “A operação Lava Jato se consagrou pela eficiência dessa equipe que integra a força-tarefa atual. Nós teremos agora um momento crucial”, avalia o senador.

Alvaro Dias também afirmou ver com preocupação o clima no Supremo Tribunal Federal para julgamento do recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro. Se o recurso for concedido, a sentença do caso do tríplex no Guarujá pode ser anulada e o caso pode voltar à estaca zero.

“Aí assistiríamos um verdadeiro terremoto, porque se há um benefício para o ex-presidente, outros também invocarão o mesmo benefício. Então teremos um desmonte da operação Lava Jato, que seria, sem dúvida nenhuma, um atentado ao interesse coletivo de combate à corrupção”, avalia. “Seria um retrocesso imperdoável, isso é muito suspeito, teria certamente por objetivo o desmonte da operação Lava Jato”, completou o senador.

O parlamentar também defendeu o papel do Congresso Nacional no combate à corrupção e cobrou a aprovação do fim do foro privilegiado e da prisão em segunda instância. “Se nós pudermos institucionalizar a operação Lava Jato como uma política permanente de combate à corrupção, aprovarmos o fim do foro privilegiado e aprovarmos a prisão em segunda instância, certamente nós alcançaremos um estágio de Justiça que se comparará aos países mais civilizados do mundo”, disse.

Leia a entrevista completa: 

Como o senhor avalia o momento atual da operação Lava Jato?

Primeiro, nós constatamos que a história do combate à corrupção no Brasil vem sendo escrita com avanços e recuos. Ultimamente, mais recuos. Desde a eleição de 2018, a partir do novo período, a partir de 2019, nós passamos a ter recuos deploráveis. Tem ações que fulminaram o Coaf, o Ministério Público, a Receita Federal, Polícia Federal. Ações que tiveram como objetivo limitar a independência, a autonomia desses órgãos. E agora o momento é decisivo, porque trata-se da renovação ou não da força-tarefa em Curitiba, os quadros que se consagraram com uma atuação de muita eficiência nas investigações, levaram à 285 condenações. Daria mais de 3 mil anos de prisão. Me parece que foram 165 condenações em primeira e segunda instância. Mais cerca de R$ 5 bilhões de restituição aos cofres públicos, que foram subtraídos. A operação Lava Jato se consagrou pela eficiência dessa equipe que integra a força-tarefa atual. Nós teremos agora um momento crucial. A renovação da força-tarefa atual seria a sinalização do desejo de que o combate à corrupção não sofrerá solução de continuidade. 

Há um temor de que essa força-tarefa possa não ser renovada? O que isso representaria para o combate à corrupção?

Nós não podemos antecipar julgamento, mas a não renovação da força-tarefa atual não seria uma boa sinalização. Não seria uma boa sinalização. Porque os que estão integrando os quadros atuais da força-tarefa já adquiriram uma grande experiência, são várias operações vinculadas à Lava Jato, são inúmeras ações em investigação que foram desenvolvidas. Se houver uma substituição geral dos integrantes, sem dúvida isso poderá significar um atraso no combate à corrupção, um retrocesso que implicaria num atraso. Por melhor que sejam os indicados, certamente já chegarão com as coisas avançadas e teríamos um retrocesso, sem dúvida. Poderíamos ter um retrocesso. 

A PGR tem discutido a criação da Unac, que é um modelo que substituiria as forças-tarefas da Lava Jato e da Greenfield, concentrando todas essas investigações em um único lugar. Qual a opinião do senhor a respeito da criação dessa unidade?

Eu acho que tem que ter uma coordenação-geral, mas a descentralização das ações é fundamental. Não vejo conflito entre uma coordenação-geral, pode ser estabelecida, mas sem prejuízo dessas coordenações que estão atuando, como a da força-tarefa de Curitiba, que foi exatamente o epicentro de toda a investigação. 

