i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Recursos

O plano B contra a Lava Jato que pode livrar Lula e anular sentenças de Moro

  • Brasília
  • 20/09/2020 20:45
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Denunciado pela quarta vez na Lava Jato de Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já condenado por corrupção em segunda instância, aguarda o julgamento de dois recursos no Supremo Tribunal Federal (STF) que podem anular os processos contra ele. Essa apresentação acabou fazendo com que os advogados do petista voltassem a cobrar o julgamento de recursos no STF que pedem a suspeição da força-tarefa da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro.

O juiz Luiz Antônio Bonat ainda precisa decidir se aceita essa nova denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que acusa o petista de lavagem de R$ 4 milhões através de doações recebidas pelo Instituto Lula da Odebrecht entre dezembro de 2013 e março de 2014.  A defesa do ex-presidente solicitou à 13.ª Vara Federal que encaminhe o caso para a Justiça Federal de São Paulo.

Mesmo sem ter sido aceita, a defesa de Lula cobrou uma ação do STF sobre a análise da suspeição da força-tarefa e de Sergio Moro. "Essa nova investida da Lava Jato contra Lula reforça a necessidade de ser reconhecida a suspeição dos procuradores de Curitiba em relação ao ex-presidente, que está pendente de análise no Supremo Tribunal Federal, assim como a necessidade de ser retomado o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro — a fim de que os processos abertos pela Lava Jato de Curitiba em relação a Lula sejam anulados", dizem os advogados.

Em agosto do ano passado, a defesa de Lula protocolou no STF um habeas corpus que pede que os procuradores da força-tarefa da Lava Jato sejam declarados suspeitos para atuar nos processos envolvendo o ex-presidente, além da anulação da condenação do petista no caso do tríplex no Guarujá. 

Os advogados pedem que os procuradores Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Lava Jato, Antonio Carlos Welter, Carlos Fernando dos Santos Lima (aposentado), Januário Paludo, Isabel Cristina Groba Vieira, Orlando Martello, Diogo Castor de Mattos, Roberson Henrique Pozzobon, Júlio Carlos Motta Noronha, Jerusa Burmann Viecili, Paulo Roberto Galvão de Carvalho, Athayde Ribeiro Costa e Laura Gonçalves Tessler sejam declarados suspeitos e que os atos processuais em relação a Lula que tiveram intervenção deles sejam declarados nulos.

A defesa lista uma série de fatos que, segundo os advogados, indicam a motivação pessoal e política dos membros do MPF na condução dos casos contra o petista. A defesa usa as mensagens no Telegram atribuídas a membros da força-tarefa, divulgadas por veículos da imprensa, para alegar que Lula foi alvo de uma conspiração. Até hoje não foi comprovado se as mensagens divulgadas são reais e se podem ter sido adulteradas.

Um dos argumentos para demonstrar que a força-tarefa foi parcial ao investigar Lula é uma postagem do então coordenador do grupo, Deltan Dallagnol, no Twitter. Ele disse que oraria e jejuaria para que o STF não concedesse um habeas corpus ao ex-presidente.

O pedido também é baseado em fatos como a coletiva de imprensa concedida pelo MPF para apresentação da denúncia contra Lula no caso do tríplex no Guarujá, em que os procuradores fizeram uma apresentação em power point para detalhar as suspeitas contra o ex-presidente.

O caso da coletiva de imprensa foi analisado recentemente pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), provocado por Lula. A maioria dos conselheiros entendeu haver justificativa no episódio para abrir um procedimento disciplinar contra os procuradores, mas o caso já estava prescrito.

A maioria do CNMP decidiu expedir uma recomendação para que os membros da Lava Jato se abstenham de usar as dependências e recursos do MPF para manifestações político-partidárias. 

No HC no STF, a defesa também reclama de declarações à imprensa concedidas durante as investigações e manifestações dos procuradores nas redes sociais. A tentativa dos procuradores de criar uma fundação com recursos bilionários da Petrobras também foi apontada para pedir suspeição da força-tarefa.

Quem vai julgar o recurso de Lula contra a Lava Jato

O recurso contra os procuradores da Lava Jato será julgado pela Segunda Turma do STF. O relator é o ministro Edson Fachin. A ausência do ministro Celso de Mello, que está em licença médica, pode beneficiar Lula.

A Segunda Turma costuma se dividir entre os ministros que defendem a Lava Jato – Edson Fachin e Cármen Lúcia – e os que são críticos à força-tarefa – Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. 

