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    Patrick Wiens

    ± 2 horas

    Os donos do Brasil tremem, esperneiam e choram, muito bom sinal.

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  • R

    Rony Santos

    ± 3 dias

    Seria interessante ter exemplos de como acontece em outros países: na Argentina e nos USA, por exemplo. Além disso, que tal ouvir passageiros? Uma possível retranca bacana poderia abordar a infra precária das rodoviárias, como mote para abordar as dificuldades atuais do setor.

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  • M

    MARCO ANTONIO MENDONÇA FARIAS

    ± 3 dias

    As empresas de ônibus ganham muito dinheiro. Só para comparar: comprando uma passagem rodoviária com 60 dias de antecedência, entre Porto Alegre e Curitiba, em ônibus executivo, paga-se cerca de R$250,00. Só de ida. Se for de avião, pagará' cerca de R$200,00, as vezes R$165,00. A duração da viagem e os custos com refeições na rota rodoviária devem ser considerados. Calculando superficialmente os custos do transporte rodoviário, constata-se que 8 passageiros seriam suficientes para cobri-lo. Os demais 34 passageiros pagam o lucro da empresa

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  • F

    Fritzen

    ± 6 dias

    Quem precisa ou já precisou de empresa de ônibus quando esta tem exclusividade numa linha sabe o quanto faria bem uma concorrência...

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  • K

    Kleberson Costa Amaral

    ± 6 dias

    Gazeta conversou com especialistas e conseguiu a façanha de não ter nenhum que seja a favor do livre mercado. Claro que tem defeitos nele. Mas conversar com donos das linhas de ônibus é brincadeira. Presidentes de todas as associações são os BILIONÁRIOS donos das empresas. ahhh, bom lembrar que pra cada empresa ai pode dividir por 10 o numero de donos, já que a maioria já é um grupo. Galera batendo contra um oligopólio e coloca em entrevista que vai gerar oligopólio, cês tão de sacanagem.

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    Dirceu Pinheiro

    ± 6 dias

    Remanesce a seguinte ululante: e a INSEGURANÇA? Os usuários do serviço correm, diariamente, ELEVADÍSSIMO RISCO DE VIDA, COM O ALARMANTE CRESCIMENTO DO ÍNDICE DE ASSALTOS/ARRASTÕES, PRATICADOS BRASIL AFORA, EM DIVERSAS LINHAS DE ÔNIBUS! Eis o pior problema que exsurge do serviço público de transporte de passageiros, por empresas de ônibus. Tais empresas só se importam, ao que parece, com os bônus da delegação de serviço público de que gozam...

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    Dirceu Pinheiro

    ± 6 dias

    Destaque-se: o que, de ordinário, se vê, no serviço público de transporte de passageiros (quer municipal, ou em qualquer outra esfera), é poucas empresas monopolizando a exploração de determinados itinerários e oferecendo PÉSSIMO serviço -- o que significa: preços altos (superando, em alguns casos, até o preço de Cias. Aéreas), INSEGURANÇA (O RISCO CONSTANTE QUE OS USUÁRIOS DO SERVIÇO CORREM COM O ALARMANTE CRESCIMENTO DO ÍNDICE DE ASSALTOS/ARRASTÕES PRATICADOS BRASIL AFORA EM DIVERSAS LINHAS DE ÔNIBUS), DEMORA/ATRASO (NÃO HÁ COMPROMISSO ALGUM COM CUMPRIMENTO DE HORÁRIO DE VIAGENS, EM VÁRIOS CASOS)... As empresas de ônibus parecem apenas se importar com os bônus da delegação pública...

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    Dirceu Pinheiro

    ± 6 dias

    O serviço de transporte público interestadual (e até internacional, com linhas partindo do Brasil) de passageiros é, sim, serviço público (delegável pelo Estado, para prestação pelo particular, através de contrato de concessão, após licitação -- tal como sucede com o mesmo serviço prestado, a nível municipal ou intermunicipal, por empresas). Aliás, há que se enfatizar que tal serviço é muito MAL prestado, em quaisquer esferas: municipal, estadual, distrital (DF) e internacional. O que se vê, a propósito, é as poucas empresas operando no País e oferecendo PÉSSIMO serviço -- o que significa: preços altos (superando, em alguns casos, até o preço de Cias. Aéreas), INSEGURANÇA (ASSALTOS)...