Nesta semana tivemos em Brasília duas situações que indiretamente envolvem a Lava Jato. Uma delas foi o julgamento do STF que terminou com a declaração de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro em um caso do Banestado pela Segunda Turma do Supremo, que também vai julgar um recurso da defesa do ex-presidente Lula que também pede que o ex-juiz seja considerado parcial para julgá-lo. Como o senhor avaliou esse julgamento? O senhor acha que isso pode ser um indicativo de que a Lava Jato pode ter problemas no Supremo em relação a esse recurso de Lula?

É preocupante porque a ausência de Celso de Mello determinou o empate, que favorece o réu. Ou seja, é uma decisão que tromba na aspiração nacional de combate à corrupção para valer. É preocupante porque nós teremos um julgamento que pode ser breve em respeito ao interesse do ex-presidente Lula, da suspeição do ex-juiz Sergio Moro. Ocorre que essa ausência do Celso de Mello pode ser decisiva, uma vez que o empate favorece o réu. Aí assistiríamos um verdadeiro terremoto, porque se há um benefício para o ex-presidente, outros também invocarão o mesmo benefício. Então teremos um desmonte da operação Lava Jato, que seria, sem dúvida nenhuma, um atentado ao interesse coletivo de combate à corrupção. Temos que desejar que isso não venha a ocorrer. As sentenças prolatadas pelo Sergio Moro foram confirmadas em várias instâncias. Invocar a suspeição de todos os magistrados que já julgaram é abusar, ofender nossa inteligência. As ações que dizem respeito ao ex-presidente Lula foram prolatadas pelo Sergio Moro, pela juíza substituta, depois foi para Porto Alegre, lá houve aumento de pena, depois no STJ houve a preservação da sentença, e foi ao Supremo que procedeu da mesma forma. Seria um retrocesso imperdoável, isso é muito suspeito, teria certamente por objetivo o desmonte da operação Lava Jato.

Em outra frente, o CNMP arquivou uma reclamação do ex-presidente Lula em relação ao caso do PowerPoint, mas foi uma meia vitória, porque os conselheiros só decidiram arquivar porque o caso estava prescrito, mas a maioria entendeu que seria o caso de abrir um processo disciplinar contra os procuradores da Lava Jato. Esse mesmo conselho ainda tem dois casos que preocupam a força-tarefa. Um deles, inclusive, pode afastar Deltan Dallagnol do comando da operação. Como o senhor avalia essa movimentação dentro do Ministério Público?

Eu lamento. Quando nós aprovamos no Congresso a instituição do Conselho Nacional do Ministério Público, fizemos imaginando tratar-se de um instrumento de combate à corrupção, não de combate aos que investigam a corrupção. Creio que aí há uma inversão de valores flagrante. Nós imaginamos que seria uma frustração enorme ver o Conselho nacional do Ministério Público a serviço da impunidade. Esperamos não ver. 

Temos visto de junho para cá se intensificarem os ataques à operação e ao modelo de forças-tarefas de dentro da própria PGR. O próprio procurador-geral da República, Augusto Aras, deu declarações dizendo que a operação é uma “caixa de segredos”, que é preciso que o “lavajatismo não perdure”. Como o senhor avalia essa movimentação?

Eu repito, está na contramão da esperança da população, que viu na operação Lava Jato a possibilidade de uma nova Justiça no país. Exatamente o modelo praticado pelos integrantes da força-tarefa é que levou a população a acreditar em uma nova Justiça, com essa ruptura em relação ao passado, cujo passado era que a Justiça só alcançava os pobres, os vulneráveis. A partir da operação Lava Jato, na esteira dela, nós passamos a mudar o conceito de Justiça no país vendo poderosos na prisão. Eu creio que esta é a questão, não permitir que esse conceito novo de Justiça seja substituído em razão da impunidade que acaba prevalecendo pelo conceito antigo, de que só os pobres são alcançados pela Justiça. Temos que caminhar adiante. E tem dois passos importantes, que é aprovar o projeto que acaba com o foro privilegiado e estabelecer a prisão em segunda instância. Se nós pudermos institucionalizar a operação Lava Jato como uma política permanente de combate à corrupção, aprovarmos o fim do foro privilegiado e aprovarmos a prisão em segunda instância, certamente nós alcançaremos um estágio de Justiça que se comparará aos países mais civilizados do mundo. 

Em relação ao foro privilegiado, o senhor e outros senadores pediram para que o presidente da Câmara paute esse projeto. Há alguma expectativa em relação à votação, alguma negociação com os deputados para que isso seja votado em breve?

Olha, não cabe negociação. Negociações para votação do projeto já ocorreram há muito tempo. As promessas de que o projeto iria para a ordem do dia foram reiteradas inúmeras vezes. O que está faltando é a grande mídia nacional colocar como prioridade o fim do foro, porque certamente aí o senhor Rodrigo Maia não resistirá à pressão. É preciso dizer que ele é presidente da Câmara, mas não é imperador do Brasil, que sua vontade não tem que prevalecer e o projeto não tem que ficar na gaveta simplesmente porque ele não quer a sua deliberação. O projeto está aprovado pelo Senado e ele desrespeita a maioria da população – mais de 90% da população não quer privilégios de autoridade nenhuma – então ele desrespeita essa maioria esmagadora da população e desrespeita o Senado Federal, que é uma instituição importante para a democracia, que aprovou esse projeto por unanimidade. Não há nenhuma justificativa para que esse projeto fique na gaveta. Eu tenho a opinião de que ele resiste exatamente porque a grande mídia nacional não coloca como prioridade o fim do foro privilegiado. 

Voltando à Lava Jato, o que o Congresso pode fazer, além de aprovar essas pautas como fim do foro e prisão em segunda instância, para impedir retrocessos no combate à corrupção e esses ataques à operação?

Olha, se fizer o que nos cabe já está de bom tamanho. Se o Congresso aprovar essas medidas, ele já está cumprindo seu papel. Acho que o que tem ocorrido é uma conspiração envolvendo os Três Poderes, agentes públicos dos Três Poderes, para fragilizar a operação Lava Jato. Há interessados no Congresso, há interessados no Executivo e na Justiça. É por essa razão que começamos a caminhar para trás, começamos a comemorar retrocessos ao invés de avanços. Ao Congresso cabe aprovar a prisão em segunda instância e o fim do foro privilegiado. Nesse momento já seria uma grande contribuição. 

Na opinião do senhor, o que está por trás dessa conspiração contra a Lava Jato?

O interesse daqueles que se beneficiam da impunidade, aos que são visados, aos que são investigados, aos que são denunciados, aos que são advogados e ganham valores expressivos da defesa dos envolvidos. Então, há interessados nos Três Poderes em fazer prevalecer a impunidade. 

O senhor falou em uma conspiração nos Três Poderes. Qual o papel do Poder Executivo nisso?

Eu já enumerei antes alguns retrocessos que partem do Executivo. No sistema presidencialista, como o nosso, de muito poder para o presidente da República, cabe a ele iniciativas fundamentais. O projeto anticrime, anticorrupção e antiviolência foi deteriorado sem nenhum esforço do Executivo, a não ser do [ex] ministro [Sergio] Moro. Ele foi desidratado, acabou não sendo aquilo que se imaginava. Ainda temos alguns vetos importantes que precisam ser mantidos e que ainda não foram votados. Eu citei Coaf, Receita Federal e outras instituições autônomas que perderam um pouco da sua autonomia a partir do mandato Executivo. Essa tem sido uma contribuição para o retrocesso. 

A Lava Jato já tem mais de 6 anos de duração e ao longo desses anos já vimos muitos ataques à operação que acabaram sendo neutralizados justamente por causa da pressão popular, que a gente não vê acontecer com tanta força desta vez. O que pode ser feito para que essa pauta anticorrupção volte a ter força para que o custo político de um ataque à operação Lava Jato volte a aumentar?

