• Carregando...
Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados durante a sessão em que os novos integrantes da Mesa Diretora foram eleitos.| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (3) a votação para definir os membros da Mesa Diretora. O novo primeiro vice-presidente é o deputado Marcelo Ramos (PL-AM). O segundo vice-presidente é André de Paula (PSD-PE) . O primeiro, segundo e terceiro e quarto secretários são, respectivamente, Luciano Bivar (PSL-PE), Marília Arraes (PT-PE), Rose Modesto (PSDB-MS) e Rosângela Gomes (Republicanos-RJ) . Já os quatro suplentes são Eduardo Bismack (PDT-CE), Alexandre Leite (DEM-SP), Gilberto Nascimento (PSC-SP) e Cássio Andrade (PSB-PA).

A eleição interna para o comando da Câmara havia sido iniciada na segunda-feira (1.º), com a vitória de Arthur Lira (PP-AL) para presidente da Casa. Mas foi interrompida após Lira derrubar a formação do bloco de seu adversário na disputa, Baleia Rossi (MDB-SP). Isso mudava a composição justamente para a escolha dos demais integrantes da Mesa Diretora. Lira alegou que o registro do bloco de Rossi havia sido feita fora do prazo regimental.

Com a medida de Lira, a distribuição de vagas na Mesa, que havia sido feita na segunda foi descartada. No processo que acabou desconsiderado, a primeira vice-presidência seria do PL, a segunda do PSD, as quatro secretarias ficariam, em ordem, com PT, PSDB, PSL e Rede, e as quatro suplências, com Republicanos, PSC, PDT e DEM.

Os cargos da Mesa Diretora da Câmara são repassados aos partidos de acordo com o tamanho dos blocos e também com o número individual de deputados de cada legenda. Os blocos mais numerosos têm direito às vagas mais cobiçadas. Após a definição de qual partido ficaria com qual cargo, os deputados dos partidos selecionados podem concorrer às vagas. Habitualmente, não há disputa nesta etapa, e a disputa tem candidato único.

Veja quem são os novos integrantes da Mesa Diretora da Câmara:

Primeiro vice-presidente da Câmara: Marcelo Ramos (PL-AM)

Marcelo Ramos é deputado em primeiro mandato mas exerce posição de protagonismo na Câmara. Ele foi o presidente da comissão especial da reforma da Previdência e comanda a comissão encarregada de discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre as prisões dos condenados em segunda instância.

Ramos chegou a se lançar como pré-candidato para a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas retirou a candidatura após seu partido indicar o apoio a Arthur Lira. Antes de chegar à Câmara, foi deputado estadual pelo Amazonas e vereador em Manaus, além de candidato a prefeito da capital amazonense.

Segundo vice-presidente: André de Paula (PSD-PE)

O novo segundo vice-presidente é deputado federal em sétimo mandato. Já integrou a Mesa Diretora da Câmara, no cargo de quarto-secretário, no biênio 2018/2019. André de Paula foi também líder do PSD em 2019 e no início de 2020. Está filiado ao PSD desde 2014 – antes, era membro do DEM, partido no qual fez oposição aos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Na disputa, André de Paula derrotou outros colegas de partido: Éder Mauro (PA) e Julio Cesar (PI).

Primeiro secretário da Câmara: Luciano Bivar (PSL-PE)

O deputado por Pernambuco é o único parlamentar que já estava na Mesa Diretora no biênio anterior – era segundo vice-presidente até esta segunda-feira (1.º). Ele é o presidente nacional do PSL e fechou um acordo com o deputado Vitor Hugo (GO) para concorrer o cargo na Mesa. O confronto entre Bivar e Vitor Hugo reproduziu uma disputa que se dá dentro do PSL, rachado desde o fim de 2019 entre "bolsonaristas" e "bivaristas". Pelo acordo, o deputado goiano ficará com a liderança do partido na Casa.

Segundo secretário: Marília Arraes (PT-PE)

Pernambucana, Marília Arraes é a representante do PT na Mesa Diretora da Câmara. Está em seu primeiro mandato no Congresso Nacional. Sua apresentação para a Mesa Diretora gerou uma pequena crise dentro do PT: o partido indicou João Daniel (SE) depois de uma votação interna, mas Marília colocou seu nome de forma avulsa, com o apoio de Arthur Lira. Antes de chegar à Câmara, Marília foi vereadora em Recife. Em 2020, se candidatou à prefeitura da capital pernambucana - perdeu a disputa para o primo João Campos (PSB).

Terceira secretária: Rose Modesto (PSDB-MS)

Mais uma parlamentar em primeiro mandato que chega à Mesa Diretora da Câmara. A tucana liderou a votação para a Câmara em seu estado em 2018 e, antes de chegar a Brasília, foi vice-governadora do Mato Grosso do Sul e vereadora em Campo Grande. Na disputa, a tucana derrotou dois nomes do PSB: Júlio Delgado (MG) e Cássio Andrade (PA).

Quarta secretária: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ)

A parlamentar fluminense está em seu segundo mandato como deputada federal. Ela é integrante da Frente Parlamentar Evangélica e da base do presidente Jair Bolsonaro.

Primeiro suplente da Mesa da Câmara: Eduardo Bismarck (PDT-CE)

Bismarck é parlamentar em primeiro mandato no Congresso Nacional. Integra a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi também membro da comissão que investigou o derramamento de óleo nas praias do Nordeste entre 2019 e 2020.

Segundo suplente: Alexandre Leite (PSDB-SP)

O quarto suplente tem 31 anos, mas já está em seu terceiro mandato na Câmara. É filiado ao DEM desde o início da sua vida pública; e foi vice-líder do partido.

Terceiro suplente: Gilberto Nascimento (PSC-SP)

Liderança no meio evangélico, o deputado paulista exerce o terceiro mandato em Brasília. Ele ocupou, em anos anteriores, a função de líder de seu partido.

Quarto suplente: Cássio Andrade (PSB-PA)

Deputado federal de primeiro mandato, Cassio Andrade tem 39 anos e desde que assumiu o cargo e é integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Para ocupar a vaga de quarto suplente, Andrade disputou votos contra seu correligionário Marcelo Nilo (BA)

O que faz a Mesa Diretora da Câmara

Os deputados que integram a Mesa Diretora da Câmara têm funções administrativas e gerenciam o dia a dia da Casa. Por fazerem parte da linha sucessória, é comum que também comandem sessões de votação.

A eleição para os cargos da Mesa não obedece a mesma lógica da disputa para a presidência. Os postos são distribuídos pelos partidos de acordo com a formação dos blocos para a presidência e também segundo o tamanho de cada bancada. Apenas após essa divisão que os parlamentares podem se posicionar como candidatos, e as eventuais disputas acontecem entre integrantes do mesmo partido (ou bloco).

Isso ocorreu nesta segunda-feira na busca pelo cargo de primeiro secretário, para o qual Vitor Hugo (GO) e Luciano Bivar (PE), ambos do PSL, disputavam internamente a vaga, mas acabaram fechando um acordo.

O mesmo ocorreu com a vaga do PT na segunda secretaria, quando João Daniel (SE) e Marília Arraes (PE) disputaram os votos internamente. O petista acabou ganhando a indicação do partido por um um placar de 24 a 22. No entanto, Marília colocou seu nome de forma avulsa e acabou vencendo Daniel no plenário em uma disputa de segundo turno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]