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    Paulo Batista Dos Santos

    ± 6 dias

    Se as operadoras do transporte estão esperneando é porque as medidas beneficiam os usuários. Neste País, infelizmente, impera o corporativismo e a lei que predomina é a do mais forte.

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    Giancarlo Bento Antoniutti

    ± 6 dias

    Grandes monopólios não sobrevivem sem auxílio do estado, os que reclamam vivem disso.

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    Carlos Andrade

    ± 6 dias

    A abertura de mercado vai prejudicar as pequenas empresas? Então como que com a regulamentação existem 2 ou 3 grandes grupos monopolista?

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    André Borges Uliano

    ± 6 dias

    Tem de liberar tudo. Só ver o aplicativo Buser que não tem regulação alguma, mas presta serviços melhores e bem mais baratos.

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    Emerson

    ± 6 dias

    É claro que a empresa que atua mais de 100 anos faturando milhões com um monopólio das estradas vai gritar e urrar com tais medidas de abertura do mercado para outras prováveis concorrentes.

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    Adailton Meireles Machado

    ± 6 dias

    [continuando...] 3. Acaso já não existem cidades e regiões isoladas? Basta ver a limitação e dificuldade que o cidadão de várias cidades do interior possuem para sair de seus Estados. Ademais, quem acompanha de perto o transporte interestadual sabe que historicamente há diversas situações onde foram flagradas a supressão de linhas não rentáveis pelas empresas que detém a autorização de serviço. Ou seja, a obrigação como serviço público não é garantia da prestação do serviço. Enfim, faça-se como se faz a muita coisa no Brasil: OREMOS!

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    Adailton Meireles Machado

    ± 6 dias

    Apesar de ter experiência profissional sobre o tema, deixarei meu posicionamento única e exclusivamente pessoal, que não se confunde com a opinião de qualquer outro órgão ou instituição. 1. O Decreto de 04/12/2019 concede liberdade para que qualquer empresa opere as linhas e itinerários. Não retira a possibilidade das empresas atuais prestarem o serviço, apenas lhe abre concorrência. Isso seria ruim? 2. O cidadão quando quer viajar para outro Estado, entra no site do governo federal ou da empresa que explora a atividade econômica. Para o cidadão, na prática, essa é uma atividade econômica explorada pela iniciativa privada ou um serviço público do governo federal? [continua...]

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    FERNANDO MASSAKI HAGIHARA

    ± 6 dias

    Eu acredito que o serviço vai melhorar com a concorrência. Se acontecer de não existir interesse em atender alguma localidade, o governo pode dar incentivos.

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    Philipe dos Santos Pompeu

    ± 6 dias

    Os empresários querem defender o seu "feudo" economizo a todo custo, pra isso correm ao Judiciário, não querem concorrência.

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  • G

    guilherme palma

    ± 6 dias

    Licitação é burocracia e gasto inútil. Exige orçamento, tempo para estudos, análises. E entre as empresas selecionadas já é definida antes de começar por baixo dos panos. Tudo é uma cortina de fumaça para justificar gastos que não precisariam ter e dizer que foi feito o melhor para a população. Sempre é selecionada a empresa que já tem bom relacionamento com a prefeitura. E geralmente não é o melhor serviço e nem o melhor preço para a população.

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  • C

    Correa

    ± 6 dias

    É mais um oligopólio que precisa ser demolido. Há o oligopólio da empreiteiras, o dos Bancões, o da distrubuição de combustíveis, afora o monopólio da Petrobras e dos Correios. O Brasil precisa de liberalismo e concorrência, o resto se resolve sozinho.

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  • L

    luccas

    ± 6 dias

    Se tem corporação ou sindicato reclamando, é sinal que tem privilégio sendo atacado. Por isso votaria de novo no Bolso.

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    Fábio

    ± 6 dias

    E as linhas estaduais. ??? Vai continuar sendo a vergonha que é? Curitiba Ponta Grossa é ridículo! O preço cobrado. Ônibus sempre cheios, poucos horários.. somente a princesa dos campos para um trecho em que todas as empresas que vem de norte , poderiam disponibilizar assentos? Minto . Não é só a princesa pois a graciosa faz a expressiva quantidade de 1 viagem por dia (nem é de comum acordo com os Gulin).. uma piada!!!! Uma vergonha paranaense.