O isolamento social contribuiu muito, o foco passou a ser a pandemia. O próprio Congresso reúne-se remotamente. Esse sistema remoto do funcionamento do Congresso acaba comprometendo a mobilização, desmobiliza. E também os movimentos sociais que não podem fazer aglomeração, esses movimentos sociais acabam se reunindo menos. Nas redes sociais o foco passou a ser o confronto que não contribui entre o Executivo e os que condenam as ações do Executivo. Isso tudo desmobilizou a sociedade em relação ao combate à corrupção e, principalmente, à Lava Jato. Essa mobilização é necessária. Acho que o estímulo a uma mobilização maior a partir desse momento é fundamental.

46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Meg Litton

    ± 2 minutos

    Se aposenta, Álvaro... Larga a teta...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eurico Schwinden

    ± 26 minutos

    Está com medo de apontar o poder maior e mais agressivo contra a Lava Jato? Afinal, por que o Senado, de onde saiu enes leis de proteção aos bandidos, com a Lei de Abuso de Autoridade ainda não tomou providências contra Gilmar Mendes? Aí surge um grupinho de bons-moços que se chama "Muda Senado". Ou seja, só papo. E se mudar e para ficar como está.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 14 horas

    O ALVARO DIAS ? OQUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO NO SENADO A TRINTA ANOS? E SE SOMADOS AO GOVERNO DO PARANÁ? DÁ QUANTOS ANOS? VOCÊ ALVARO ESTÁ FAZENDO IGUAL AO MORO? DEIXANDO O BOLSONARO, SÓSINHO? CONTRA TODAS AS HIENAS?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 14 horas

    O ALVARO DIAS ? OQUE VOC~E ESTÁ FAZENDO NO SENADO A A TRINTA ANOS?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 14 horas

    Sou eleitor do AD, porém ele deveria mobilizar (ou tentar) para partir para cima do STF. Pelo jeito, criticar é mais fácil do que agir. VOU REVER O MEU VOTO nas próximas eleições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos Roberto

      ± 14 horas

      ...mobilizar (ou tentar) o Senado para partir para cima do STF.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cogito ergo sum

    ± 15 horas

    Correto. E, também, porque não está lutando, com todas as forças pro Senado votar a prisão em segunda instância.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lantonio

    ± 15 horas

    Isto todo mundo sabe que os TRÊS PODERES PODRES, estão macumunados para continuar no barco da corrupção, essa sua bravata é para tapar o sol com a peneira sobre o voto indecente do aumento dos funcionários públicos. Pergunto o que vocês fazem no congresso??? Apontem, digam os nomes dos traidores da pátria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Valle

    ± 16 horas

    Fico me perguntando sobre o que está fazendo "o muda Senado", pensei que poderia ser uma esperança, mas como estão se posicionando, quando confrontam as posturas do Alcolumbre, como reagem ao autoritarismo do STF? Quando apoiam e defendem as grandes mudanças que o país precisa? Não sei se é o "Muda Senado" ou o "Mudo Senado!"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABFeitoza

    ± 16 horas

    Força total à lavajato e guilhotina para seus detratores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    helio

    ± 16 horas

    Certo, Álvaro. Também acho isso. Só não entendi seu voto para aumentar salários dos func públicos em plena Pandemia. Explica aí...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 17 horas

    Papinho m. Alicate se uniu ao traíra, líder do lavajatismo profissional, e ao cabeça de ovo para prejudicar o mito. Agora, descobrem que não tem mais proteção das ostes bolsonarista e ficam chorando. Deviam escolher melhor seus aliados e não trair aqueles que tanto os ajudaram. Para azar de todos, conservadores olham com desconfiança para o lavajatismo e sua proximidade com o tucanismo mais tradicional, resultando na fragilidade desta importante operação. Tenho a impressão que estavam buscando poder político e apenas conseguiram adversários demais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 18 horas

