i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Equipe

Do anonimato à fama: quem é quem no time comandado por Mandetta no Ministério da Saúde

  • Brasília
  • 07/04/2020 22:16
Equipe de Mandetta durante coletiva de imprensa: Wanderson e Gabbardo são dos técnicos mais chamados pelo ministro
Equipe de Mandetta durante coletiva de imprensa: Wanderson e Gabbardo são dos técnicos mais chamados pelo ministro| Foto: Erasmo Salomão / Ministério da Saúde

"Quem vai ficar aqui para mostrar toda a questão do boletim, como já aconteceu várias vezes no Ministério da Saúde, não é novidade, não tem nada a ver com a semana, mas vai ficar Gabbardo, vai ficar Denizar… Wanderson tá vindo? E Wanderson?" O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, citou deste modo membros de sua equipe durante entrevista coletiva na terça-feira (7) no Palácio do Planalto, em Brasília.

Gabbardo é João Gabbardo, secretário-executivo do Ministério; Denizar é Denizar Viana, que comanda a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta; e Wanderson é Wanderson Viana, responsável pela Secretaria de Vigilância em Saúde.

Gabbardo, Denizar e Viana, junto com outros nomes, formam uma equipe que passou de desconhecida da população a presença garantida no noticiário nacional. A pandemia de coronavírus deu protagonismo ao ministro da Saúde e também a seus principais assessores.

Coletes e coletivas

Os auxiliares de Mandetta foram se tornando conhecidos ao longo do período em que os dados da Covid-19 no Brasil eram atualizados diariamente pelo Ministério da Saúde, em entrevistas coletivas ocorridas no auditório da pasta. Gabbardo, Denizar e Viana, além de outros nomes como Francisco Figueiredo, que comanda a Secretaria de Atenção à Saúde, e Erno Harzheim, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa se revezaram nos microfones para passar os números e também indicações das diretrizes do ministério.

Eles, via de regra, trajavam o colete com os nomes da pasta e do Sistema Único de Saúde (SUS), que se tornou uma espécie de "uniforme oficial" do combate ao coronavírus.

A rotina se modificou no último dia 30, quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) determinou que as coletivas sobre o coronavírus deveriam ser concedidas Palácio do Planalto e, preferencialmente, pelos próprios ministros. Esse virou o quadro padrão – quebrado eventualmente em fins de semana e em dias que fogem da regra, como a segunda-feira (6), em que a possível demissão de Mandetta dominou os debates.

O conhecimento geral por parte do público, porém, não corresponde à trajetória dos secretários de Mandetta dentro do Ministério. Todos os citados estão em seus postos desde o início do governo Bolsonaro, em janeiro de 2019.

Além deles, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, também está na pasta desde o começo das atuações de Bolsonaro e Mandetta. Ela foi candidata ao senado pelo PSDB do Ceará em 2018 e se notabilizou por ser opositora da atuação de cubanos no programa Mais Médicos.

Os perfis do time de Mandetta

O principal braço-direito de Mandetta, o secretário-executivo João Gabbardo, não está agora em sua primeira passagem pelo Ministério da Saúde. Ele já foi Secretário Nacional de Assistência à Saúde da pasta, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A trajetória dele no poder público inclui também duas atuações como secretário da Saúde do governo do Rio Grande do Sul, seu estado natal. Ele ainda foi, entre 2010 e 2014, superintendente do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) – função que rendeu a ele uma acusação por improbidade administrativa. O Ministério Público entendeu que verbas públicas foram utilizadas para reformas no ICDF, que seria uma instituição privada, o que é contestado por Gabbardo.

O secretário é também praticante de maratonas. Seu hobby lhe rendeu contestações no último fim de semana. Após ter sido flagrado correndo pelas ruas de Brasília, ele foi questionado por jornalistas se a prática não violaria as políticas de quarentena defendidas pelo Ministério da Saúde. Gabbardo alegou que a corrida é a sua "terapia" e que o esporte feito sem aglomerações não colabora para a disseminação do coronavírus.

Também gaúcho, Wanderson Kléber é outro que não está estreando no Ministério da Saúde. Ele esteve na pasta à época da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, os principais megaeventos realizados no Brasil nos tempos recentes.

Ele foi definido por Mandetta como "nosso controlador de tráfego". "É aquele que lê, que vê números, é aquele que faz a vigilância, que faz os protocolos que impactam, é quem fica medindo o dia inteiro e falando: 'a cidade tal tá indo para tal lado, segura aqui, segura ali'", disse Mandetta na coletiva do dia 7.

