• Carregando...
Mandetta aproveitou lives populares, como as de Marília Mendonça e Jorge e Mateus, para passar recado sobre isolamento social
Mandetta aproveitou lives populares, como as de Marília Mendonça e Jorge e Mateus, para passar recado sobre isolamento social| Foto:

Com campeonatos de futebol e outros esportes interrompidos e cinemas e museus fechados, as opções de entretenimento “ao vivo” em tempos de quarentena por causa do coronavírus estão bastante restritas. Vários artistas, brasileiros e estrangeiros, se renderam às lives nas redes sociais como forma de se manter na ativa e conectados ao seu público. A audiência tem sido estrondosa. Ciente disso, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pegou carona em pelo menos três desses shows para passar o mesmo recado: reforçar a importância do isolamento social neste momento.

A presença do ministro em lives de artistas populares multiplica bastante o alcance da sua mensagem. A participação começou no dia 4 de abril, quando deu recado em dois shows: do forrozeiro Xand Avião e da dupla sertaneja Jorge e Mateus. Nesta semana, apareceu também na live da cantora Marília Mendonça. Juntos, esses três shows já tem 97,5 milhões de visualizações no acumulado até sexta-feira (9).

A trinca de cantores sertanejos são as que apresentam os números mais impressionantes, do ponto de vista da audiência. Jorge e Mateus somam 40 milhões de visualizações, e tiveram pico simultâneo de 3,1 milhões de acessos no dia da transmissão da live.

Para se ter ideia, de acordo com a métrica do Ibope, de medição de audiência de televisão, isso indicaria a marcação de mais de 15 pontos na Grande São Paulo. Vale ainda a ressalva de que, nas lives, um acesso não representa necessariamente uma pessoa, já que muitas entram e saem mais de uma vez durante o período.

Já o show de Marília Mendonça alcançou 3,3 milhões de acessos simultâneos, com média de 2 milhões de acessos durante as duas horas e meia de transmissão, e ocorreu no mesmo dia do último pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em cadeia de rádio e TV.

Pela métrica do Ibope, a live de Marília Mendonça teve pico superior a 16 pontos de audiência da Grande São Paulo. O pronunciamento do presidente, na mesma região, registrou 26 pontos na Globo, 10,4 pontos na Record, 9,7 pontos no SBT e 4,8 pontos na Band.

Recados de Mandetta reforçam orientação de isolamento

Mandetta gravou o mesmo recado para as lives de Xand Avião e Jorge e Mateus. No caso do forrozeiro, ele havia testado positivo para o coronavírus no dia 24 de março. O show foi realizado após ele ter recebido alta médica.

A mensagem do ministro da Saúde reforçava que era importante que a música chegasse a todo Brasil, mas sem aglomeração. “O show não pode parar, mas a aglutinação tem que parar. A gente precisa agora proteger um ao outro e o sistema de saúde se preparar para, no momento certo, a gente poder se abraçar”, disse.

As duas lives acabaram sendo criticadas posteriormente por terem gerado aglomeração. No caso de Xand Avião, muitos vizinhos foram ao portão da casa do cantor. Já Jorge e Mateus foram criticados pela quantidade de pessoas trabalhando na produção do show.

Veja a participação de Mandetta na live de Xand Avião

Veja a participação de Mandetta na live de Jorge e Mateus

No caso da participação na live de Marília Mendonça, o ministro Mandetta havia antecipado o recado na coletiva da pasta, concedida naquela tarde, horas antes do show. O ministro cumprimentou a cantora e voltou a reforçar a necessidade do isolamento. “Que as pessoas curtam em casa, que a gente não aglomere”, voltou a dizer.

Veja a participação do ministro na live de Marília Mendonça

Já sabendo da crítica sofrida pelos outros cantores, Marília Mendonça tratou de informar que havia uma pequena equipe trabalhando na produção da sua live e todos usavam EPIs, para evitar a contaminação por Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]