Celso de Mello costuma ser o voto decisivo nos julgamentos, ora votando com uma ala, ora com outra. Com a ausência dele, os julgamentos tendem a terminar empatados – o que beneficia os réus. Esse já foi o desfecho de três julgamentos da Lava Jato durante a ausência do ministro.

Celso de Mello deve voltar ao STF em 26 de setembro, mas por um período curto. O ministro se aposenta compulsoriamente em novembro, ao completar 75 anos.

Quem vai assumir o lugar dele será o indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o cargo. Enquanto o novo ministro não é nomeado, a Segunda Turma terá um integrante a menos.

Uma possibilidade é que algum outro ministro peça transferência da Primeira para a Segunda Turma depois da aposentadoria de Celso de Mello. Nos bastidores, há uma tentativa de convencer o ministro Dias Toffoli, que deixou recentemente a presidência do STF, a pedir a transferência. Toffoli tende a se alinhar aos ministros garantistas do colegiado, o que pode causar derrotas para a Lava Jato. O ministro, porém, tem resistido a ideia de trocar de Turma.

Suspeição de Sergio Moro

A defesa de Lula também aguarda o julgamento de um recurso que pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro. O HC busca anular a condenação do petista no processo do tríplex no Guarujá, mas dependendo da decisão dos ministros pode levar à anulação de outros processos em Curitiba. 

O voto de Celso de Mello é visto como essencial no julgamento. Fachin e Cármen Lúcia já votaram para negar o pedido. De outro lado, Gilmar e Lewandowski tendem a concordar com a tese da defesa. 

O caso está paralisado por um pedido de vistas de Gilmar Mendes, que pode devolver o caso para julgamento a qualquer momento.

63 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 63 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Paulo Eugênio Anunciação

    ± 5 dias

    Por que é que "os que são críticos à força-tarefa Lava-Jato" NÃO PODEM SER DECLARADOS SUSPEITOS? É por isso que este nosso país nunca vai dar certo!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ALBERTO FÉLIX DA SILVA

    ± 5 dias

    Acho que até o final desse imbróglio jurídico que envolve Lula - Lava Jato - STF, sem precedentes (jamais visto em outro lugar), o bandido petista deverá sair, no mínimo, livre (de novo) da cadeia e com todos seus inúmeros processos criminais prontos para serem encaminhados ao Vaticano, transformados em processos canônicos e aí, ser beatificado e depois virá santo. Como agora virou práxis, quem quiser proteger seus bandidos (por amor ou por dinheiro), recorre ao bendito Supremo, e lá terá o perdão e a salvação por qualquer crime de corrupção. Isso está bem mais fácil, agora, depois da instituição do famoso 2 x 2 nas votações da 2ª Turma, onde empatar significa a vitória do criminoso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Noscca

    ± 5 dias

    Devolver aos corruptos os masi de $5Bi recuperados pela lava-jato nak sera problema mas ressuscitar o ex-presidente peruano....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 5 dias

    Existe denuncia, delação, acusação e processos que não entendo ficarem para trás ou engavetados, a respeito da Petrobrás, África, Cuba, Venezuela, Argentina, Bolívia, que se tramitados em julgado, o montante seria mais de 2 Trilhões! Até o depoimento de que os mais roubados foram os próprios companheiros e o dito cujo está com toda a grana, estando se divertindo com o julgamento de migalhas do Triplex, Atibaia e Instituto. Tudo poderia ter sido diferente e ainda pode, se Moro fosse nomeado ao Supremo, será? Ser apenas Povo é complicado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 5 dias

    Não consigo entender que criminosos condenados com provas claras e fortes, ditem as normas e os rumos de um país. Quando falam de grupos criminosos que tudo conseguem, começo a ver a realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vicente Mendes Pereira

    ± 5 dias

    Agora tanto faz. O Bolsonaro tá agindo igual o Lula. São dois lados da mesma moeda...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luca

    ± 5 dias

    Como pode ter Gilmar e Lewandowski como ministros do stf?? São declaradamente a favor dos bandidos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden

    ± 5 dias

    Se houver liberação deste homem que matou mais gente que o Covid, será a frustração do brasileiro honesto trabalhador e neutro. Então façam o libera geral :Por que o Fantástico apresentou ,a prisão de traficantes ? Será? São tão a favor do libera geral ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 5 dias

    Bolsonaro está torcendo para que o adversário seja Lula, aposta na hiperpolarização. Qq Amoedo, Eduardo Leite ou Bruno Covas toma a presidência do bozo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose

    ± 5 dias

    Tinha continuar na prisão da onde nunca deveria ter saído. ********, mentiroso e sem qualidade alguma.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 5 dias

    Tirem a foto desse carniça 9dedos filho da puhtah por favor, já estão irritando desde cedo?????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Hasselmann

    ± 5 dias

    Sem comentários, revolução civil, saquearam o país, é brincadeira

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Afonso Pasquotto de Lima

    ± 5 dias

    NÃO ADIANTA, VAI CONTINUAR LADRÃO E VAI PERDER NO PRIMEIRO TURNO PARA O BOLSONARO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heinz Egon Landgraf

    ± 5 dias

    As elites corruptas, que governaram o país por 30 anos e aparelharam as instituições para garantir a própria impunidade, parecem estar logrando êxito em permanecerem intocáveis. Deveríamos ser todos iguais perante a lei, mas no Brasil a lei não é igual para todos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 5 dias

    Se as sentenças forem anuladas, temos as urnas para impedir qualquer ameaça ao Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Laércio Alves

    ± 5 dias

    Você não estará aqui para ver o enterro do Lula. Toda pessoa que deseja o mal de outra recebe em dobro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jota

      ± 5 dias

      Não quero ele morto e sim na cadeia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 5 dias

    Lula foi condenado só por Moro? A decisão COLEGIADA SE SEGUNDA INSTÂNCIA não vale nada? Lula se defendeu das provas apresentadas ou só atacou as "vírgulas" dos processos? Os diretores da ODEBRECHT mentiram? O dinheiro que apareceu nas contas do Lula foi obra do além?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 5 dias

    O EX PRESIDENTE CONHECE SUA REJEIÇÃO, TALVEZ EM MAIS DE 90 POR CENTO, MAS PRECISA SE LIVRAR DA PRISÃO. AO CONTRÁRIO NÃO SERVIRÁ PARA NADA O ACUMULADO DO ILÍCITO DELE E DOS DEMAIS. ESSE ERA O NOSSO BRASIL. MÁS ISSO ESTÁ MUDANDO COM O ATUAL GOVERNO, GRAÇAS A DEUS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joe araujo

    ± 5 dias

    O ladrão maior não foi condenado só por Moro: mas na segunda instância também. Se os togados sem escrúpulos o liberarem, há que se intervir naquele órgão, que está rasgando a constituição e envergonhando o judiciário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AGM

    ± 5 dias

    Tanta gente morrendo de Covid e esse pestilento por aí.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elson logullo

    ± 5 dias

    Estas reportagens que fazem sobre este idôneo senhor, só alavancam a popularidade deste crápula politico, que deveria ser enterrado nas profundezas do esquecimento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Spartacus

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      elson logullo

      ± 5 dias

      Deus te ouça

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriano

    ± 5 dias

    Se decidirem pela anulação das sentenças contra Lula estarão desprezando qualquer trabalho que tenha sido feito pelas 2a. e 3a. instâncias de julgamento. Se podem anular sem fazer o processo voltar para elas, então essas instâncias intermediárias inferiores ao STF não servem para nada. Tinha que acabar com elas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 5 dias

    Infelizmente tudo caminha para a impunidade. Não adianta discutir o que houve, apenas nos prepararmos para este golpe na sociedade brasileira. E o poder executivo nada pode fazer contra a ala do judiciário progressista e a maioria do congresso socialista. Teremos que cuidar nas próximas eleições para concentrarmos votos nos representantes que realmente defendem a reforma da gestão pública, renovando o congresso e permitindo despolitizar o STF. Será um caminho árduo, mas o único para garantir a democracia e ajustiça no Brasil. Para que o imoral que é considerado legal seja banido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Laércio Alves

    ± 5 dias

    As pessoas que não pensam com o fígado perceberam que algo de estranho aconteceu em relação ao Lula. o ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró disse que esquema de distribuição de propina em negócios da Petrobras começou em 2002, ainda no governo FHC. Enquanto Deltan cita a prescrição de um processo sobre FHC — enviado ao Ministério Público de São Paulo pelo MP no DF —, Moro afirma que "acha questionável" o envio da ação, uma vez que poderia "melindrar alguém cujo apoio é importante." Temendo eleição de Haddad, Lava Jato discutiu barrar entrevista de Lula...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anna

    ± 5 dias

    STF trabalhando pro amigo. Muito rápido como sempre. Pra julgar os casos dos políticos corruptos nunca tem tempo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osmar

    ± 5 dias

    Era tudo mentira do Moro, agora, por favor, devolvam os bilhões que você roubou da gente na Suiça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 5 dias

    Em tempo, nesta foto do Lularápio, eu nunca sei se ele está fazendo sinal de joinha ou "hang loose" dos surfistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 5 dias

    É impressionante com qualquer coisa de ruim que acontece no Brasil, a esquerdalha lacradora já dá um jeito de botar a culpa no Presidente Bolsonaro. Eles invertem tudo, a ponto de chamar a traição de um sujeito que preferiu a "biografia" ao País de "enfraquecimento", ou a escolha de um AGU como uma trama sórdida para proteger a família, mesmo que para isto o carniça seja inocentado. E depois somos nós os teóricos da conspiração...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    ± 5 dias

    O STF estará mesmo disposto a humilhar os brasileiros com uma decisão indecente como essa? O povo irá reagir!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arys

    ± 5 dias

    Dá nojo verificar o que está para acontecer. E agora, Sérgio Moro? Não pensou que saindo do jeito que saiu ainda iria dar mais munição para os frequentadores do lupanar? A "opinião pública" dos petralhas roxos, aliados aos bolsominions fanatizados, que agora também o consideram um inimigo? Não creio que ousariam perpetrar este absurdo caso o sr. ainda fosse, como chegou a ser, uma quase unanimidade no meio daqueles que não estão contaminados pela ladroeira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rui Saravi Leite

    ± 5 dias

    É vergonhoso para um país esta luta de parte da justiça tentar viabilizar a candidatura de um elemento comprovadamente corrupto, mentiroso, sem princípios morais para o cargo mais importante do país. Mais lamentável ainda, saber que brasileiros mal informados ou também de moral duvidosa venham a apoiar e votar neste indivíduo. Será que o Brasil tem 30% de eleitores corruptos ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giovanni Rosa da Silva

    ± 5 dias

    Parabéns ao Bolsonaro por ter enfraquecido Moro e escolher o lado dos corruptos do centrão. Hoje estamos a deriva.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 5 dias

    ALÉM DE TEIMOSO, HIPÓCRITA COMO SEMPRE. A SEDE DE PODER NUNCA ACABA. MESMO SABENDO QUE NÃO MORAL PARA ISSO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Q

    Quincas

    ± 5 dias

    Olhando o histórico de nomeações de tribunais ocorridas durante os mandatos de Lula/Dilma, não dá para esperar algo diferente: STF:8 de 11; STJ: 28 de 34;TRF-4: 22 de 27 e Desembargadores: 92 de 141.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

    ± 5 dias

    Inacreditável que um condenado em segunda instância, acusado de inúmeros ilícitos ainda possa ser considerado vítima por alguns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RGB

    ± 5 dias

    Estao querendo tocar fogo neste país, o povo ja nao aguenta mais bancar o “trouxa” dos politicos corruptos. Estao enfurecendo o povo aos poucos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Carvalho

    ± 5 dias

    Essa bandidagem nao sossega! O tempo historico deles passou, agora resta brigar para nao irem todos em cana. O socialista Betini Craxi fugiu da Italia e morreu no exilio sem jamais aceitar culpa. Nao veremos autocritica nenhuma dessa turma. Só o lero-lero sobre “gópi”, “conspiração para roubar nosso petróleo”, “foi treinado pelo FBI”... enfim, as conversinhas para fazer doidinho naná.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RGB

    ± 5 dias

    Estao querendo tocar fogo neste país, o povo ja nao aguenta mais bancar o “trouxa” dos politicos corruptos. Estao enfurecendo o povo aos poucos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 5 dias

    Unica notícia que interessa sobre ISSO, é o óbito!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 5 dias

    Estratégia da mídia, mostrar uma foto do condenado Lula todos os dias para incluí-lo novamente na mente dos brasileiros! E a Gazeta fazendo o seu papel...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 5 dias

    A poderosa quadrilha comandada pelo mega bandido Luladrão,destruiu a nossa economia roubando trilhões de reais do nosso país. Infelizmente, no Brasil , existem uma lei para prender e duas para soltar. Esses bandidos são sempre protegidos pelo stf minúsculo, corrupto composto por onze ministros que são vendedores de sentença e que tem desejo de ver a desgraça do nosso amado país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sergio