Denizar Vianna foi apresentado por Mandetta como aquele que seria responsável por traduzir e comentar "uma pesquisa que saiu no Japão ontem a noite em japonês". "O nosso ciência, quem é? Quando eu falo ciência, lá no ministério, é o Denizar Vianna, secretário de ciência, tecnologia e incorporação de insumos. É com ele que vai dialogar o médico que teve uma ideia", declarou. Vianna é cardiologista e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Outro gaúcho, o médico Erno Harzheim comanda a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Ele se formou como médico de família e tem atuação na área da epidemiologia, justamente a especialização em destaque por conta da pandemia de coronavírus. Já Francisco Figueiredo é um dos raros não-médicos da equipe principal de Mandetta. O titular da Secretaria de Atenção à Saúde é formado em administração e se especializou em administração hospitalar.

Braços políticos

A equipe de Mandetta dispõe ainda de uma dupla que atualmente opera nos bastidores, mas que tem traquejo com a política que envolve a gestão pública.

São os ex-deputados federais Abelardo Lupion (PR) e José Carlos Aleluia (BA). Ambos são filiados ao DEM, o mesmo partido do ministro.

Lupion havia encerrado a carreira pública – seu filho Pedro exerce atualmente mandato na Câmara – e Aleluia não conseguiu se reeleger em 2018. Atualmente, ambos são conselheiros do ministro e fazem também o papel de articuladores, dialogando com parlamentares, membros do Judiciário e representantes do setor privado que têm interação com o governo.

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    Juliana Silveira

    ± 4 dias

    Lembrando que o Wanderson é Enfermeiro. Por gentileza citar. Como sempre as matérias sempre mal acabadas. #vergonha

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Rosangela Maria Ribeiro Muniz

      ± 4 dias

      Wanderson é mineiro, não gaúcho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        Juliano

        ± 4 dias

        O "mito" precisa sair da caverna.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          RoCS

          ± 4 dias

          MANDETTA = ortopedista, 10 anos deputado federal pelo DEM (Maia e Alcolumbre). Um médico comum que nada mais fez do que replicar as orientações da OMS. Informou equivocadamente que as máscaras não eram necessárias e atrapalhou no uso da hidroxicloroquina. Só os tolos vão achar que aí está um grande político.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          7 Respostas
          • M

            MAURO LEO

            ± 1 horas

            RoCS: Quando faltam argumentos, sobram pedras? Também não acho o Mandetta assim tão fodástico, já era pra ter testes à vontade, no entanto ainda somos, entre as nações mais afetadas a que menos testa. Agora, meu medo é que seu presidente sempre consegue piorar, vide ministério da educação

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • R

            RoCS

            ± 4 dias

            Juliano : 1) Acho que a pandemia poderia muito melhor tratada por um especialista pneumonologista ou infectologista, apartidário, não mancomunado com o Maia e o Alcolumbre. 2) As orientações da OMS deveriam ser aplicadas considerando a nossa realidade, igual outros países fizeram. 3) O UIP salvou-se utilizando a hidroxicloroquina e agora ele está sento autorizada no País. Se alguém da tua família estivesse sob alto risco de vida na UTI, com raras esperanças, você não gostaria que lhe fosse aplicado essa alternativa?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • R

            RoCS

            ± 4 dias

            PAULO C.P.: Você é petista, portanto está do lado dos criminosos, portanto, tua opinião não vale nada.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • R

            RoCS

            ± 4 dias

            Freitas: Quem disse que ele é incompetente? É só um profissional comum que pode ser muito bem ser substituído por um especialista se não se submeter ao Presidente. Pode dizer o que ele fez de extraordinário, considerando as 2 coisas negativas que citei?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • J

            Juliano

            ± 4 dias

            RoCS, é comovente sua tentativa de desmerecer um dos poucos ministros sensatos do governo por medo que o incompetente do Bolsonaro perca pra ele as próximas eleições. Contudo, seus argumentos são simplesmente falaciosos. Quem vc acha que entende mais sobre como lidar com uma Pandemia: o Mandetta ou o incompetente do Bozo? Ah, ele é do DEM...como se isso fosse alguma coisa, mas o Onyx é do DEM tbm, e aí? Ah, ele só replicou as orientações da OMS, melhor seria se fosse contra as orientações da OMS? Ah, a cloroquina...Bolsonaro receitou cloroquina pra vc, acontece que ele não é médico. Opinião não refuta ciência.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • P

            PAULO C.P.

