• Carregando...

A Lava Jato garante que parte do dinheiro para a compra do sítio de Atibaia veio de um esquema envolvendo o filho do ex-presidente Lula, Fábio Luis Lula da Silva (o Lulinha). De acordo com a operação, houve repasses suspeitos de mais de R$ 132 milhões da empresa de telefonia Oi/Telemar para o grupo de empresas Gamecorp/Gol, cujos donos são Lulinha, além de Fernando Bittar, Kalil Bittar e Jonas Suassuna. Bittar e Suassuna são no papel os donos do sítio.

>>> Assine a Gazeta do Povo

A investigação envolvendo Lulinha faz parte da 69ª fase da operação Lava Jato.

O procurador da Lava Jato Roberson Pozzobon afirmou que o que está em apuração são as evidências de que o sítio de Atibaia pode ter sido adquirido por Fernando Bittar e Jonas Suassuna com dinheiro repassado pela Oi. A empresa de telefonia, por sua vez, é investigada por supostamente ter sido beneficiada pelo governo federal na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a investigação, o grupo Gamecorp/Gol era contratado pela Oi/Telemar para prestar diversos serviços, mas não tinha mão de obra ou ativos necessários para realizar os trabalhos – uma evidência de que era um contrato de fachada. Os procuradores da Lava Jato acreditam ainda que a PJA empreendimentos, uma das empresas do grupo Gamecorp/Gol, teria aportado recursos para Suassuna e Bittar comprarem o sítio.

Em uma das planilhas investigadas, a PJA constava como prestadora de serviços de assessoria jurídica. Porém, a empresa de Lulinha não tem esse tipo de atividade.

O ex-presidente Lula usou as redes sociais para criticar a Lava Jato e a força-tarefa. "O espetáculo produzido pela força tarefa da Lava Jato é mais uma demonstração da pirotecnia de procuradores viciados em holofotes que, sem responsabilidade, recorrem a malabarismos no esforço de me atingir, perseguindo, ilegalmente, meus filhos e minha família", disse Lula no Twitter.

  • Ficha técnica
  • Apresentação: Patrícia Künzel
  • Reportagem: Camila Abrão
  • Imagens: Rodrigo Sierpinski
  • Edição: Maria Scroccaro
  • Produção: Durval Ramos
  • Roteiro: Rodrigo Fernandes
  • Arte: João Pedro

Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]