i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Centrão

Mais forte que a esquerda: como se organizam os deputados que desafiam Bolsonaro

  • PorOlavo Soares
  • Brasília
  • 16/05/2019 12:15
Vista do plenário da Câmara dos Deputados. com Rodrigo Maia na mesa diretora. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.
Deputados durante votação na Câmara.| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.

A convocação do ministro Abraham Weintraub (Educação) para falar à Câmara dos Deputados na quarta-feira (15) foi interpretada como um recado do centrão ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). O voto favorável de membros de partidos como PTB, PRB, PP e outras legendas indicaria que a relação do governo com as forças de centro estaria comprometida - e também que o centrão tem condições para dificultar o trabalho do Palácio do Planalto, principalmente se não tiver suas reivindicações atendidas.

Com pouco menos de quatro meses da atual legislatura, porém, estabelecer o que seria de fato esse grupo dentro da Câmara não é tarefa das mais fáceis. Em primeiro lugar, pelo tamanho do bloco, visto que não há um consenso sobre quais partidos integrariam o grupo. E, em segundo, por dúvidas sobre a real intensidade de sua força: para alguns parlamentares, o grupo estaria mais forte do que em legislaturas anteriores, enquanto outros entendem que o poder destes deputados não é tão grande quanto parece.

Um bloco que não se assume como bloco

Como a base aliada é representada principalmente pelo PSL e a oposição tem PT, PSOL e PDT entre as maiores forças, o termo centrão costuma ser aplicado a praticamente todos os parlamentares que não se encaixam entre os grupos com viés ideológico mais acentuado. Para os deputados, porém, o rótulo de membro do time costuma ser renegado. Os parlamentares buscam fugir da carga negativa associada à expressão.

“O PTB não é um partido de centrão, e sim um partido de posição”, afirma o deputado federal Maurício Dziedricki (PTB-RS). A legenda é historicamente citada como uma das mais fisiológicas do Congresso e foi uma dos pivôs do escândalo do mensalão, após seu presidente, Roberto Jefferson, denunciar o pagamento de propinas para que os deputados integrassem a base aliada do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar do histórico, o partido tenta passar uma imagem de renovação - sua bancada atual tem 10 deputados, todos estreantes no Congresso.

Membro de um partido também apontado como protagonista no centrão, Ricardo Izar (PP-SP) nega não apenas fazer parte do bloco como contesta até mesmo a existência organizada do grupo. “Não vejo nenhuma orientação para que os partidos [apontados como o centrão] atuem juntos. Ao contrário, os partidos estão isolados, agindo cada um de acordo com suas convicções”, aponta.

O deputado paulista diz que se houvesse a alegada união entre os partidos de centro, o bloco seria ainda mais forte do que o sugerido pelas recentes votações. Dziedricki acrescenta que parte do suposto poder deriva também das falhas de articulação do governo Bolsonaro: “atualmente é até difícil definir quem é o governo aqui dentro [Câmara]. A atuação de muitos deputados da base é precária”.

Já o deputado Paulinho da Força (SD-SP), considerado um dos principais líderes do centrão, tem opinião no sentido oposto. O parlamentar indica a existência de um bloco organizado, composto por cerca de 250 integrantes, que “conduz os caminhos da casa”. “É uma situação que incomoda o governo, seja qual for o governo”, declara. O deputado criou controvérsia no início do mês ao sugerir que o centrão defenderia uma reforma da previdência desidratada, porque a proposta que está em discussão atualmente, na sua avaliação, garantiria a reeleição do presidente Bolsonaro.

Apesar de admitir fazer parte do grupo, entretanto, Paulinho nega que ele atue com base no toma-lá-dá-cá, que seria a pressão aos governos em troca de cargos na estrutura federal. “Nós não queremos cargos. O que nós queremos é respeito pela política”, aponta.

Além de PTB, PP e SD, outras legendas apontadas como sendo integrantes do centrão são PRB, PSD, MDB, PR, Podemos, Pros e Avante. Algumas ‘contabilidades’ incluem na lista também o DEM, do presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ), e o PSDB, que representava a maior força de oposição nos tempos de governo do PT, e desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff oscila entre apoiar e criticar os governos.

Centrão raiz nasceu há mais de 30 anos

A origem do centrão remete à Assembleia Constituinte, finalizada em 1988. Na ocasião, um grupo de deputados que não se identificava nem com a direita e nem com a esquerda ganhou notoriedade por militar a favor de propostas favoráveis ao então presidente da República, José Sarney. O PMDB era a sigla da maior parte de seus integrantes e, nos anos seguintes, prosseguiu como a maior ‘cara’ do bloco. Em todas as gestões seguintes, o “centrão” foi se consolidando como um grupo com o qual o Executivo precisaria negociar - e ceder - se quisesse ver seus projetos em evolução no Congresso. O bloco foi relacionado ao mensalão, escândalo do primeiro mandato de Lula, e chegou ao seu auge com a eleição de Eduardo Cunha (MDB-RJ) para a Presidência da Câmara em 2015.