            ± 4 dias

            Freitas: kkkk assim você humilha demais kkkkk

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 4 dias

            E Jair Bolsonaro NOMEOU ESSE "INCOMPETENTE"? Barbaridade.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • X

          Xicote

          ± 4 dias

          Que equipe fantástica....se guia por fundamentos técnicos...planejar...definir...controlar...aferir !!! Parabéns! Achismos são para videntes...comadres...curandeiros.. Errar é humano....insistir no erro é americano !!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • R

            RoCS

            ± 4 dias

            Parabéns a Bolsonaro por escolher tão boa equipe e coordená-la.... Salienta-se que se desse tudo errado a culpa seria do Bolsonaro... se der certo é mérito dele.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSIL

          ± 4 dias

          Basta ver a mediocridade da manchete, da chamada, para não querer ler a matéria. Quanta mediocridade, "Do anonimato à fama", pobre imprensa, mas é assim mesmo, esses são os "doutores" que estão saindo das universidades -letra minúscula- brasileiras.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            JOSMAR PORTUGAL VAZ

            ± 4 dias

            Gabbardo quer implantar a telemedicina no Brasil . É um dos boca rica do esquema corrupto , juntamente , com seus amigos lá do RS . Esta sendo processado por improbidade administrativa . Como no Brasil tudo pode esse João Gabbardo corrupto seria o vice ministro da saúde . É mole ou que mais. Sabe quando o estudante de medicina descobre que tem habilidade para ser ortopedista ? Quando o vai colocar o estetoscópio no ouvido, para auscultar o paciente , e ao abrir com tanto força seu arco metálico que consegue quebrá-lo .

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • Z

              Zyss

              ± 4 dias

              Gastou milhões para produzir o programa para doar a uma empresa privada e depois recomprar.... Veja Regina villela, jornalista

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            AMAURI

            ± 4 dias

            Bozo é o PIOR de todos os vírus, já que para ele, o Corona é só uma gripezinha. Se tirar o Mandetta, acaba de se lascar de vez.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Portugal

              ± 4 dias

              São Paulo já tem muitos hospitais lotados e sem condições de receber mais pacientes do covid. O Mandetta já disse que o médico que quiser prescrever hidroxidocloroquina que se sinta a vontade. O Ministério da Saúde nunca teve uma equipe tão técnica. Já apoiei muito o Bolsonaro, mas para mim, está se tornando, junto com apoiadores fanáticos (cm acontece com lulistas), um exilado nas suas próprias convicções.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • J

                JOSIL

                ± 4 dias

                Um isentão, massa fácil de manobra dos que nos roubam há séculos, uma pena! Pense com cuidado, companheiro, você já viu na história do Brasil um presidente ser atacado como o Bolsonaro ? Sim, existem os fãs mais acirrados, exagerados, mas outros agem de maneira racional; desde a posse todos que nos roubavam, a começar pela imprensa/mídia, jornalistas, "osartistas", etc, querem derrubar o presidente e ele apenas reage. Pense no futuro do Brasil, que vc deseja legar ao nosso povo....

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • J

              Jorge Okamoto

              ± 4 dias

              BRASIL, Previsão : 0,03%.......60.000 sintomáticos forte, 3~8%......1.980~5.280 mortes. ...... Hoje, 08/04/2020 - 13.717 infectados, 667 mortes.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Pedro henrique ribeiro vieira

                ± 4 dias

                Seria legal uma reportagem de como este time ai esta fortemente envolvido no esquema de telemedicina ! Fica a dica Mas bem explicativa a matéria parabéns!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • Z

                  Zyss

                  ± 4 dias

                  Regina villela fez uma reportagem sobre isso...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • D

                Decio mango

                ± 4 dias

                Foara mandetta picareta amido do maia..e queridinho da imprensa lixo

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carlinhos

                  ± 4 dias

                  É impreCionante que alguns jumentos, fanáticos do BOZO, acreditem que existe alguma médico intensivista se negue a ministrar remédio a seus pacientes.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    ± 4 dias

                    Vai faltar no mercado >>> https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2020/04/07/interna_ciencia_saude,842921/remedio-de-piolho-pode-matar-o-novo-coronavirus-em-48-horas-diz-estudo.shtml?fbclid=IwAR26eGjvGdXv1yfQzuj6wYsGBrKcP3S68rQbFUNDcNxVrf9Bw_NHwNeiZn8

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Jeferson

                      ± 4 dias

                      Que fama é esta dos petistas da OMS que escondem a Cloroquina do povo? Por que nao divulgar algo que esta salvando vidas em todo mundo? Este time ai e do pt (que ja fi extinto) do RS. A maioria respondeu processos junto a PF . Este é o time que do pt que a globo deseja mas nao é o time que o povo quer.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • M

                        Márcio dos Santos

                        ± 4 dias

                        Quanto mais o isolamento funcionar, mais desnecessário ele vai parecer. Se esses números furaram, e tomara que continuem furando, é porque a estratégia está funcionando.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Márcio dos Santos

                        ± 4 dias

                        Petistas no governo do bozo? fale mais sobre sua tese....