    Nem vem, Álvaro. A gente não vai esquecer o teu voto e o do Arns no caso dos reajustes dos privilegiados funcionários públicos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    OBSERVADOR

    ± 18 horas

    Esse desmonte da lava jato mostra claramente o descomprometimento dos 3 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) no combate à corrupção, .... todos mostram interesses ocultos contrários a essa operação, que botou na cadeia muitos corruptos intocáveis (figurões), e outros iriam na sequência para o xilindró. Se a Lava Jato não tiver a autorização renovada, o Brasil voltará a ESTACA ZERO no combate à corrupção. Que Deus tenha piedade do Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marilena lopes cavalheiro

    ± 19 horas

    Não resta dúvida da conspiração já que vários políticos e amigos bem como magistrados envolvidos até o pescoço. Terminar c a Lava Jato e a Declaração ao Mundo de que a Justiça no Brasil não funciona

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zenão

    ± 20 horas

    Não! Será?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    matuto velho

    ± 21 horas

    Sua afirmação: ..."aprovarmos o fim do foro privilegiado e aprovarmos a prisão em segunda instância, certamente nós alcançaremos um estágio de Justiça que se comparará aos países mais civilizados do mundo. "... É a maior falácia da história & VOCÊ SABE DISSO !!! ... ... ... O "mecanismo" de escolha dos julgadores desmonta qualquer ação de justiça ... ... Quero um sistema de escolha, também do judiciário ... Se posso escolher o prefeito de minha cidade...PORQUE NÃO POSSO ESCOLHER O JUIZ & PROMOTOR ???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cético

      ± 20 horas

      Porque com essa proposta a independência da magistratura e do ministério público seria extinta, dando lugar a políticos julgadores e acusadores. Com essa proposta as aberrações ocorridas no âmbito do STF e da PGR seriam replicadas nas instâncias inferiores, com juízes e promotores perseguindo adversários políticos. Seria mais prudente o inverso, processo seletivo no tribunais superiores e fim do 5º constitucional.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 21 horas

    VOTOU PELO AUMENTO DO FUNCIONARISMO!!! .IRRESPONSAVEL Foi preciso a Camara vetar

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 23 horas

    Esse Botox dias e noites, é o decano dos hipócritas na política. Está buscando palcos , outra vez para agradar seu menino predileto, Morosidade. Ambos sabem o que a população os considera. ENGANADORES !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 23 horas

    Lindo, falar sobre isso adianta alguma coisa? Que posição o senado, que está envolvido com corrupção até os fios de cabelo está fazendo? Nem ir contra as inconstitucionalidades do STF vão, com medo de terem seus processo postos em pauta e serem condenados em represália.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    ± 23 horas

    Apenas CORRUPTOS são contra a Lava Jato. Simples.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    ± 23 horas

    Incluindo próprio Álvaro dias .Não é novidade!!!Não venha fazer papel de candura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Okamoto

    ± 24 horas

    O Mecanismo criou a Lava Jato para pegar a quadrilha do Lularápio , só. Os larápios querem livra-lo. O governo quer pegar todos os velhacos e ladrões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michael

    ± 24 horas

    É mesmo..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 24 horas

    Tchau, Brasil ... até nunca ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro tenvia

    ± 1 dias

    No caso do PowerPoint, o Deltan teria saído muito melhor se tivesse sido condenado, pois absolvido não foi, saiu como uma ratazana, se tivesse sido condenado sairia desta como homem, condição que perdeu. Em relação a idoneidade dos políticos, lembrei de quando Rodrigo Maia do alto de sua arrogância, criticou Bolsonaro por este estar preocupado com o destino dos recursos nas mãos de governadores e prefeitos, dizia que seria absurdo imaginar que estes seriam corruptos, hoje temos a resposta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 1 dias

