• Carregando...
Manifestação dia 30 de junho
Manifestação dia 30 de junho em apoio a Moro e à Lava Jato une organizadores do MBL, Vem Pra Rua e Nas Ruas.| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

O Movimento Brasil Livre (MBL), além dos movimentos Vem Pra Rua e o Nas Ruas estão engajados na organização da manifestação dia 30 de junho em apoio a Sergio Moro, ministro da Justiça, e da operação Lava Jato. Segundo o Vem Pra Rua, 115 cidades já confirmaram atos, até esta segunda (24).

A divulgação de supostas mensagens trocadas entre o ex-juiz e o coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol, foi o “estopim” para a convocação dos atos. “A gente viu a necessidade de continuar a defender a operação Lava Jato”, diz Renato Battista, coordenador nacional do MBL.

“Moro representa a ideia de combate à corrupção, combate à impunidade, e o pacote Anticrime é a materialização dessa ideia. Ele está sendo atacado para que a Lava Jato e o anticrime não passem”, afirma Adelaide Oliveira, líder do Vem Pra Rua.

Para este movimento, assim como para o Nas Ruas, outras pautas a serem abordadas são: a celeridade na votação da reforma da Previdência e a tramitação do pacote Anticrime.

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), uma das fundadoras do movimento Nas Ruas, disse que apoia a manifestação e vem convocando seus seguidores nas redes sociais a participarem dos atos. O movimento surgiu em 2011 e ganhou força com apoio ao impeachment de Dilma Rousseff.

Suposta afirmação de Moro não afeta manifestação dia 30 de junho

O jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept publicou, no último domingo (23), um trecho de supostas conversas trocadas entre Moro e Dallagnol, em que o ministro teria chamado os participantes do MBL de “tontos”.

Segundo o jornal, Moro teria mandado a seguinte mensagem a Dallagnol: "Não sei se vocês têm algum contato, mas alguns tontos daquele Movimento Brasil Livre foram fazer protesto na frente do condomínio do ministro".

Apesar do suposto comentário, Battista garante que a relação de apoio a Moro não foi abalada e garante participação na manifestação dia 30 de junho. “Inclusive o ministro Moro reconheceu isso, enviou um áudio pedindo desculpas caso ele tenha falado aquilo”, ressaltou Battista sobre o episódio.

Dos três movimentos, apenas o Nas Ruas participou das manifestações em apoio ao governo Bolsonaro, do dia 26 de maio. Possíveis pautas radicais afastaram o MBL e o Vem Pra Rua.

Vazamento

Desde o dia 9 de junho o site de notícias The Intercept vem divulgando reportagens com supostas mensagens trocadas entre os procuradores da força-tarefa da Lava Jato e Sergio Moro, enquanto era o juiz responsável pelos processos da operação na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Leia mais: O que se sabe até agora sobre o vazamento de supostas conversas entre Moro e Deltan

Os movimentos acreditam que a divulgação é uma ameaça a continuidade da operação Lava Jato. Tanto o Ministério Público Federal (MPF), quanto o ministro da Justiça divulgaram várias notas ao longo das semanas condenando o que classificaram como um ataque criminoso de um hacker.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]