• Carregando...

#67 - O sonho de Damares Alves: mãe e pai longe do trabalho e perto dos filhos pequenos; a Amazônia respira

***1) A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, defende a ampliação da licença-maternidade no Brasil, assim como da paternidade. Ela falou sobre projetos de fortalecimento da família, e mencionou que o Brasil está atrasado nesse tema. Damares afirmou que considera o prazo de um ano como "adequado" para as mães. Segundo a ministra, o tema deve gerar resistência dos empregadores, mas o governo pode trabalhar nisso. Ela citou que no Congresso já há projetos que versam sobre a ampliação da licença-maternidade. Disse ainda que defende extensão da licença-paternidade, e que se esse prazo fosse de dois ou três meses, "seria ótimo". Leonardo Desideri, repórter de República em Brasília, comenta o assunto.

***2) Se a situação das queimadas na Amazônia saiu de controle em agosto, a boa notícia para o meio ambiente é que setembro reverteu os indicadores e houve uma diminuição dos focos de calor no bioma, chegando a um patamar inferior ao registrado em 2014. Dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que no mês de setembro, foram registrados 19.925 focos de calor no bioma Amazônia. Esse número é, até o momento, o menor registrado para um mês de setembro nos últimos seis anos: é inferior ao de 2016, quando o mês de setembro teve 20.522 casos detectados. A repórter de República, Fernanda Trisotto, explica mais sobre essa diminuição.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]