• Carregando...
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o deputado Baleia Rossi, em 2016.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o deputado Baleia Rossi, em 2016.| Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Após perder relevância nas eleições do ano passado, o MDB faz agora um movimento de bastidores para se reerguer, em dobradinha com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A tentativa é de construir uma estratégia conjunta para as principais disputas municipais de 2020, além de uma candidatura única à sucessão do presidente Jair Bolsonaro (PSL), em 2022.

A articulação é conduzida pelo deputado Baleia Rossi (SP), que assumirá a presidência do MDB na convenção nacional do partido, marcada para este domingo (6), em Brasília.

Sob o slogan da "Renovação Democrática", o encontro foi planejado para mostrar unidade, apesar das divisões internas. A intenção, além disso, é jogar luz sobre uma nova geração de herdeiros políticos, com a "aposentadoria" dos velhos caciques alvejados pela Lava Jato - como o ex-presidente Michel Temer e o ex-senador Romero Jucá.

Sem conseguir a reeleição, Jucá passará o comando do MDB para o líder do partido na Câmara e assumirá uma cadeira de "vogal" na Executiva.

Na prática, a convenção representa o primeiro passo para o MDB costurar alianças eleitorais e adotar um discurso crítico em relação ao governo Bolsonaro - embora o ministro Osmar Terra (Cidadania) seja filiado à legenda.

Articulações para 2020 e 2022

Um grupo de centro-direita composto por PSDB, DEM, MDB e PSD já discute, por exemplo, a atuação de uma frente de partidos para isolar o PSL de Bolsonaro. O MDB deve apoiar a campanha à reeleição do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), no ano que vem. A articulação passa ainda, por um acordo com o governador João Doria (PSDB), que se prepara para concorrer ao Palácio do Planalto, em 2022, e pode ter Maia como vice da chapa.

Baleia e Maia jogam juntos na análise desse cenário, que também vai depender do "fator Luciano Huck". Embora ainda indeciso sobre a entrada na corrida presidencial, o apresentador de TV já assumiu papel de contraponto a Bolsonaro, mantém conversas com o Cidadania, de Roberto Freire (ex-PPS), e com grupos de renovação política surgidos na esteira do impeachment de Dilma Rousseff (PT). Huck desperta, ainda, a atenção de outros partidos de centro, como o próprio MDB.

Reforma tributária deu protagonismo a emedebista

Autor da proposta de reforma tributária - pauta que apresentou a pedido do presidente da Câmara -, Baleia vem ganhando protagonismo no Congresso. Aos 47 anos, ele será o mais jovem presidente do partido, e promete comandá-lo sem adesismos automáticos aos governos de plantão.

"O MDB precisa se reinventar e se reconectar às suas bases. A nossa gestão não vai ser de caciques e as decisões não serão tomadas de cima para baixo", afirmou Baleia, que é filho de Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura do governo Temer.

"Nem o Michel conseguiu unificar o MDB como o Baleia conseguiu desta vez", disse Maia, que ontem ofereceu um jantar em sua casa para deputados e senadores do partido.

Eleições de 2018 marcaram encolhimento do MDB

Criado como oposição à ditadura militar, o antigo PMDB acabou se transformando, ao longo dos anos, no parceiro fisiológico do poder - conhecido pelo apetite por cargos - até a derrocada nas urnas, no ano passado. Na gestão de Jucá, a sigla tirou o "P" do nome e voltou a se chamar MDB, em um movimento de volta às origens, mas não adiantou.

A bancada de deputados federais encolheu de 66 eleitos em 2014 para 34 em 2018. O candidato do MDB à Presidência, Henrique Meirelles, amargou o sétimo lugar na disputa, com 1,2% dos votos. Meirelles é hoje secretário da Fazenda do governo Doria. Na ocasião, o seu fraco desempenho foi atribuído à impopularidade de Temer, de quem ele foi ministro da Fazenda.

O discurso da renovação, no entanto, não vai impedir que Baleia faça uma deferência a Temer, que se licenciou da presidência do MDB em 2016 para assumir o Planalto, após o impeachment de Dilma. "A reforma trabalhista nasceu no governo dele", argumentou o deputado.

Temer e o ex-ministro Moreira Franco chegaram a ser presos, em desdobramentos da operação Lava Jato. "Toda vez que o limite da Constituição ou da lei é ultrapassado verifica-se o abuso de autoridade", disse o ex-presidente, que foi alvo de denúncias do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Nos últimos dias, o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, que continua preso, e o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani - hoje em prisão domiciliar - pediram desfiliação do MDB. A ala jovem quer, ainda, a expulsão do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso há três anos. Baleia, entretanto, diz que o partido "não é um tribunal".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]