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marco Antonio da Costa Sousa

                      ± 4 dias

                      Fama? É sério isso? A primeira vez que vejo essas figuras é agora. Abandonei há anos a manipulação da TV.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • T

                        TOATOA

                        ± 4 dias

                        sinceramente na minha opinião mandetta é um Zé arruela do dianho.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • R

                          RoCS

                          ± 4 dias

                          Concordo. Faz 10 anos que é deputado federal aliado do Maia, É médico ortopedista... entende de vírus menos que o Pixuleco...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rubens Marques Farias

                          ± 4 dias

                          Vai trabalhar, nem que seja capinando.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • Z

                        Zyss

                        ± 4 dias

                        Pico do Corona final de março: falhou Relatório da Abin prevendo 5 mil mortos dia 5 de abril: falhou Colapso do SUS em abril: falhou Novo pico em abril: falhou, os números tão recuando Um milhão de mortos em agosto se não fizer quarentena: no aguardo

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        3 Respostas
                        • C

                          CSG

                          ± 4 dias

                          É sinal que o isolamento está funcionando

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Márcio dos Santos

                          ± 4 dias

                          Quanto mais o isolamento social funcionar, mais desnecessário ele vai parecer ser. Se os números furaram, é porque a estratégia está funcionando. E tomara que todos estes cenários pessimistas não se confirmem.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 4 dias

                          A ABIN não é gerida por militares?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • Z

                        Zyss

                        ± 4 dias

                        Tudo uns bosst@asss, ignorando um protocolo realmente eficaz (cloroquina) e sendo capachos da OMS que só pherrou o mundo com suas orientações chanceladas pela CHINA... Acordem pohhaa...estamos sendo prisioneiros nem nossas próprias casas...Pai de família que aceita essa droga não passa de um soyboy frouxo...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        10 Respostas
                        • F

                          Freitas

                          ± 4 dias

                          Zyss: Mas, você é tapado. ,mesmo. Reproduzo as restrições contidas na notícia que vc me passou..."Ficam suspensas, por tempo indeterminado, a partir da próxima sexta-feira (20), as aulas em escolas públicas da rede estadual de ensino, assim como nas universidades estaduais. É recomendado que a medida seja seguida por escolas e universidades particulares. A partir dos próximos dias, ficam suspensas as visitas a teatros, cinemas, bibliotecas, museus e outros eventos artísticos e culturais; e hospitais, penitenciárias e centro de socioeducação, por tempo indeterminado." - ENTENDEU, ANTA. ONDE DETERMINA O FECHAMENTO DE INDÚSTRIAS, SERVIÇOS E COMÉRCIO EM GERAL? Aanalfabeto.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 4 dias

                          Não seja burro cara, http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=106130&tit=Governo-do-Parana-anuncia-medidas-para-enfrentamento-ao-coronavirus

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 4 dias

                          Zyss: Impressionante. Quando você não têm argumentos para sustentar uma sua INFORMAÇÃO FALSA, você parte para desqualificar quem lhe contesta. ONDE ESTÁ A NORMA , ESTADUAL OU DO MUNICÍPIO DE CURITIBA, QUE DETERMINA O FECHAMENTO DO COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS EM CURITIBA (SALVO PEQUENAS EXCEÇÕES? Ponha aqui a base legal e pare de fugir da discussão. Não me importa se o prefeito de Guarapuava, Cascavel, Sarandi, decidiu fechar ou não. Estamos discutindo PARANÁ e CURITIBA.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 4 dias

                          Tu é muito limitado mesmo. Várias cidades já estão prendendo cidadão que for pego na rua. Prisão domiciliar sim. Já sei vc achou que eu estava me referindo apenas à província de Curitiba? Kkkk

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 4 dias

                          Zyss: Não achou nada determinando o fechamento de tudo?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 4 dias

                          Zyss: >>>>""não há vigente no estado e na maioria dos municípios do Paraná um decreto que proíba a abertura do comércio." Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/acp-comercio-reabertura/ Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 4 dias

                          Zyss: Alienado é você, pois o que está proibido de abrir são os shoppings, cinemas, teatros, academias (todos em ambientes fechados). Não há uma vírgula sequer proibindo as lojas de rua, os restaurantes, os bares, oficinas mecânicas, etc. e tal. Desafio você colocar aqui uma norma qualquer que desminta o que afirmei. Não adiante me xingar, basta provar.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 4 dias

                          Freitas: alienado mesmo. Metade do comércio não está podendo abrir...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rubens Marques Farias

                          ± 4 dias

                          Provado por quem cara pálida? Pela indústria farmacêutica que quer desovar estoque de cloroquina, deixa de ser de tar da do.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 4 dias

                          Zyss, faça como o secretário Gabardo e treine para maratonas. Daí, você vai perder toda essa sua ira descontrolada e ainda vai voltar para o peso corporal de dois dígitos. Se você mora em Curitiba, não há nada impedindo você sair da sua casa. Se você se confinou, foi por vontade própria.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      Fim dos comentários.