O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (25), que o governo israelense “continua matando mulheres e crianças” na Palestina, e classificou essas atitudes como "aberrações". O chefe do Executivo brasileiro ainda pediu solidariedade às vítimas da guerra entre o grupo radical islâmico Hamas e Israel.
“Quero pedir uma solidariedade às mulheres e crianças que estão morrendo na Palestina por irresponsabilidade do governo de Israel, que continua matando mulheres e crianças. A gente não pode se calar diante das aberrações”, declarou o presidente em discurso na cidade de Guarulhos (SP).
A declaração não é nova. Em 30 de abril, ele afirmou que o conflito armado na Faixa de Gaza não se trata de uma guerra entre dois exércitos, mas entre o exército de Israel e “milhares de mulheres e crianças” palestinas.
Apesar de se manifestar sobre o conflito entre os dois países, Lula não mencionou a morte de Michel Nisenbaum, 59 anos, brasileiro sequestrado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 e que teve seu corpo encontrado sexta-feira (24) após uma operação das Forças de Defesa de Israel (FDI).
Entidade israelense critica Lula
A postura do governo brasileiro em relação a Nisenbaum foi alvo de críticas por parte do presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Marcos Knobel. Ao jornal O Estado de S. Paulo, ele lembrou que Lula havia assegurado que nenhum brasileiro ficaria para trás.
“Quando um grupo de palestinos de Gaza com passaporte brasileiro chegaram ao Brasil, o presidente Lula afirmou que nenhum brasileiro ficaria para trás, mas, na cabeça dele, ele só estava se referindo aos palestinos”, afirma o presidente da Fisesp.
Para Knobel, o governo brasileiro poderia ter feito mais em relação a Michel Nisenbaum. Ele ainda lembrou da simpatia que o PT possui pelo Hamas.
“O presidente do Brasil se diz muito amigo do Irã, o Hamas chegou a elogiar o governo brasileiro e um deputado do PT tirou uma foto com um líder do Hamas. O governo poderia ter feito muito mais para libertar o Michel ou para que tivéssemos a confirmação da morte do brasileiro e a recuperação do corpo”, disse.
Eleições municipais indicam ascensão de novas lideranças da direita no Brasil
Reeleição de prefeitos em capitais apontam para disputa por governos estaduais em 2026
Os vencedores e os derrotados do primeiro turno
Candidato mais rico do Brasil recebe 3% dos votos e fica em quinto lugar em eleição municipal
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião