• Carregando...
Lula embarcou para Roma na terça-feira (11), acompanhado de dois ex-ministros de seu governo.
Lula embarcou para Roma na terça-feira (11), acompanhado de dois ex-ministros de seu governo.| Foto: Nelson Almeida/AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou para o Vaticano e deve se encontrar com o papa Francisco nesta quinta-feira (13). Lula embarcou para Roma, na Itália, na última terça-feira (11) – é a primeira viagem internacional de Lula após deixar a prisão, em novembro. O encontro com o papa foi intermediado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, que visitou o pontífice no dia 31 de janeiro.

No Twitter, o ex-presidente disse querer agradecer pessoalmente a solidariedade recebida do pontífice durante o período em que esteve preso e pela dedicação do líder da Igreja Católica ao povo oprimido. "Também quero debater a experiência brasileira no combate à miséria”, escreveu.

Em maio de 2019, o papa Francisco respondeu a uma carta enviada pelo ex-presidente petista da prisão. Na missiva, o pontífice se solidarizava pelas mortes da ex-primeira-dama Marisa Letícia, do irmão de Lula, Genival Inácio, e do neto Arthur, que tinha apenas 7 anos, e pedi para que Lula não desanimasse diante das adversidades.

“Tendo presente as duras provas que o senhor viveu ultimamente (...), quero lhe manifestar minha proximidade espiritual e lhe encorajar pedindo para não desanimar e continuar confiando em Deus”, escreveu Francisco.

Um ano antes, o ex-presidente já tinha recebido um terço abençoado por Francisco, levado pelo advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos Trabalhadores Excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

Lula viajou a Roma acompanhado do ex-chanceler Celso Amorim e do ex-ministro petista Gilberto Carvalho. De acordo com o Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente quer conversar com o papa sobre a desigualdade social, a fome e a miséria, e a intolerância no mundo.

Segundo a Folha de S. Paulo, Lula também aproveitará a audiência, que será reservada, para afirmar a Francisco que foi vítima de lawfare, termo criado para indicar uma “perseguição política” travada no Judiciário.

Audiência em que Lula prestaria depoimento é adiada

A visita ao Vaticano só foi possível porque a 10ª Vara Criminal Federal de Brasília adiou uma audiência da Operação Zelotes em que Lula deveria depor. O petista é suspeito de vender medidas provisórias (MPs) para beneficiar o setor automotivo.

A acusação é de corrupção passiva por supostamente ter participado da venda da MP 471/2019, que prorroga os incentivos fiscais para montadoras nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Os advogados do petista argumentaram que “conforme se procedeu durante todo o tramitar do feito, o peticionário [Lula] declara que não deixará de comparecer a nenhum ato judicial para o qual sua presença seja obrigatória”.

A audiência estava marcada para o dia 11 de fevereiro. Lula deve voltar para o Brasil no sábado (15). O depoimento foi remarcado para próxima quarta-feira (19).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]