• Carregando...

#95 - Qual será a nova bandeira da esquerda depois do "Lula Livre"? O discurso antipetista do governo Bolsonaro ganha novo fôlego?

***1) O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou a discussão sobre a legalidade da prisão em segunda instância nesta quinta-feira (07). Os ministros mudaram o entendimento sobre o tema, ou seja, a prisão antecipada não continuará acontecendo.O placar foi de 5 a 6 contra da condenação após a segunda instância. Quem desempatou foi o ministro Dias Toffoli, presidente da Corte. Com a decisão do tribunal abriu-se espaço para a discussão sobre o futuro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cenário político brasileiro. Solto, Lula pode ser candidato nas próximas eleições presidenciais? Se tudo permanecer como está, a resposta é não. Isso porque, mesmo solto, o ex-presidente ainda estará enquadrado nos critérios de inegibilidade da Lei da Ficha Limpa, por já ter a condenação ratificada em segunda instância (e até no Superior Tribunal de Justiça, a terceira instância) no caso do tríplex do Guarujá. Mas a saída de Lula da prisão em Curitiba não se resume as eleições de 2022. Qual será a reação política à decisão do STF que soltou o petista? Pode ocorrer uma tentativa de mudar a lei para retomar a prisão em segunda instância? Qual será a nova bandeira da esquerda depois do "Lula Livre"? O discurso antipetista do governo Bolsonaro ganha novo fôlego? Ouça o podcast 15 Minutos.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]