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    1 Respostas
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      Correa

      ± 6 dias

      Aqui em SP é a mesma coisa, Fábio. A linha São Paulo/Vale do Paraíba (mais de 2 milhões de habitantes) é atendida por uma única empresa e, pelo menos dese 1980, nã há licitação. Tem gente levando muita grana 'por fora' nesse negócio de transporte de passageiros.

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  • C

    CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

    ± 6 dias

    òtimo quanta mais concorrência melhor para nós passageiros. Aqui de Capanema a Curitiba onde moro tem uma linha só que faz.Eles fazem 11 paradas durante a noite você não consegue dormir quando começa a cochilar já para de novo. É um baita pinga - pinga.

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    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 6 dias

    Nossa CF é de um país socialista, assim como a CLT e diversas outras leis e outras coisas. Pq? Pela concentração de poder absurda na mão do Estado. Ele tem poder de regulamentar basicamente tudo. Não há liberdade econômica para atrair investimentos privados e melhorar consideravelmente as prestações de serviços, baixar tarifas, etc. O resultado disso é o sempre: nós, consumidores sendo prejudicados, a pretexto de supostas proteções de garantias fundamentais, quando, na verdade, sabemos que tudo não passa de interesses políticos e de corporações, q se beneficiam com o controle estatal de atividades econômicas. Afinal, quase tudo vira moeda de troca no Brasil, visando interesses espúrios.

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  • G

    Gustavo

    ± 6 dias

    FINALMENTEEEE!!! EXCELENTEEEEE EXCELENTE MEDIDA QUE SÓ VAI BENEFICIAR A CONCORRÊNCIA. SERVIÇO PÚBLICO É NOÇÃO FASCISTA, O LIVRE MERCADO DEVE IMPERAR, ABRAM OS OLHOS, O LOBBY DAS EMPRESAS ISSO PAGAR POLÍTICOS E'ESPECIALISTAS PROFESSORES' PARA CRITICAR ESSA EXCELENTE PROPOSTA!!!

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    Roberto Rocha Passos

    ± 6 dias

    Cuidado!! Chegando ao STF o "Ministro da defesa" dos grupos oligopolistas do Brasil, tem entre os defendidos Jacob Barata, um dos maiores beneficiados por essa reserva de mercado fraudulenta. Agência de Regulação funciona para vigiar mercados, e excluir os maus operadores.

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    Luiz Fernando Fortes de Camargo

    ± 6 dias

    Já existe oligopólio das grandes empresas, que nos mantém reféns de horários exdrúxulos e preços elevados. Deve haver a abertura do setor, sem dúvida

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    Freire Neto

    ± 6 dias

    O fim do "Clube do Bolinha". Tem que abrir o mercado e deixar a livre concorrência, seguindo regras, qualidade e prezando pela segurança dos passageiros. É um absurdo ver ônibus lotados e arrebentados nas cidades e nas estradas em pleno Século XXi.

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    Rodrigo Aragão Amorim

    ± 6 dias

    So querem manter a mamata. Concorrência sempre é bem vinda.

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  • V

    Vinicius Barragan

    ± 6 dias

    Cadê a opinião da população? Cadê o peso e o efeito da opção de escolha do passageiro? Cadê a vista de criação de novos serviços e mais investimentos no setor? Cadê o grande benéfico de acabar com a máfia e os péssimos serviços oferecidos pela fetransport (RJ)? Esses parasitas usando argumentos espúrios, subjulgando a população como burra ou incapaz de fazer suas escolhas, quando na verdade só estão defendendo seus interesses. ********.

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  • L

    Lucas de Carvalho Lopes

    ± 6 dias

    Ou seja, um monte de empresário preguiçoso que vive do oligopólio QUE JÁ EXISTE por causa das licitações, com medo de perder a vida fácil sem concorrência. Como um país desse tamanho imenso mal tem 400 empresas do setor? Os pequenos hoje já não sobrevivem, pois pequeno não tem dinheiro para comprar político para ganhar a tal licitação. O governo não só agiu corretamente como deveria fazer o mesmo nas linhas municipais.

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  • S

    salcutrim

    ± 6 dias

    Bolsonaro é o cara.

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  • D

    Danilo

    ± 6 dias

    Todo mundo mal acostumado com seus feudos. Mentalidade de minhoca. Adoram os Estados Unidos, UK, Austrália, etc, e nada fazem para nos tornarmos semelhantes. A desburocratização precisa acontecer. O mercado sempre é mais inovador e vai dar boas soluções para os trechos menos rentáveis. Precisam parar com esse chororô.

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  • A

    AGM

    ± 6 dias

    BUSER e 99 BUS nessa turma! Já passou da hora....

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  • P

    Paulo Muro

    ± 6 dias

    O modelo atual é arcaico. Precisa mudar. É necessário haver concorrência para que haja real interesse em atender ao passageiro. Tome-se como exemplo o importante trecho Curitiba-Florianópolis. Praticamente um único grupo opera o trecho. Só há duas opções de viagens diretas em horários totalmente incoveniente (meio da manhã ou meio da tarde). Os demais horários são pinga-pinga que consomem mais de seis horas para uma viagem de apenas 300km em boa estrada. Não há alternativa.

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  • R

    Rita Lina

    ± 6 dias

    Excelente decisão!

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  • R

    Roberto

    ± 6 dias

    O capitalismo aqui nunca foi real, não há concorrência honesta. A burocracia, a cartelização, o apadrinhamento, a criação de dificuldades para cobrar propina sempre foi o padrão. O empresário estabelecida há décadas no setor não quer concorrência e não quer baixar o preço pois se o fizer cai o lucro e não pode pagar a o achaque da corrupção!

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  • S

    Sebastião Ricardo Mascarenhas Carneiro

    ± 6 dias

    Que venham novas empresas.

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  • P

    Paul Gachet

    ± 6 dias

    Afinal, o que o STF entende de transporte?

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      Flavio Teixeira

      ± 6 dias

      Pelo que a gente tem visto, tanto quanto entende de honestidade...

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  • L

    Lucas Rocha

    ± 6 dias

    Essa história de licitação para serviços que serão privatizados é uma conversa fiada, não? E o 'medo' de oligopólios? Esses corporativistas são extremamente caras de pau!

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  • J

    JP

    ± 6 dias

    Aplicativos como o Bla bla car já estão impactando o setor. Tudo vai mudar e não tem mais como segurar os sistemas arcaicos de reserva de mercado. A choradeira será equivalente à dos táxis mas nada segura o tsunami tecnológico e liberalizante. Os dinossauros precisam morrer.

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  • I

    Isadora

    ± 6 dias

    Empresas de ônibus que já dominam o mercado faz muito de forma geral prestam um serviço lixo , ônibus sucateados, motoristas e staff grossos. Estao morrendo de medo de perder poder para os novos concorrentes. Igual aos taxistas em relação ao Uber e afins. A mamata vai acabar.

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  • A

    Angela Fer

    ± 6 dias

    Nada a ver. Sempre q usei onibus interestaduis e havia demandas de maos pessoas essas empresas licitadas nao estavam nem aí, em grupo entrávamos em contato, faziamos abaixo assinado e alem de nao atendidos eramos mal tratados pela empresa. Tivermos q montar van e dona Antt quis foi tirar nossa van.

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  • R

    Ren Wysocki

    ± 6 dias

    Concorrência sempre é saudável e a história de ônibus pirata fazer linha que ninguém quer é balela. A empresa pirata vai legalizar e fazer o trajeto normal.

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  • L

    LAERTE EMILIO

    ± 6 dias

    a proibição atual para as empresas de ônibus interestaduais façam viagens de passageiros dentro do estado é prejudicial ao usuário que fica à merce de linhas de ônibus que utilizam ônibus velhos, pinga-pinga entre cidades, desconfortáveis, sem ar condicionado, pelo direito de permissão ,com a sensação que nunca chegará ao seu destino com brevidade, sendo assim um retrocesso na mobilidade.

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  • F

    FB

    ± 6 dias

    A verdade é: empresário do setor vive reclamando de burocracia e regulamentação na frente das cameras, mas por trás delas não querem que nada disso acabe para dificultar a entrada de concorrentes contra ele. Afinal, se ele já deu certo nesse sistema podre, para que pedir para mudar?

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  • G

    Gabriel Schneider

    ± 6 dias

    Como as velhas empresas de ônibus querem conviver com a nova concorrência: -Melhorando sua gestão (NÃO) -Baixando os preços (NÃO) -Servindo melhor aos clientes (NÃO) -Fazendo lobby no governo ou comprando liminares na justiça (SIM)

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  • N

    Neto

    ± 6 dias

    Vem aí o Uber do ônibus. As empresas estabelecidas vão reagir, com os menos argumentos que as empresas de táxi, e igualmente vão perder.

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