    Depois do último voto para boicotar a economua esse Senador devia se aposentar ou ser aposentado pelo eleitor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    REGIS LUIZ RIEGER

    ± 1 dias

    Vai para casa vovó! Vc é defensor dos privilégios dos marajás do serviço público.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Bellodi

    ± 1 dias

    Quais os benefícios a Lava Jato trouxe para o país, além da prisão de alguns maganos? Mudou alguma coisa além da vida do Moro e do Deltan que enriqueceram? Álvaro Dias é tão moderno que num momento gravíssimo do país vota a favor do aumento do funcionalismo. A Lava Jato como força tarefa já passou da hora de ser encerrada e o cidadão aí, bom esse já morreu faz tempo, só esqueceu de deitar, mas continua com uma cara de Gretchen a iludir um bando de incautos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Glecio

    ± 1 dias

    Não foi esse que votou a favor do aumento do funcionalismo. Esse aí não tem moral para opinar em nada..vai para casa e coloca o pijama cara de pau!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 1 dias

    Mutante plasticado já era: À favor do aumento do funcionalismo e amiguinho do FD.PT do STF. Chega dessa imagem de paladino que na verdade não faz nada!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thinker

    ± 1 dias

    Em tempos de ataque a Lava Jato e de pandemia, parece que o atual Governo do Paraná está realizando um pagamento de precatórios de “míseros” R$ 2,3 bilhões para uma empreiteira, que foi denunciada na operação, por corrupção. Isso mesmo após a Secretaria da Fazenda dizer que a receita caiu R$ 1,5 bilhão em função da Covid-19. Parece que tá tudo dominado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 1 dias

    Blá blá blá blá blá

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zenão

    ± 1 dias

    Não existe coisa mais podre nesse mundo do q a tal política. As maiores crueldades, esquemas, desgraças, guerras etc. surgem aí.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulista

    ± 1 dias

    Se este senador fosse tão sério e preocupado com os rumos do país, jamais teria dado aval na indicação do Fachin para o STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 1 dias

    A situação só está assim porque os senadores, de forma covarde e leviana, não cumprem com a sua responsabilidade de votar o impedimento de ministros do STF que estão rasgando a constituição, e o Congresso de forma geral, por não aprovar a prisão em segunda instância! O resto é balela eleitoreira!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MF

    ± 1 dias

    Quero ver o Sr. Álvaro dias apoiando o Executivo e também o impeachment de ministros do S T F. O que vi até agora foi apoio a aumento Do Servidor público, justo nesse momento. Senador Álvaro Dias, lidere o impeachment de no mínimo 2 ministros do STF e voltarás a ter credibilidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vanderlei da Rosa

      ± 24 horas

      O Senador que assumir este papel, no impedimento de pelo menos dois ministros, se credencia até para a Presidência da República!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    ± 1 dias

    O Senador daria uma grande, uma imensa contribuição, se renunciasse ao seu mandado. Esse senhor já cansou a paciência do paranaense. Muita lábia, muita pirotecnia, e só isso. Pura fanfarronice.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alderijo Bonache

    ± 1 dias

    Álvaro Dias, escreva sua lápide!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 1 dias

    Álvaro Dias votou para derrubar o veto de aumento, isso são os atos, palavras são enrolation.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio M.R. Aliganchuki

    ± 1 dias

    Com certeza Sr. Álvaro, vai ser seu último mandato politico, tu decepcionou neste último mandato e a pá de cal foi ao votar a favor do aumento salarial dos funcionários públicos, não aguentamos mais bancar mordomias do estado e receber péssimo serviço

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 1 dias

    Alvaro "somebody love" Dias pare de conversinhas e comece a trabalhar no Senado, vocês poderiam já ter mudado muito nosso Brasil e agora enxergou mais uma onda para surfar e vai fazer de conta que está indignado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Flavio Teixeira

      ± 18 horas

      ótima! ahahahahahahahahahahahaha

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]