• Carregando...

# - Quarto episódio da série especial do podcast 15 Minutos fala sobre os ataques à Lava Jato, que partem do Legislativo, do Executivo, do STF e do próprio MPF

***) Ao longo dos anos, o combate à corrupção feito pela Lava Jato passou a ser cada vez mais alvo de reações.

Um "contra-ataque" que não ficou restrito ao Legislativo. Veio também do Executivo, do Judiciário (várias derrotas impostas por decisões do STF) e do próprio MPF.

As críticas do procurador-geral da República, Augusto Aras, à Operação culminaram com a decisão de extinguir a força-tarefa de Curitiba, em 2021.

Ao mesmo tempo, o procurador Deltan Dallagnol passou a entrar na mira. A ponto de o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidir puni-lo por alguns tuítes feitos sobre a eleição para a presidência do Senado, no início de 2019.

Lava Jato e as derrotas no STF

Viriam do Supremo Tribunal Federal as principais derrotas para a Operação Lava Jato.

Em uma decisão que pegou muita gente de surpresa, o ministro Edson Fachin anulou condenações de Lula que haviam sido determinadas pelo juiz Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba. Fachin aceitou o argumento da defesa do ex-presidente, de que a Justiça no Paraná não seria o local adequado para o julgamento dele. A decisão foi confirmada pelo plenário do Supremo.

Na segunda turma, o ministro Gilmar Mendes, crítico da Operação, levou a julgamento um pedido de habeas corpus da defesa de Lula, alegando que Moro não foi imparcial ao julgar o ex-presidente na Lava Jato. Com a mudança de voto da ministra Carmen Lúcia, Lula saiu vitorioso.

O caso foi levado ao plenário da corte. Então o STF formou maioria para impor, em abril de 2021, a maior derrota da Lava Jato, com a suspeição de Moro sendo confirmada.

Este quarto episódio especial do podcast 15 Minutos sobre a história da Lava Jato relembra os diversos ataques à Operação ao longo dos anos.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro, e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]