Deputado federal desde 1999, Pompeo de Mattos (PDT-RS) define o centrão como um grupo que “está sempre junto com o poder, facilitando a vida de quem estiver ao lado deles”. “Eles adotam um discurso de ‘somos o centro, somos equilíbrio’, para parecerem que são uma boa opção”, declarou.

Na opinião do pedetista, o quadro atual levou o centrão a ser ainda mais poderoso do que em tempos anteriores. “Como o governo Bolsonaro se encolheu e diminuiu o toma-lá-dá-cá, eles aproveitam para mostrar mais a cara”, aponta o parlamentar, que faz oposição ao governo Bolsonaro. Apoiador do presidente da República, Otoni de Paula (PSC-RJ) faz análise semelhante: “o que está tornando o centrão mais forte é a falta de habilidade do governo em conversar”.

Centro x centrão

O rótulo de centrão é negativo. Ser de centro, entretanto, não carrega o mesmo tom pejorativo. Como distinguir o centro do centrão?

“Ser de centro é uma questão ideológica. Já o centrão age de forma pragmática”, aponta Rodrigo de Castro (PSDB-MG). O deputado ressalta que, em sua opinião, “o centrão não é um grupo só. Eles variam tanto seus componentes quanto as bandeiras que defendem”.

Já Ricardo Izar, que nega a existência do “centrão” na legislatura atual, brinca quando perguntado sobre seu viés ideológico: “eu me considero de centro. Quando alguém pergunta se sou de direita ou de esquerda, respondo dizendo que sou normal”.

32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 32 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    ANDERSON

    ± 30 minutos

    Quem tem o Facebook, Twitter, e-mail, telefones dos escritórios dos de****dos do centrão? Então passa ai... quero em todo meu tempo livre disponível ficar no pé deles... ligando e enviando mensagens, postando mensagens no Facebook, twittando... dizendo pra esses deputados que a reforma, e o projeto anticrime do governo... são desejos da maioria dos brasileiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 15 horas

    CENTRÃO? É A ALA MAIS PODRE DO CONGRESSO! SÓ PENSAM E AGEM EM PROL DE INTERESSES PRÓPRIOS. O POVO QUE SE DANE!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    péricles novelli filho

    ± 15 horas

    O Centrão é o orfão comunista/socialista do PT. Comunismo no dos outros é refresco, é o lema do Centrão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gerson Stringari

    ± 16 horas

    Tirem o Partido Novo do centro/centrão/centrinho. O Partido Novo tem ideologia clara. É um partido liberal, portanto está à direita. Não é fisiológico. Está inteiramente à favor da reforma da previdência, do projeto do Moro, das privatizações, da reforma tributária, do pacto federativo, etc. Tudo isso sem frescura, sem mínimo e, o governo não precisa pedir. Naquilo que o Novo e contra ele vota sem remorsos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS RF

    ± 1 dias

    Depois do PT o Centrão é o maior inimigo do Brasil. Abriga um bando considerável de vigaristas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celso Souza

    ± 2 dias

    Tem que fazer um transmissão de rádio e TV aberta e listar o nome de cada de****do Bandido f_dp. Que esta contra o BRASIL. Começando pelo nhonho f_dp.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NELSON UMEDA

    ± 2 dias

    ". “Nós não queremos cargos. O que nós queremos é respeito pela política”, " Faz me rir Paulinho da Força, você representa o que há de pior no sindicalismo e na política! O que vc entende é o toma lá, dá cá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio Esteves Balbi

    ± 2 dias

    Por favor identifiquem os principais caciques e líderes com nome e sobrenome. Alguns nem mandato exercem como o Waldemar Boy e o Roberto Jeferson. E dominam um número impressionante de congressistas para o bem ou para o mal. Por enquanto só para o lado negro da força.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 2 dias

    Centrão ? Não ! ESQUEMÃO ! Um bloco que reune desde Paulinho sindicato até PP das propinas, não pode ser algo que dignifique o parlamento. E são esses, achacadores, que se unem à oposição derrotada e à grande imprensa, sem credibilidade, para de todas as maneiras e oportunidades, sabotar e agora conspirar contra o governo, ou mais especificamente contra Jair Bolsonaro. Estão brincando com os 58 milhões que o elegeram e suas propostas e ideário. Não ousem. Não se utilizem das manadas de seus eternos currais, pois, os tempos são outros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Francisco Sciarra