    ± 5 dias

    Dias Tofolli, tem resistido a ideia de voltar para a segunda turma. Essa nem brasileiro acredita..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcelo bergerson

    ± 5 dias

    Falar sobre esse sujeito me parece dispensável, a foto dele estou absolutamente convicto porque enoja os honestos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 5 dias

    O STF deverá anular o julgamento de Lula, para o mesmo poder ser candidato para 2022. Deve estar tudo acertado. Como dizia Boris " ISTO É UMA VERGONHA".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABFeitoza

    ± 5 dias

    Seria o tapa na cara definitivo na sociedade e o rasgo da lei caracterizando a ruptura autoritaria da nossa democracia. As portas do inferno se abririam linerando os barbaros de todos os lados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juan Pablo da Cruz

    ± 5 dias

    Não aceitaremos pacivamente está armação do Sindicato do Crime do Colarinho branco contra a Lava-jato

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stanislau Surek

    ± 5 dias

    Justiça no Brasil só funciona para que tem advogado caro. Por que será?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ CARLOS SANCHES

    ± 5 dias

    Está na hora de parar de perder tempo com o que o noticiário diz sobre as disputas entre partidos – ou entre direita e esquerda, governo e oposição, etc, etc. O Brasil de hoje vive num regime de PARTIDO ÚNICO. Estão dentro dele, juntos na defesa de um interesse superior a todos os outros, Bolsonaro, Lula, a família de Bolsonaro, a família de Lula, empreiteiros de obras públicas, os empresários-pirata, todos os partidos políticos. Enfim, tudo o que o povo brasileiro entende como a ladroagem do primeiro escalão neste país. Todos juntos para impedir que avancem no Ministério Público e nos Tribunais de Justiça quaisquer ações que ponham em risco a impunidade geral. Nisso estão sempre de acordo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Airton Gernano da Silva

    ± 5 dias

    Bolsonaro, através de Aras, está destruindo o único instrumento para frear a corrupção de colarinho branco no país. Desde o início afirmava que os Bolsonaros eram engodo, eram charlatães, eram fakes. Estamos vendo a bandidagem já condenada serem beneficiadas pelas ações do Procurador Geral da República. Lamentável. Ver Alibabá (Lula) e os quarenta ladrões sendo inocentados, e por outro lado, imaginar que os procuradores da Lava Jato estão sendo tratados como bandidos. Isso é inimaginável. Parece um pesadelo. Vergonha nacional. Insuportável. Sem a Lava Jato a bandidagem vai corroer tudo. Será que as notas de R$ 200,00 serão suficientes para tanta ladroagem??? Precisamos resistir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      José Airton Gernano da Silva

      ± 5 dias

      O jornalista Felipe Moura Brasil, do Papo O Antagonista, considera graves denúncias de desvio de dinheiro público nos gabinetes de Jair, Flávio e Carlos Bolsonaro nas Câmaras dos Deputados e Municipal do Rio

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 5 dias

    A gazeta já está fazendo sua parte colocando a foto desse carniça 9dedos a toda hora na capa, a imprensa toda está com saudades das fartas verbas publicitárias da época do PT, quando juravam que o 9dedos eram um grande líder e havia $$ harmonia entre os poderes. Pelo jeito vamos deixar o bandido prender o xerife mais uma vez e como povo ficaremos ajoelhados ante os desmandos dos mesmos bandidos de sempre que há 35 anos não nos deixam ser uma nação próspera para todos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Polaco

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      José Airton Gernano da Silva

      ± 5 dias

      Por que não remete a crítica ao Presidente da República??? É ele o protagonista dessa palhaçada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fábio

    ± 5 dias

    O maior inimigo da lava jato hoje se chama Bolsonaro.. que pra livrar o filho e se livrar do impeachment,cedeu a pressão do centrão e pós seu funcionário Aras pra iniciar o desmonte...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 5 dias

    Se são essas as alegações da defesa em relação ao mérito, sao irrelevantes. E as alegações contra os procuradores nao atingem os fatos levantados. Só estão jogando fumaça no ambiente para anuviar a visão e para justificar alguma decisão que será tomada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Camargo

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Pzig

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jose Silva

      ± 5 dias

      Espero que não

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]