Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (17) de um encontro entre Delcy Rodríguez, que atua como presidente executiva do regime de Nicolás Maduro na Venezuela, e o advogado Gerardo Blyde, um dos líderes da oposição no país, em Bruxelas, às margens da 3ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.
Durante a cúpula, Delcy Rodríguez pediu a suspensão do "bloqueio criminoso" contra seu país. "Viemos com muita esperança de trazer a mensagem da Venezuela, a suspensão do bloqueio criminoso contra nosso país, por isso trazemos do presidente [o ditador venezuelano] Nicolás Maduro uma mensagem de paz, harmonia, cooperação, que deve ser o caminho que continua e orienta nossos países", disse Rodríguez.
A reunião fora da agenda da cúpula também contou com a participação do presidente da França, Emmanuel Macron, do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e do presidente da Argentina, Alberto Fernández. A realização do encontro foi confirmada pelo Palácio do Planalto, que não deu detalhes sobre o que foi abordado entre os participantes, informou a Agência Brasil.
A Venezuela terá eleições gerais no ano que vem e a oposição no país questiona decisões de órgãos públicos que inabilitaram alguns de seus principais candidatos. No caso mais recente, a ex-deputada María Corina Machado foi condenada à perda de direitos político por 15 anos. Também políticos de oposição, Henrique Capriles e Freddy Superlano estão igualmente inabilitados para concorrer à presidência do país. A data das eleições em 2024 ainda não foi definida.