    ± 2 dias

    Deveríamos lembrar ao Centrão e assemelhados que eles foram eleitos para VOTAR, o que eles pretendem em troca para isto, cargos e nomeações para administrar o país, é atribuição do executivo. Apesar de sabermos que não funciona, certíssimo está o Presidente em não querer negociar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Valente Moura

    ± 2 dias

    Renovação total no legislativo municipal, estadual e federal

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Favero Sil

    ± 2 dias

    Os bandidos deram para repentinamente questionar todo e cada atos do Executivo, incluindo nomeações e MPs, e a querer substituí-lo. Jamais o fizeram nos tempos do PT. Agora estão todos muito zelosos para com as suas prerrogativas. Já o STF segue legislando. Bando de cretinos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CLEUSA

      ± 1 dias

      Como disse o sindicalista: se td correr bem Bolsonaro pode se reeleito! Então essa turma joga contra!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Afonso Celso Frega Beraldi

    ± 2 dias

    Podemos chama-los de LESA PATRIAs. O suplicio do empalamento eh o mínimo que merecem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ariel Lazari

    ± 2 dias

    " [Não há unidade no Centrão] Ao contrário, os partidos estão isolados, agindo cada um de acordo com suas convicções" Hahahahaha essa foi boa! Que convicções seriam essas? Os senhores são chamados de Centrão justamente por não acreditar em nada

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Djanho

    ± 2 dias

    Ah falta que faz um ditador nesta província arcaica! Ah ditador, apareça logo todos de desviaram!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 2 dias

      Isso ai ditador ruim só o dos outros

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 2 dias

    em resumo, uma boa parte do congresso não quer compromisso com a reforma da gestão pública no Brasil. querem apenas a manutenção dos seus cargos e benefícios. Teremos que atuar muito para derrubar nas próximas eleições estes que apenas aguardam que o mensalão volte a ser a regra no congresso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 2 dias

    A situação atual do Brasil é a seguinte: De um lado um executivo acuado, assoberbado, tentando dar nó em pingo d'água pra sanear as contas públicas e recolocar o país nos eixos. Do outro lado, um legislativo e judiciário irresponsáveis, inconsequentes, perdulários, corru/ptos e antipatrióticos; cujos membros preocupam-se muito mais em faturar um troco do que em resolver os problemas da nação. E o povão que se lixe ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério Amaral Silva

    ± 2 dias

    Centrão é o grupo dos ********s que, para votar as propostas do governo, quando não querem cargos no executivo (para 'roubar' dinheiro público), exigem os mensalões da vida. Aliás, petista não tem moral (nem vergonha-na-cara) para acusar o Presidente Jair Bolsonaro de não saber fazer articulação política, porque a articulação feita pelo bando petista e a sua seita esquerdopata foi feita justamente à base da roubalheira que custou mais de 1 TRILHÃO DE REAIS aos cofres públicos (Em outras palavras, comprar político ********* com dinheiro dos outros fica fácil, né?)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RMSL

    ± 2 dias

    Estes é que mandam no Brasil... o Centrão. Se o governo quer aprovar reformas tem que comprar e pagar bem estes de****dos e daí cai na Responsabilidade (Impeachment), ou não compra os deputados e aprova o que eles quiserem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Cunha

    ± 2 dias

    O governo deveria chamar esses parasitas para apresentar a sociedade a melhor proposta sobre a previdência , vai chegar a conclusão que eles nata tem a oferecer somente continuar mamando nas tetas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 2 dias

    O centrão é a esquerda também seus burros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 2 dias

      Sartan: então me prove que o "centrão" intitulado pela mídia não é outra face da esquerda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 2 dias

      Machuca nada, mas todos tem direito a resposta né ou você acha que só você pode falar o que quer?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 2 dias

      Sartan: esqueci q vcs são sensíveis, e palavras machucam, desculpe!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RMSL

      ± 2 dias

      Acho que o Centrão tem esquerda e neutros juntos. DEM é movido a dinheiro, PSDB em corrupção e MDB vai com quem estiver ganhando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 2 dias

      é burro quem não fala o que te agrada ou não puxa o sa..co do seu ídolo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alvaro

    ± 2 dias

    Se a Câmara quer atrapalhar o Governo e prejudicar a população, que se dissolva essa Câmara. Na Monarquia havia respeito, ética e honestidade dos representantes do povo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco

    ± 2 dias

    Porcos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 2 dias

    Excelente matéria, muito esclarecedora e didática com linguagem simples. Sobre o Centrão, sem acordo a reforma da previdência necessária não vai passar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 2 dias

      A reforma da Previdência vai passar, pois é interesse da grande maioria. Mas, o Centrão ditará as regras.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]